Kia Soul EV

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Kia Soul EV

Mensagem por t3lmo »

visitante1 Escreveu:Nim...
Os fabricantes de carregadores (todos) vão dar uma mãozinha para eles se safarem da triste figura que andam a fazer...
Ambas as partes ganham com isso...
A questão é... os 50-60kW (pelos menos) vão funcionar na europa daqui a uns meses quando proliferarem as vendas?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

Claro, progressivamente consoante a importância do mercado.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino »

Há um relato de um test drive ontem em Lisboa onde mencionam que o carregamento rápido na A5 correu normal...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal »

Para quê carregamentos de 100 kw ? ainda não existem baterias para aguentarem com eles.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino »

Este Kia diz que sim...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal »

Celestino Escreveu:Este Kia diz que sim...
Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms »

jmal Escreveu: Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Eu não conheço a norma chademo, muito menos essa dos 100kw e assumindo que existe, o que o carregador deve fazer é ajustar a tensão à tensão do pack do VE, ou seja, o pack tem +- 360V (deduzo que nominais e tendo 192 celulas, estão 2 em paralelo a 3.7V) assim, seriam 4.2V x 96 celulas o que dá aproximadamente 400V. dependendo da forma como o carregador disponibiliza essa potência e calculando pela corrente máxima seria 100kW / 400V = 250A
250A / 2 celulas em paralelo = 125Amp/celula
O pack tem 27kWh (deduzo que também sejam nominais porque senão estariam a enganar a malta toda :) ) e dividindo pela tensão do mesmo, os 360V, o paralelo tem aproximadamente 76ah que dividido por 2 dá os 38ah/celula. e os 80% 30ah

os 125A / 30ah = +-4C

Foi +- assim que chegaste aos 4C?

Mas o carregamento não demora 1 hora, demora apenas 25", seria, e deixa cá ver se não me engano:

25" são 30" - 5".... e 5" são 0.08 de 1 hora, ora em 30" passa o dobro dos amp + os 0.08 (dos 5") fazendo o carregamento dos 4C x 2.08 o que na realidade dará.... 8.5C.

Vá, agora digam lá onde me enganei :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:
jmal Escreveu: Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Eu não conheço a norma chademo, muito menos essa dos 100kw e assumindo que existe, o que o carregador deve fazer é ajustar a tensão à tensão do pack do VE, ou seja, o pack tem +- 360V (deduzo que nominais e tendo 192 celulas, estão 2 em paralelo a 3.7V) assim, seriam 4.2V x 96 celulas o que dá aproximadamente 400V. dependendo da forma como o carregador disponibiliza essa potência e calculando pela corrente máxima seria 100kW / 400V = 250A
250A / 2 celulas em paralelo = 125Amp/celula
O pack tem 27kWh (deduzo que também sejam nominais porque senão estariam a enganar a malta toda :) ) e dividindo pela tensão do mesmo, os 360V, o paralelo tem aproximadamente 76ah que dividido por 2 dá os 38ah/celula. e os 80% 30ah

os 125A / 30ah = +-4C

Foi +- assim que chegaste aos 4C?

Mas o carregamento não demora 1 hora, demora apenas 25", seria, e deixa cá ver se não me engano:

25" são 30" - 5".... e 5" são 0.08 de 1 hora, ora em 30" passa o dobro dos amp + os 0.08 (dos 5") fazendo o carregamento dos 4C x 2.08 o que na realidade dará.... 8.5C.

Vá, agora digam lá onde me enganei :)

Não, eu fiz apenas 100 / 27 :D

Em tempo é igual, pegas no valor anterior e divides por 60 minutos, nesse caso tens a conta mal, se 1C são 60 minutos, 4C = 15 minutos, teóricos claro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms »

naaaa....
esquece, já vi que nem contas fizeste :) :lol: :lol:
se 100kWh / 27kWh = +- 4C já tens os 4C hora, logo x os 2.08 = ....... certo? :idea:
sergiomms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Kia Soul EV

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu:
Celestino Escreveu:Este Kia diz que sim...
Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms »

Eu diria que é a velha disputa entre departamentos... O comercial quer vender mesmo que não funcione, e o técnico quer que funcione antes de causar estragos no cliente......

É assim em todas as empresas...
sergiomms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:naaaa....
esquece, já vi que nem contas fizeste :) :lol: :lol:
se 100kWh / 27kWh = +- 4C já tens os 4C hora, logo x os 2.08 = ....... certo? :idea:
Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
RJSC Escreveu:Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...
Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.

visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
Que confusão, então mas não foi já lançado nos EUA, está por ai um vídeo de um dono cheio de felicidade. :)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Kia Soul EV

Mensagem por RJSC »

visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
Mas pelos vistos o carregador tuga modelo antigo funcionou sem problemas...
Para essse não foi carro bomba.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Kia Soul EV

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu:
jmal Escreveu:
Celestino Escreveu:Este Kia diz que sim...
Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...

