Relatório sobre biodiesel - penso ser util

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Relatório sobre biodiesel - penso ser util

Mensagem por senator »

com a vossa ajuda, terminei o meu relatório sobre biodiesel. queria agora disponibilizá-lo a todos vós. está estruturado, contendo procedimento (penso que é um procedimento que encontrei no fórum), medidas de segurança, etc.

penso que isto deve ser de especial utilidade a todos os novatos como eu que caem de para-quedas neste fabuloso fórum.

o meu problema é que não sei como é que hei-d disponibilizar isto dado que são 3mbs e 40 páginas. não sei s devo criar print screens (ficava excessivamente grande, provavelmente). alguém me pode ajudar? é que penso mesmo que será de grande utilidade ao fórum, pois não será necessário andar a pesquisar para se obter uma ideia (se bem que não aprofundada) do que é a produção do biodiesel e quais as consequencias!

obrigado uma vez mais

joão


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

ok

vai aqui http://novaenergia.4shared.com/ e fazes o upload do ficheiro

barbas


Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

barbas, já fiz o upload do ficheiro. agora é preciso algum moderador colocar o ficheiro à disposição do resto dos utilizadores ou tenho que fazer mais alguma coisa? espero que esteja tudo de acordo.

abraços

joão


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »


Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

tens na página 6 uma pequena gralha a corrrigir
pode ser usado puro ou misturado com petrodiesel em diversas proporções. a mistura
de 2% de biodiesel ao petrodiesel de petróleo é chamada de, a mistura de 50% de
biodiesel ao petrodiesel denomina-se b50 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro,
denominado b100.
abraço
Verde por Excelência


Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

espero que gostem e espero que dê jeito. muito provavelmente reconhecerão bastantes coisas presentes no relatório, pois utilizei o forum como fonte de inspiração (espero que não se importem com isso )

elios, quanto à gralha, realmente passou... não reparei nela. já alterei no meu ficheiro. se quiserem que mande outra vez, desta vez com o erro corrigido é só dizerem!

um abraço a todos

joão


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

obrigado senator
estou certo que vai fazer muito jeito

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

parabéns pelo belo trabalho e obrigado por o teres disponibilizado aos outros. dava jeito alguém assim compilar também a informação sobre ov.

alguns erros detectados, gralhas, etc... + comentários:
pág. 13 - requereria a plantação de cerca de 500 000 há - deve ser ha (hectares)

pág. 19 - o feixe de luz gera uma corrente eléctrica que é medida pelo opacímetro. quanto mais corrente maior opacidade
do gás - eu diria que é contrário, quanto mais opacidade, passa menos luz e cria menos corrente.

pág. 26 - (no caso do motor diesel a usar óleo vegetal directo, é instalado
um kit elsbett, dadas as propriedades do óleo vegetal) - não me parece correcto mencionar kit elsbett. ou mencionas várias empresas que fabricam kit's (só na alemanha há dezenas) ou só mencionas na generalidade - só que há kit's de adaptação que consistem em aquecer o óleo.

pág. 28 - o decreto-lei nº 62/2006 transpõe para a ordem jurídica nacional a directiva comunitária, prevendo contra-ordenações puníveis com coimas entre 500 e 44.891 euros em casos de infracção. - o contexto não faz sentido, qual tipo de contra-ordenações.

não li bem bem tudo, por isso pode ter escapado qq coisa.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

realmente, o trabalho está cheio de gralhas!!! obrigado pelo reparo, hynek. já está alterado. eu realmente dei uma vista de olhos, mas ja estava muito cansado, pelo que passou muita gralha e incongruência... mas está tudo a ser corrigido!

quanto ao kit elsbett, a minha fonte tinha apenas elsbett, eu é que acrescentei o resto. como ainda estou a aprender, pensei que um kit elsbett fosse um nome geral para o mesmo género de kits. agradeço pela correcção, só assim se aprende e aprender é o que eu pretendo!!!

tive agora a ver o tal decreto lei...não sei mmo como é que lá foi parar! nem com que é que está relacionado! muito provavelmente foi o meu colega (que fez comigo o relatorio) que colocou o dito decreto, dado que não me lembro mesmo de o ter lido.

não é preciso agradecer por ter disponibilizado! é o mínimo que posso fazer pelo fórum! afinal, retirei bastante informação daqui e ainda recebi ajuda de membros deste forum para a elaboração do relatorio!

manuelcar, também espero que dê jeito. orgulhar-me-ia de tal.


abraços

joão

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

bem, ainda podias fazer referência a este forum.

acho esta compilação bastante boa, gostava pedir-te autorização para colocar no site que pensamos criar, atrelado a este forum, onde gostaríamos colocar informação compilada. espero que os outros moderadores colocam aqui a sua opinião.

talvez pudéssemos dar ainda um jeitinho ao teu trabalho e acrescentar algumas coisas que podemos achar úteis. assim vamos ter uma ferramenta básica para bd.

não tens algum colega que pudesse fazer o mesmo em relação ao ov?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

eu pensei nisso na altura que elaborei o trabalho, só que o prof é muito esquisito e eu preferi deixar como estava porque só por lhe ter referido um procedimento que tinha visto num forum (este) ele começou logo a torcer o nariz...

