Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

boas!

alguém pode aqui testemunhar a aplicação de ts da norquente recentemente (janeiro) e quando foi feita a encomenda?
é só para tentar perceber " o andamento da carruagem"...

obg.

diasarmando
Membro
Membro
Registado: domingo jan 10, 2010 9:50 pm

Mensagem por diasarmando »

a mim ligaram-me esta semana da norquente a indicar que o instalador iria receber a ordem de instalação.

junto da norquente informei-me que o isolamento térmico preto e sem protecção uv é mesmo distribuído pela norquente e nao opção do instalador.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

diasarmando Escreveu:a mim ligaram-me esta semana da norquente a indicar que o instalador iria receber a ordem de instalação.

junto da norquente informei-me que o isolamento térmico preto e sem protecção uv é mesmo distribuído pela norquente e nao opção do instalador.
boas!

antes de mais obrigado pela informação, mas para ficar com uma ideia do "andamento da carruagem" em relação ao seu 1º. paragrafo, essa informação foi-me transmitida na 1ª. semana de dezembro, está a fazer 2 meses, até agora nem o contacto do instalador tive quanto mais a instalação.

quanto ao isolamento, há que exigir o cumprimento das regras (dec.lei 79/2006) que obriga a 20mm de espessura em interior e 30mm no exterior
julgo já ter encontrado relatos de outras instalações aqui no forum em que o problema também foi colocado, ou seja foi reclamado à marca, e posteriormente foi solucionado o problema com a colocação do isolamento correcto e com protecção uv, ou será que só colocam o correcto a quem reclamar? "quem se cala consente"

ainda fico à espera do relato de alguém que lhe instalaram este mês...

Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

boa noite

esta é a minha primeira participação no fórum.

adquiri um ts300 da norquente que já se encontra instalado desde meados do mês de novembro (encomenda em agosto), muito graças à leitura que vinha a fazer deste fórum.

até ao momento parece-me ser um equipamento com alguma qualidade e bom desempenho, tendo em conta a relação qualidade/preço comparativamente com outras marcas.

algumas horas de sol são suficientes para ter água à temperatura ideal para o banho.

não utilizei até esta data o sistema eléctrico integrado como auxilio, no entanto as temperaturas muito baixas da noite (negativas na região que vivo), baixão a temperatura da água por vezes para valores que necessito voltar ao velhinho esquentador.

em suma estou satisfeito com a opção...

tenho no entanto um problema que não acho normal, o sifão (uma pequena torneira na parte inferior do depósito) que ao ser acionado deita água, está constantemente a pingar, o que no final de um dia corresponde a muitos litros de água.

já falei com o instalador e ele diz que será da elevada pressão da água que tenho em casa e que necessita de uma valvula para reduzir esta pressão. será mesmo assim????
agradecia que alguém me informe, já que ainda não vi ninguém a falar deste problema aqui no fórum.

cumprimentos

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

ferreira73 Escreveu:boa noite

adquiri um ts300 da norquente que já se encontra instalado desde meados do mês de novembro (encomenda em agosto), muito graças à leitura que vinha a fazer deste fórum.

até ao momento parece-me ser um equipamento com alguma qualidade e bom desempenho, tendo em conta a relação qualidade/preço comparativamente com outras marcas.

algumas horas de sol são suficientes para ter água à temperatura ideal para o banho.

não utilizei até esta data o sistema eléctrico integrado como auxilio, no entanto as temperaturas muito baixas da noite (negativas na região que vivo), baixão a temperatura da água por vezes para valores que necessito voltar ao velhinho esquentador.

tenho no entanto um problema que não acho normal, o sifão (uma pequena torneira na parte inferior do depósito) que ao ser acionado deita água, está constantemente a pingar, o que no final de um dia corresponde a muitos litros de água.

já falei com o instalador e ele diz que será da elevada pressão da água que tenho em casa e que necessita de uma valvula para reduzir esta pressão. será mesmo assim????
agradecia que alguém me informe, já que ainda não vi ninguém a falar deste problema aqui no fórum.

cumprimentos
eu tenho precisamente o mesmo problema num termo sifao 200l suntech e o instalador disse-me tambem que é pressao da rede alta só que eu nao acredito na teoria dele. essa torneira que esta a falar chama-se valvula de segurança
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas!

seja bem vindo ao forum ferreira73, obrigado pelo dica da sua instalação, encomendou agosto = instalação novembro, eu encomendei em novembro = instalação...??? (lá para o verão).
são óptimas noticias saber que está satisfeito julgo que não instalou o modulo solar, a ser verdade foi por incompatibilidade com esquentador ou por opção pessoal?

