Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por koalakoala »

Caros colegas, depois de ser microprodutor, queria embalar agora numa instalação grid tie.

Já tenho 2 microinversores da enecsys e vou adquirir 2 paineis, tudo montado numa estrutura com seguidor.

Mas tenho um problema que é o seguinte, pretendo montar um equipamento na entrada do contador que me verifique a direcção do fluxo de energia para saber se estou a comprar ou a oferecer e consoante essa situação vou ligar ou desligar um ou os dois inversores.

Os colegas que se dedicam à electronica por acaso têm ou já lhes passou pela mão algum esquema que faça o que pretendo e que me arranjem.

Eu sei que existem umas energy box que fazem isto mas não consigo encontrar informação sobre as mesmas.

cumps,
koalakoala

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por MRider »

Boas tenho a impressão que não é possível controlar o fluxo de energia para que não saia para a rede exterior.
Mas posso estar enganado.
Live long and prosper!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por CrOhN »

Um equipamento a existir, terá que ter todo o consumo da casa a passar por ele. Só dessa forma "saberá" se vem do exterior ou do solar..

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por rocker_pt »

Sim existe. Mas tem um custo o aparelho. Será que compensa comprar um aparelho? Mais fácil é construir (quem dominar eletronica), ou deixar ir 1 ou 2 kwh por mês par a rede
Anexos
Diodo ac ...lol.jpg
Diodo ac ...lol.jpg (103.58 KiB) Visto 4665 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por MRider »

Qual o custo e onde se pode adquirir.?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por Esteves »

koalakoala Escreveu:Caros colegas, depois de ser microprodutor, queria embalar agora numa instalação grid tie.

Já tenho 2 microinversores da enecsys e vou adquirir 2 paineis, tudo montado numa estrutura com seguidor.

Mas tenho um problema que é o seguinte, pretendo montar um equipamento na entrada do contador que me verifique a direcção do fluxo de energia para saber se estou a comprar ou a oferecer e consoante essa situação vou ligar ou desligar um ou os dois inversores.

Os colegas que se dedicam à electronica por acaso têm ou já lhes passou pela mão algum esquema que faça o que pretendo e que me arranjem.

Eu sei que existem umas energy box que fazem isto mas não consigo encontrar informação sobre as mesmas.

cumps,
koalakoala
Como já foi dito e muito bem existe material para controlar a situação, claro que vai para valores altos.
Mas isso só se justifica para um bom número de painéis, agora para 2 painéis mal chega para o stand by... e no caso em questão é fácil de controlar se tens 2 inversores, quanto estás em casa a tendência é aumentar o consumo ligas os 2 inversores quando não está ninguém em casa caso não fique com consumos altos deixas só um inversor ligado, e depois como diz o rocker_pt deixar ir 1 ou 2 kw para a rede nem aquece nem arrefece, a fornecedora agradece e tu poupaste.

Um aparte da minha parte, o sistema grid tie é de facto o mais em conta e com as suas vantagens quando bem geridas.
Para quem tiver um contador ainda de rodinha ai sim dá para brincar e muito, mas tem sempre um outro lado, o sistema grid tie é funcional quando há luminosidade (dia) e uma boa percentagem das casas durante o dia teem pouco consumo logo ai basta ter +/- 350Wp para combater o stand by de uma casa, porque é o stand by de uma casa 30 dias por mês que somam a maior parte da fatura mensal, ao fim de 365 dias é muito dinheiro, como eu já disse por ai no forum o stand by de minha casa ronda os 250W fazendo contas por alto são 6Kw dia = 2190Kw por ano agora é só fazer contas por quilowatt 2190 X € já é são alguns €€€€
Agora quem tiver possibilidade de ter meia dúzia de painéis meia dúzia de baterias (1000Ap) ai sim quase que pode dizer adeus ao stand by durante o ano todo.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por JMLorenzo »

visitante2 Escreveu:Qual o custo e onde se pode adquirir.?
Cá não sei o preço, mas na Espanha custa 189€
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por MRider »

Hum alguem me pode enviar o link ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por visitante1 »

