Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

olá vizouk
primeiro tens que te apresentar na secção apropriada.
relativamente à tua questão diria que ambos os circuitos necessitam de um vaso de expansão. o que sucede é que geralmente o primário já tem um incorporado no tanque.
Porreiro, pá!

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

vizouk Escreveu:(...) já agora num sistema ts para aplicar um vaso de expansão onde ele fica ligado, à agua ou ao liquido de circulação?
boas.

o meu instalador disse-me que nos sistemas da norquente já trazem um vaso de expansão. no caso dos de 200 lts possuem um vaso de 3,1 lts incorporado dentro do depósito.
alguém pode confirmar isto?

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

bfv Escreveu:
vizouk Escreveu:(...) já agora num sistema ts para aplicar um vaso de expansão onde ele fica ligado, à agua ou ao liquido de circulação?
boas.

o meu instalador disse-me que nos sistemas da norquente já trazem um vaso de expansão. no caso dos de 200 lts possuem um vaso de 3,1 lts incorporado dentro do depósito.
esses 3 litros devem ser para o circuito primário.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

bfv Escreveu:
boas.

viva,

sim, é verdade para o circuito primário....o vaso de expansão encontra-se dentro do depósito.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

sleazydream
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mai 04, 2010 11:19 pm

Mensagem por sleazydream »

viva a todos;

após 4 longos meses finalmente instalaram em casa dos meus pais o ts200l.

uma vez que não possuo conhecimentos aprofundados sobre a matéria pedia a v. opinião sobre a instalãçao que apresento na imagem, uma vez que a mesma me levanta dúvidas sobre a sua boa execução e se o "celebre" modulo solar é o que a mim me parece ser a "valvula termostática a verde".

nota: solicitei a montagem da valvula termostática junto do esquentador.
obrigado a todos.
Anexos
IMG_0177.JPG
IMG_0177.JPG (88.7 KiB) Visto 5312 vezes

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

boas.
o que é que te disseram que era a da tampa verde?
é que a mim instalaram-me uma dessas como sendo a misturadora, perto do depósito...
mas tenho uma instalação vizinha em que a da tampa amarela é que faz esse serviço... qual está correcta?
alguém sabe?
é que a minha está praticamente no mínimo e continua a escaldar

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

a mim parece-me que a válvula termostática é a amarela, nota-se a saida da água já misturada (por baixo) e que entra na rede de distribuição na parede, do lado esquerdo (quente) do esquentador. a outra é uma valvula desviadora.
os módulos solares que tenho visto, no site da vulcano, é um sistema compacto.
modulo_universal_solar_vulcano[1].jpg
modulo_universal_solar_vulcano[1].jpg (10.63 KiB) Visto 5207 vezes
discrição do modulo solar norquente paineissolares.gov.pt

temperatura da ã¡gua do sistema solar superior a 45â°c (temperatura regulavel):
a vã¡lvula desviadora fecharã¡ a entrada de ã¡gua no esquentador e a ã¡gua serã¡ encaminhada para a vã¡lvula misturadora. aã­ serã¡ misturada, com ã¡gua fria da rede, para a temperatura definida.
temperatura da ã¡gua do sistema solar inferior a 45â°c (temperatura regulavel):
a vã¡lvula desviadora fecharã¡ a entrada de ã¡gua para a vã¡lvula misturadora e a ã¡gua serã¡ encaminhada para o esquentador, onde serã¡ aquecida. depois de aquecida no esquentador, a ã¡gua passarã¡ na vã¡lvula misturadora, onde serã¡ misturada com ã¡gua fria, para a temperatura de regulaã§ã£o definida.

a funcionalidade deve ser a mesma agora a apresentação é outra
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sleazydream Escreveu:viva a todos;

após 4 longos meses finalmente instalaram em casa dos meus pais o ts200l.

uma vez que não possuo conhecimentos aprofundados sobre a matéria pedia a v. opinião sobre a instalãçao que apresento na imagem, uma vez que a mesma me levanta dúvidas sobre a sua boa execução e se o "celebre" modulo solar é o que a mim me parece ser a "valvula termostática a verde".

nota: solicitei a montagem da valvula termostática junto do esquentador.
obrigado a todos.
boas

não conheço o modulo solar da norquente mas os que conheço não são nada parecidos com o que tens instalado.
tens a certeza que pagaste o modulo solar?
em caso afirmativo deves contactar a norquente e expores o caso pois o que me parece, o que tens instalado são apenas torneiras termostáticas.
e não tens o modulo solar.

cumprimentos

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

a válvula "verde" é a termostática (pelo menos é igual à minha).
a válvula "amarela" deve de ser (?) a desviadora.
o conjunto forma o modulo solar.

aquando da minha instalação desisti de instalar o modulo solar devido à grande dimensão e falta de estética do mesmo. na altura optei por um sistema manual de válvulas que mais tarde aperfeiçoei com a introdução de um esquentador com modulação de chama automática (assim mesmo a agua tépida existente no ts é devidamente aproveitada).

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

modulo solar é uma referencia atribuida pela vulcano
o modulo solar ou duas misturadoras termostáticas a funcionar com entradas invertidas é exactamente o mesmo obviamente que no caso do modulo da vulcano a aparencia é totalmente diferente da instalação apresentada na foto enviada pelo sr sleazydream que realmente é um mau ex de brilho profissional.

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

mamilcar Escreveu:boas,

eu não acho que seja assim e passo a explicar as minhas razões:

- a de tampa amarela está no site da callefi na secção das termoestáticas e ao regula-la nota-se diferença na temperatura da agua.

- a de tampa verde é totalmente o oposto... não está no site nem se nota variação da temperatura.

alguém sabe o que é a torneira de tampa verde?

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

vou tentar descrever aquele emaranhado de tubos e se estiver errado corrijam
Modulo solar norquente.JPG
Modulo solar norquente.JPG (45.16 KiB) Visto 5108 vezes
ponto 1 vinda da água quente do acumolador que entra na desviadora 5 se vier a + de 45º segue para a termostática 3 que mistura com o 2 que é fria e entra em 4 entrada na rede da casa, quente. se vier a - de 45º é desviada na desviadora 5 para a entrada da fria no esquentador 6 para ser reaquecida, sai na saída quente do esquentador 7 seguidamente entra no t 8 dirigindo-se para a termostatica 3 ser misturada e entrar na rede 4.

grande embrulhada, mas, acho que não devo estar longe. se acertei no ponto 1 e 2 deve estar bem.
Inté

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

bfv Escreveu:
mamilcar Escreveu:boas,

eu não acho que seja assim e passo a explicar as minhas razões:

- a de tampa amarela está no site da callefi na secção das termoestáticas e ao regula-la nota-se diferença na temperatura da agua.

- a de tampa verde é totalmente o oposto... não está no site nem se nota variação da temperatura.

alguém sabe o que é a torneira de tampa verde?

boas vfv

não tenho duvidas que a válvula “verde” é termostática pois é exactamente igual à minha.

sobre o seu manuseamento reconheço que inicialmente tive dificuldade em regular a temperatura de saída da água mas lá apanhei o “jeito”…... sobre isto dou-te as seguintes “dicas”:
-desaperta o pequeno parafuso de segurança até a tampa verde saltar para a "rosca" de regulação.
-aperta a tampa até a “rosca” aparentemente ter terminado. nesta fase força ainda mais o aperto e vai verificando a temperatura da água. (no meu caso para regular a temperatura de saida para 45º tive que "forçar bem" o aperto).

tendo em conta a explicação do amigo "fyntas" o modulo solar do "sleazydream" é composto por 2 valv. termostaticas com entradas invertidas.