quanto ao problema relatado, comum ao "jama", pela minha experiência pessoal penso que a teoria dos instaladores está correcta e paço a explicar o porquê.
eu tenho um acumulador de aq de um recuperador de calor, por baixo também tem a tal dita válvula de segurança que é actuada pela pressão da água. como até uma determinada altura a minha pressão da água (motor de balão) não passava os 3 bar e aí a válvula não deitava qualquer pingo de água, agora quando eu alterei o fornecimento da água (motor com bomba mais potente) passei a ter na rede pressão por volta dos 4,5 bar a válvula começou então a libertar água e desde aí não mais parou, ao fim do dia são uns litritos

um abraço

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

paulol Escreveu:
diasarmando Escreveu:a mim ligaram-me esta semana da norquente a indicar que o instalador iria receber a ordem de instalação.

boas!

antes de mais obrigado pela informação, mas para ficar com uma ideia do "andamento da carruagem" em relação ao seu 1º. paragrafo, essa informação foi-me transmitida na 1ª. semana de dezembro, está a fazer 2 meses, até agora nem o contacto do instalador tive quanto mais a instalação.

quanto ao isolamento, há que exigir o cumprimento das regras (dec.lei 79/2006) que obriga a 20mm de espessura em interior e 30mm no exterior
julgo já ter encontrado relatos de outras instalações aqui no forum em que o problema também foi colocado, ou seja foi reclamado à marca, e posteriormente foi solucionado o problema com a colocação do isolamento correcto e com protecção uv, ou será que só colocam o correcto a quem reclamar? "quem se cala consente"

ainda fico à espera do relato de alguém que lhe instalaram este mês...
boas

a mim já me vieram substituir o isolamento preto que estava a começar a desfazer-se, foi instalado no final de julho e substituiram por um com mais espessura e com uma proteção branca por fora, que penso que seja a protecção dos uv.
realmente isto é triste, se uma pessoa não reclama é enganado.
mas como tem 6 anos de garantia (isto é se eles forem honestos e cumprirem com o que está no contrato, porque os pazos pelo menos não cumprem) pode ser que substituam os isolamentos de quem reclamar.
è mesmo o pensamento de alguns empresários portugueses que pensam que ganham dinheiro a tentar enganar o cliente.
ainda estou a espera que me venham substituir um dos paineis que tem humidade lá dentro, já vieram uma vez, diseram que era um acessório que estava muito apertado, e nesse dia ficou bom mas no dia seguinte estava na mesma, quase todo coberto de condensação.
acho que já faz 15 dias que estou a espera que o instalador acm, me venha resolver o problema, já liguei varias vezes mas nunca está o responsavel.
no contrato está que a assistência é efectuada entre as 24h e as 48h depois do pedido, mas para o responsavel pela acm o h não quer dizer horas deve querer dizer dias, da 1ª vez que cá vieram demoraram a volta de 30 dias por isso para eles devia estar dentro do prazo.

boa sorte!

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

paulol Escreveu:
diasarmando Escreveu:

.

ja encontrei essa tabela...acho que esta na alturta de reclamar

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

ja encontrei essa tabela...acho que esta na alturta de reclamar [/quote]

boas!

mas os paineis que tem instalados não são da norquente?! os instaladores das outras marcas tambem andam a fugir ao material?

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

paulol Escreveu:boas!

alguém pode aqui testemunhar a aplicação de ts da norquente recentemente (janeiro) e quando foi feita a encomenda?

obg.
eu comprei a 15 de setembro e cá continuo à espera da montagem... já não deve faltar muito!

Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

jama Escreveu:
ferreira73 Escreveu:boa noite

cumprimentos
eu tenho precisamente o mesmo problema num termo sifao 200l suntech e o instalador disse-me tambem que é pressao da rede alta só que eu nao acredito na teoria dele. essa torneira que esta a falar chama-se valvula de segurança
boa noite
alguém me poderia dizer como se chama essa tal valvula para reduzir a pressão da água, onde a posso adquirir e se é fácil e como posso fazer a sua instalação?

abraço

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boa noite
alguém me poderia dizer como se chama essa tal valvula para reduzir a pressão da água, onde a posso adquirir e se é fácil e como posso fazer a sua instalação?

abraço[/quote]

boas!

é mesmo como diz, válvula redutora e encontra-a em qualquer loja de material de canalização até mesmo em lojas como maxmat, aki entre outras. as mais económicas são as que reduzem para 3 bar e são estas as mais recomendadas para uma habitação, agora se tiver uma vivenda e tenha rega automática do jardim, esta pressão pode ser insuficiente mas isto é outro assunto.
quanto há sua aplicação, não tem grande sabedoria desde que tenha ferramenta adequada e saiba a onde a colocar. se a água for da rede publica aconselho que o trabalho seja realizado por quem sabe da arte, visto que deve ser aplicada logo a seguir ao contador para que toda a habitação tenha a pressão sob control. se a intenção for uma determinada zona ou equipamento especifico, por exemplo só o acumulador solar, obviamente será antes deste.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

bfv Escreveu:
paulol Escreveu:boas!

obg.
eu comprei a 15 de setembro e cá continuo à espera da montagem... já não deve faltar muito!
viva!

