EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu:... O travão de trás também não é aquela coisa, e o ideal mesmo era conseguir instalar travão de disco atrás também... dava um projecto engraçado! :P

- Instalar carregador onboard.

- Instalação de xenon. ...
O travão de trás na minha, quando o tirei fora e lixei suas superficies de pastilha, ficaram muito eficientes e sem chiadeiras.

Pensei que já tinhas o carregador onboard...

O xenon, recomendo só se for muito bem protegido electricamente... Seu arranque é feito com tensões de 20KV ou superiores.

Já me avariou o voltimetro (igual a esse que tens) e um odometro de bicicleta. É preciso ter muito cuidado!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:O travão de trás na minha, quando o tirei fora e lixei suas superficies de pastilha, ficaram muito eficientes e sem chiadeiras.

Pensei que já tinhas o carregador onboard...

O xenon, recomendo só se for muito bem protegido electricamente... Seu arranque é feito com tensões de 20KV ou superiores.

Já me avariou o voltimetro (igual a esse que tens) e um odometro de bicicleta. É preciso ter muito cuidado!
Também desmontei o tambor da minha logo de inicio, e passei lixa quer nos calços quer na polie, mas não melhorou muito. Existe uma parte da roda que trava mais que outra, e logo não o posso ter muito afinado senão começa a roçar - logo perco eficiência.

O carregador ainda não está onbord, mas já lá está o espaço guardado para ele... tenho um outro carregador avariado que se fosse de fácil reparação ainda o aproveitava para lá meter, senão lá mais para a frente compro outro.

Sobre a iluminação a xenon... pois também tenho esse receio do arranque. A ideia mesmo era meter tudo a led's mas parece-me que ainda não exista uma lâmpada suficientemente forte e eficiente para poder substituir o halogénio. Mas vou pesquisar sobre isso! ;)

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Amigo Lopes ,

Na kellycontrollers há kits de travão disco traseiro .

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Amigo Lopes ,

Na kellycontrollers há kits de travão disco traseiro .
Já fui espreitar e já encontrei... era isso mesmo
O único problema é a minha roda que não está adaptada com furação para levar disco. Teria que se inventar um bocado.

Entretanto também já encontrei no eBay o disco da frente que ficaria em cerca de 40€ com portes vindo de inglaterra (sem alfandega). Vou ver quanto me pedem para rectificar este... até porque também tenho que confirmar se não será a própria jante empenada.

No fim de ter o da frente bom, logo vejo se me compensa investir no de trás, pois penso que depois não vai valer a pena esse investimento.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

marcopns Escreveu:Compra daqui que é mais barato.
http://stores.ebay.co.uk/Kevin-Motor-Pa ... ce=message
Embora com outro desenho as dimensões são iguais, e a furação também me parece a mesma mas tenho que confirmar. Embora corra o risco de pagar alguma coisa de alfandega, fica sempre mais barato... quase que não me compensa mandar rectificar este, pois ainda me devem pedir alguns 15 ou 20 euros...
Obrigado marcopns ;)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Acho que para esses valores não se paga alfândega...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu:Acho que para esses valores não se paga alfândega...
Melhor ainda! ;)

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Alguém sabe como pôr a mota a dar os 4 piscas? Será que isso se faz ligando os 3 fios que vão ao interruptor dos piscas? À pouco era para ter experimentado, mas não tive tempo.

Outra questão... com o frio é normal a mota/baterias perderem rendimento? Tenho notado nestes dias mais frios que perde um pouco de andamento nas subidas, mesmo sem que o voltimetro acuse muita queda de tensão. É normal?

Abraço,

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

lopes Escreveu: Alguém sabe como pôr a mota a dar os 4 piscas? Será que isso se faz ligando os 3 fios que vão ao interruptor dos piscas? À pouco era para ter experimentado, mas não tive tempo.
Mesmo sem ainda o ter feito, acho que é isso mesmo!
lopes Escreveu:Outra questão... com o frio é normal a mota/baterias perderem rendimento? Tenho notado nestes dias mais frios que perde um pouco de andamento nas subidas, mesmo sem que o voltimetro acuse muita queda de tensão. É normal?
Se nas subidas o consumo é de uns 50A, será natural que o devito das baterias com tempo mais frio seja inferior, e nesse caso estamos a falar de correntes superiores a 1C, será ainda mais natural (penso eu de que). :)

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ora aqui está uma coisa que a mim me anda a dar a volta aos (poucos) neurónios... ;) a ausencia dos 4piscas... ainda tenho de ver bem a coisa e inventar algo... :)

sim sim que se vá embora o frio que elas ficam bem mais irrequietas com o calor ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:ora aqui está uma coisa que a mim me anda a dar a volta aos (poucos) neurónios... ;) a ausencia dos 4piscas... ainda tenho de ver bem a coisa e inventar algo... :)
Se calhar ainda hoje vou fazer essa verificação.

