Ontem à tarde entreguei a mota para ser alvo de duas modificações importantes - uma para a durabilidade e modo de condução da mota, e outra para as viagens que se aproximam.
Finalmente vi-me livre daquela imagem feia e horrível do veículo estranho que estava no mostrador grande da direita. Pedi para instalar um computador de bordo, CB. Para os leitores recentes, trata-se de um ecrã com cinco informações - Tensão das baterias (em Volts), Intensidade da corrente (em Ampéres, quando a mota acelera ou regenera), Autonomia prevista (em Km), 9 barras com a carga da bateria (agora com 4 verdes, 3 amarelos e 2 vermelhos, em lugar dos 5 led's verdes, 2 laranja e 2 vermelhos que saíram do mostrador pequeno da esquerda, para onde foi mudado relógio azul choque) e, finalmente, um ponteiro que oscila para baixo e para cima consoante se acelera ou trava, respetivamente. Os valores da intensidade da corrente são negativos quando se acelera (pois a carga diminui) e positivos na situação inversa.
Está feita a apresentação do novo equipamento.
Os motivos pelo qual decidi instalar foram que com o voltímetro tinha uma noção qualitativa da quantidade de carga que estava a tirar às baterias enquanto andava, mas sempre tive preocupação em saber exatamente o valor da tensão das baterias para evitar descargas muito fortes e, consequentemente, alterar a longevidade delas. O ponteiro do voltímetro é um bom instrumento pois costumo evitar andar a fundo e com o ponteiro no segundo traço (o 3/4). Por exemplo, a viagem até Pombal foi com o voltímetro entre o H e o traço 4/4, mas o regresso já foi uma viagem diferente, pois vinha a olhar para os valores da tensão (por volta dos 73V) e para os valores da corrente (entre os -30 e -40A). Claro que nas subidas os valores da corrente aumentavam para os -60, -70 ou -90A, mas multiplicando U x I a potência com que fiz a viagem rondou os 3000W. Já em Coimbra, fui enrolar o punho nas subidas mais íngremes da cidade e a corrente atingiu os -125A, o que durante a subida fez disparar a potência para mais que 8000W. É este género de informação que acho que é importante para o dia a dia - consumos e longevidade!
Uma diferença abismal, que terei que me habituar de novo, está relacionada com a nova escala das barras. Antes tinha 9 led's e agora são 9 barras. Só que desde que saí de Pombal até chegar à primeira paragem, em Condeixa, não se apagou nenhuma barra, apesar dos valores da autonomia irem decrescendo - carga máxima = 120Km. Cheguei à saída de Condeixa com cerca de 85-90Km e estava convencido que aquilo estivesse congelado, e só depois de umas duas subidas em que acelerei mais um pouco é que a primeira barra se apagou. Conclusão, como agora tenho menos uma barra verde e mais uma amarela, então percorro mais Km's até a primeira se apagar. Há pouco fui ao Forum (a mota ficou a carregar uns 15, 20 minutos), fiz cerca de 20km, e cheguei a casa com tudo aceso!
A parte engraçada é o show de cores que agora tenho - azul choque do relógio, vermelho suave do velocímetro, multicolor do CB e vermelho soft do voltímetro. Só falta um LCD para ver filmes
A segunda modificação foi pedir para ter uma ficha daquelas especiais (que já não me lembro o nome...) para ligar o segundo carregador para as viagens dos encontros e outras que venham
Agora as fotos para animar a malta