EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:mete as de 120 led's de stop, deves ficar satisfeito!
Nem me tinha lembrado dessa lãmpada que até me esta a sobrar... é capaz de dar para o efeito sim senhor! Amanhã já testo ;)
visitante2 Escreveu:O problema dos leds é serem muito direcionais :roll:
E até tive o cuidado de comprar lampadas com os leds orientados em vários sentidos... mas mesmo assim não é aquela coisa... :? Se bem que eu tenho ideia de ter comprado lampadas com luz branca para os piscas, e acabaram por vir já com luz ambar(posso ter-me enganado na encomenda - ainda não confirmei), é que dá-me impressão que a luminusidade também é inferior por causa disso.

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Na DT coloquei lâmpadas de 13 led's e dão mais luz do que as de filamento (têm o mesmo casquilho), tive que colocar um relé eletrónico para a comutação.
http://www.ebay.com/itm/370463840272?ss ... 1497.l2649" onclick="window.open(this.href);return false;

Acho que deves comprar das lâmpadas deste tipo, ou seja, com os led's em bruto e luz branca. sem qualquer vidrinho a cobrir, dão muita luz.
Estou a pensar em colocar na pequena chinesinha também, mas para isso tenho que mandar vir outro relé e as obras agora são na DT.
No farolim traseiro já estão a led's, transformei uma de 2 filamentos com duas de led's deste tipo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

civic Escreveu:Na DT coloquei lâmpadas de 13 led's e dão mais luz do que as de filamento (têm o mesmo casquilho), tive que colocar um relé eletrónico para a comutação.
http://www.ebay.com/itm/370463840272?ss ... 1497.l2649" onclick="window.open(this.href);return false;

Acho que deves comprar das lâmpadas deste tipo, ou seja, com os led's em bruto e luz branca. sem qualquer vidrinho a cobrir, dão muita luz.
Estou a pensar em colocar na pequena chinesinha também, mas para isso tenho que mandar vir outro relé e as obras agora são na DT.
No farolim traseiro já estão a led's, transformei uma de 2 filamentos com duas de led's deste tipo.
É isso mesmo civic!
Eu tinha mandado vir umas destas também http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI. ... OU:ES:1120
Iam servir para minimos à frente e iluminação do painel de instrumentos. Uma delas coloquei como sinalizador da luz de máximos e tive que a tirar, pois ontem à noite saí com a mota e sempre que ligava os máximos, parecia que ficava com uma lanterna apontada a mim! :lol:
Hoje de manhã, e depois de alterar o farolim traseiro com a dica do g_card, resolvi experimentar uma dessas num pisca e confirmo que também fiquei com a sensação que dava mais luz que a de filamento. Experimentei até com a mota ao sol e via-se bem pelo que provavelmente vai ser a solução que vou implementar. Agora das duas uma... ou altero o encaixe dos farolins para usar estas que tenho (que já sei que são boas, pois têm 20 leds) ou tento encontrar iguais com o casquilho certo. Como disse, o pisca-pisca fica ligeiramente mais lento (visto que no painel também mudei para led), mas nada demais, pelo que não devo fazer mais nenhuma alteração! ;)

Já agora deixo a modificação que fiz no farolim traseiro conforme tinha sugerido o g_card:

Imagem

Imagem

Não registei o resultado em funcionamento, mas confirmo que ficou à maneira! ;)

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Isso não será demasiada luz na traseira?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

é para já o mal dos Led's... a "pouca" luz que deixam.. :/
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

Mumia Escreveu:é para já o mal dos Led's... a "pouca" luz que deixam.. :/
desculpa mas estas enganado, basta procurar e encontras boas soluções.
o problema é que as luzes que se encontram de led's a venda são feitas por defeito.
Imagem
por exemplo o pessoal tem a mania de meter lâmpadas com perto de 20led's, ora isso da perto de 1.5W, com isso claro que não há milagres.
imagina que eu estou a pensar desenvolver os farois de nevoeiro do meu carro com led's de 30W, que da perto de 2400 Lumens, coisa que esta bem acima das melhores lâmpadas de halogéneo 55W (Philips Xtreme Power, Osram Night Breaker : 1780 Lumens), só ainda não fiz para luzes normais devido as questões legais.

o amigo Lopes esta a ir no bom caminho.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

civic Escreveu:Isso não será demasiada luz na traseira?
Nahh, aquelas 2 luzes de cada lado, mesmo ligadas para dar intensidade máxima são fraquitas. A do meio acaba por cumprir bem a função de stop.
g_card Escreveu:Imagem
por exemplo o pessoal tem a mania de meter lâmpadas com perto de 20led's, ora isso da perto de 1.5W, com isso claro que não há milagres.
Foi mesmo dessas que erradamente acabei por comprar para a função de piscas (cor ambar).
g_card Escreveu:o amigo Lopes esta a ir no bom caminho.
Obrigado! ;)
Também quero que este projeto sirva de exemplo para outros users que mais tarde queiram fazer a mesmo modificação. Assim ficam a saber o que devem ou não instalar.

