BICICLETAS ELÉCTRICAS
-
Afreitas
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
BICICLETAS ELÉCTRICAS
Boa tarde a todos
Como já disse sou novo neste fórum.
Verifico muitos tópicos e conversas acerca de Maxi Scooters ou outros veículos Eléctricos, mas curiosamente não encontro muitas discussões sobre bicicletas eléctricas.
Estes veículos sejam tipo bicicletas normais ou tipo sccoters (quase scooters) são também uma excelente solução para quem tem necessidade de transporte para deslocações até 35/65 km e que por opção ou dificuldades orçamentais só dispõe de 700/800 eur.
Não disponho de estudos rigorosos sobre a quantidade destas máquinas que estão no mercado, mas seguramente que há mais de 10.000 unidades a rodar nas estradas portuguesas. (Só a Gingabike tem mais de 6.000).
Muitos dos actuais proprietários destas máquinas ficam com o bichinho dos V.E. e serão potencialmente candidatos a Veículos Eléctricos mais pesados no futuro.
afreitas
Verifico muitos tópicos e conversas acerca de Maxi Scooters ou outros veículos Eléctricos, mas curiosamente não encontro muitas discussões sobre bicicletas eléctricas.
Estes veículos sejam tipo bicicletas normais ou tipo sccoters (quase scooters) são também uma excelente solução para quem tem necessidade de transporte para deslocações até 35/65 km e que por opção ou dificuldades orçamentais só dispõe de 700/800 eur.
Não disponho de estudos rigorosos sobre a quantidade destas máquinas que estão no mercado, mas seguramente que há mais de 10.000 unidades a rodar nas estradas portuguesas. (Só a Gingabike tem mais de 6.000).
Muitos dos actuais proprietários destas máquinas ficam com o bichinho dos V.E. e serão potencialmente candidatos a Veículos Eléctricos mais pesados no futuro.
afreitas
afreitas
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: BICICLETAS ELÉCTRICAS
Novamente atenção a publicidade.Afreitas Escreveu:Boa tarde a todos
afreitas
Leia as regras. Retirei o link.
Obrigado.
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Nunio
- Membro Silver

- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Olá.
Eu tenho uma bicicleta elétrica precisamente pelo custo.
Mas é para fazer 12 kms diários em etapas de 3 kms.
Sinceramente não estou a ver ninguém "com juízo" a comprar uma bike para fazer 35/65 kms diariamente.
O mais certo é gastarem o dinheiro e depois de 1 ou 2 semanas encostarem o investimento.
E também não dava 700/800 euros por uma bike.
Comprava uma em 2ª mão com baterias de chumbo azedas e convertia para lifepo4.
Ficava em cerca de metade desses valores.
Nunio
Eu tenho uma bicicleta elétrica precisamente pelo custo.
Mas é para fazer 12 kms diários em etapas de 3 kms.
Sinceramente não estou a ver ninguém "com juízo" a comprar uma bike para fazer 35/65 kms diariamente.
O mais certo é gastarem o dinheiro e depois de 1 ou 2 semanas encostarem o investimento.
E também não dava 700/800 euros por uma bike.
Comprava uma em 2ª mão com baterias de chumbo azedas e convertia para lifepo4.
Ficava em cerca de metade desses valores.
Nunio
-
CoolZeroFCP
- Membro Silver

- Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
Acho esta afirmação um pouco estranha... Mas eu também sou daqueles que têm pouco juízo...Nunio Escreveu: Sinceramente não estou a ver ninguém "com juízo" a comprar uma bike para fazer 35/65 kms diariamente.
Nunio
Eu faço diariamente 30km de bike na cidade das sete colinas e conheço muita boa gente que faz o dobro ou até 3 vezes mais... E isto sem ajuda elétrica.
E ando a pensar na hipótese de "eletrizar" uma bike para a mulher me acompanhar nas minhas viagens de fim de semana...
Sent from my LG-P990 using Tapatalk
-
serges
- Administrador

