Legislação - montagem de seguidores fotovoltaicos

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
MP-ctx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 12, 2013 7:33 pm

Legislação - montagem de seguidores fotovoltaicos

Mensagem por MP-ctx »

Boas; sou novo neste Fórum e na matéria pelo que para além de endossar os meus cumprimentos a todos, também peço alguma paciência com a minha ignorância na matéria.
Antes do mais preciso da V. ajuda para o seguinte problema:
tenho um velhote amigo com quase 76 anos que foi convencido em Agosto 2011 a comprar e montar um sistema «seguidor» no seu quintal com 18 placas. Tem assim uma torre com 2 braços que seguram 1 eixo com um conjunto de painéis.
Disseram-lhe que seguia o sol mas pelo que se vê terá apenas um tipo de relógio que faz com que ande de trás para a frente e vice-versa ao longo do dia.
Em janeiro com os vendavais o sistema mantinha a inclinação do temporizador e dobrou-se todo e partiu-se porque se soltou o parafuso que segurava o eixo, apertado com uma simples porca.
Pergunto - visto que gostaria pessoalmente de ponderar entrar neste mundo :
1) há alguma legislação sobre os materiais e a montagem destes sistemas? Se sim, qual?
2) não há regras de segurança destas montagens? Se sim, quais e legislação?
3) não há obrigatoriedade destas torres terem cata-ventos ou anemómetros que dessem «ordens» para que os painéis se coloquem automaticamente - ou não - na horizontal quando há ventos fortes? Se sim, onde posso confirmar a Lei?
4) O poste ou a torre não trem nenhuma sinalética de aviso seja de electricidade seja de perigos mecânicos, etc. Não tem nenhuma etiqueta CE. Não tem nada que refira a sua construção correcta. Não tem nenhuma homologação afixada. NADA de NADA! Isto pode ser assim?
5) Não consideram, pelo caso que expliquei, que houve má montagem? Falta de segurança contra-ventos e parafuso sem contra-porca? Tem ele de pagar a reparação que lhe pedem superior a
10.000€?
Esclarecimentos urgentes.
Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Legislação - montagem de seguidores fotovoltaicos

Mensagem por visitante1 »

Legislação em relação a isso não há, o que podem existir é normas de fabrico d determinados equipamentos, neste caso seguidores solares.
Qual a marca do seguidor?, digo isto porque há aí uns artistas que andam a fazer umas copias de seguidores, contra isso nada, cada um pode construir o que lhe apetecer desde que depois não vá vender/enganar alguem dizendo que é um produto robusto e funcional da marca x ou y.
Já vi uns muito parecidos com os deger, mas só ao longe, porque ao perto nada disso... provavelmente se lhe der o vento não resistem muito.
Se esse seguidor for de uma marca mais usual e conhecida e torceu todo das duas uma, ou o vento foi mesmo forte e quanto a isso nada, ou estva mal montado (que também não é dificil) e não resistiu.

Normalmente coloca-se um sistema de deteção de ventos forte (anemometro) e quando deteta vento superior a x m/s ele coloca-se na posição de defesa.

Provavelmente alguem se aproveitou da idade do homem e fez o que lhe apeteceu sem dar grandes explicações...
Diga-nos qual a marca do seguidor e depois provavelmente também vamos querer saber quem é o instalador, pode ser que alguem de cá saiba se são sérios ou nem por isso!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


energia Verde
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo dez 04, 2011 8:33 pm

Re: Legislação - montagem de seguidores fotovoltaicos

Mensagem por energia Verde »

Já vi isso acontecer, felizmente não chegou a cair, os parafusos que sustentavam o seguidor na base estavam todos desapertados e houve mesmo um que caiu, a estrutura estava de lado como a torre de Piza


Autor do tópico
MP-ctx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 12, 2013 7:33 pm

Re: Legislação - montagem de seguidores fotovoltaicos

Mensagem por MP-ctx »

Viva. Obrigado pelas dicas. Se chamam seguidor à «torre» ou «poste» não tem marca nenhuma. Os painéis são de Singapura; o inversor é Kaco - e nem foi entregue manual e disseram-me hoje que deixou de produzir e tem um led vermelho a piscar mas não sabem o que é e como estão «azedos» com o fulano, estão sem saber o que fazer e a perder produção.
Para já posso adiantar que a firma é do concelho de Vila Franca de Xira mas ainda não sei ao certo o nome que não percebi bem ao telefone.

Pergunta: pode existir inversor de marca "Kaco" com nº de série assim: 3,6x11012345 e outro da mesma marca e modelo, só diferindo na potência com o mesmo nº de série 4,2x11012345 - sendo 3,6 e 4,2 indicadores de potência - ou seja com o mesmo nº de série na chapa?


De legislação sobre isto é que eu precisava de saber.

inté.


Autor do tópico
MP-ctx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 12, 2013 7:33 pm

Re: Legislação - montagem de seguidores fotovoltaicos

Mensagem por MP-ctx »

viva; o maroto: disseram-me que seria alguém de um concelho quase limítrofe de Lisboa, à beira Tejo e um pouco mais a norte (o de Loures mete-se de permeio, por um rasgo até ao Tejo); por enquanto têm receio de represálias e não querem divulgar o nome mas eu tratarei de a seu tempo saber tudo mais profundamente e pôr todos de sobreaviso. Sei que uma parte do assunto vai para tribunal.
Obrigado a todos

Responder

Voltar para “Micro-Produção”