A semana passada quando resmovi essa parte para colocar lá do comandos os meu "CB", reparei que o interruptor tem 3 fios que devem funcional da seguinte forma:

|_| | - liga pisca esquerda
| |_| - liga pisca direito

logo faz sentido que se estiver |_|_| ligue os 4 piscar, né? :D

Depois testo e informo! ;)

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

lopes Escreveu:...logo faz sentido que se estiver |_|_| ligue os 4 piscar, né? :D
Eu tenho assim na minha e... funciona ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

t3lmo Escreveu:
lopes Escreveu:...logo faz sentido que se estiver |_|_| ligue os 4 piscar, né? :D
e como ficou o "botão" ?

andava pensar tipo arranjar um do género da buzina assim tipo por baixo ou no seguimento do da buzina, ficava interessante ;)
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:
t3lmo Escreveu:
e como ficou o "botão" ?

andava pensar tipo arranjar um do género da buzina assim tipo por baixo ou no seguimento do da buzina, ficava interessante ;)
Está comprovado!
Ainda não implementei, mas à pouco fiz o teste... bastou chantar os 3 fios do interruptor que a liberty ficou logo com 4 piscas! ;)
Ver se arranjo por ali um bom sitio para colocar um interruptor que tem que ser de 2 contactos (não pode ser simples). O da buzina já deu lugar a semana passada aos comandos do CB, logo no meu caso tenho que arranjar outro sitio.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

uhmmm boas noticias... tava a dizer um "igual" ao da buzina para nao destoar da coisa ;)

uiiiii andas sem buzina?????????

outra coisa boa que se devia fazer (pelo menos nas Predator) é fazer com que mesmo quando as motas não ligam por alguma razão... os MINIMOS dêm para ligar, ou ou 4 piscas vá... uma dessas coisas.... (segurança) ;)

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:uiiiii andas sem buzina?????????
Nah!
Estas chinesinhas vêm com 2 botões para a buzina - um de cada lado, e um chega muito bem! :)
Mumia Escreveu:outra coisa boa que se devia fazer (pelo menos nas Predator) é fazer com que mesmo quando as motas não ligam por alguma razão... os MINIMOS dêm para ligar, ou ou 4 piscas vá... uma dessas coisas.... (segurança) ;)
Concordo e subscrevo! ;)

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

aahhh assim ok.. clarooo é de aproveitar :P

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

A liberty por cá vai andado, pouco mas anda! :P

220Kms a litio (sem contar com os testes) e até agora nada de especial a apontar, é carregar e andar, com algumas pequenas manutenções pelo caminho.

Falta-me ainda rever a questão dos travões, mas depois de umas marteladas até consegui que o disco não ficasse com tanta vibração... :lol: mas lá mais para a frente tenho que comprar outro.

Também tive que rever algumas fixações das carenages, pois algumas tinham partido no passado, e até pensei que as existentes chegavam... até começar a andar em cima de paralelos! :lol: Credo... parecia que desmontava tudo... Uns pequenos ajustes e ficou fino.

Também regulei a suspenção para o nível mais "macio", pois com a troca das baterias ela ficou bem mais leve. Nem os meus 80Kg a conseguiam baixar.

Hoje de manhã fui dar uma vista de olhos às obras da futura A13 aqui pertinho - arrisco-me a dizer que a liberty foi o primeiro veiculo eletrico a pisar aquele alcatrão! :lol: No regresso a casa, já depois de 20kms feitos, e exactamente na mesma subida de há uns tempos atrás, puf - o disjuntor disparou pela segunda vez (a escaços metros da outra vez). A subida é mesmo acentuada, mas até nem é muito prolongada nem estava muito calor, mas o disjuntor estava bem quentito. Assim, acho que está à vista a troca do atual disjuntor de 32A para 62A...
A minha dúvida é se o devo fazer sem tomar mais nenhuma precaução, pois não me recordo de ver por aqui muita gente a quem desligue frequentemente o disjuntor. Lembro que a minha liberty não tem o limitador que já vi em outras, e por consequência deve andar com ao amperes lá mais por cima em situações de esforço. Mudar o Disjuntor chega?

Abraço,

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Oi Lopes,
É semre bom saber que estas pequenas andam por aí! :D
(A minha ainda na semana passada fez um passeio de 240km, e com uma média fantastica de 45km/h, nunca me tinha acontecido... :o )

lopes Escreveu:...a troca do atual disjuntor de 32A para 62A...
A minha dúvida é se o devo fazer sem tomar mais nenhuma precaução, pois não me recordo de ver por aqui muita gente a quem desligue frequentemente o disjuntor. Lembro que a minha liberty não tem o limitador que já vi em outras, e por consequência deve andar com ao amperes lá mais por cima em situações de esforço. Mudar o Disjuntor chega?
Acho que poderias ficar por um de 40A... já são 410W de diferença!

Actual: 16 x 3,2V x 32A = 1638W

Depois: 16 x 3,2V x 40A = 2048W

O disjuntor na minha Flash também é de 32A e apenas uma vez ele disparou (mas numa brutal subida de largos kms), e isto entende-se pois apenas 15 em série, faz com que o controlador diminua a potência, logo menos corrente e menos aquecimento. Já tenho um de 40A para o colocar quando fizer o aumento para a série de 17.

Actual: 15 x 3,2V x 32A = 1536W

Depois: 17 x 3,2V x 40A = 2176W

Penso que não necessito de mais, pois o controlador não deverá fornecer tanto continuamente (penso eu).

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”