Interessante será um kit simples que converte uma qualquer bicla para eléctrica sem grandes curso...
Já se viu diversas ideias mas todas muito dispendiosas...
É uma oportunidade única...
Já se viu diversas ideias mas todas muito dispendiosas...
É uma oportunidade única...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
CoolZeroFCP
- Membro Silver

- Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
Penso que para quem já tem uma bicicleta, um kit de conversão faz mais sentido do que comprar uma bike elétrica.
Já para quem quer um veículo para fazer poucos km diários sem ter de pedalar, as quase scooters serão uma melhor opção...
Já para quem quer um veículo para fazer poucos km diários sem ter de pedalar, as quase scooters serão uma melhor opção...
-
RuFuS
- Membro Gold

- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Muitos desses veículos estão à venda no olx pq as baterias não prestam e garantias nem vê-las...
Depois quando se pretende uma solução duradoura (baterias de lítio com o respectivo bms) acham caro dado que custa mais que o próprio veículo e não estão na disposição para tal...como o investimento em baterias de chumbo é inútil por durar pouco tempo metem-nas à venda no olx ou sites relacionados, fora as que ficam escostadas lá por casa como aqui já foi referido...
É um investimento na minha óptica...inútil, mas cada "carteira" sua sentença...
Depois quando se pretende uma solução duradoura (baterias de lítio com o respectivo bms) acham caro dado que custa mais que o próprio veículo e não estão na disposição para tal...como o investimento em baterias de chumbo é inútil por durar pouco tempo metem-nas à venda no olx ou sites relacionados, fora as que ficam escostadas lá por casa como aqui já foi referido...
É um investimento na minha óptica...inútil, mas cada "carteira" sua sentença...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Na minha pequena família, embora haja motas eléctricas que chegasse para todos, meu pai e minhas irmãs preferiram a compra de bicicletas eléctricas "quase scooters". Claro que as baterias de chumbo originais fizeram uns 5000Km e ficaram reduzidas a uns 15km de autonomia (algumas das baterias não estava tão boa, levando as outras a piorarem também).CoolZeroFCP Escreveu:Penso que para quem já tem uma bicicleta, um kit de conversão faz mais sentido do que comprar uma bike elétrica.
A solução milagrosa foi a colocação de litio LiFePO4. Desde então, pelo menos o meu pai, têm feito uma média diária de 50Km/dia, gastando uns 650Wh dos seus 960Wh de capacidade. Neste momento já passou dos 15000Km com as baterias de litio e não perdeu capacidade alguma.
Existem algumas vantagens entre estas "quase scooters" e uma scooter (ou maxi):
Poder sair de casa com menor protecção fisica, devido à menor velocidade alcançada.
Estar livre de paragens (imobilização) nos stop, para depois ter de avançar (por não ser obrigatório carta de condução).
Poder estacionar em qualquer cantinho, por ocupar pouco espaço (e por não ter uma matricula para endereçar multa de estacionamento).
Livre de seguro obrigatório (embora eu ache preferível fazer-lo na mesma).
Poder levar no comboio (tratando-se de uma bicicleta)
A pouca velocidade também serve de garantia para uma diminuição das probabilidades de acidentes.
Passar nas vias reservadas a ciclistas.
Poder fazer as compras na mercearia, pois oferece uma enorme disposição de as acomodar (entre top-case e base do pés, colocando os pés nos pedais), coisa que numa bicicleta normal seria muito mais difícil.
Entre outros...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
????Jorge Rocha Escreveu:...
Estar livre de paragens (imobilização) nos stop, para depois ter de avançar (por não ser obrigatório carta de condução).
Sim claro, mas também uma maior dificuldade para o transito em geral, certo que ninguém é obrigado a andar depressa, e a velocidade ideal deve ser aquela que dê para parar sem bater, mas já uns quantos foram abalroados por isso.Jorge Rocha Escreveu: A pouca velocidade também serve de garantia para uma diminuição das probabilidades de acidentes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
RuFuS
- Membro Gold

- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Jorge Rocha Escreveu:Existem algumas vantagens entre estas "quase scooters" e uma scooter (ou maxi):
Poder sair de casa com menor protecção fisica, devido à menor velocidade alcançada.
A pouca velocidade também serve de garantia para uma diminuição das probabilidades de acidentes.
Jorge Rocha, as bicicletas tal como qualquer outro veículo ou peão têm que respeitar regras...parar no stop inclusivé...só falta dizeres que podem atravessar o traço contínuo, atropelar peões e circular em sentido contrário...
Se achas que menos protecção é uma vantagem...temos noções diferentes de protecção...
E a ausência de seguro quando muitas estão alteradas para dar 45km/h e retiram-lhes os pedais...são uma verdadeira praga na estrada e um perigo para todos mas é a minha opinião...
Conto pelos dedos de uma mão os casos que estão limitadas aos 25km/h (pq os próprios vendedores fazem questão de dizer que se tira a limitação e dá os 45km/h), indicares que há menor probabilidade de acidente não em parece correcto...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
-
marciopinto
- Membro Silver

- Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm
Não sei se já sabem, saiu nova lei sobre isso, quem tem bicicleta (normais ou eléctricas ou quase-scooters), são obrigados a usar o capacete e cumprir o código de estrada como qualquer um.RuFuS Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:Existem algumas vantagens entre estas "quase scooters" e uma scooter (ou maxi):
Jorge Rocha, as bicicletas tal como qualquer outro veículo ou peão têm que respeitar regras...parar no stop inclusivé...só falta dizeres que podem atravessar o traço contínuo, atropelar peões e circular em sentido contrário...
Se achas que menos protecção é uma vantagem...temos noções diferentes de protecção...
E a ausência de seguro quando muitas estão alteradas para dar 45km/h e retiram-lhes os pedais...são uma verdadeira praga na estrada e um perigo para todos mas é a minha opinião...
Conto pelos dedos de uma mão os casos que estão limitadas aos 25km/h (pq os próprios vendedores fazem questão de dizer que se tira a limitação e dá os 45km/h), indicares que há menor probabilidade de acidente não em parece correcto...
Márcio
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Mas há aqui alguém que nunca tenha arrancado num stop, sem antes ter imobilizado o veiculo? Será isso relevante para a segurança?
Já tive (centenas de vezes) de travar a fundo por se atravessarem à minha frente, quando eu tinha a prioridade, e eles estavam parados nos stop "como manda a sapatilha"! Parece que estavam à espera que eu chegasse perto deles para depois atravessarem a estrada!
Estou muito mais seguro com aqueles que não param nos stop, mas que param se verificam a proximidade de veículos, do que com os que param e se atravessam quando chego perto.
Por causa deste grande erro de regras, tem-se vindo a diminuir os cruzamentos e passar a substitui-los por rotundas, onde aí o parar não é obrigatório, e o fuxo do transito é muito superior.
Um bem haja a mentes abertas! (o burro do cigano é que tem palas nos olhos para ver só para a frente)
Já tive (centenas de vezes) de travar a fundo por se atravessarem à minha frente, quando eu tinha a prioridade, e eles estavam parados nos stop "como manda a sapatilha"! Parece que estavam à espera que eu chegasse perto deles para depois atravessarem a estrada!
Estou muito mais seguro com aqueles que não param nos stop, mas que param se verificam a proximidade de veículos, do que com os que param e se atravessam quando chego perto.
Por causa deste grande erro de regras, tem-se vindo a diminuir os cruzamentos e passar a substitui-los por rotundas, onde aí o parar não é obrigatório, e o fuxo do transito é muito superior.
Um bem haja a mentes abertas! (o burro do cigano é que tem palas nos olhos para ver só para a frente)
Tudo por um mundo mais limpo!
-
serges
- Administrador

