Informação de extras no apoio do governo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por mamilcar »

igualmente de acordo!

agradeço, mais uma vez, os comentarios/opiniões/conselhos do sr. "cblfreitas" pela sua qualidade e transparencia!
se tivesse lido o seu post antes de ter instaldo talvez a minha opção, quanto à estrutura da instalação no telhado, fosse outra... não pela segurança que me parece eficaz .... mas pela estética (é do tipo "aranha"). na altura fui mais sensivel aos ganhos de eficiencia....

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

acabei de instalar o meu 2º painel.
para além do suporte que eu pedi, levou também torneiras de segurança extras dentro de casa (para além das exteriores), levou valvulas antiretorno a meu pedido, levou valvula termostatica, levou barra estabilizadora por baixo dos pés do suporte (o telhado e as vigas não davam), levou uma torneira exterior para lavar os paineis, etc...
e custou:
0 €
portanto chave na mão é obra toda feita.
parabéns a quem assim instala.
estou á espera do orçamento para outro painel ( do meu pai) e esses já levam dinheiro, vou esperar.............
Dos Fracos Não Reza a História...

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

master Escreveu:acabei de instalar o meu 2º painel.
para além do suporte que eu pedi, levou também torneiras de segurança extras dentro de casa (para além das exteriores), levou valvulas antiretorno a meu pedido, levou valvula termostatica, levou barra estabilizadora por baixo dos pés do suporte (o telhado e as vigas não davam), levou uma torneira exterior para lavar os paineis, etc...
e custou:
0 €
estou á espera do orçamento para outro painel ( do meu pai) e esses já levam dinheiro, vou esperar.............
parabens amigo
assim esta bem
ja agora de que marca sao os seus paineis ?
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:acabei de instalar o meu 2º painel.
e custou:
0 €
boas

parabens pela instalação.
isso tambem foi um bocado a abusar do instalador , daqui a dias vão aparecer aí uns instaladores a crusificar o teu instalador por ter feito tudo isso de borla.
mas se calhar ao ganhar menos 30€ ganha um cliente para o futuro (que neste caso já são 2 paineis) para fazer a assistência, e se calhar ainda vai instalar o do teu pai, quando virem o orçamento que ficaram de vos enviar.
penso que não é publicidade mas isso deixo ao critério dos moderadores mas penso que se deva fazer menção ao instalador, para que haja uma diferenciação entre quem trabalha bem, e neste caso fez mais do que vem no contrato e que poderia facturar os extras e assim não o entendeu e os que andam a ver se enganam (e aguns até o conseguem) os clientes

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

caros amigos ouvi uns rumoures de que o programa de incentivo ao solar é mesmo para terminar no final do ano.alguem me sabe afirmar com algum grau de certeza se isso e verdade.
e que se falava que chegava ao fim do ano e depois continuava.
quem e que me sabera dar essas informações.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

a informação que tenho é a mesma, no fim do ano acabou...

pode ser que acabe essa ajuda e coloquem outra não menos importante, a do apoio ao fotovoltaico, produção de electricidade, ainda para mais com os aumentos que vem aí...
já fabricamos muito em portugal e vão abrir mais fabricas no início do ano.
apesar de haver tanta oferta, o preço não baixa.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

fotos do suporte que montaram na sexta-feira passada e sem custos.
Anexos
DSC07385.JPG
DSC07385.JPG (130.23 KiB) Visto 5353 vezes
Painel Novo1.jpg
Painel Novo1.jpg (122.55 KiB) Visto 5353 vezes

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

so para informação
qual e o painel que esta orientado a sul
o seu ou o da solco
ja agora que marca é o seu?
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

o que está bem orientado é o mais alto.
se o solco estivesse bem orientado eu não teria posto mais um painel, ainda acho o melhor painel o solco.
a marca do mais alto é falk.
ainda falta isolar com silicone uns buracos e telhas no telhado, espero que eles não demorem pois vai chover em breve.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:o que está bem orientado é o mais alto.
se o solco estivesse bem orientado eu não teria posto mais um painel, ainda acho o melhor painel o solco.
a marca do mais alto é falk.
ainda falta isolar com silicone uns buracos e telhas no telhado, espero que eles não demorem pois vai chover em breve.

boas!

isto é o que irá acontecer a alguns, em que os instaladores para não gastarem material e tempo a fazer a estrutura de apoio aos paineis para os orientarem como deve de ser, quando houver um inverno com poucos dias de sol, vão começar a dizer mal dos paineis, quando a culpa é dos instaladores e que gastam mais energia electrica do que gastavam anteriormente quando tiverem que utilizar a resistência para aquecer a agua do painel.
sempre interligastes os dois paineis?

