[Problema] Descarga água termossifão 300l
-
JATG
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda mai 24, 2010 2:17 pm
[Problema] Descarga água termossifão 300l
viva!
tenho tido um problema no meu painel solar (solahart 300l) sobre o qual o instalador diz que é normal acontecer.
o painel já está instalado mas ainda não estou a habitar a moradia. o que acontece é que a cada 3/4 dias o painel faz uma descarga de água (cerca de 100/150 litros - penso eu) no telhado. falei com a pessoa que me instalou e ele referiu-me que é normal isto acontecer, pois como a água quente não está a ser utilizada e tem que ser "expulsa" devido à pressão que vai acumulando no depósito (e também devido às altas temperaturas que se têm feito sentir).
disse-me ainda que quando a casa for habitada e a água começar a ser consumida normalmente, deixará de haver as referidas descargas.
pergunto aos entendidos nesta matéria se isto é mesmo normal ou não, pois além de estar a gastar água sem necessidade a mesma (como vem muito quente) poderá estar a "estragar" a pintura da casa (uma vez que está a cair numa varanda).
caso seja normal, o que poderei fazer para evitar este gasto desnecessário de água?
obrigado!
tenho tido um problema no meu painel solar (solahart 300l) sobre o qual o instalador diz que é normal acontecer.
o painel já está instalado mas ainda não estou a habitar a moradia. o que acontece é que a cada 3/4 dias o painel faz uma descarga de água (cerca de 100/150 litros - penso eu) no telhado. falei com a pessoa que me instalou e ele referiu-me que é normal isto acontecer, pois como a água quente não está a ser utilizada e tem que ser "expulsa" devido à pressão que vai acumulando no depósito (e também devido às altas temperaturas que se têm feito sentir).
disse-me ainda que quando a casa for habitada e a água começar a ser consumida normalmente, deixará de haver as referidas descargas.
pergunto aos entendidos nesta matéria se isto é mesmo normal ou não, pois além de estar a gastar água sem necessidade a mesma (como vem muito quente) poderá estar a "estragar" a pintura da casa (uma vez que está a cair numa varanda).
caso seja normal, o que poderei fazer para evitar este gasto desnecessário de água?
obrigado!
-
jcaiado
- Membro Dedicado

- Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm
Re: [Problema] Descarga água termossifão 300l
acho que o mais simples, será mesmo tapar (sombrear) os paineis enquanto não estiver a habitar a moradia
jc
jc
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
para mim o que me parece normal é esse instalador não saber ou não querer saber do problema.jatg Escreveu:viva!
obrigado!
entretanto alguém aqui te vai ajudar nesse problema.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
jcaiado
- Membro Dedicado

- Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm
é claro que esta solução seria só temporária até o instalador resolver a situação! tem que apertar com ele, pois a situação não me parece muito normal, ainda por cima essa quantidade de agua! eu começava por colocar um vaso de expansão para ajudar a absorver a pressão. tambem se pode dar o caso da valvula de segurança estar defeituosa e estar a abrir com pouco pressão.jcaiado Escreveu:acho que o mais simples, será mesmo tapar (sombrear) os paineis enquanto não estiver a habitar a moradia
jc
jc
-
JATG
Autor do tópico - Membro

ainda hoje falei com o senhor e este voltou a dizer-me que é normal largar água porque não existe consumo. a mim parece-me estranho, pois assim ninguém poderia ir de férias descansado...
acham que se eu ligar para a solahart poderão esclarecer-me completamente o assunto?
fico a aguardar mais opiniões vossas.
thanks!
acham que se eu ligar para a solahart poderão esclarecer-me completamente o assunto?
fico a aguardar mais opiniões vossas.
thanks!
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
boas noites
sr jatg é normal a valvula de expanção termica libertar agua, e ainda bem que o faz.
a função dessa valvula é deixar sair agua quente quando detecta a temperatura da agua por volta dos 99º, quando liberta essa agua quente ao mesmo tempo entra agua fria dentro do deposito, dessa forma vamos arrefecer a agua dentro do mesmo.
99º é uma temperatura muito proxima da temperatura de ebolição agora imagine que o seu sistema não tem essa valvula, qual será a temperatura que a agua pode atingir dentro do acumulador?
mesmo numa situação de consumo normal essa situação pode acontecer quanto mais sem qualquer tipo de consumo.
o que o instalador deveria de ter feito uma vez que ainda não iria habitar a moradia era deixar os colectores tapados.
se ainda não tem previsões para habitar a moradia o melhor será mesmo sombrear os colectores.
sr jatg é normal a valvula de expanção termica libertar agua, e ainda bem que o faz.
a função dessa valvula é deixar sair agua quente quando detecta a temperatura da agua por volta dos 99º, quando liberta essa agua quente ao mesmo tempo entra agua fria dentro do deposito, dessa forma vamos arrefecer a agua dentro do mesmo.
99º é uma temperatura muito proxima da temperatura de ebolição agora imagine que o seu sistema não tem essa valvula, qual será a temperatura que a agua pode atingir dentro do acumulador?
mesmo numa situação de consumo normal essa situação pode acontecer quanto mais sem qualquer tipo de consumo.
o que o instalador deveria de ter feito uma vez que ainda não iria habitar a moradia era deixar os colectores tapados.
se ainda não tem previsões para habitar a moradia o melhor será mesmo sombrear os colectores.
-
tvsat
- Novo membro

