Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
- Membro Silver
- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
Com esse Outback agora sim;)
-
Autor do tópico - Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Meus primeiros testes com o novo inversor não poderiam ter corrido melhor.
Era impossível conseguir resultados destes com os antigos controladores.
Este controlador e muito versátil, tem muitos ajustes, podemos definir as melhores configurações para o nosso sistema.
A foto abaixo é do meu primeiro registo (3000watts) num dia de inverno muito bom.
Era impossível conseguir resultados destes com os antigos controladores.
Este controlador e muito versátil, tem muitos ajustes, podemos definir as melhores configurações para o nosso sistema.
A foto abaixo é do meu primeiro registo (3000watts) num dia de inverno muito bom.
- Anexos
-
- Maximo dia.jpg (139.82 KiB) Visto 3098 vezes

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Meus máximos bateria, máximos volts pv, máximo em watts hora entrada pv.
- Anexos
-
- Regulador maximo.jpg (127.46 KiB) Visto 3091 vezes

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Membro
- Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm
Boa Tarde Emanuel,
Sim senhor, esse flexmax80 MPPT vai fazer mesmo toda a diferença, não haverá comparação possível no meu ponto de vista, agora se instalar um seguidor solar autónomo a eficiência vai ser ainda maior, irá aproveitar ao máximo as condições atmosféricas, e sem perdas devido a maus posicionamentos ao longo dos dias.., estes equipamentos são mt caros e preciosos, não nos podemos dar ao luxo de tais perdas... há que elimina-las ao máximo, dentro dos possíveis claro..
Depois das baterias estarem completamente carregadas, o que faz com o excesso de produção???
Muita muita atenção á cablagem, é neste sector que existem os maiores erros de calculo, e que prejudica a eficiência, e segurança do mesmo.., pessoalmente utilizo sempre que possível o recomendado, ou um pouco a cima das recomendações, e se não encontrar um cabo de certa capacidade, utilizo dois ou mais, até obter a capacidade segura e desejada para não estragar o trabalhínho nem o investimento feito.
Muito bom o seu sistema.
jtbf
Sim senhor, esse flexmax80 MPPT vai fazer mesmo toda a diferença, não haverá comparação possível no meu ponto de vista, agora se instalar um seguidor solar autónomo a eficiência vai ser ainda maior, irá aproveitar ao máximo as condições atmosféricas, e sem perdas devido a maus posicionamentos ao longo dos dias.., estes equipamentos são mt caros e preciosos, não nos podemos dar ao luxo de tais perdas... há que elimina-las ao máximo, dentro dos possíveis claro..
Depois das baterias estarem completamente carregadas, o que faz com o excesso de produção???
Muita muita atenção á cablagem, é neste sector que existem os maiores erros de calculo, e que prejudica a eficiência, e segurança do mesmo.., pessoalmente utilizo sempre que possível o recomendado, ou um pouco a cima das recomendações, e se não encontrar um cabo de certa capacidade, utilizo dois ou mais, até obter a capacidade segura e desejada para não estragar o trabalhínho nem o investimento feito.
Muito bom o seu sistema.
jtbf
-
Este foi o registo na saída do inversor, foi consumido por uma máquina de lavar louça, um frigorífico dos grandes tipo americano (A++), uma led tv 55 polegadas em modo económico.
Claro o que estava a gastar mais era sem duvida a maquina de lavar louça, com a sua grande resistência.
Captei uma foto com 2035 watts, mas ficou tremida, teve uma altura que foi aos 2124 watts.
Programa da maquina de lavar louça, 90 minutos, mas se não tivesse corrente entrando em simultâneo na entrada pv as baterias não tinham carga suficiente para a operação.
Por isto o ideal era eu ter mais 2 baterias estacionárias de 250 amperes.
Ficando no sector do inversor com 1000 amperes.
Mas cada bateria custa 500 € com portes de envio.
E para um projecto inicial, o investimento já vai alto.
Claro o que estava a gastar mais era sem duvida a maquina de lavar louça, com a sua grande resistência.
Captei uma foto com 2035 watts, mas ficou tremida, teve uma altura que foi aos 2124 watts.
Programa da maquina de lavar louça, 90 minutos, mas se não tivesse corrente entrando em simultâneo na entrada pv as baterias não tinham carga suficiente para a operação.
Por isto o ideal era eu ter mais 2 baterias estacionárias de 250 amperes.
Ficando no sector do inversor com 1000 amperes.
Mas cada bateria custa 500 € com portes de envio.
E para um projecto inicial, o investimento já vai alto.
- Anexos
-
- Saida 230.jpg (78.64 KiB) Visto 3066 vezes