de qualquer das maneiras, podem alterar o que pretenderem e utilizar o relatório para o que vos der jeito! fico contente por poder contribuir! o fórum já me ajudou muito, é a minha vez de retribuir!!! até pode ser que ainda dê para alterar algumas coisas no relatorio original (embora seja dificil, pois já foi entregue ao professor).

quanto ao ov, tenho pena de não poder ajudar, mas não tenho mesmo ninguem a fazer nenhum trabalho sobre isso. o projecto esta relacionado com a utilização de biodiesel a titulo experimental num fiat bravo. dado que sou caloiro de ambiente na feup, o meu trabalho é "apenas" produzir o biodiesel. não há ninguem a trabalhar com ov (penso que ninguém se lembrou de tal, apesar de ser extremamente interessante!).

qualquer coisa, avisem!! estarei atento!


abraços

joão
Última edição por senator em terça fev 27, 2007 11:02 pm, editado 2 vezes no total.


Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

p.s. - ja ganhei o estatuto de membro!! agora é sempre a subir!

abraços


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não tarda nada és moderador, vais ver!
gosto desta atitude, aproveitar a informação e retribuir com uma compilação.
saúde da boa!

Avatar do Utilizador

loganx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mar 07, 2006 11:04 pm

Mensagem por loganx »

bem, para uma trabalho de nível universitário, está com muita falta de rigor!!

apenas passei os olhos por cima de detectei muitas gafes, como por exemplo:
90%oleo colza+10% gasoleo--90%biodiesel+10%glicerina ?????

ou
"ou óleo de colza é extraído dos grãos deste, sendo depois esterificado pelo metanol para obter diester, vulgarmente chamado biodiesel" ???

tens rever esta parte.

tenta corrigir isto!!
[/img]


Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

tem toda a razão, loganx... o problema é que estive a fazer o trabalho todo em tempo record... estive desde as 14h ate as 23h a faze-lo praticamente sem parar... o prof disse-me a mim e ao meu colega que queria o trabalho para ontem...

é este o problema da faculdade...portanto, quando acabei de o fazer, reli-o mas, sinceramente, já nao via metade do que estava a ler...estava extremamente cansado...

o meu erro foi não o ter lido outra vez antes de o mandar para vocês, mas não me passou mesmo pela cabeça. se quiserem que corrija e vos mande outra vez, digam! não tem problema!

quanto ao exemplo que deu, foi o meu colega que o descobriu, só que estava incompleto. onde esta agora o gasoleo não se encontrava nada. por tal, ele pensou que era gasóleo, tendo sublinhado a amarelo para posterior correcção. a formatação automatica deve ter retirado o sublinhado porque desapareceu, nunca mais reparámos nesse erro...

manuelcar, obrigado pelo incentivo! vou fazer o que estiver ao meu alcance para atingir esse estatuto!! é um tema digno de apoio e dedicação o que, juntamente com um excelente grupo de apoio dá um mix espectacular!!

abraços

joão


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

o link http://novaenergia.4shared.com é publico e está disponivel a todos para troca de ficheiros

foi pena não ter tido tempo de ler o trabalho...

barbas


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

introducao á engenharia do ambiente,

sinceramente, estas m..... introdutórias , efim.. palha do costume...

abraço
mtavares


Autor do tópico
senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

sem dúvida, mtavares! sem dúvida! é só palestras (na grande maioria sem grande interesse) durante 3 horas logo após o almoço...é do piorio. o que vale é que esta disciplina já acabou! acabou o 1ºsemestre e com ele a disciplina de introdução à engenharia do ambiente!

tal não significa, no entanto que o meu trabalho relacionado com o biodiesel tenha acabado! ainda hoje estive a trabalhar num sistema de apoio à produção. este sistema é composto por 2 controladores (um de pressão e outro de temperatura), uma fonte de alimentação, um ralé de estado sólido e dois sensores (novamente, um de pressão e um de temperatura). estivemos hoje a adaptar este sistema a uma resistência de aquecimento (para aquecer o reactor) de modo a que esta se desligue automaticamente quando o interior do reactor atingir uma temperatura pré-determinada (o mesmo acontecendo a determinados valores de pressão). vou ver s arranjo os esquemas (tenho que os surripiar ao prof ) para ver s vos mostro do que estou a falar.

posteriormente colocarei também fotos do sistema.

abraços a todos

joão

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

boas

para um aluno do 1º ano a técnica "copy/paste" não este má
dei uma vista de olhos e pareceu-me bom para quem quer saber mais sobre o biodiesel.

permite-me uma correcção:
nas páginas 10 e 11 fizes-te uma grande confusão entre os combustiveis e os mtbe e etbe.
este são aditivos das gasolinas (penso que não são usados sequer no petrodiesel) que aumentam o nº de octanas e servem para melhorar a reacção de combustão. se precisares de alguma informação sobre estes aditivos diz.. mas acho que nem precisas falar neles no relatório, é a minha opinião.

uma vez que frequentamos o mm estabeleci/o de ensino, sabes se quem está a processar biod aceita colaboradores ou permite algum contacto com o que está a ser feito?

Responder

Voltar para “BioDiesel”