- Registado: segunda mai 17, 2010 8:12 am
se tapar os colectores com um cartão, eles deixam de funcionar
o instalador sabe muito bem disso
o instalador sabe muito bem disso
-
c_s_amaral
- Membro Dedicado

- Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am
eu tenho um painel igual que foi montado em dezembro e posso dizer que nos primeiros 2 meses sempre que o sol estava mais forte começava a descarregar.
penso que por dia nunca descarregou mais do que 10 a 15 litros, mas como a descarga é lenta há a possibilidada de haver alguma evaporação ao correr sobre o telhado.
estranhamente, nos ultimos 2 meses, mesmo com temperatulas altas e muito sol as descargas acabaram.
penso que por dia nunca descarregou mais do que 10 a 15 litros, mas como a descarga é lenta há a possibilidada de haver alguma evaporação ao correr sobre o telhado.
estranhamente, nos ultimos 2 meses, mesmo com temperatulas altas e muito sol as descargas acabaram.
-
JATG
Autor do tópico - Membro

sendo assim, fico mais descansado...fyntas Escreveu:boas noites
tenho a hipótese de "desviar" essa água libertada para um tubo de esgoto (que está no sotão a fazer a "respiração" dos wc do 1º andar). haverá alguma razão contra desviar esta água para o tubo de esgoto ou posso fazê-lo à sem qualquer problema?
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
boas, jatg
não estou a ver um tubo de esgoto preparado para suportar 99º...mas dependendo do material usado, pode acontecer como diz o ditado "não mata mas amola" !
até
não estou a ver um tubo de esgoto preparado para suportar 99º...mas dependendo do material usado, pode acontecer como diz o ditado "não mata mas amola" !
até
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
mais uma vez fica provado que quem muda para paineis solares gasta mais agua do que antes.
e neste caso estamos a falar de mais de 100 ltrs por dia....
eu tenho sorte, os meus 2 painéis nunca deitaram agua fora, tive uma vez problemas com um, mas era a boia.
com tantos anos de existencia, já devia haver uma solução para esse problema.
eu tenho sorte, os meus 2 painéis nunca deitaram agua fora, tive uma vez problemas com um, mas era a boia.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
c_s_amaral
- Membro Dedicado

- Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am
a solução para este problema existe e chama-se "circulação forçada".master Escreveu:mais uma vez fica provado que quem muda para paineis solares gasta mais agua do que antes.
um vaso de expansão também é capaz de ajudar.
seja como for acho que perdas de 100 litros por dia não são muito normais, aliás nunca ouvi falar de alguem que tivesse perdas tão grandes e na maior parte dos casos a causa não é a temperatura mas o aumento da pressão.
-
fyntas
- Membro Silver

atenção que o sistema está instalado á algum tempo e não tem qualquer tipo de consumo, portanto é normal isso acontecer.
c_s_amaral
c_s_amaral
os sistemas da solahart tem 2 valvulas de expanção 1 na entrada da agua fria 8 bar e a outra na saida da agua quente por temperatura 99º e pressão 10bar
master
c_s_amaral
se for um sistema de circulação forçada a temperatura dentro do deposito está controlada mas os colectores entram em estagnação onde iremos ter temperaturas ainda muito superiores.a solução para este problema existe e chama-se "circulação forçada".
c_s_amaral
estamos a falar de descargas por temperatura não de pressãoum vaso de expansão também é capaz de ajudar.
os sistemas da solahart tem 2 valvulas de expanção 1 na entrada da agua fria 8 bar e a outra na saida da agua quente por temperatura 99º e pressão 10bar
master
e existe a solahart tem chama-se dissipador de calor, ou então o kit de acessorios do free heatcom tantos anos de existencia, já devia haver uma solução para esse problema.
-
fyntas
- Membro Silver