-
jtbf Escreveu:Boa Tarde Emanuel,
Muito bom o seu sistema.
jtbf
Boa tarde!!!!!
Pelo que vi nas suas fotos tb tem um controlador como o meu!
Tenho o meu há poucos dias e já deu para notar a diferença, vale cada € investido.
A respeito do seguidor, bem já foi assunto de debate aqui no meu tópico.
A minha ideia era fazer um seguidor de luminosidade de dois eixos.
Mas como já disse anteriormente, a parte central da minha estrutura como foi mal concebida e por isso os rotores fazem um grande esforço para rodar a estrutura.
Ao colocar em automático com um seguidor, claro que os rotores iam ser muito mais solicitados, reduzindo drasticamente o seu tempo de vida.
Quem sabe se ainda encontro uma solução!
Desmanchar a estrutura é que não, porque deu-me muito trabalho a construi-la.
A respeito do que faço ao excesso de produção, quando as baterias estiverem carregadas! Nunca tenho excesso, logo que as baterias tem carga suficiente, é logo injectado nas respectivas fases de corrente alterna para consumo.
Já que tenho outro sector à parte responsável pela iluminação da casa toda a 12v.
E em simultâneo tenho também as fases da EDA .
Resumindo tenho na casa toda, corrente EDA 220v, energia fotovoltaica 230v vinda do inversor, corrente 12v directamente das baterias.
Posso estar a consumir em simultâneo, EDA, fotovoltaica, e baixa tensão 12v tb fotovoltaica, mas sem transformação.
E assim vou tentando manter um equilíbrio, entre as várias fontes disponíveis.
Abraço, e continua com o teu belo projecto.

-
Infelizmente pelo menos para já não vou construir seguidor solar, pelas razões já antes mencionadas.
Mesmo assim, resolvi criar um esquema da maneira que iria construir, antes só tinha em rabiscos.
Partilho aqui com a malta das renováveis a ideia que tinha.
Não é obrigatório ser com integrado amplificador operacional que especifiquei!
Pode ser outros TIPO (IC 324) já dava para um sistema eixo duplo.
No caso de eixo duplo deve construir dois circuitos destes (horizontal e vertical).
Deu um bocado de trabalho para fazer o esquema, mas tentei ser mais explicito possível.
Dependendo do torque que quiserem, podem colocar transístores com maior capacidade, diodos, reles, etc......
Abraço a todos..... Tudo em nome das ENERGIAS RENOVÁVEIS!
Mesmo assim, resolvi criar um esquema da maneira que iria construir, antes só tinha em rabiscos.
Partilho aqui com a malta das renováveis a ideia que tinha.
Não é obrigatório ser com integrado amplificador operacional que especifiquei!
Pode ser outros TIPO (IC 324) já dava para um sistema eixo duplo.
No caso de eixo duplo deve construir dois circuitos destes (horizontal e vertical).
Deu um bocado de trabalho para fazer o esquema, mas tentei ser mais explicito possível.
Dependendo do torque que quiserem, podem colocar transístores com maior capacidade, diodos, reles, etc......
Abraço a todos..... Tudo em nome das ENERGIAS RENOVÁVEIS!
- Anexos
-
- Esquema seguidor solar .jpg (97.55 KiB) Visto 2994 vezes

-
Claro que no meu projecto original iria ter mais umas coisinhas!
Painel avisador no quadro, com os respectivos menus, com 8 leds a piscar, 2 indicando rotor rodando para direita, 2 esquerda, 2 para cima 2 para baixo, leds amarelos .
Sistema contador de pulsos, para saber quantas vezes os rotores foram solicitados.
E talvez mais alguma coisa.
Painel avisador no quadro, com os respectivos menus, com 8 leds a piscar, 2 indicando rotor rodando para direita, 2 esquerda, 2 para cima 2 para baixo, leds amarelos .
Sistema contador de pulsos, para saber quantas vezes os rotores foram solicitados.
E talvez mais alguma coisa.

-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Baixa a tenção nos atuadores, 36 volts é muito.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Boas !!!!!!Esteves Escreveu:Baixa a tenção nos atuadores, 36 volts é muito.
A tensão nominal dos meus rotores de parabólica, São 36 v .
Como a maior parte deles....
Com a resistência do fio, que e um pouco fino, chega aos rotores a 33v , em curto claro .