15....de................setembro!!!!! a coisa está mesmo preta mais que eu pensava, já li melhores noticias
já agora pode-nos dizer de que zona é?

um abraço

diasarmando
Membro
Membro
Registado: domingo jan 10, 2010 9:50 pm

Mensagem por diasarmando »

eu sou daqueles que encomendou no ultimo dia do ano mas ja tenho o contacto do instalador e vou-lhe ligar 2 vezes por semana até ele desistir de me aturar e montar o painel. a ver se ainda em fevereiro ja tenho instalado .

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

diasarmando Escreveu:eu sou daqueles que encomendou no ultimo dia do ano mas ja tenho o contacto do instalador e vou-lhe ligar 2 vezes por semana até ele desistir de me aturar e montar o painel. a ver se ainda em fevereiro ja tenho instalado .
boas!

está cheio de sorte, encomendei em novembro, contacto do instalador, nem a sombra...
não será melhor contacta-lo 2 vezes por... hora ou instala ou vai pro psiquiatra

um abraço

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

paulol Escreveu:boa noite

abraço

boas!

é mesmo como diz, válvula redutora e encontra-a em qualquer loja de material de canalização até mesmo em lojas como maxmat, aki entre outras. as mais económicas são as que reduzem para 3 bar e são estas as mais recomendadas para uma habitação, agora se tiver uma vivenda e tenha rega automática do jardim, esta pressão pode ser insuficiente mas isto é outro assunto.
quanto há sua aplicação, não tem grande sabedoria desde que tenha ferramenta adequada e saiba a onde a colocar. se a água for da rede publica aconselho que o trabalho seja realizado por quem sabe da arte, visto que deve ser aplicada logo a seguir ao contador para que toda a habitação tenha a pressão sob control. se a intenção for uma determinada zona ou equipamento especifico, por exemplo só o acumulador solar, obviamente será antes deste.[/quote]

boas
eu tenho uma, à entrada de uma bailarina, que é regulavel. posso reduzir até 1 bar ou menos , se quizer.
Inté

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

paulol Escreveu: 15....de................setembro!!!!! a coisa está mesmo preta mais que eu pensava, já li melhores noticias

um abraço
claro que posso... como diz aqui à esquerda... sou de benavente
e parece que ainda tenho meia duzia de instalações à minha frente... mas já deve ser este mês... espero!

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

alexjp4 Escreveu:
mas os paineis que tem instalados não são da norquente?! os instaladores das outras marcas tambem andam a fugir ao material?
alexjp4, como deves de saber o meu painel é solahart, e se bem te lembras ja tivemos alguns dialogos sobre isso

se forem ao topico da solahart esta la as fotos da minha instalaçao(pag 17) e la tmb tem uma foto do isolamento.é de 13mm sem protecção uv.no fim levou com fita de aluminio para fazer de protecção.na altura nao gostei muito da ideia,mas como ja tinha visto diversos casos com a mesma aplicaçao,calei-me.agora se existe um decreto de lei sobre iss, fica tudo muito mais simplificado o instalador apenas tem de cumprir a lei

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

bfv Escreveu:
paulol Escreveu: 15....de................setembro!!!!! a coisa está mesmo preta mais que eu pensava, já li melhores noticias

um abraço
claro que posso... como diz aqui à esquerda... sou de benavente
e parece que ainda tenho meia duzia de instalações à minha frente... mas já deve ser este mês... espero!
irds
boas
eu tenho uma, à entrada de uma bailarina, que é regulavel. posso reduzir até 1 bar ou menos , se quizer.

boas!

ok. e obg. não tinha reparado!

uma questão ao "irds", de que marca é a valvula reguladora que menciona? tem alguma referencia?

obg.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

[/quote]

irds
boas

boas!

ok. e obg. não tinha reparado!

uma questão ao "irds", de que marca é a valvula reguladora que menciona? tem alguma referencia?

obg. [/quote]
boas
a marca não sei mas digitei no google «valvulas redutoras de pressão em latão» e apareceu uma igual à minha. vou ver se consigo pô-la aqui.
imagesCAV2X0ZQ.jpg
imagesCAV2X0ZQ.jpg (2.41 KiB) Visto 4183 vezes
a parte de cima é uma rosca que se aperta ou desaperta conforma a necessidade. convém comprar também um manómetro, para nos orientarmos.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”