Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

diasarmando
Membro
Membro
Registado: domingo jan 10, 2010 9:50 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por diasarmando »

olá a todos.

também fui um dos últimos a fazer o pedido, por isso ainda tenho uns meses de espera pela frente.

venho a ler este tópico e existem alguns casos em que a instalação não foi a melhor e reparei também que passa por aqui muita gente que percebe do assunto e até ajuda o pessoal a resolver os diversos assuntos.

de forma a evitar más instalações, sugeria que o pessoal com "boas instalações", coloque aqui as fotos, assim todos poderiam ver. assim quando o instalador for instalar, podemos "forçar" uma melhor instalação.

no entanto gostava que alguém pudesse colocar um manual de instalação dos painéis da norquente para poder entender a configuração do circuito de aguas e correcta localização dos diversos componentes.

obrigado e cumprimentos

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

diasarmando Escreveu:olá a todos.

também fui um dos últimos a fazer o pedido, por isso ainda tenho uns meses de espera pela frente.

venho a ler este tópico e existem alguns casos em que a instalação não foi a melhor e reparei também que passa por aqui muita gente que percebe do assunto e até ajuda o pessoal a resolver os diversos assuntos.

de forma a evitar más instalações, sugeria que o pessoal com "boas instalações", coloque aqui as fotos, assim todos poderiam ver. assim quando o instalador for instalar, podemos "forçar" uma melhor instalação.

no entanto gostava que alguém pudesse colocar um manual de instalação dos painéis da norquente para poder entender a configuração do circuito de aguas e correcta localização dos diversos componentes.

obrigado e cumprimentos
aqui fica a foto do meu sanitech,
Anexos
termo sifao sanitech 200l
termo sifao sanitech 200l
HPIM6013.jpg (68.86 KiB) Visto 5074 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

manuelcar Escreveu:não podemos controlar os prazos de execução, mas podemos e devemos controlar a qualidade de instalação. e isso
é o mais importante. que são dois ou três meses de espera comparados com anos e anos de satisfação e conforto?
boas

esperar é uma coisa, agora, andar a ser embrulhado com desculpas esfarrapadas, a atirar culpas para cima de terceiros, à e tal o instalador não atende o tel, esteja descansado que a gente já lhe liga, e nada.
acho que gente assim não merece que se espere, mesmo que isso nos custe algum dinheiro.
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

jama Escreveu:
diasarmando Escreveu:olá a todos.

obrigado e cumprimentos
aqui fica a foto do meu sanitech,

boas

parece que o instalador tambem não é dos melhores, os acessórios não estão isolados o que permite que haja maiores perdas, é que isolar os acessórios (joelhos) dá trabalho e o que interessa é despachar!
alguns instaladores é que estão a dar cabo do seu próprio negócio, é que as pessoas que têm os paineis vão começar a ver que os equipamentos não correspondem ás espectativas e não vão aconselhar a outros e ainda por cima ao preço que eles ficam sem o incentivo do estado.
já vi fotografias de como realmente eles deveriam estar isolados aqui no forum.

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

fantpmp eu pedi ao meu instalador para colocar a desligar aos 45º mas quando o tempo melhorar vou lá confirmar.

diasarmando
Membro
Membro

mas os instaladores, mesmo exigindo, não colocam um bom isolamento nas tubagens? na minha instalação vou ter uns 6 metros de canalização em cima da cobertura.

nas coberturas planas como é que costumam fixar os painéis? como moro à beira mar, não vai ser fácil manter o painel fixo.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

diasarmando Escreveu:mas os instaladores, mesmo exigindo, não colocam um bom isolamento nas tubagens? na minha instalação vou ter uns 6 metros de canalização em cima da cobertura.