-
- Membro Gold
Boas!Emanuel Couto Escreveu:Boas !!!!!!Esteves Escreveu:Baixa a tenção nos atuadores, 36 volts é muito.
A tensão nominal dos meus rotores de parabólica, São 36 v .
Como a maior parte deles....
Com a resistência do fio, que e um pouco fino, chega aos rotores a 33v , em curto claro .
Se calhar não me expliquei bem, quando eu digo baixar a tenção é mesmo para baixar dos 36V , o meu está a trabalhar a 13V e também é de 36V.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Acho que continuas a não te explicar bem,Se calhar não me expliquei bem, quando eu digo baixar a tenção é mesmo para baixar dos 36V , o meu está a trabalhar a 13V e também é de 36V.

o que queres dizer é que se aplicares os 30V no motor, ele vai "rodar" neste caso avançar muito depressa, provocando um grande choque na estrutura.
ao baixar a voltagem, esse avanço vai ser muito mais suave, não provocando grande "impacto" no conjunto.
(corrige-me se tiver enganado)
-
Boas malta !!!!!!
Na verdade o ideal e trabalhar, na tensão nominal dos motores.
Não acho que a rotação lenta destes rotores provoque qualquer impacto na estrutura, pelo menos a minha e muito resistente.
O que me preocupa e os rotores e não a estrutura .
Mas por outro lado percebo a intensão, afinal para um seguidor solar, não há pressas, o rotor pode ir rodando lentamente, por exemplo!
Se um motor de 36v ligarmos a uma fonte de 12v , ele vai rodar a cerca de 33,3 % mais lentamente que a sua rotação normal.
Isto num seguidor e na boa, mas por exemplo se fosse através de um controlo remoto, como tenho atualmente, era uma grande seca .
Abraços......
Na verdade o ideal e trabalhar, na tensão nominal dos motores.
Não acho que a rotação lenta destes rotores provoque qualquer impacto na estrutura, pelo menos a minha e muito resistente.
O que me preocupa e os rotores e não a estrutura .
Mas por outro lado percebo a intensão, afinal para um seguidor solar, não há pressas, o rotor pode ir rodando lentamente, por exemplo!
Se um motor de 36v ligarmos a uma fonte de 12v , ele vai rodar a cerca de 33,3 % mais lentamente que a sua rotação normal.
Isto num seguidor e na boa, mas por exemplo se fosse através de um controlo remoto, como tenho atualmente, era uma grande seca .

Abraços......

-
- Membro Gold
Nem mais, é precisamente por vias do impacto, e para uma estrutura em questão quanto mais devagar melhor.Acho que continuas a não te explicar bem,
o que queres dizer é que se aplicares os 30V no motor, ele vai "rodar" neste caso avançar muito depressa, provocando um grande choque na estrutura.
ao baixar a voltagem, esse avanço vai ser muito mais suave, não provocando grande "impacto" no conjunto.
Eu inicialmente também tinha a tenção alta, baixei para 24V mesmo assim levava cada coice que até metia dó, agora está a 13V maravilha nem se escuta, a estrutura não sofre, o motor também não, em dias de vento facilita o motor.
Bem eu tenho um seguidor de luminosidade com programação, ele faz uma sondagem de X em X tempo, e só manda corrente para o motor de x em x tempo.
-
Bem Esteves não percebo como o seu motor da coice!Esteves Escreveu:Nem mais, é precisamente por vias do impacto, e para uma estrutura em questão quanto mais devagar melhor.Acho que continuas a não te explicar bem,
Eu inicialmente também tinha a tenção alta, baixei para 24V mesmo assim levava cada coice que até metia dó, agora está a 13V maravilha nem se escuta, a estrutura não sofre, o motor também não, em dias de vento facilita o motor.
Bem eu tenho um seguidor de luminosidade com programação, ele faz uma sondagem de X em X tempo, e só manda corrente para o motor de x em x tempo.
Será mais rápido do que o meu?
O meu mesmo a 33v contando com as perdas, e muito lento.
Mesmos nos testes que fiz antes , sem o peso da estrutura, era Bem lento.
Fique curioso do sistema aplicado no seu seguidor!
Nunca tinha pensado nisso !
Assim os rotores São solicitados menos vezes, interessante.
Abraço.......