Procurando bem, acho que acabamos por encontrar boas alternativas à iluminação sem comprometer a respectiva segurança - coisa que eu não quero de maneira nenhuma descurar.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

falei simplesmente das "comuns" que por aí se vêm... ;)

elas que venham que eu sou adepto...
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

Mumia Escreveu:falei simplesmente das "comuns" que por aí se vêm... ;)

elas que venham que eu sou adepto...
também só te dei a conhecer o resto do que há por ai amigo!
ainda a tempos gozei com um colega por não conseguir ver nada a fazer marcha atrás, pois também tinha la led's manhosos que só servem para pisa papeis.

quero ver é o amigo lopes a montar esses 10W led na frente!
amigo lopes já agora deixo aqui um link no que eu ando em olho
http://www.ebay.co.uk/itm/10W-4-90-Deg- ... 2c66a09e51" onclick="window.open(this.href);return false;
mas ainda não vi testes com isso e lentes não percebo grande coisa, por isso esta em analise.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:amigo lopes já agora deixo aqui um link no que eu ando em olho
http://www.ebay.co.uk/itm/10W-4-90-Deg- ... 2c66a09e51
mas ainda não vi testes com isso e lentes não percebo grande coisa, por isso esta em analise.
Pelo diametro (apenas 44,4mm) parece-me pequena... pelo que a utilização secalhar será mais apropriada para lanternas e coisas do género, mas nunca se sabe...
Os leds de 10w teimam em não chegar e a iluminação da frente ainda está sem alterações.

Entretanto, e aproveitando que estou de férias e a liberty tem rodado menos, levei a roda da frente ao torneiro como já tinha dito que ia fazer para tentar rectificar os apoios do disco e tentar eliminar a trepidação ao travar.

Colocámos a roda no torno, metemos aquilo a rodar, e ups... :shock: credo... a jante está empenadíssima. Qualquer das formas tentou-se rectificar o sitio onde apoia o disco, mas com a roda assim milagres não há e o resultado não foi o esperado pois ficou praticamente igual.

Já em casa e com a mota montada lembrei-me de levantar a roda e ir rodando e vendo em que sitio o disco mais prendia nas pastilhas. Fui colondo pequenos pedaços de papel de aluminio nos respectivos apoios até que o disco ficasse o mais direito possível com o sistema de travagem. Não é aquela coisa, mas parece ter melhorado um pouco - ainda está em testes.

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

915kms rodados a litio

Isto tem andado pouco, a mulher não pode andar, e ainda por cima meteram-se as férias pelo meio, pelo que os kms vão se somando pouco a pouco, mas vão! :) A partir de setembro ela começa a andar mais ums kms...

Com isso também vai havendo tempo para algumas alterações... a iluminação a LED quase implementada! Faltam mesmo só as luzes principais máximos/medios - a instalação dos led´s de 10w aqui não é fácil pela questão destes precisarem de MUITO BOA refrigeração - acho que até já queimei um deles só nos testes por causa disso - o que vale é que ainda há vendedores no eBay consciênciosos e acabaram por me devolver o dinheiro da unidade que queimou :P - lá mais para a frente penso nessa solução.

Todo o resto está a led!
Nos piscas, alterei os casquilhos para usar as lâmpadas descritas atrás que eu já sabia que davam luz suficiente. Como o rele também não era caro (menos de 2€), mandei vir um também e sempre é um pouco mais rápido que o que tinha instalado. Também já tenho um interruptor para usar nos intermitentes, mas ainda não instalei... é a seguir! :)

O resultado atual é este:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fE2ZI7CqhAU&feature=plcp[/youtube]

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Bem isso tá mesmo numa moto nova . Parabéns.
Os led também ficaram muito bem.
Live long and prosper!

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

gosto da luz que dá ao travar... quer-se um video de diaaa ;)

Parabens... mt catita ;)

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:gosto da luz que dá ao travar... quer-se um video de diaaa ;)
ups, nunca mais me lembrei, mas arranja-se! ;)

Entretanto calhou bem este fim-de-semana Ferreira do Zêzere entrar para Guiness com a maior omolete do mundo, para eu bater um recorde também com a liberty... 6000kms - primeiros 1000kms a litio! ;)

Imagem

Entretanto resolvi avançar com mais um projecto que já tinha pensado à uns tempo para aplicar numa scooter eletrica... o material já começou a ser encomendado, e nem sei se vou estar à altura para o implementar, mas não custa nada tentar! :D
E mais não posso dizer, porque depois posso ter que registar a patente! :lol: :lol:

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

venham de lá essas news....

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:venham de lá essas news....
O projeto vai demorar! É coisa para levar com calma, pois vou ter que ir ao fundo do baú buscar os livros de programação e electrónica! :lol:

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Bom .. esse mostrador!!!!!!
Parabens!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

lopes Escreveu:O projeto vai demorar! É coisa para levar com calma, pois vou ter que ir ao fundo do baú buscar os livros de programação e electrónica! :lol:
o povo aguenta ;) so é precisooo ir contando bocadinhos pequenos :P

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Parabéns pelos primeiros 1000 km a lítio! Que faças muitos sem problemas!

Abre um tópico na área de projectos e conta-nos tudo sobre esse novo projecto.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Só agora vi com atenção este DB... Muitos parabens ao dono desta Ecoliberty. Excelente trabalho e vai partilhando.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”