Legalização de protótipo de quadriciclo
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda jan 10, 2011 5:02 pm
Legalização de protótipo de quadriciclo
boas,
estou a projectar um brinquedo para o meu sobrinho - devo entrar em produção dentro de 6 semanas - e, entretanto, lembrei-me que a minha cara-metade percorre uns meros 6km/dia. poderei fazer um ve para ela?
assim, e porque o projecto do brinquedo é baseado no design do mob (proposto à toyota por jorge marti vidal) e construído com o método "ply-glass", pensei que talvez pudesse introduzir uma estrutura metálica e aumentar a potência do motor/controlador/bateria.
a versão brinquedo pesará cerca de 36kg (10kg rodas/direcção/travões + 6kg chassis + 14kg baterias + 6kg motor/controlador) e é propulsionada por um 36v/600w até uns decentes 20km/h.
para a versão grande, penso quadruplicar a potência (2 motores de 48v/1200w) e penso que o peso ficará entre os 100 e os 120kg.
as questões que coloco são as seguintes:
- o que é necessário para legalizar o animal?
- tenho de adicionar faróis frontais, luzes de presença, piscas e stops para a legalização?
- fará alguma diferença enfiar uns pedais para se aproximar de uma "bicicleta"?
- alguma sugestão?...
ficam uns bonecos do brinquedo, que me levou 2 semanas a fazer no sketchup (nunca tinha usado esta coisada)
http://img841.imageshack.us/i/boltfrenteiso.jpg
http://img23.imageshack.us/i/boltfrente.jpg
http://img708.imageshack.us/i/bolttraseira.jpg
http://img94.imageshack.us/i/bolttopo.jpg
um abraço,
sinupe
estou a projectar um brinquedo para o meu sobrinho - devo entrar em produção dentro de 6 semanas - e, entretanto, lembrei-me que a minha cara-metade percorre uns meros 6km/dia. poderei fazer um ve para ela?
assim, e porque o projecto do brinquedo é baseado no design do mob (proposto à toyota por jorge marti vidal) e construído com o método "ply-glass", pensei que talvez pudesse introduzir uma estrutura metálica e aumentar a potência do motor/controlador/bateria.
a versão brinquedo pesará cerca de 36kg (10kg rodas/direcção/travões + 6kg chassis + 14kg baterias + 6kg motor/controlador) e é propulsionada por um 36v/600w até uns decentes 20km/h.
para a versão grande, penso quadruplicar a potência (2 motores de 48v/1200w) e penso que o peso ficará entre os 100 e os 120kg.
as questões que coloco são as seguintes:
- o que é necessário para legalizar o animal?
- tenho de adicionar faróis frontais, luzes de presença, piscas e stops para a legalização?
- fará alguma diferença enfiar uns pedais para se aproximar de uma "bicicleta"?
- alguma sugestão?...
ficam uns bonecos do brinquedo, que me levou 2 semanas a fazer no sketchup (nunca tinha usado esta coisada)
http://img23.imageshack.us/i/boltfrente.jpg
http://img708.imageshack.us/i/bolttraseira.jpg
http://img94.imageshack.us/i/bolttopo.jpg
um abraço,
sinupe
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Legalização de protótipo de quadriciclo
lamento informar , mas as tuas hipoteses de legalização são praticamente nulas , mesmo que fosse possivel seria necessário construir vários modelos para serem destruídos em crash-tests.
tudo isto porque a legislação foi alterada e a homologação teria que ser europeia , o mesmo seria se fosse um veículo de 3 rodas.
o melhor é fazeres um consulta ao imtt em lisboa
em relação ás outras questões,
- é claro que terias que colocar luzes , então já viste algum veiculo homolgado sem luzes? hoje em dia até uma corroça que circule na via pública tem que ter luzes de presença , e qualquer veículo ( incluindo bicicletas ) que circule na via pública tem que ter luzes ligadas ao amanhecer , anoitecer e sempre que as condições climatéricas o exigam ( e dentro em breve também de dia ).
- em relação aos pedais , não adiantas nada em colocá-los uma vez que a potencia do motor ultrapassa os 250 w ( art. 112 código da estrada ), e nunca seria equiparado a uma bicicleta ( bicicleta = 2 rodas )
- sugestão - constrói-o mas não andes na via pública
tudo isto porque a legislação foi alterada e a homologação teria que ser europeia , o mesmo seria se fosse um veículo de 3 rodas.
o melhor é fazeres um consulta ao imtt em lisboa
em relação ás outras questões,
- é claro que terias que colocar luzes , então já viste algum veiculo homolgado sem luzes? hoje em dia até uma corroça que circule na via pública tem que ter luzes de presença , e qualquer veículo ( incluindo bicicletas ) que circule na via pública tem que ter luzes ligadas ao amanhecer , anoitecer e sempre que as condições climatéricas o exigam ( e dentro em breve também de dia ).
- em relação aos pedais , não adiantas nada em colocá-los uma vez que a potencia do motor ultrapassa os 250 w ( art. 112 código da estrada ), e nunca seria equiparado a uma bicicleta ( bicicleta = 2 rodas )
- sugestão - constrói-o mas não andes na via pública
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

