FILTRAR BIODIESEL

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

FILTRAR BIODIESEL

Mensagem por Fry »

abri este tópico por me parecer importante discutir o tema. pela experiência que tenho não e fácil efectuar uma boa filtragem sem o fazer a 5 micros. no meu processador instalei, em linha, um filtro de 25" e outro de 5" este ultimo a carvão.
os filtros de carvão até são mais caros e achei que a filtragem iria ser de boa qualidade.
ao ligar a bomba e reduzindo o caudal da mesma por intermédio de uma torneira verifiquei que havia particulas negras que circulavam nos 2 filtros. ao desmontar os filtros reparei que o filtro de carvão desfez-se e contaminou pedacinhos de carvão por todo o lado comprometendo todo o trabalho de filtragem.

o elios tem razão ao referir que o caudal de uma boa filtragem deve ser feito com uma bomba especial para oleos com fraca capacidade, evitando assim a deteoração dos filtros de alta densidade.

já li algures que, independentemente do combustivel a ser usado, a filtragem e a constante mudança dos filtros é essencial para a longividade e bom desempenho dos motores. se pudesse filtrava a 1 micro
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

sem dúvida filtrar a 1 micron é excelente. agora penso que a filtragem é um processo onde se envolva pelo menos 3 filtros, sendo que o primeiro ande à volta de 25 microns, para retirar as partículas mais grosseiras. já o segundo seria de 5 microns e por último o de 1 micron..

aliás, quanto mais etapas de filtragem melhor, pois se usarmos logo 1 micron, a sujidade vai logo colmatar o filtro..

talvez os melhores filtros até sejam os de inox (que custam uma fortuna..), não sei..
3º sócio novaenergia


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

sempre pensei que os filtros de carvão era utilizados para remover cheiros, sabores etc...

experimenta com um de miolo de 5 microns a ver o que dá...

barbas

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

o que tenho lido ultimamente, o bd e o ov usado devem ser filtrados por vários filtros. vi recomendado esta sequência: de 100 microns, depois de 50, 25, 5 e 0.5. isto são 5 filtros.

no meu site já traduzi o item relativo a uma unidade de filtragem dessa (filtragem até 0.5 micron):
http://seealte.europecon.net/filltragem ... iveis.html
não é barato, custa 750 €.

para quem já tiver algum equipamento e precisa melhorar a filtragem, pode ser interessante a inclusão no circuito do filtro com cartuchos de celulose. isso garante a filtragem até 0.5 micron:
http://seealte.europecon.net/microfiltr ... -30-2.html
(ainda por traduzir - mas vou tratar disso já).

o filtro completo é carito (150 €), os cartuchos custam 12 €/5un.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

o que neste momento tenho em pesquisa, e sendo material de sucata por assim dizer disponibilizado por um amigo que trabalhando em oficina de concessionário tem este material disponivel como refugo e em quantidade

- re-utilização de filtros resultantes de mudas em manutenções periódicas, na razão minima de um filtro por cada vez que processe bio, sendo que a quantidade de bio a filtrar será na ordem dos 100 a 112 litros

- bomba de baixo débito e baixa pressão de combustivel. o que pode acontecer é que a bomba que me vai ser dada não esteja desenhada para trabalho continuo como o pretendido ou a fluxo ser demasiado para a etapa de filtragem pretendida.
o ideal seria uma bomba peristaltica de baixo fluxo. as vantagens são obvias, o design destas bombas é para serviço continuo, o fluxo é baixo e continuamente regulável desde o máximo a zero, capacidade de puxar ou expelir, material em inox de alta qualidade e rolamentos de longa duração e não existe contacto entre o liquido e a bomba sendo que o unico consumivel é o tubo que se deteriora com o uso devido à acção dos roletes sobre o mesmo.
a desvantagem é mesmo o preço nas vertentes de laboratório. existem para outras aplicações como para doseamento de quimicos em piscinas. etc mas ainda não encontrei preços, ou preços razoàveis.

assim a ideia é têr um processador "normal" com os dois filtros 60 e 5 microns.
sendo que o extra será:
saida na linha dos 10/15 litros de altura para esta bomba de baixo volume combinada com um filtro automóvel re-utilizado que fará a transfega para jarricã depois depósito do carro.. os 10/15 litros de fundo deverão ser colocados em depósito transparente para análise de residuos, eliminação dos mesmos, e filtragem posterior.

acho que no fim destas etapas o meu bio estará suficientemente filtrado para não causar transtornos.

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

acho que deve ser mesmo filtrado ainda melhor. ao traduzir o resto da secção de filtragem, encontrei os cartuchos que servem para filtragem de 0,5 mícron.

http://seealte.europecon.net/filltragem ... 50-mm.html

estes cartuchos parecem-me familiares, será que se encontram por aqui também? por preço mais razoável?

eu tenho um filtro deste para cartuchos de 7" (17,78 cm). estes cartuchos são, acho, de 5 mícron.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

esse cartucho deverá e acho que será de 10 polegadas ou para os copos de 10 polegadas.

realmente é semelhante aos cartuchos de algodão, mas os de algodão são para 5 microns. e sendo seda um material mais fino com fibras muio mais finas que o algodão se entente bastante bem como resulta numa filtragem 10 vezes mais fina.

bem ou vou tentar à minha maneira com os filtros de combustivel e depois logo se vê os resultados.
o problema acaba por ter duas vertentes no final,
- se os custos de filtragem forem elevados com consumiveis de filtragem produzir bio deixa de fazer sentido pelo menos para mim. um bom exemplo é essa estação de filtragem, o valor dela ultrapassa em mais de 250€ o orçamento do meu processador e ainda temos os consumiveis (filtros)
- nem o petro diesel apresenta esse nivel de filtragem à saida da bomba ,embora eles o possam anunciar ou fazer (aí reconheço que desconheço qual o nivel de filtragem na refinaria), aliás acontece com frequência aparecerem filtros entupidos ou outras situações piores devido a petrodiesel com impuresas. eu em 10 anos e 450kkm (toal em em dois carros) já tive 3 situações de muda forçada de filtro de combustiveis.
aliás num em que o filtro é de copo, ou seja na muda é possivel observar o elemento filtrante é possivel ver que existe contaminação retida pelo mesmo.

abraço
Verde por Excelência


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

amigos,

o facto é que bio memso não lavado depois de filtrado fica transparente...

eu penso que isso pode vir a facilitar a lavagem...

se passar de 3 lavagens para uma ou se passar de 33% de água para 10% demos um grande passo...

barbas

Responder

Voltar para “BioDiesel”