-
Acabei de mudar o sistema de ventilação no meu quadro.
Agora ficou com sistema de coolers de alta eficiência, regulados por um circuito controlador com termistor, quando o quadro atinge uma determinada temperatura eles começam a ventilar, quanto mais calor mais ventilação eles produzem.
Já fiz um teste com um secador de cabelo, com o máximo de calor, e o sistema está muito eficiente.
Os coolers estão preparados para trabalhar em altas rotações.
Isto para reduzir ao máximo a solicitação dos coolers de inversor e controlador.
Abraços…….
Agora ficou com sistema de coolers de alta eficiência, regulados por um circuito controlador com termistor, quando o quadro atinge uma determinada temperatura eles começam a ventilar, quanto mais calor mais ventilação eles produzem.
Já fiz um teste com um secador de cabelo, com o máximo de calor, e o sistema está muito eficiente.
Os coolers estão preparados para trabalhar em altas rotações.
Isto para reduzir ao máximo a solicitação dos coolers de inversor e controlador.
Abraços…….
- Anexos
-
- Cooler.jpg (84.13 KiB) Visto 2807 vezes

-
- Membro Gold
Boas!Bem Esteves não percebo como o seu motor da coice!
Abraço.......
O termo que eu usei do coice foi para dar a entender que quanto mais devagar andar menor é o impacto na estrutura, como eu já disse ajuda bastante nos dias de muito vento.
Quanto ao sensor de luminosidade que eu tenho é de facto o melhor sistema, porque assim só manda a corrente para o motor quando há sol e quando o mesmo se desloca, porque fazer isso manualmente é muito chato, e não tem o aproveitamento total, a não ser que todos os dias e horas estejam a dar comandos aos motores.
Outra situação, para não estar a ler o tópico todo, pergunto que é mais rápido, no caso da iluminação da casa sendo ela a 12 volts quando faltam as baterias a iluminação é alimentada por? E de que forma? Manual ou automática?
Vi algures num post mais 2 baterias para ter mais acumulamento de energia, bem ajuda mas na minha opinião e como eu já há mais pessoal por ai a fazer igual, como já expliquei algures por ai, o ideal é produzir e gastar e usar as baterias para picos mais elevados e para uma situação de descuido caso o consumo seja mais elevado que a produção, isso sim é que é o melhor aproveitamento que se pode dar a um sistema como esse e outros parecidos.
Quando não há alternativa fazer passar as cargas pesadas para a rede e a restante carga (baterias) gastar em cargas leves, tipo iluminação. Eu tenho trabalhado assim e é o melhor para tudo, saúde para as baterias, poupar o inversor das cargas pesadas e logo não consome durante a noite, quando o meu sistema passa para a rede é na tenção dos 23,7 volts, mas assim que passa para a rede as baterias ganham mais tenção porque deixam de estar em descarga violenta, logo ficam na casa dos 24.5 volts ou mais, o que quer dizer que a iluminação fica a vontade até ao outro dia sem baixar dos 24 volts, mesmo que no outro dia não haja sol a pouca claridade que há sempre ajuda a dar alguma carga as baterias para mais uma noite de iluminação.
Temos que nos convencer que no nosso inverno não podemos pedir o que não há, isto no caso do sol, os nossos sistemas serão mais rentáveis nos dias de mais horas de sol, porque gastar a carga das baterias é rápido, carrega-las é pior.
-
Fica mais que provado as performances deste controlador!
Ora vejam, 4 painéis fotovoltaicos com 235 watts cada x 4 : 940 watts, se num dia, quase de inverno, o controlador debita 934 watts, não é necessário dizer mais nada!
A Outback esta de parabéns, pois fizeram um bom trabalho.....
Quem quiser rentabilizar a sua produção ao máximo, sem duvida que aconselho este controlador.
Ora vejam, 4 painéis fotovoltaicos com 235 watts cada x 4 : 940 watts, se num dia, quase de inverno, o controlador debita 934 watts, não é necessário dizer mais nada!
A Outback esta de parabéns, pois fizeram um bom trabalho.....
Quem quiser rentabilizar a sua produção ao máximo, sem duvida que aconselho este controlador.
- Anexos
-
- Outback5.jpg (146.3 KiB) Visto 2710 vezes