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

mamilcar Escreveu: boas vfv
não tenho duvidas que a válvula “verde” é termostática pois é exactamente igual à minha.
sobre o seu manuseamento reconheço que inicialmente tive dificuldade em regular a temperatura de saída da água mas lá apanhei o “jeito”…... sobre isto dou-te as seguintes “dicas”:
-desaperta o pequeno parafuso de segurança até a tampa verde saltar para a "rosca" de regulação.
-aperta a tampa até a “rosca” aparentemente ter terminado. nesta fase força ainda mais o aperto e vai verificando a temperatura da água. (no meu caso para regular a temperatura de saida para 45º tive que "forçar bem" o aperto).
boas mamilcar,
eu já tinha feito isso. quando me instalaram deixaram no máximo. teve uns dias assim até que a regulei para um pouco abaixo do 1.
desapertei o parafuso, puxei o botão um pouco para fora e rodei-o para a direita até parar(mínimo) e depois rodei um pouco para trás, nem chegou ao 1... e a temperatura ficou a mesma(acho eu)... a escaldar(não dá para meter a mão)! daí eu dizer que não noto nada.

ps: aquilo dá para forçar?

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas

aí há algum equivoco, a valvula amarela é que é a termostatica, repare na saída por baixo, onde sai a água misturada, que está ligada à rede de distribuição da casa. parece-me
Inté

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

tudo indica que ambas são termostaticas.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

lrds Escreveu:vou tentar descrever aquele emaranhado de tubos e se estiver errado corrijam
modulo solar norquente.jpg
ponto 1 vinda da água quente do acumolador que entra na desviadora 5 se vier a + de 45º segue para a termostática 3 que mistura com o 2 que é fria e entra em 4 entrada na rede da casa, quente. se vier a - de 45º é desviada na desviadora 5 para a entrada da fria no esquentador 6 para ser reaquecida, sai na saída quente do esquentador 7 seguidamente entra no t 8 dirigindo-se para a termostatica 3 ser misturada e entrar na rede 4.

grande embrulhada, mas, acho que não devo estar longe. se acertei no ponto 1 e 2 deve estar bem.

se a caleffi é mesmo uma termostatica a água misturada sai por baixo e supostamente entra na parede, onde antes entrava a água quente que vem do aquecedor
pelo tubo "1" sai água "misturada"
pelo numero "8" entra água fria nas duas termoestaticas

isto é muito confuso mas deve ter alguma lógica

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

vocês não lem os tópicos anteriores o modulo solar são 2 misturadoras
térmostáticas com ligação invertida independentemente da cor de cada uma ponto final.
há duvidas???
é que se não serve de nada as intrevenções de pessoal especializado é pá digam.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

bfv Escreveu:
mamilcar Escreveu: boas vfv
boas mamilcar,
eu já tinha feito isso. quando me instalaram deixaram no máximo. teve uns dias assim até que a regulei para um pouco abaixo do 1.
desapertei o parafuso, puxei o botão um pouco para fora e rodei-o para a direita até parar(mínimo) e depois rodei um pouco para trás, nem chegou ao 1... e a temperatura ficou a mesma(acho eu)... a escaldar(não dá para meter a mão)! daí eu dizer que não noto nada.

ps: aquilo dá para forçar?
boas vfv

o que fizeste foi exactamente o que eu fiz e com os mesmos resultados! …depois, já em desespero causa, forcei o aperto e deixei a agua correr até que comecei a sentir a agua menos quente….depois foi uma questão de acerto. (tem em conta a distancia entre a termostática e a torneira onde está a fazer o teste e calcula o tempo necessário a sentires o efeito).
depois de acertar nunca mais tive necessidade de mexer na termostática… tenho a água à temperatura ideal para banhos sem necessidade de usar os misturadores para temperar a água (isto implica poupança de agua quente e fria e aumento de rentabilidade do acumulador).
se não conseguires melhorar a situação deves chamar um técnico para verificar a termostática (por motivos de poupança mas, sobretudo, por motivos de segurança de pessoas e da própria tubagem).

relativamente ao modulo solar do "sleazydream" o nosso amigo “fyintas” já esclareceu, e bem, o assunto.

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

fyntas Escreveu:vocês não lem os tópicos anteriores o modulo solar são 2 misturadoras
térmostáticas com ligação invertida independentemente da cor de cada uma ponto final.
há duvidas???
é que se não serve de nada as intrevenções de pessoal especializado é pá digam.
exactamente. a cor da carapuça não quer dizer absolutamente nada
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”