Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por tavares »

Roger a Jazz Escreveu:Mais uma questão: Conhecem alguém aqui no fórum que tenha feito esta aplicação do gerador?
Não . Todos detestamos gasolina e diesel. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Pois, faz todo o sentido ;) Eu também detesto, mas uma pequena ajuda dos combustiveis fósseis pode ajudar e assim reduzir a pegada!


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por tavares »

Já dei como exemplo a scooter PGO iDEP que tem duas tecnologias de bateria , um pack de gel/chumbo e outro amovivel de litio , sendo o pack de litio utilizado como extensor de autonomia.

Porquê não pegar nesses cerca de 1000 euros que custa o gerador e investir num pack de litio?

Este pack seria usado como extensor e seria amovivel da mota , um pack de 40Ah pesaria cerca de 20Kgs.


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Muito bem! Isso seria perfeito e preferia, claro que sim. Mas como coloco esse pack na minha scooter?

Lembro-me perfeitamente de teres dado esse exemplo, mas não tinha entendido que seria possível essa aplicação numa scooter já construida de outra forma. Acabei por ficar com a sensação que todos defendiam a troca das baterias! Mas se isso é possível, força, estou desse lado, ainda por cima amoviveis...

Então como se faz?


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por tavares »

Roger a Jazz Escreveu:Muito bem! Isso seria perfeito e preferia, claro que sim. Mas como coloco esse pack na minha scooter?

Lembro-me perfeitamente de teres dado esse exemplo, mas não tinha entendido que seria possível essa aplicação numa scooter já construida de outra forma. Acabei por ficar com a sensação que todos defendiam a troca das baterias! Mas se isso é possível, força, estou desse lado, ainda por cima amoviveis...

Então como se faz?
Eu acho que é mais fácil colocar um pack de litio do que um gerador , nem que seja debaixo do banco.

O gerador se o levas á frente das pernas , queimas-te , se o levas numa base tipo top-case acho que é muito peso e poderá provocar algum desequilibrio.

Eu também estou a pensar colocar um pack desses , assim no dia-a-dia usaria as de chumbo para uma viagem fora da autonomia dela levaria este pack suplente .

O Jmal tem uma solução destas na mota dele , com a diferença que a dele é sempre litio.

Não sei dizer qual a melhor forma de utilizar os dois packs sendo de tecnologias diferentes:

- Esgotar o pack de chumbo e depois ligar o de litio?
- Utilizar parte do pack de chumbo e depois ligar o de litio?
- Utilizar sempre os dois em paralelo?

Para mim isto seria sempre só temporário porque não volto a comprar outro pack de chumbo, quando esta morrerem a mota será litizada.


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Isso é que é uma maravilha. Claro que prefiro essa opção!

O Jmal tem isso publicado em algum sitio do fórum?


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por tavares »

Roger a Jazz Escreveu:O Jmal tem isso publicado em algum sitio do fórum?
No DB dele está.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Volt »

É o DB de mais um cromo com uma scooter eléctrica... :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por david_neves »

Roger a Jazz Escreveu:O gerador é da Honda e custa 730 euros. A Yahma também os tem muito semelhantes, mas não sei o custo. Vou ver se consigo amanhã saber.

Sem duvida que colocaria baterias de litio se o preço fosse inferior a 1000 euros. Mas até à data pedem-me 1500 euros e isso é muito para os poucos km a mais que preciso. Daí que tenha pensado nesta solução.

Também pensei colocar um aerogerador à frente da mota, mas não sei como canalizar a energia electrica para as bateris!
1500euros custa muito a ganhar / 950euros vendo as minhas 22 celulas 40ah todas certinhas 3.41v:P

A ideia do gerador ate tem pernas para andar quando se quer fazer distancias que as baterias de litio nao conseguem, senao keres ficar parado de 100 em 100km 2 ou 3 horas a carregar a mota mas isso implica queres ir ao porto e depois ao alentejo para ver rentavel se fores por esse caminho tambem tens que ver que ë uma ideia ilegal e que podem te apreender a mota.
por ex:os meus 2816wh na tua 4000w decerteza que da para fazer os teus 60km a fundo sem te acabar a carga...
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por david_neves »

tavares Escreveu:Já dei como exemplo a scooter PGO iDEP que tem duas tecnologias de bateria , um pack de gel/chumbo e outro amovivel de litio , sendo o pack de litio utilizado como extensor de autonomia.