Re: BICICLETAS ELÉCTRIAS
Já vi onde isto vai dar.
Jorge rocha as regras de trânsito são para se cumprir... E ninguém esta isento de fazer asneiras basta conduzir para fazer asneiras...
Vamos por favor voltar ao tópico por favor.
A próxima resposta fora do tópico será retirada.
Se houver uma única ofensa seja de quem for é banido por uma semana.
Se temos crianças como utilizadores vai ser assim que vão de ser tratados...
Obrigado
Jorge rocha as regras de trânsito são para se cumprir... E ninguém esta isento de fazer asneiras basta conduzir para fazer asneiras...
Vamos por favor voltar ao tópico por favor.
A próxima resposta fora do tópico será retirada.
Se houver uma única ofensa seja de quem for é banido por uma semana.
Se temos crianças como utilizadores vai ser assim que vão de ser tratados...
Obrigado
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Afreitas

Gostaria de fazer uma correcção às afirmações de Márcio:marciopinto Escreveu:Não sei se já sabem, saiu nova lei sobre isso, quem tem bicicleta (normais ou eléctricas ou quase-scooters), são obrigados a usar o capacete e cumprir o código de estrada como qualquer um.RuFuS Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:Existem algumas vantagens entre estas "quase scooters" e uma scooter (ou maxi):
-A lei que obriga a cumprir o Código de Estrada, não é nova:
Foi sempre obrigatório o cumprimento do Código de Estrada para TODOS os veículos.
-Também não é nova a lei que obriga ao uso de capacete aos condutores de bicicletas eléctricas.
82Artº 82º - 5 Código da Estrada: Os condutores e passageiros de velocípedes com motor e os condutores de trotinetas com motor, devem proteger a cabeça usando capacete devidamente apertado e ajustado.
Melhores Cumprimentos - Afreitas
afreitas
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Sem duvida algo que iria ser bombástico em termos de vendas com toda a certeza, e faria sair mt bicicleta parada das garagens/arrecadações!!!serges Escreveu:Interessante será um kit simples que converte uma qualquer bicla para eléctrica sem grandes curso...
Essa para mim é nova... Não sabia que ao circular-se num veiculo, que não fosse obrigatorio carta de condução, se ficava isento das regras do Código da Estrada, mas... estamos smp a aprenderJorge Rocha Escreveu: Estar livre de paragens (imobilização) nos stop, para depois ter de avançar (por não ser obrigatório carta de condução).
Coisa bem diferente da tua 1ª afirmação!Jorge Rocha Escreveu:Mas há aqui alguém que nunca tenha arrancado num stop, sem antes ter imobilizado o veiculo? Será isso relevante para a segurança?
Faz-me lembrar um outro antigo tema (sobre quadriciclos) esta afirmação, o mal não são as mentes abertas, mas sim os que em nada gostam de cumprir as regras, e sim de poder contornar ao máximoJorge Rocha Escreveu:Um bem haja a mentes abertas! (o burro do cigano é que tem palas nos olhos para ver só para a frente)
Com base no tema principal penso sem duvida esta informação ser bastante importante!! Pois há esse erro em 95% das pessoas que circulam em velocípedes com motor (seja ele electrico ou ci), por verem como velocipede pensam não ser de uso obrigatório o capacete.Afreitas Escreveu:-A lei que obriga a cumprir o Código de Estrada, não é nova:
Foi sempre obrigatório o cumprimento do Código de Estrada para TODOS os veículos.
-Também não é nova a lei que obriga ao uso de capacete aos condutores de bicicletas eléctricas.
82Artº 82º - 5 Código da Estrada: Os condutores e passageiros de velocípedes com motor e os condutores de trotinetas com motor, devem proteger a cabeça usando capacete devidamente apertado e ajustado.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
-
marciopinto
- Membro Silver

- Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm
Estou sabendo dessa agora, obrigadoAfreitas Escreveu:
Gostaria de fazer uma correcção às afirmações de Márcio:
-A lei que obriga a cumprir o Código de Estrada, não é nova:
Melhores Cumprimentos - Afreitas
Enviado do meu GT-I9100 utilizando Tapatalk 4
Márcio
-
Nunio
- Membro Silver

- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
-
rnlcarlov
- Membro Gold

- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Eu tenho uma quase scooter (Vortex RS) há pouco mais de um ano e meio. Embora não tenha a certeza de quantos quilómetros percorri, pelas minhas estimativas sou bem capaz de estar próximo dos 5000. Desde que a tive parada cerca de duas semanas quando viajei em Dezembro, notei um súbita redução da autonomia. Verdade seja dita, julgo que elas não devem ter levado os cuidados adequados, tais como rebalanceamentos. Mas eu não sabia da nada disso, e algo que me diz que quem me faz as revisões também não.
Agora que vim aqui e vi algumas pessoas a falar em adaptar a scooter para baterias de lítio, parece-me uma opção a considerar. O problema é que não tenho conhecimentos nenhuns de como o fazer. O meu pack de baterias é 60V, 12Ah. Sei que as baterias de lítio são mais leves (e caras). Como é que elas são a nível de volume? Seria possível por de 20Ah?
Bem, naturalmente o maior problema é mesmo encontrar quem o consiga fazer.
Agora que vim aqui e vi algumas pessoas a falar em adaptar a scooter para baterias de lítio, parece-me uma opção a considerar. O problema é que não tenho conhecimentos nenhuns de como o fazer. O meu pack de baterias é 60V, 12Ah. Sei que as baterias de lítio são mais leves (e caras). Como é que elas são a nível de volume? Seria possível por de 20Ah?
Bem, naturalmente o maior problema é mesmo encontrar quem o consiga fazer.
-
Afreitas

rnlcarlov
De facto estamos a instituir os balanceamentos das baterias nas revisões periódicas apenas este ano de 2014.
Os modelos a chegar apartir de Fevereiro/Março já terão nos maunais a indicação dessa operação.
Oportunamente, informaremos todos os nossos agentes desse procedimento, bem como formação técnica.
Beterias de lítio: É perfeitamente possivel instalar na sua caixa de baterias, um pack de litio, mantendo a possibilidade de remover as baterias da máquina, tal como faz actualmente.
Não será possivel baterias de 20Ah.
Poderemos estudar uma solução assim:
Sistema de gestão eléctrónico de baterias SIGAL - LFP 60V
Cablagem e elementos de adaptação
Carregador 60V 4A - Carga completa em apenas 2,5 horas.
Possibilidade de carga total rápida em apenas 1 hora (Opcional)
Peso total cerca de 6,8Kg
Garantia: Total p/ o pack (baterias + SIGAL) de 5 anos s/ limite de utilização. 2 anos para o carregador.
É um processo caro. (mais caro do que o valor que lhe custou a bicicleta) são necessárias:
Células de litio + Sigal + Carregador.
Ligações do SIGAL a todas as células, etc.
Cumprimentos - afreitas
De facto estamos a instituir os balanceamentos das baterias nas revisões periódicas apenas este ano de 2014.
Os modelos a chegar apartir de Fevereiro/Março já terão nos maunais a indicação dessa operação.
Oportunamente, informaremos todos os nossos agentes desse procedimento, bem como formação técnica.
Beterias de lítio: É perfeitamente possivel instalar na sua caixa de baterias, um pack de litio, mantendo a possibilidade de remover as baterias da máquina, tal como faz actualmente.
Não será possivel baterias de 20Ah.
Poderemos estudar uma solução assim:
Sistema de gestão eléctrónico de baterias SIGAL - LFP 60V
Cablagem e elementos de adaptação
Carregador 60V 4A - Carga completa em apenas 2,5 horas.
Possibilidade de carga total rápida em apenas 1 hora (Opcional)
Peso total cerca de 6,8Kg
Garantia: Total p/ o pack (baterias + SIGAL) de 5 anos s/ limite de utilização. 2 anos para o carregador.
É um processo caro. (mais caro do que o valor que lhe custou a bicicleta) são necessárias:
Células de litio + Sigal + Carregador.
Ligações do SIGAL a todas as células, etc.
Cumprimentos - afreitas
afreitas
-
serges
- Administrador

Afreitas peço por favor para abrir um tópico nas paginas amarelas a descrever os seus produtos r serviços e evitar espalhar esta informação pelo fórum...
Obrigado.
Obrigado.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga