O meu VE - ebike FLY-600

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

A resistência que sentes é da magnetização e desmagnetização do estator de ferro quando passam os imans pelos dentes do estator. A energia que forneces é dissipada em calor no ferro com as perdas por histerese (é como funcionam as placas de cozinha por indução) e é por esse motivo que o motor a rodar no ar também apresenta um consumo considerável.
Para eliminar estas perdas por histerese do ferro existem já pequenos motores "coreless" (sem núcleo de ferro).
Última edição por RJSC em quinta jul 24, 2014 6:00 pm, editado 1 vez no total.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

Podes carregar a bateria com baixas rotações do motor com um circuito step-up mas depois vais sentir ainda mais resistência, porque isso é na verdade travagem regenerativa.


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

RJSC Escreveu:Podes carregar a bateria com baixas rotações do motor com um circuito step-up mas depois vais sentir ainda mais resistência, porque isso é na verdade travagem regenerativa.

É isso mesmo RJSC, obrigado. Com esta questão já me pus a magicar coisas e tenho que parar senão nunca mais amortizo o investimento... :D

A melhor solução seria um pack modular feito de módulos de 5 celulas em série, de preferencia de capacidade suficiente para não ter que fazer paralelos (no hobbyking estão lá umas 5s 8000mAh que serviam muito bem).

Para assapar eram colocados 4 desses modulos em série para fazer os 72V. Para pedalar eram colocados em paralelo e assim baixava a tensao para os 18V.

Um dos pontos criticos seria arranjar um mecanismo fácil de trocar as configurações serie/paralelo no momento, tipo uma "chave" feita de conetores anderson, uma para serie, outra para paralelo... qualquer dia....

Há quem faça esta troca serie / paralelo para carregar, neste caso era para pedalar!!
Última edição por apr em sexta jul 25, 2014 11:06 am, editado 2 vezes no total.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

Mas quando colocares a 18V vais sentir o motor a travar ainda mais devido à corrente que está a ir para a bateria.
Devais era ter comprado um controlador com travagem regenerativa como o original que tinhas o caso resolvido...


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

apr Escreveu:O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.
Se calhar safas-te metendo um relé que meta uma resistência em série com a bateria quando quiseres regenerar pouco.
Ainda não percebi porque praticamente ninguém a não ser a Kelly coloca travagem regenerativa continuamente variável nos controladores. :?
Será que pensam que as pessoas também usam os travões mecânicos para travar aos impulsos? :roll:

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por g_card »

RJSC Escreveu:
apr Escreveu:O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.
Se calhar safas-te metendo um relé que meta uma resistência em série com a bateria quando quiseres regenerar pouco.
Ainda não percebi porque praticamente ninguém a não ser a Kelly coloca travagem regenerativa continuamente variável nos controladores. :?
Será que pensam que as pessoas também usam os travões mecânicos para travar aos impulsos? :roll:
nao é isso o ABS? :lol:
so tens de lhe meter PWM 10x por segundo e fica igual :D
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

O dia a dia da minha fly:

para lá, sempre a fundo:
Imagem


para casa sempre a dar ao pedal
Imagem


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

RJSC Escreveu:
apr Escreveu:O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.
Se calhar safas-te metendo um relé que meta uma resistência em série com a bateria quando quiseres regenerar pouco.
Ainda não percebi porque praticamente ninguém a não ser a Kelly coloca travagem regenerativa continuamente variável nos controladores. :?
Será que pensam que as pessoas também usam os travões mecânicos para travar aos impulsos? :roll:
Presumo que a travagem desse tal infineon seja dissipativa ou dinâmica e não regenerativa. A travagem regenerativa trás uma complicação: à medida que a bateria fica cheia aceita menos energia. O que será que faz o Kelly nessa situação? Assume que a bateria aceita sempre o que lhe tiverem para dar?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

Os kelly desligam a travagem regenerativa quando a bateria atinge um patamar de tensão máxima previamente programado


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

O infineon também não regenera acima de um limiar de tensão programável. Só não é progressivo.

Foi o que já disse, com um pack de 22v regenerava uma boa quantidade de volta ao pack sem influencuar o esforço feito.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

RJSC Escreveu:Os kelly desligam a travagem regenerativa quando a bateria atinge um patamar de tensão máxima previamente programado
Isso parece-me um bocado "chato", um tipo está a contar com a travagem e de repente não trava... ou já vais a travar e deixa de travar porque a bat atingiu o tal patamar... ?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

É pior se sobrecarregares as baterias. Este comportamento é normal e existe quer nos infineons, quer nos kellys quer nos leafs... ;-)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

Interessante saber isso, quer dizer que ainda ninguém tem uma solução para este problema.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

Njay Escreveu:
RJSC Escreveu:Os kelly desligam a travagem regenerativa quando a bateria atinge um patamar de tensão máxima previamente programado
Isso parece-me um bocado "chato", um tipo está a contar com a travagem e de repente não trava... ou já vais a travar e deixa de travar porque a bat atingiu o tal patamar... ?

A meu ver, nem seria muito difícil ultrapassar esta questão :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

No Leaf a solução é que o pedal de travão deixa de travar com o motor e passa a travar com as pastilhas.


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Na fly a solução é colocar o limiar acima da tensao máxima. Como o carregador bulk para antes dos 4,2v / celula e tenho um bms nunca ha problema.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

À partida não me parece uma solução "final" se o BMS cortar o controlador num evento de sobretensão para proteger as células, excepto talvez se os eventos forem ocorrendo "ao de leve, intermitentemente".
RJSC Escreveu:No Leaf a solução é que o pedal de travão deixa de travar com o motor e passa a travar com as pastilhas.
Ah. Bem estava a estranhar a coisa ser deixada "ao acaso"...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu:No Leaf a solução é que o pedal de travão deixa de travar com o motor e passa a travar com as pastilhas.
A meu ver o fabricante deveria rever esta situação! Não é novidade que a travagem com o motor é muito mais segura que a convencional.

Agora imaginamos uma situação de piso molhado o utilizador trava, o início de travagem é feita com a regenerativa e depois passa para a convencional com um comportamento de travagem completamente diferente, o carro poderá perder aderência ao piso.

O problema da travagem regenerativa quando as baterias já se encontram no limiar da sua tensão trabalho seria resolvido colocando uma carga para dissipar esta energia.

Ao travar se as baterias já se encontrassem no limite da tensão, um sistema de controlo desviava esta energia para uma carga dedicada, que poderia ser uma resistência variável com a grandeza da corrente fornecida pela regenerativa.
Assim o utilizador nunca seria apanhado desprevenido, de se mentalizar para uma travagem e na verdade ter outra (isto em fracções de segundo) pode ser decisivo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

E que tipo de resistência variável seria essa?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “e-bike”