nas coberturas planas como é que costumam fixar os painéis? como moro à beira mar, não vai ser fácil manter o painel fixo.
boas

não se deveria exigir nada aos instaladores eles é que deveriam ter brio profissional e fazer as coisas como deve de ser, já vi fotos aqui do forum (não sei de que marca) em que realmente todos os tubos e acessórios estavam isolados e com isolamento branco, no meu caso foi a a.c.m. que me instalou os paineis em finais de julho e já tiveram que me vir substituir entre outras coisas o isolamento que estava já a estalar todo, e quando lhe disse para isolar tambem os acessórios porque por duas vezes tinha a agua congelada, virou-se para mim e disse-me que não tinha sido só o meu painel que ele tinha instalado, o que lhe tive que dizer é que há quem cometa os mesmos erros toda a vida e esteja convencido que está a fazer as coisas bem feitas.
e mesmo assim só tapou alguns acessórios e com um isolamento que deixa muito a desejar, mas é que acabaram o trabalho estava eu ao telefone e só depois é que vi.
na verdade o "técnico" precisa de fazer um curso de reciclagem, ou se sabe estasse a burrifar porque para isolar os acessórios dá trabalho e eles querem é despachar, porque os equipamentos terem um rendimento 100% ou de 80% o comum dos clientes não sabe, apenas sabe que gasta mais electricidade para aquecer a agua do que o vizinho que tem os tubos e acessórios isolados convenientemente.
quanto á fixação nos telhados planos fazem-nos fixando a estrutura ao chão (neste caso telhado) apesar de já ter lido quem não os fixe porque são perto de 300kg, ou 400kg. conforme o ts200l ou ts300l e não considere necessário, os de circulação forçada penso que têm mesmo que ser fixos devido ao ser pouco peso.

boa sorte

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

diasarmando Escreveu:mas os instaladores, mesmo exigindo, não colocam um bom isolamento nas tubagens? na minha instalação vou ter uns 6 metros de canalização em cima da cobertura.

ditam as regras das boas práticas, isolar toda a tubagem (quente e fria) com isolamento (com protecção uv,), para diminuir perdas de calor e para que seja reduzida a necessidade de apoio.

nas coberturas planas, os paineis são fixados com recurso a sapatas de betão, podendo ou não ser colados ao chão, para segurança adicional.

diasarmando
Membro
Membro

dá trabalho e é caro, o tubo de isolamento resistente a uv custa 4€ + iva (preço de tabela) por metro.

são finos e gulosos.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

boas

hoje voltou o sol e o meu painel que supostamente tinha sido "reparado," o "técnico" disse-me que era um acessório que estava muito apertado e que não permitia a saida do vapor voltou ao mesmo, já liguei para a norquente, vamos ver quanto tempo é que demoram desta vez a vir resolver o problema.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

alexjp4 Escreveu:boas

hoje voltou o sol e o meu painel que supostamente tinha sido "reparado," o "técnico" disse-me que era um acessório que estava muito apertado e que não permitia a saida do vapor voltou ao mesmo, já liguei para a norquente, vamos ver quanto tempo é que demoram desta vez a vir resolver o problema.

boas alexjp4,

lamento o problema com o painel.
embora não entenda muito do assunto continuo a pensar, tendo em conta o teu anterior relato, que o painel tem um defeito de fabrico e que só agora se manifestou devido ao rigor do inverno. com um clima bem mais desfavorável (por aqui chuva, vento, frio, gelo... não faltam!!!! ) o meus painéis aparentam boa "saúde", sem sinais de condensação e quando apanham umas horas de sol cumprem perfeitamente a sua função.

da experiência adquirida nestes últimos meses cheguei à conclusão que devido ao fraca radiação solar que temos tido neste outono/inverno o meu actual esquentador não é o “apoio” ideal para aproveitar a agua “meio aquecida” existente no ts pelo que, aproveitando uma avaria do mesmo, vou adquirir um com “modulação de chama”. com esta característica o esquentador aproveita todo o pre-aquecimento da agua existente traduzindo-se numa poupança financeira e num ganho ambiental.

enfim... com o tempo e a experiência adquirida vamos corrigindo o que está mal....