erm...
depois de alguns milhares de km's de bicicleta, já não me sento numa faz quase 20 anos, nem sei a que é que obrigam nos dias que correm
então a circulação de protótipos é proíbida? alguém constrói 4 cópias de um protótipo ?!...
parece que a minha mulher vai ter de continuar a ir de vectra para o trabalho.
se alguém tiver alguma sugestão que salve o dia, não hesitem em gritar...
abraços,
sinupe
depois de alguns milhares de km's de bicicleta, já não me sento numa faz quase 20 anos, nem sei a que é que obrigam nos dias que correm
então a circulação de protótipos é proíbida? alguém constrói 4 cópias de um protótipo ?!...
parece que a minha mulher vai ter de continuar a ir de vectra para o trabalho.
se alguém tiver alguma sugestão que salve o dia, não hesitem em gritar...
abraços,
sinupe
-
tavares
- Membro Gold

penso que o futi teve a homologação anterior, mas os novos já teem a nova legislação, e aí são necessários os testes.
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

tens ideia de onde encontro a legislação referente aos testes, nomeadamente o teor exacto dos testes e se implicam crash testing?
obrigado,
sinupe
obrigado,
sinupe
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
hey, espectáculo, o carro
por acaso tinha ficado com ideia diferente para o caso dos veículos de 3 rodas (e 2), quando andei a vasculhar no site do imtt; fica aqui um ponto de partida (aviso: leitura densa....):
http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues ... acoes.aspx
há uns anos estive numa feira de diy na califórnia e estava lá um sr. que tinha convertido um "triciclo" para eléctrico. perguntei-lhe se ele tinha vindo nele para a feira e disse-me que "sim, meti-me na auto-estrada e cá estou". auto-estrada?, perguntei eu... ao que me disse que sim, lá bastava ir à entidade x legalizar o veiculo, levando um número de série do motor e pagar umas taxas. e era tudo. que sonho.
por acaso tinha ficado com ideia diferente para o caso dos veículos de 3 rodas (e 2), quando andei a vasculhar no site do imtt; fica aqui um ponto de partida (aviso: leitura densa....):
http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues ... acoes.aspx
há uns anos estive numa feira de diy na califórnia e estava lá um sr. que tinha convertido um "triciclo" para eléctrico. perguntei-lhe se ele tinha vindo nele para a feira e disse-me que "sim, meti-me na auto-estrada e cá estou". auto-estrada?, perguntei eu... ao que me disse que sim, lá bastava ir à entidade x legalizar o veiculo, levando um número de série do motor e pagar umas taxas. e era tudo. que sonho.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

obrigado
faltaram os bonecos visíveis e specs do brinquedo do guga (o meu sobrinho)
dimensões (cxlxa): 144x72x57cm
peso: 36kg
motor: dc perm magnet 36v/600w/ (base:my1020)
bateria: 3x12v/20ah chumbo
vel. máx: 20km/h
tempo de aceleração: 5s
autonomia: 45min (esperançosamente )
valor orçamentado: 1100€
nota: os bonecos seguintes são do modelo à escala natural e de dois lugares e não correspondem às dimensões apresentadas (1 lugar e escala de 1:2.5 excepto no banco que ficou à escala 1:1.5)

