tarifa bi horaria e baterias com inversor
-
serhumano
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta mai 28, 2009 1:20 pm
tarifa bi horaria e baterias com inversor
ola a todos !!!
nao sei se será aqui o lugar certo para este topico, mas aqui vai, gostaria da vossa opiniao sobre um assunto que estou a pensar fazer.... aderi ha já algum tempo á tarifa bi horaria da edp, ora gostaria de rentabilizar mais as horas de vazio, carregando uma ou duas baterias durante a noite e usava-as durante o dia com um inversor... será viavel?
usar tipo na televisao ou quem sabe sendo mais optimista... no ferro de passar a roupa? estou a falar de baterias de carro normais com 45 amperes...
cumprimentos
nao sei se será aqui o lugar certo para este topico, mas aqui vai, gostaria da vossa opiniao sobre um assunto que estou a pensar fazer.... aderi ha já algum tempo á tarifa bi horaria da edp, ora gostaria de rentabilizar mais as horas de vazio, carregando uma ou duas baterias durante a noite e usava-as durante o dia com um inversor... será viavel?
usar tipo na televisao ou quem sabe sendo mais optimista... no ferro de passar a roupa? estou a falar de baterias de carro normais com 45 amperes...
cumprimentos
-
WindWalker
- Membro Dedicado

- Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Re: tarifa bi horaria e baterias com inversor
terá que fazer as contas, tendo em conta o consumo médio, horas de consumo (tarifa bi-horária), custo do investimento, legislação sobre o que se pode por e onde ou não, etc.serhumano Escreveu:será viavel?
para estar totalmente correcto, é 45 ah (ampère hora).serhumano Escreveu:45 amperes...
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
já tentaste saber o preço de cada bateria?
Dos Fracos Não Reza a História...
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
duvido que compense o trabalho, e muito menos a despesa.
só para carregar as baterias, tens que gastar mais ou menos +40% do que vais efectivamente colocar na bateria. quando fores usar a energia das baterias, tens que contar com as percas de conversão.
não fiz qualquer tipo de contas, mas acho que acaba por ser quase ela por ela. isto sem colocar na equação os custos do equipamento. se formos por aì, acho que tens prejuizo.
as melhores prácticas para optimizares o uso da bi-horária são:
desviares os maiores consumos para horário económico ex, máq lavar, secar, etc.
se tiveres cilindro eléctrico, liga-o a um relógio e metes o termostato à maneira de elevar a temperatura bastante, de maneira de aguentar o dia todo sem precisares de o ligar novamente.
não sei qual é o ciclo que usas, (semanal, diário) mas muita gente poderão não ter ciclo mais adequado.
só para carregar as baterias, tens que gastar mais ou menos +40% do que vais efectivamente colocar na bateria. quando fores usar a energia das baterias, tens que contar com as percas de conversão.
não fiz qualquer tipo de contas, mas acho que acaba por ser quase ela por ela. isto sem colocar na equação os custos do equipamento. se formos por aì, acho que tens prejuizo.
as melhores prácticas para optimizares o uso da bi-horária são:
desviares os maiores consumos para horário económico ex, máq lavar, secar, etc.
se tiveres cilindro eléctrico, liga-o a um relógio e metes o termostato à maneira de elevar a temperatura bastante, de maneira de aguentar o dia todo sem precisares de o ligar novamente.
não sei qual é o ciclo que usas, (semanal, diário) mas muita gente poderão não ter ciclo mais adequado.
-
Monty
- Membro Silver

- Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am
desculpem o mas qual é a vossa opinião/sugestão sobre este assunto?crohn Escreveu:não sei qual é o ciclo que usas, (semanal, diário) mas muita gente poderão não ter ciclo mais adequado.
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
eu tenho o ciclo semanal, isto é, luz mais barata nos dias uteis das 00h as 07h, sábado o dia quase todo, domingo o dia todo. nos dias úteis a partir das 00h trabalham as maquinas de louça, roupa e carregamento de ve. ao fim de semana trabalhamos nós, a maria passa a ferro, cortar relva etc... desta forma tenho 60% de consumo em vazio.monty Escreveu:desculpem o mas qual é a vossa opinião/sugestão sobre este assunto?crohn Escreveu:não sei qual é o ciclo que usas, (semanal, diário) mas muita gente poderão não ter ciclo mais adequado.
o ciclo diário só compensa quando consegues encaixar as refeições dentro do horário vazio, que é entre as 22h e as 09h. fazer o jantar com placa de indução/ vitroceramica a partir das 22h, e preparar o pequeno almoço antes das 09h.
isto também depende do modo de vida de cada família, a minha resposta tem em conta um horário de trabalho normal, com fim de semana livre.
em relação ao assunto do tópico parece-me disparatado. se conseguisses desviar uns (super-optimistas) 2kw dia para o horário vazio, pouparias cerca de 0,12€, ou seja 43€ ao fim de 1 ano. para os 2kw, precisavas de 6 ou mais baterias 45ah, 12v... imagina quantos anos precisavas para pagar as baterias..
se as contas ja estão difíceis, ainda pioram quando incluímos as perdas que o crohn referiu....
-
calao
- Membro

- Registado: terça jan 27, 2009 8:15 pm
quem nao sabe pergunta, foi o que eu fiz.
obrigado a todos pelas opinioes.
-
marcopns
- Membro Gold

e fazes muito bemcalao Escreveu:quem nao sabe pergunta, foi o que eu fiz.
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
olá, a ideia é boa na teoria a prática nem por isso....
mas olha que existe alguém que já fez tal e mantém, com baterias de antigos ups e que chega a ter mais de metade do dia a poupar no periodo mais caro...
pesquisa um pouco no tópico geral, creio!
boa sorte...
mas olha que existe alguém que já fez tal e mantém, com baterias de antigos ups e que chega a ter mais de metade do dia a poupar no periodo mais caro...
pesquisa um pouco no tópico geral, creio!
boa sorte...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
ruimegas
- Membro Silver

- Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm
estava a ler este tópico e ocorreu-me a ideia de em vez de usar as baterias referidas se usarmos a bateria de um nissan leaf já usado com 70% da capacidade disponível, ou seja, +/- 17 kw se já seria mais rentável?
o que acham?
cumprimentos
o que acham?
cumprimentos
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou 

-
marcopns
- Membro Gold

lamento informar que alguém teve essa ideia antes de ti... consiste em usar os carros eléctricos ligados a rede para equilibrar a oferta e procura de electricidade para compensar a intermitência das renováveis. o site da edp fala nisto.ruimegas Escreveu:estava a ler este tópico e ocorreu-me a ideia de em vez de usar as baterias referidas se usarmos a bateria de um nissan leaf já usado com 70% da capacidade disponível, ou seja, +/- 17 kw se já seria mais rentável?
o que acham?
cumprimentos
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
eles não devem ser muito parciais...
não lhes convem venderem a metade do preço de noite, para ser utilizado de dia.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
claro que convém! isso não tira negócio, bem pelo contrário, rentabiliza o que falta para produzir electricidade durante o dia, para dar uso ao que temos em excesso durante a noite...master Escreveu:eles não devem ser muito parciais...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
calao
- Membro

- Registado: terça jan 27, 2009 8:15 pm
e se arranjarmos baterias de camiao no ferro velho? tenho que ir vendo nos ferros velhos...
talvez com um painel solar daqueles para caravanas a ideia seja mais rentavel.
talvez com um painel solar daqueles para caravanas a ideia seja mais rentavel.