isto não diz nada a ninguém, excepto a mim... há 30 anos atrás vivia aqui com os meus pais. ainda não tinha voltado a este local, nem fazia ideia como estava. no fundo do carreiro, que se vê parcialmente, era a entrada pelo fundo do quintal, por um portão colocado no muro. a terra e o carreiro, que hoje parece que sempre lá estiveram estão pelo menos dois metros acima do que era então o quintal. além de a casa ter desaparecido, foi tudo soterrado. o portão do fundo desapareceu e as pessoas que passam neste carreiro, hoje público, nem desconfiam que um dia alguém viveu ali...
não devia ter lá ido.
isto não têm interesse para ninguém mas fui eu que abri este tópico, não quero saber...
de acordo com umas investigações que tive que fazer para uma tese, não interessa agora para quê, um gerador destes produzia 2mw, ou seja 2000 kw por hora. seria a “potência” dele. estimava-se que produzisse em média ¼ . podemos ver a coisa de duas formas: ou calculando a sua produção média durante 24 horas a 500kw (ao contrário dos fotovoltaicos produzem sempre desde que haja vento), ou calculando que produz continamente 2000 kw durante 6 hora diárias (isto é um quarto do dia).
durante a meia hora que aqui estive pareceu-me sempre a trabalhar bem. como li recentemente numa revista que a electricidade produzida poluia o ambiente estive a olhar junto ao chão... pareceu-me tudo limpinho. olhei para o ar à procura do fumo da poluição e não consegui ver nada. fiquei intrigado...
também só estive perto desta, possivelmente as outras estavam a poluir, não posso confirmar, não estive lá...
de qualquer maneira (pese embora a muita poluição que isto deve provocar) comecei a imaginar o “potencial” de um só “brinquedo” destes: se eu gastar 5 kw para fazer 100 quilómetros (terá que ser mesmo a puxar pela mota), durante esta meia hora, se produziu 1000kw, permitir-me-ia percorrer qualquer coisa como vinte mil quilómetros. em 9 s de produção permite-me mais do que uma carga completa (5kw), permitindo percorrer 100 quilómetros.
pode-se dar crédito a quem atribui como desvantagem na vectrix o modo como a energia eléctrica é produzida?
estava a lembrar-me agora do caso do volt. tudo o que ele gastou até hoje com a vectrix dele é produzido por este gerador em meia hora.
só aqui na zona há 45...
Anexos
image023.jpg (136.13 KiB) Visto 3547 vezes
image021.jpg (56.83 KiB) Visto 3547 vezes
Última edição por uggabugga em sábado jun 05, 2010 10:50 pm, editado 1 vez no total.
hoje devo ficar entre oliveira de frades e o caramulo. cerca de 40 quilómetros de viseu. penso arrancar de manhã em direcção a matosinhos. estou a contar com cerca de 110 quilómetros mas como me costumo perder sempre, nunca sei o que dará. tenho que arranjar uns locais pelo caminho para dar uns mergulhos... já ando a precisar de um banho a sério