faltaram os bonecos visíveis e specs do brinquedo do guga (o meu sobrinho)
dimensões (cxlxa): 144x72x57cm
peso: 36kg
motor: dc perm magnet 36v/600w/ (base:my1020)
bateria: 3x12v/20ah chumbo
vel. máx: 20km/h
tempo de aceleração: 5s
autonomia: 45min (esperançosamente )
valor orçamentado: 1100€
nota: os bonecos seguintes são do modelo à escala natural e de dois lugares e não correspondem às dimensões apresentadas (1 lugar e escala de 1:2.5 excepto no banco que ficou à escala 1:1.5)

-
fusky
- Membro Dedicado

- Registado: domingo nov 21, 2010 3:05 am
o projecto tem muito bom aspecto sim senhor.. mas se queres mesmo salvar o dia faz como disse o njay e tira-lhe uma roda.
eu tirava uma atrás...
eu tirava uma atrás...
Imaginar é mais importante do que o saber A. Einstein
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

não me pareceu haver grande diferença entre a legalização de tri e quadriciclos.
por outro lado, não tenho conhecimentos suficientes de mecânica e afins para redesenhar o projecto para que funcione em 3 rodas :/
mas obrigado pelo encorajamento!
por outro lado, não tenho conhecimentos suficientes de mecânica e afins para redesenhar o projecto para que funcione em 3 rodas :/
mas obrigado pelo encorajamento!
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
outra alernativa e usar o chassis de um carro ja homologado e fazer uma alteraçao de carroceria e motor
podes usar um carocha ,2cv, mas o melhor e os novos buggy´s do mato
ja vi um modelo com chassis plano ideal para o que queres fazer
podes usar um carocha ,2cv, mas o melhor e os novos buggy´s do mato
ja vi um modelo com chassis plano ideal para o que queres fazer
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

olá sérgio,
obrigado!
será possível dar a indicação de onde posso encotnrar o tal chassis plano?
sinupe
obrigado!
será possível dar a indicação de onde posso encotnrar o tal chassis plano?
sinupe
-
tavares
- Membro Gold

uma boa noticia " talvez",
há na zona de tomar uma empresa que fabrica chassis homologados para circulação na via pública , e pelo que sei pode mesmo vende-los e depois ser aplicada uma carroçaria , os chassis são para buggys tt mas que podem circular na via publica.
assim que encontrar a empresa digo aqui .
o senão poderá ser o preço , porque de certeza que se vão querer fazer da mais valia que é a homologação.
se alguém desta zona conhecer , então que ajude aqui no fórum.
há na zona de tomar uma empresa que fabrica chassis homologados para circulação na via pública , e pelo que sei pode mesmo vende-los e depois ser aplicada uma carroçaria , os chassis são para buggys tt mas que podem circular na via publica.
assim que encontrar a empresa digo aqui .
o senão poderá ser o preço , porque de certeza que se vão querer fazer da mais valia que é a homologação.
se alguém desta zona conhecer , então que ajude aqui no fórum.
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

fico a aguardar já que não encontrei referência à fábrica :/
-
tavares
- Membro Gold

a empresa é a jocripe , os chassis são de fabrico próprio e tem a marca de jocsport , eu já conhecia esta marca porque são os dinamizadores do campeonato nacional de buggys tt e costumam vir á baja portalegre 500 .
não consegui foi encontrar uma referencia á homologação , quem me indicou a empresa garantiu-me que tinham homologação , e na verdade quando veem á prova teem matricula.
e também me garantiram que vendem só o chassis , no site a unica informação é que teem um buggy em kit para receber o motor de honda cbr600.
não consegui foi encontrar uma referencia á homologação , quem me indicou a empresa garantiu-me que tinham homologação , e na verdade quando veem á prova teem matricula.
e também me garantiram que vendem só o chassis , no site a unica informação é que teem um buggy em kit para receber o motor de honda cbr600.
Última edição por tavares em quarta jan 12, 2011 9:46 pm, editado 1 vez no total.
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

obrigado!
se amanhã já estiver em condições de falar (gripezorra) telefono-lhes.
fred
se amanhã já estiver em condições de falar (gripezorra) telefono-lhes.
fred
-
Sinupe
Autor do tópico - Membro