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

boas alexjp4,

lamento o problema com o painel.
embora não entenda muito do assunto continuo a pensar, tendo em conta o teu anterior relato, que o painel tem um defeito de fabrico e que só agora se manifestou devido ao rigor do inverno. com um clima bem mais desfavorável (por aqui chuva, vento, frio, gelo... não faltam!!!! ) o meus painéis aparentam boa "saúde", sem sinais de condensação e quando apanham umas horas de sol cumprem perfeitamente a sua função.

da experiência adquirida nestes últimos meses cheguei à conclusão que devido ao fraca radiação solar que temos tido neste outono/inverno o meu actual esquentador não é o “apoio” ideal para aproveitar a agua “meio aquecida” existente no ts pelo que, aproveitando uma avaria do mesmo, vou adquirir um com “modulação de chama”. com esta característica o esquentador aproveita todo o pre-aquecimento da agua existente traduzindo-se numa poupança financeira e num ganho ambiental.

enfim... com o tempo e a experiência adquirida vamos corrigindo o que está mal....[/quote]

boas

na realidade como já disse no dia em que lhe andaram a mexer ele estava a melhorar quase não tinha vestigios da condensação e aqueceram bem a agua, só que no dia seguinte voltou ao mesmo e como tem chuvido e não tem havido muito sol a condensação praticamente não se nota devida as temperaturas, mas quando o sol apareceu novamente em força o painel voltou a ficar praticamente todo coberto de condensação, o "técnico" telefonou-me ontem mas ainda não sei quando é que cá vêm.
quando tiveres oportunidade vê como é que está o isolamento, porque se for como o que me instalaram inicialmente tinha a volta de 1 cm de isolamento e era preto já deve estar a começar a ficar todo gretado.
se vais ter que comprar um esquentador novo porque não fazes as contas e vez, se não valerá mais a pena utilizares a energia elétrica e ligares a resistência do depósito dos paineis?
porque o preço de um esquentador com modelador de chama deve custar mais que 1 mw de electricidade, isto na tarifa normal se for na bi-horaria dá para mais de 2 mw e se calhar quando tiveres que substituir os paineis ainda não amortizaste o esquentador e o respectivo gas.
sei que tens menos sol do que eu aqui em baixo mas a nivel de temperatura sou capaz de ter a mesma que tu ou mesmo menos, porque aqui há bastante geadas, inclusivamente já tive a agua que vinha dos paineis congelada, e quando preveijo que não vai haver sol no dia seguinte ligo a resistencia a noite e a agua manten-se boa, para os banhos da noite, não havendo grandes percas de temperatuara.

cumprimentos

diasarmando
Membro
Membro

ninguém tem mais fotos sobre as boas praticas?

obrigado

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

diasarmando Escreveu:ninguém tem mais fotos sobre as boas praticas?

obrigado
boas practicas...nao tenho.mas tenho estas de umas moradias vizinhas...com os ventos que se sentiram na semana passada os paineis ficaram neste estado....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

como puderam ver...ainda existe pessoas que acreditam que o vento nao faz estragos

diasarmando
Membro
Membro

berto Escreveu:
diasarmando Escreveu:ninguém tem mais fotos sobre as boas praticas?

obrigado
boas practicas...nao tenho.mas tenho estas de umas moradias vizinhas...com os ventos que se sentiram na semana passada os paineis ficaram neste estado....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

como puderam ver...ainda existe pessoas que acreditam que o vento nao faz estragos
a marca assumiu a responsabilidade por má instalação ou má fixação?

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Berto »

se assumiu ou nao,nao te sei responder...sei que ate ao dia de hoje continua tudo como esta.ninguem mexeu em nada...

diasarmando
Membro
Membro

de que material é feito o painel e o deposito?

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Berto »

diasarmando Escreveu:de que material é feito o painel e o deposito?

lolol...como é que achas que vou saber apenas vi os paineis todos partidos e tirei fotos...o resto nao me interessa.eu ja estou servido de paineis

diasarmando
Membro
Membro

"de que material é feito o painel e o deposito?"

a pergunta é feita para quem souber responder

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

diasarmando Escreveu:"de que material é feito o painel e o deposito?"

a pergunta é feita para quem souber responder
boas,

os materiais não diferem muito de marca para marca... contudo há diferenças!...

no site oficial da campanha podes ver algumas das caracteristicas tecnicas dos vários sistemas e os materiais empregues.

vê aqui: http://www.paineissolares.gov.pt/produto.html

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”