já agora sr c_s_amaral
mesmo nos sistemas forçados essa valvula deveria de existir, imagine que o térmostáto da resistencia (no caso de apoio electrico) ou a sonda das a.q.s ( no caso de apoio com caldeira) que liga á caldeira da o prego, deixa de existir qualquer controlo no aquecimento da agua logo irá estar sempre a aquecer. se tiver essa valvula de expanção térmica automaticamente ao detectar 99º vai deixar sair agua quente para que entre agua fria e assim proteger o deposito e canalização de temperaturas elevadas
é normal não ouvir falar, porque poucas são as marcas que utilizam a valvula de expanção térmicaaliás nunca ouvi falar de alguem que tivesse perdas tão grandes e na maior parte dos casos a causa não é a temperatura mas o aumento da pressão
mesmo nos sistemas forçados essa valvula deveria de existir, imagine que o térmostáto da resistencia (no caso de apoio electrico) ou a sonda das a.q.s ( no caso de apoio com caldeira) que liga á caldeira da o prego, deixa de existir qualquer controlo no aquecimento da agua logo irá estar sempre a aquecer. se tiver essa valvula de expanção térmica automaticamente ao detectar 99º vai deixar sair agua quente para que entre agua fria e assim proteger o deposito e canalização de temperaturas elevadas
-
JATG
Autor do tópico - Membro

poderia explicar-me melhor como funciona esse dissipador de calor e o kit free heat?e existe a solahart tem chama-se dissipador de calor, ou então o kit de acessorios do free heat
são fáceis de montar?
qual é o mais económico?
obrigado!
-
fyntas
- Membro Silver

sr lbvp
eu acho que fui bastante explícito e não estou a falar em base de leituras mas sim de prática.
estamos a falar de descargas por temperatura não de pressão
os sistemas da solahart tem 2 válvulas de expansão 1 na entrada da agua fria 8 bar e a outra na saída da agua quente por temperatura 99º e pressão 10bar
as descargas que o sistema está a fazer é devido ás temperaturas não à pressão. se fosse por pressão 1º iria actuar a da entrada de agua fria só depois a outra.
o vaso de expansão é para a pressão não para temperatura
corrija-me se estiver errado, não compliquem leiam as respostas todas
sr jatg
na minha opinião será um investimento desnecessário (à volta dos 500€) a menos que a utilização normal do sistema seja inferior a 4 utilizadores.
quando habitar a moradia o sistema vai normalizar, neste momento o melhor será cobrir os colectores com rede de sombreamento por ex.
eu acho que fui bastante explícito e não estou a falar em base de leituras mas sim de prática.
estamos a falar de descargas por temperatura não de pressão
os sistemas da solahart tem 2 válvulas de expansão 1 na entrada da agua fria 8 bar e a outra na saída da agua quente por temperatura 99º e pressão 10bar
as descargas que o sistema está a fazer é devido ás temperaturas não à pressão. se fosse por pressão 1º iria actuar a da entrada de agua fria só depois a outra.
o vaso de expansão é para a pressão não para temperatura
corrija-me se estiver errado, não compliquem leiam as respostas todas
sr jatg
na minha opinião será um investimento desnecessário (à volta dos 500€) a menos que a utilização normal do sistema seja inferior a 4 utilizadores.
quando habitar a moradia o sistema vai normalizar, neste momento o melhor será cobrir os colectores com rede de sombreamento por ex.
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
se tem uma valvula de expansão térmica até pode por um vaso com 100l que a descarga é feita igual quando é atingida determinada temperaturalbvp Escreveu:coloque um vaso de expansão na entrada da água fria de 24 litros e problema resolvido.
e verificar a válvula de segurança.
e deixem-se de tretas não é normal.
Inté
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
quando a temperatura é muito alta não deveria sair vapor de agua e não agua? pela tal valvula de segurança.
tipo uma panela de pressão? quando aumenta a temperatura, aumenta a pressão e o vapor de agua formado (que ocupa lugar) tem que ser libertado.
tipo uma panela de pressão? quando aumenta a temperatura, aumenta a pressão e o vapor de agua formado (que ocupa lugar) tem que ser libertado.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
master Escreveu:quando a temperatura é muito alta não deveria sair vapor de agua e não agua? pela tal valvula de segurança.
boas!
pois...???!!! quando a temperatura da água atingo os 100º entram em acção as leis da física a !!!..."o ponto de ebulição da água em condições de atmosfera padrão é de 100 °c." é só fazer algum trabalhinho de casa...
até
-
fyntas
- Membro Silver

a segurança é não deixar chegar á temperatura de vaporização