excelentes notícias!
o dono da jocripe (jorge) está disponível para projectos deste tipo.
mais ainda, o processo de legalização não é tão complicado como isso e se se usar um chassis de um buggy mais fácil se torna. mais uma vez a jocripe está disponível para cooperar nessa fase do projecto, tanto com um chassis deles como de outras marcas.
fica a informação de que um buggy novo custa 5000€ (a jocripe está disponível para retirar o valor do motor) e já vi usados por cerca de 1000€.
de notar que adquirindo um destes buggies, o projecto de construção fica bastante facilitado: suspensões, eixos, travões, bancos e com um pouco de sorte as jantes/pneus ficam incluídas.
em tom de despedida:
"arranje um joc ou um secma qualquer usado, corte tudo menos a base e construa o seu carro eléctrico. eu ponho-o a circular legalmente e quando as pessoas o virem na rua vão querer comprar!"
não, não penso que nos vamos tornar fabricantes de ve's mas não deixa de abrir portas
@tavares: um enorme obrigado!
fred
o dono da jocripe (jorge) está disponível para projectos deste tipo.
mais ainda, o processo de legalização não é tão complicado como isso e se se usar um chassis de um buggy mais fácil se torna. mais uma vez a jocripe está disponível para cooperar nessa fase do projecto, tanto com um chassis deles como de outras marcas.
fica a informação de que um buggy novo custa 5000€ (a jocripe está disponível para retirar o valor do motor) e já vi usados por cerca de 1000€.
de notar que adquirindo um destes buggies, o projecto de construção fica bastante facilitado: suspensões, eixos, travões, bancos e com um pouco de sorte as jantes/pneus ficam incluídas.
em tom de despedida:
"arranje um joc ou um secma qualquer usado, corte tudo menos a base e construa o seu carro eléctrico. eu ponho-o a circular legalmente e quando as pessoas o virem na rua vão querer comprar!"
não, não penso que nos vamos tornar fabricantes de ve's mas não deixa de abrir portas
@tavares: um enorme obrigado!
fred
-
Seal
- Membro Platinium

- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
excelente notícia.
boa sorte com o projecto.
boa sorte com o projecto.
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)
-
afonsosilva
- Novo membro

- Registado: sexta ago 09, 2013 1:46 am
boa noite pessoal
alguem sabe me dizer em que situacao ficou esta tentativa de legalizacao.. tenho em maos um prejecto semelhante ao que foi tratado aqui, se alguem tiver disponibilidade para me orientar um pouco mais do que foi relatado acima.. ficaria muito agradecido.. contudo tenho uma qestao simples, ao legalizar um prototipo com um chassi seja de buggy ou aixam, é possivel que essa legalizacao seja feita com sucesso apenas com o numero do chassi? tendo em conta todos os outros dados que consta no livrete, como jantes, pneus, cor lotacao etc..
cumps
alguem sabe me dizer em que situacao ficou esta tentativa de legalizacao.. tenho em maos um prejecto semelhante ao que foi tratado aqui, se alguem tiver disponibilidade para me orientar um pouco mais do que foi relatado acima.. ficaria muito agradecido.. contudo tenho uma qestao simples, ao legalizar um prototipo com um chassi seja de buggy ou aixam, é possivel que essa legalizacao seja feita com sucesso apenas com o numero do chassi? tendo em conta todos os outros dados que consta no livrete, como jantes, pneus, cor lotacao etc..
cumps
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Ainda não tinha visto este topico...
Muito interessante! Espero que tenha as respostas que procura afonsosilva!
Muito interessante! Espero que tenha as respostas que procura afonsosilva!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
david_neves
- Membro Silver

- Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
O buggy 125cc(tem bastante menos peso) ou entao um bicicleta 4 rodas apenas convertida a eletrica. Nao te esqueças que depois tens que aumentar a potencia do motor se fores para o buggy.
Se sao sempre 6km porque nao trocas a vectra por um hibrido usado?precisas do espaço?
Se sao sempre 6km porque nao trocas a vectra por um hibrido usado?precisas do espaço?
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$