O aparelhometro pode ser o Optimmerson, serve de facto para desviar energia caso não esteja a ser consumida, neste caso é desviada para aquecimento de agua.
è uma exelente opção para quem tem contadores digitais unidirecionais.

http://www.diykyoto.com/uk/aboutus/optimmersion

Agora uma pergunta que eu acho importante:
Alguem está a pensar utilizar isto com apenas dois ou tres paineis ligados ao inversor??? vai desviar o que???
Vão colocar uma resistencia de aquecimento de 100W é?
vá lá tenham juizo e antes de pensar em desviar potencia pensem em instalar algo que se veja...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por koalakoala »

Boa tarde a todos os colegas.
Obrigado pela opinião de cada um, o que agora começa por 2 painéis pode ser aumentado até se tentar um equilibrio entre o que se produz e o que se consome porque não vale a pena produzir 1000 se só se gasta 500.
Os preços praticados por essas empresas são proibitivos para o que se poupa.
No meu projecto é aliar alguma poupança com o prazer de fazer algo mais sofisticado mas a preços mais módicos.
Agradeço a opinião dos colegas mas com alguma investigação o meu projecto vai passar pelo seguinte:
1.Pinça amperimetrica com abertura para não ter que desligar os cabos no quadro eléctrico.
2.Arduino programado de forma a detectar a direcção da corrente e escalonado de forma a que a partir de um consumo x ligo 1 inversor ou os 2 ou os os que forem.
3.Se a direcção for no sentido do exterior o escalonamento serve para tirar inversores.
4.Não aproveito o excedente de energia mas também não a ofereço.

Vou começar a implementar o projecto e quando tiver o sistema a funcionar informo os colegas

cumps,
koalakoala

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por visitante1 »

Porreiro, se depois funcionar bem vais ver que ainda vais ter que fazer umas copias para o pessoal.
Vai dando noticias.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por nunopaulo1975 »

Koalakoala, temos que por isso a funcionar.

Abri aqui um topico sobre o meu sistema, já la tem umas fotos do seguidor e dos paineis.

Um abraço

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por mda »

Uma ideia num tópico que ja não e visitado a muito tempo.
Eu tambem me debato com um dilema parecido, e ja discuti o mesmo com o nunopaulo1975, no tópic acerca do seu sistema.
Ago ao ver isto tive uma ideia que embora não sendo a ideal, me parece minimamente funcional, embora com perdas.
Porque não em vez da resistencia, activar um carregador de baterias (220V AC--> 12V ou 24V DC) e carregar esse banco de baterias durante o dia absorvendo o excesso. Durante a noite um contactor comutaria a alimentação do inversor para as baterias até se esgotarem.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por CrOhN »

Para isso, mais vale partir logo para uma coisa destas:http://www.ebay.co.uk/itm/4000W-48V-pur ... 2583771105


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por nunopaulo1975 »

Eu estou a alterar o meu sistema para uma coisa parecida com o que o MDA disse (carregador de baterias) , quando tiver aquilo a funcionar, faço a descrição para o pessoal do forum.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por MRider »

nunopaulo1975 Escreveu:Eu estou a alterar o meu sistema para uma coisa parecida com o que o MDA disse (carregador de baterias) , quando tiver aquilo a funcionar, faço a descrição para o pessoal do forum.
Porreiro ficamos.a espera :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Proteção de reverse para instalação Grid Tie

Mensagem por mda »

Eu ando a procura de um Sunny Boy para substituir os meus GTI, se conseguir fazer isso ainda perco a cabeça e compro ja um. :D
Basicamente detectar se a energia esta a fluir para fora ou dentro da instalação e fazer um bufer de baterias ou condensadores, para alimentar o inverter so com a corrente necessaria. Dimensionar as baterias para um ciclo por dia, no maximo igual a produçao menos o standby minimo.
Tem a desvantagem de quando falhar a electricidade o sistema tmabem falha, mas como o nunopaulo1975 disse os Sunny Boy podem funcionar das duas maneiras, em caso de falha pode até dar para, por meio de um contactor deligar a rede e automaticamente passar o inverter de grid tie para autonomo. Mas isto são ideias. :)
Eu ando por fora mas no que eu puder ajudar diga. :)
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Responder

Voltar para “Autoconsumo”