la meti os controversos tubos de vacuo e estou maravilhado

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

la meti os controversos tubos de vacuo e estou maravilhado

Mensagem por kanyboy »

a algum tempo estive a metido em algumas discussoes sobre tubos de vacuo, e embora defend. o sistema o certo é q nao tinha um em casa, decidi meter um e estou maravilhado, estao uns 12 graus em suma esta frio, mas felizmente o ceu tem estado limpo e por isso tenho tido agua a 50 graus, o sistema é bem melhor do que eu pensava, quando o verao chegar vamos la ver como é q isto vai funcionar, mas os tipos q me meteram o sistema garantiram-me q n acontece nada, alias ficaram com todos os meus dados de forma a que se o verao for muito quente me possam baixar a pressao do sistema, de forma a suportar melhor as altas temperaturas, bem ao certo nao sei oq vao fazer, mas garantiram-me q se algo for a vida no mesmo dia esta reparado.
mas oq me deixou mesmo contente foi ter aguinha quente com este frio q anda na rua, parece impossivel como é q o sistema aquece tanto e tao rapido.
cada vez mais adepto, e desta vez n é da boca para fora, se nao for bom la se vai o meu investimento.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: la meti os controversos tubos de vacuo e estou maravilhado

Mensagem por kanyboy »

esquecime de dizer q a tomada n esta ligada, vamos ver como isto se porta, vou dando noticias sobre isto

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

este é o tempo ideal, pode estar frio mas se tiver céu limpo temos sempre agua quente... de borla...
eu tenho paineis planos e a agua aqui em casa também ronda os 50º, eu nem tenho resistência eléctrica

jsengxx
Membro
Membro
Registado: terça jan 05, 2010 10:08 am

Mensagem por jsengxx »

ola kenyboy,

que tubos tem? heat pipe ou tubos com circulação directa?

estou a ponderar a comprar um sistema solar de tubos com circulação directa. o sistema e não pressurizado mas vai ser instalado com uma redutora de pressão para poder trabalhar em baixa pressão +-1,2bar e claro válvula de descarga de 1bar. assim tenho um sistema pressurizado de baixa pressão e evito de meter uma bomba para fazer chegar o fluxo de agua as torneiras.
segundo o instalador os sistemas não pressurizados são testados em fabrica com pressão de 1,5bar.

vou optar por este sistema por ser simples, barato e se tratar de uma moradia para ferias. vou optar por 24 tubos e 200l. preço ronda os 600euros.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

ainda bem que estás satisfeito com o sistema. embora os 50º não sejam nada de extraordinário. mesmo o meu painel com inclinação a 25º tem chegado lá estes dias.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

heat pipe, 50 graus é pouco, eu como n tomo banho com a agua a essa temperatura estou super satizfeito, ter agua nesta altura a essa temperatura , alias trocava os graus a mais do verao por ter esta temperatura o ano todo.
eu n estou prorpiamente no algarve, para mim esta otimo.
quanto ao sistema n pressurizado nao sei bem como funciona, mas parece me ter um rendimento igual ao dos paineis planos, mas uma vez q é uma casa de ferias e a vais usar de preferencia no verao, parece-me q esse sistema te serve perfeitamente.
so mais uma coisa 600 euros parece-me super barato, podes especificar melhor isso, para eu n me sentir tao roubado, é que eu meti o meu de 20 tubos e 200l por 2780 euros, mas vinha com os extras todos que ja tinha falado aqui noutros post's.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

desculpem tem 24 tubos e nao 20 como disse anteriormente, so mais um aparte sao 10:15 da manha e ja tenho a agua a 45 graus, maravilha.

jsengxx
Membro
Membro

Mensagem por jsengxx »

kanyboy,

o sistema que eu mencionei não são ´´heat pipes´´ são tubos de vácuo aonde a agua circula directamente dentro do tubo. nos ´´heat pipes´´ não há agua dentro dos tubos mas há um tubo de cobre com liquido com uma cabeça grande de cobre que entra dentro do acumulador. essa cabeça e que vai fazer com que a agua aquece dentro do acumulador. e um sistema mais sofisticado e claro mais carro.

eu acho que os preços dos termossifões podem no futuro vir a baixar drasticamente. acho uma barbaridade dar perto de 2000 euros por um sistema que no fundo e um termo acumulador que esta ligado a uns tubos de cobre/vidro.
um exemplo:
um termo acumulador de 200l custo +-300euros e restam nos 1700 euros para o painel!