-
Boas Esteves!Esteves Escreveu:Boas!Bem Esteves não percebo como o seu motor da coice!
Abraço.......
O termo que eu usei do coice foi para dar a entender que quanto mais devagar andar menor é o impacto na estrutura, como eu já disse ajuda bastante nos dias de muito vento.
Quanto ao sensor de luminosidade que eu tenho é de facto o melhor sistema, porque assim só manda a corrente para o motor quando há sol e quando o mesmo se desloca, porque fazer isso manualmente é muito chato, e não tem o aproveitamento total, a não ser que todos os dias e horas estejam a dar comandos aos motores.
Outra situação, para não estar a ler o tópico todo, pergunto que é mais rápido, no caso da iluminação da casa sendo ela a 12 volts quando faltam as baterias a iluminação é alimentada por? E de que forma? Manual ou automática?
Vi algures num post mais 2 baterias para ter mais acumulamento de energia, bem ajuda mas na minha opinião e como eu já há mais pessoal por ai a fazer igual, como já expliquei algures por ai, o ideal é produzir e gastar e usar as baterias para picos mais elevados e para uma situação de descuido caso o consumo seja mais elevado que a produção, isso sim é que é o melhor aproveitamento que se pode dar a um sistema como esse e outros parecidos.
Quando não há alternativa fazer passar as cargas pesadas para a rede e a restante carga (baterias) gastar em cargas leves, tipo iluminação. Eu tenho trabalhado assim e é o melhor para tudo, saúde para as baterias, poupar o inversor das cargas pesadas e logo não consome durante a noite, quando o meu sistema passa para a rede é na tenção dos 23,7 volts, mas assim que passa para a rede as baterias ganham mais tenção porque deixam de estar em descarga violenta, logo ficam na casa dos 24.5 volts ou mais, o que quer dizer que a iluminação fica a vontade até ao outro dia sem baixar dos 24 volts, mesmo que no outro dia não haja sol a pouca claridade que há sempre ajuda a dar alguma carga as baterias para mais uma noite de iluminação.
Temos que nos convencer que no nosso inverno não podemos pedir o que não há, isto no caso do sol, os nossos sistemas serão mais rentáveis nos dias de mais horas de sol, porque gastar a carga das baterias é rápido, carrega-las é pior.
Eu não tenho o inversor desligado durante o dia, e só ligo a noite, para consumir a cargas das baterias.
Quando a luz durante o dia, pelo menos para Cosumos imediatos, o inversor istá sempre ligado.
E o que sobra dos cosumos ao longo do dia, vai para as baterias, para quando não ouver sol.
E preciso não esquecer que as baterias estacionarias, carregam mas rápido, e se descarregar mais lentamente que as baterias de tração.
Sei bem disto porque tenho dos dois tipos de baterias.
A respeito da luz da casa toda a 12v faltar! Caso que nunca aconteceu, porque tenho um bom banco de baterias, relativamente ao cosumo.
Não ha problema, continuei a ficar com vários pontos de luz a 220 v ligados a rede.
Mas pelas minhas contas tenho stock nas baterias pelo menos 5 dias sem receber qualquer carga solar.
A respeito do seu seguidor, muito interessante, nem imagina o que me custa não poder colocar um seguidor na minha estrutura, apesar de não me custar nada rodar com o comando, mesmo da oficina através do monitor, mas pronto .
Mas quem sabe mais à frente modifico isto tudo!!!!
Gosto e sempre gostei de experimentar coisas novas, e nas energias alternativas não vai ser exceção.
E apesar de ser um novato aqui no fórum! e nas energias renováveis, Já aprendi muito com vocês.... e quero continuar aprendendo.....
Resumindo, não me arrependo de ter investido nas renováveis.
Apesar de continuar a receber algumas críticas, que nunca vou ter retorno do investimento, mas não faz mal...
Abraço Esteves, tens aí um belo projecto.

-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
bem, adorei ler esta parte! espero que assim seja, pois da única vez que inverti no teu tópico fiquei com ideia totalmente diferente e nunca mais comentei.Emanuel Couto Escreveu: E apesar de ser um novato aqui no fórum! e nas energias renováveis, Já aprendi muito com vocês.... e quero continuar aprendendo.....
Resumindo, não me arrependo de ter investido nas renováveis.
Apesar de continuar a receber algumas críticas, que nunca vou ter retorno do investimento, mas não faz mal...
se reparares as criticas que o pessoal faz são criticas para evoluíres e não deitar abaixo!
e algo que ando para te dizer a muito tempo, colocas-te a fasquia demasiado alta ao inicio, mas agora é agarrar e ultrapassar!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."