Frigorifico 220 V a accionar Inversor.

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Frigorifico 220 V a accionar Inversor.

Mensagem por Esteves »

Esta solução pode ajudar muita gente, pelo menos que tem pouca potência em painéis.

Muita gente por aqui não sabe, mas eu alem de ter uma pancada por renováveis também tenho outra pancada por Autocaravanismo, entre outras :lol: :lol: :lol:

Como já vi por aqui alguém a querer ligar um inversor a um frigorifico e em tempos numa autocaravana que tinha decidi alterar o sistema de frio, tinha um frigórico a Gás, 12V,230V, como o mesmo avariou tive de arranjar solução, um igual é muito caro, então comprei um frigorífico normal de 230V por 150€ pequeno (90Al) o que acabou por ter mais espaço que o original.

Até aqui tudo bem, mas como se sabe numa autovivenda não se pode ter uma central de painéis, 1 ou 2 e não podem ser muito grandes, logo se tem de poupar, então para que o inversor dedicado ao frigorífico não tivesse de estar sempre ligado tive de arranjar uma situação de poupar a bateria.

Cá vai como fiz:

Inversor, de preferência de onda pura.

2 Relés 12V ou 24V, fazer uma puxada de corrente da bateria, que é interrompida no termostato.

Um relé liga ao interruptor do inversor, que é para quando o termostato ligar, o inversor também, mas caso precise do inversor ligado é só ligar no interruptor normalmente.

O outro relé ficou ligado em série e aciona o motor do frigorífico, logo quando é acionado o termostato o relé aciona os 220V que vem do inversor para ligar o motor de compressão do frigorífico.


Já agora a título informativo, o frigorífico em funcionamento está a consumir cerca de 5 amperes-hora (medidos entre a bateria e o inversor)
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Frigorifico 220 V a accionar Inversor.

Mensagem por serges »

Esteves Escreveu:Esta solução pode ajudar muita gente, pelo menos que tem pouca potência em painéis.

Muita gente por aqui não sabe, mas eu alem de ter uma pancada por renováveis também tenho outra pancada por Autocaravanismo, entre outras :lol: :lol: :lol:

Como já vi por aqui alguém a querer ligar um inversor a um frigorifico e em tempos numa autocaravana que tinha decidi alterar o sistema de frio, tinha um frigórico a Gás, 12V,230V, como o mesmo avariou tive de arranjar solução, um igual é muito caro, então comprei um frigorífico normal de 230V por 150€ pequeno (90Al) o que acabou por ter mais espaço que o original.

Até aqui tudo bem, mas como se sabe numa autovivenda não se pode ter uma central de painéis, 1 ou 2 e não podem ser muito grandes, logo se tem de poupar, então para que o inversor dedicado ao frigorífico não tivesse de estar sempre ligado tive de arranjar uma situação de poupar a bateria.

Cá vai como fiz:

Inversor, de preferência de onda pura.

2 Relés 12V ou 24V, fazer uma puxada de corrente da bateria, que é interrompida no termostato.

Um relé liga ao interruptor do inversor, que é para quando o termostato ligar, o inversor também, mas caso precise do inversor ligado é só ligar no interruptor normalmente.

O outro relé ficou ligado em série e aciona o motor do frigorífico, logo quando é acionado o termostato o relé aciona os 220V que vem do inversor para ligar o motor de compressão do frigorífico.


Já agora a título informativo, o frigorífico em funcionamento está a consumir cerca de 5 amperes-hora (medidos entre a bateria e o inversor)
Muito interessante...

Não sou um utilizador, caravanismo, mas um apaixonado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Frigorifico 220 V a accionar Inversor.

Mensagem por MRider »

Boa ideia :-)
Live long and prosper!


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Frigorifico 220 V a accionar Inversor.

Mensagem por E_MAN »

Ena tão simples!


hvalentim
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta set 28, 2011 10:27 am

Re: Frigorifico 220 V a accionar Inversor.

Mensagem por hvalentim »

Muito engenhoso.

Tenho um frigorífico semelhante, provavelmente o mesmo modelo (o meu é whirlpool mas também se via com outras marcas, como a branca do Carrefour e Jocel salvo o erro) que leva 6 anos de funcionamento em onda quadrada e com search mode activo sem falhas.

A questão com os modelos mais recentes, no entanto, é que ao invés de um termostato vêm segundo me foi explicado com três sensores de temperatura: um para cada compartimento (congelação e frigo) e um exterior, de temperatura ambiente. E é a placa electrónica que os controla.
MPrimeSolar 2070W (9x230)
Outback Flexmax 80
Victron Multiplus 24/3000/70-50
Trace/Xantrex DR1524E
Tab TOPzS 625A C10 (x12)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Frigorifico 220 V a accionar Inversor.

Mensagem por MRider »

É por isso que por vezes prefiro com termostato . Mas se calhar não é tão eficiente.
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”