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

eu liguei a hcf para saber o preço de um sistema de 200 l pedi inforçaoes sobre o hcf- fy-58-24

gama econosolutions e o preço que me deram foi 700 euros com direito a 10 metros de cobre.
ou seja se arranjar um instalador barateiro consigo meter isso para o barato, o meu problema ia ser o cobre, é que na instalaçao do meu sistema levou bem mais de 10 m, bem mais de 20. mas de qualquer das formas parece-me barato.

jsengxx
Membro
Membro

Mensagem por jsengxx »

kanyboy,

eles não te mencionaram nada sobre a instalação?
instalar isso com baixa pressão?

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

disseram-me q me podiam arranjar um instalador ou entao podia ser eu a fazer isso, mas a instalaçao nao estava incluida no preço.
bem vou-me informar de quanto custa um serviço semelhante ao meu.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

afinal ja nao vou chorar, afinal ate fiz um bom negocio, atendendo ao facto de me terem montado tudo, sem pagamentos extras pelo cobre, alem disso o meu sistema tem 2 vasos de expançao em aço inox e nao um em ferro vitrificado, entre outros extras, ca vai o email que eles me mandaram, no primeiro paragrafo falam do sistema que o jsengxx falou, nos seguintes ja se fala do sistema que eu meti.

"boa tarde,

de acordo com a nossa conversa telefónica vimos por este meio enviar a tabela solicitada.
devo ainda dizer-lhe esta tabela não inclui qualquer tubagem, no entanto a mesma (10 metros) estará incluida por um adicional de 50 euros + iva

tal como lhe disse aida temos dois conjuntos hcf-sp-130-58-50-500 com termoacumulador de dupla serpentina, que em detrimento dos 3700 euros, por serem unidades de 2009 poderemos vender pelo preço de 2900 euros cada kit (no máximo 2 kit's).

qualquer assunto adicional, agradecemos desde já o vosso contacto e nos dispomos para o esclarecimento de qualquer dúvida adicional.

atentamente,"

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

é pa maravilha ate me esqueço q tenho aquilo, nada de ligar tresistencia, o tempo tem ajudado, maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaa

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

atenção que não é só com os tubos que a malta tem agua quente!! desde que tenha sol tambem tenho o deposito com agua quente (chegou aos 60º nesses dias de sol) e não tenho tubos.

talvez mais para o norte se nopte a diferença , mas poelo centro , desde que aja uma tarde/manha de sol independentemente da temperatura externa tenho agua quente para dois dias!!

mas ainda bem que estás contente!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

myself11
Membro
Membro
Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm

Mensagem por myself11 »

kanyboy Escreveu:tal como lhe disse aida temos dois conjuntos hcf-sp-130-58-50-500 com termoacumulador de dupla serpentina, que em detrimento dos 3700 euros, por serem unidades de 2009 poderemos vender pelo preço de 2900 euros cada kit (no máximo 2 kit's).

qualquer assunto adicional, agradecemos desde já o vosso contacto e nos dispomos para o esclarecimento de qualquer dúvida adicional."
de que zona és kanyboy?

o sistema que adquiriste é de circulação forçada ou termossifão?

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

myself11 Escreveu:
kanyboy Escreveu:tal como lhe disse aida temos dois conjuntos hcf-sp-130-58-50-500 com termoacumulador de dupla serpentina, que em detrimento dos 3700 euros, por serem unidades de 2009 poderemos vender pelo preço de 2900 euros cada kit (no máximo 2 kit's).

qualquer assunto adicional, agradecemos desde já o vosso contacto e nos dispomos para o esclarecimento de qualquer dúvida adicional."
de que zona és kanyboy?

circulaçao forçada, sou de perto da povoa uns 40 km do porto

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

myself11 Escreveu:

de que zona és kanyboy?

circulaçao forçada, sou de perto da povoa do varzim uns 40 km do porto

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

ja agora, a agua tem andado por estes dias nos 70 graus

taranta
Membro
Membro
Registado: segunda nov 03, 2008 12:42 pm

Mensagem por taranta »

kanyboy Escreveu:ja agora, a agua tem andado por estes dias nos 70 graus
e hoje que está a chover e o ceu completamente nublado. como é que o sistema se comporta?
o sistema de apoio, apoio tem de estar ligado. certo?

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

taranta Escreveu:
kanyboy Escreveu:ja agora, a agua tem andado por estes dias nos 70 graus
e hoje que está a chover e o ceu completamente nublado. como é que o sistema se comporta?
o sistema de apoio, apoio tem de estar ligado. certo?
aqui onde vivo n esteve, como tal n lhe posso dar essa resposta, mas obviamente q se n raio nenhum la vou ter de ligar a tomada, mas felizmente ate agora n tive de fazer nada, talvez tenha havido algumas nuvens mas pelos vistos n foi suficiente para ficar sem agua quente.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”