Porquê não pegar nesses cerca de 1000 euros que custa o gerador e investir num pack de litio?

Este pack seria usado como extensor e seria amovivel da mota , um pack de 40Ah pesaria cerca de 20Kgs.
O custo de uma mota a baterias de gel e muito semelhante e as vezes mais caro que sustentar algo a gasolina e sempre mau investimento
parte positiva do pack amovivel de litio(ex1500wh):

curto prazo resolve te o problema
metade do custo da conversao para litio

parte negativa do pack amovivel de litio

peso extra tens o litio mas nao podes andar sem as baterias de gel (ex40kg gel mais 18kg litio)
espaço (tens que encontrar espaço para mais um pack )
Fabricação vais ter que fabricar suportes adicionais e provavelmente cortar plasticos internos ou ficar sem espaçO para o capacete
( porque nao podes meter o litio no sitio do gel)
medio prazo vais voltar a investir mais do dobro que investires agora (quando as baterias de gel morrerem)tens que voltar a parar a mota retirar o gel voltar a montar outro pack igual bms etc..
reboque a medida que o gel tiver a entregar alma ao criador autonomia vai ser cada vez mais reduzida os 60km que fazes em junho provavelmente so fazes 50km em agosto vais arriscando ate chamar o reboque
ps:uma predador gel pesa 210kg uma litio pesa 150kg a 170kg

Se passares so para litio podes fazer descargas maiores das baterias reduzes em metade do peso das actuais baterias a mota vai ser mais agil facil de conduzir etc.. resolves logo o problema e muito provavelmente se investires num pack maior vais ter mais autonomia que todas as outras 4000w muito perto dos 100km
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

E porque não colocar mais uma bateria de chumbo de 60ah, 12v!?
Liga-la em paralelo e de certeza que vou ter mais autonomia!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Roger a Jazz Escreveu:E porque não colocar mais uma bateria de chumbo de 60ah, 12v!?
Liga-la em paralelo e de certeza que vou ter mais autonomia!
Roger,
Em paralelo só poderia ser se a bateria fosse de 60v, e sendo de apenas 12v só se colocasses em paralelo com uma das 5 baterias que já tens, tornando o conjunto desequilibrado, e nunca terias mais autonomia, pois as baterias de menor capacidade é que limitam a autonomia...
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Sim, liga-la a uma das cinco! As outras em série vão buscar energia à de 60 ah! Ou seja, esta vai debitar energia no conjunto das outras!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Roger a Jazz Escreveu:Sim, liga-la a uma das cinco! As outras em série vão buscar energia à de 60 ah! Ou seja, esta vai debitar energia no conjunto das outras!
A unica forma de adicionares uma bateria de 12v ao conjunto de 60v, seria com um conversor DC/DC de 12V para 60V, e assim terias uma pequenina ajuda por parte dessa bateria, distribuida irmamente por as outras do pack de origem, como se fosse o carregador a carrega-las (mas haveria muitas perdas de calor).
Que bem aproveitadinhas agora para o frio até vinha a dar jeito :lol: :lol: :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Não me digas que até esse calor conseguias aproveitar :)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Roger a Jazz Escreveu:Não me digas que até esse calor conseguias aproveitar :)
Já existem sistemas de aproveitamento da energia calorifica, tanto para aquecer, como para arrefecer, penso eu de que... :roll:
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Nas motas eletricas?!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Roger a Jazz Escreveu:Nas motas eletricas?!
Bem... para motas penso que não... mas quem sabe?
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”