Porque será que as baterias, duma maneira geral, são dos equipamentos com garantia mais curta... :shock:

O fabricante (numa campanha de marketing) até pode dizer que as suas suportam uma carga de (15C) e descarga de (30C).
Será que quando elas derem o berro ainda estão na garantia...

E os fabricantes dos (carregadores rápidos) vão na mesma onda... estão mais preocupados em terem um bom produto no mercado, do que a saúde das baterias.
O que até é compreensível, são quase obrigados a seguir este rumo, porque a sociedade assim o exige,
Já que quanto mais rápidas forem as cargas, menos tempo ficarão nos postos, um maior número de VE"s serão carregados em X tempo, sem falar na maior comodidade para o utilizador (quanto mais rápido o seu veículo ficar carregado melhor).

Porque serão necessários sempre mais pontos de carga para VE's, do que bombas de gasolina para CI's, pois este último tem a vantagem de poder carregar as suas "baterias" em poucos minutos.

Voltando aos carregadores, e baterias.
Tomando como base que utilizei para os (pequenos carregadores) que construí para este tipo de bateria, foi sempre arquitectado da seguinte forma.

Fase (1) carga de corrente constante.
É utilizada uma corrente constante para carregar a bateria, corrente esta que pode ser igual ou inferior à corrente nominal.
A bateria é carregada em corrente constante até atingir a tensão limite anunciada pelo fabricante da mesma.

Fase (2) caracteriza-se pelo facto de manter a tensão constante.
Que é manter uma tensão constante nos terminais da bateria até que a corrente à qual a bateria está a carregar seja igual ou inferior a (+/-2%) da corrente nominal da bateria.
Momento no qual se dá por terminada a carga da bateria.

Claro que para um pack enorme de baterias que um VE tem (que custam uma pipa de massa) convém ter um circuito para fazer o balanceamento das células individualmente, porque quanto mais abusos elas sofrem de (cargas rápidas/descargas rápidas) mais tendência terão a ficar desbalanceadas.

Portanto uma carga de (1C/M) seria óptima.
Apesar de haver diferenças nos comportamentos das diferentes químicas, correntes/tensões limite etc, a tecnologia é a mesma em todas, aliás... todas as baterias gostam é de (cargas lentas).

Mais tempo para reverter o processo de descargas que foram submetidas, menor calor, menor desgastes nos seus "órgãos".

Agora não quero dizer que em situações de necessidade não deveremos fazer cargas superiores!
Que é o caso de carregar quando estamos com pressa.

Mas com a atual tecnologia, acho um exagero submeter baterias dessas a tantos (C's) eu diria um verdadeiro atentado, e quem (percebe a fundo) como as coisas se processam sabe do que estou a falar...

Portanto, aconselho quem tiver baterias com esta ou outras químicas ((dar preferência sempre que possível a cargas lentas))

Mas acho que as baterias do futuro não terão este problema, vamos ver"".
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms »

jmal Escreveu:Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
Os 2.08 são o factor que os 4C devem ser multiplicados devido ao carregamento demorar apenas 25 min. Porque os 4C seriam reais se o carregamento demorasse 1h.
jmal Escreveu:Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.
O ideal, no meu ponto de vista, será ter baterias de alta densidade de alta capacidade, assim, uma bateria de 250ah 3.7V pode carregar a 1C uma carga rápida.
visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!
Até pode ser, mas já há demasiadas fontes a citar o mesmo, inclusivamente a VW.
sergiomms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:
jmal Escreveu:Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
Os 2.08 são o factor que os 4C devem ser multiplicados devido ao carregamento demorar apenas 25 min. Porque os 4C seriam reais se o carregamento demorasse 1h.
jmal Escreveu:Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.
O ideal, no meu ponto de vista, será ter baterias de alta densidade de alta capacidade, assim, uma bateria de 250ah 3.7V pode carregar a 1C uma carga rápida.
visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!
Até pode ser, mas já há demasiadas fontes a citar o mesmo, inclusivamente a VW.

Acho que andas a fazer alguma confusão com os C's
.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

RJSC Escreveu:
visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
Mas pelos vistos o carregador tuga modelo antigo funcionou sem problemas...
Para essse não foi carro bomba.
Respondo a isso com um post anterior:
visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

jmal Escreveu:
sergiomms Escreveu:naaaa....
esquece, já vi que nem contas fizeste :) :lol: :lol:
se 100kWh / 27kWh = +- 4C já tens os 4C hora, logo x os 2.08 = ....... certo? :idea:
Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
RJSC Escreveu:Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...
Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.

visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
Que confusão, então mas não foi já lançado nos EUA, está por ai um vídeo de um dono cheio de felicidade. :)
estava a falar do lançamento cá! ainda não foi lançado certo?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino »

Sim, não foi lançado cá ainda.
Por isso não autorizaram publicação de fotos no test-drive que proporcionaram...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Responder

Voltar para “Test Drive”