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

não ficaram interligados como eu queria.
ficaram com instalações independentes, mas a apenas 20 cms um do outro (cano).
o instalador disse que não percebeu o que eu queria e como não estava em casa ficaram interligadas mas não da maneira que eu quero.
já falei com o meu canalisador e ele em breve irá lá resolver.
è só meter um cano multicamadas de 20 cms e uma torneira de fecho.
vou colocar a foto logo.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

a ligação dos tubos.
em inox o painel com 1 ano e em multicamadas o novo.
a ligação que irei fazer é de apenas alguns centimetros.
Anexos
canalização.jpg
canalização.jpg (61.23 KiB) Visto 5304 vezes

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

ora voltemos aos extras:
o meu suporte montado por um instalador de loures ficou a 0 €.
o orçamento do suporte do meu pai chegou hoje e custa 402,00 € mais iva, o instalador é de samora correia.
possivelmente ele irá desistir de uma marca por causa do instalador.
perde o instalador
perde a marca
ganha outro instalador
ganha outra marca.
simplesssssss

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:ora voltemos aos extras:
o meu suporte montado por um instalador de loures ficou a 0 €.
o orçamento do suporte do meu pai chegou hoje e custa 402,00 € mais iva, o instalador é de samora correia.
possivelmente ele irá desistir de uma marca por causa do instalador.
perde o instalador
perde a marca
ganha outro instalador
ganha outra marca.
simplesssssss

boas

não disses-te ao instalador que o teu pai ia comprar o painel que ele só tinha que fazer a estrutura .
isto é mesmo a ver quem engana mais, para não dizer outra coisa.
fazes bem em comprar outra marca e devias enviar o orçamento para a pmelink para eles terem conhecimento dos procedimentos de certos instaladores.
a tua ideia penso que era ligar os paineis em serie, no inverno deves ter melhorias mas no verão se calhar é um bocado perigoso porque a agua que vai entrar no painel novo já vai quente e depois ainda vai aquecer mais não sei até que ponto isto não será perigoso.
se interligares o tubo de agua quente do painel antigo ao tubo de agua fria do painel novo e colocares uma torneira permite-te manualmente escolheres se queres a agua fria para o painel novo vindo do painel antigo ou do tubo da agua fria da alimentação e no verão permite-te fechares e utilizares a agua dos dois paineis ou escolheres de qual painel vem a agua quente, tens é que fazer um manual de instruções com tanta torneira.
depois diz alguma coisa.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

sim a idéia é essa.
visto que no pico do inverno a agua da rede ronda os 6-8º e que um painel com sol (mesmo pouco) consegue aquecer cerca de 15 a 20 º, essa temperatura para banhos não dá (+- 26º).
mas se eu conseguir que um dos paineis (com a tal agua já a 26º) abastecer o outro painel e que esse segundo painel também aqueça os mesmos 15º, a temperatura dá para banhos á vontade +(40º)
è claro que sem sol não há agua quente, mas desde que haja sol uns dias por semana e com as ligações que tenho e mesmo com dias nublados eu consigo ter agua quente.
hoje ligo um e amanhã ligo o outro, se quiser ligo os dois.
mesmo que não dê para banhos, sempre dá para a agua das maquinas de lavar, sempre é melhor entrar a 30º que a 6º.
no verão e por conselho do instalador, devo ter só um ligado e neste caso o novo, pois têm liquido que pode sair com o calor se não for usado.
o antigo, como não usa liquido e é melhor em expansão, ele aconselha a usar só 1 ou 2 vezes por semana para não estagnar a agua.

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Mensagem por hugoriba »

a ideia de o solco pré aquecer a água do outro apenas no inverno é genial!
então, vais continuar a usar o motor do solco para te dar pressão á água quente, certo? e no outro a entrada de água vem apenas do solco.
até aí tudo bem, mas.... não vais estar a forçar demasiado o motor visto que tem de empurrar a água para cima, para dentro do outro painel e por sua vez para o resto da casa....????
nunca tinha visto algém com 2 paineis na mesma casa!!
mas essa instalação levanta-me outras dúvidas.
tu só vais abastecer o outro com água pré aquecida do solco quando.... fizeres uso dela! e isso á noite não te vai ser muito útil na medida em que ele não vai aquecer essa ainda mais. vais sim atrasar a diminuição de temperatura se estiveres num banho por exemplo.
seria bom, se o consumo tivesse lugar em pleno dia, ou de manhã, mas nesse caso não terás água quente nesta época a não ser que esse segundo painel seja muito mais eficiente que o solco pela sua posição no telhado.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

vou tentar explicar a minha idéia.
o que quero e como se vê no sistema de ligações internas, é eu ter acesso por dentro de casa aos 2 paineis e posso definir qual dos dois quero ter a funcionar nesse dia (ou semana) ou se quero os 2 ao mesmo tempo, basta mexer nas torneiras de segurança que coloquei e redireccionar a agua.
como falei num tópico anterior, o meu grande problema e pode-se ver na foto do telhado é que me montaram o solco virado p sudeste e com pouca inclinação, pelo que dantes apartir de novembro não tinha agua quente o suficiente até março.
o solco é de 300 lts e o novo (falk) é de 200 lts.
pensei em pagar a uma empresa para desinstalar o solco, comprar a estrutura e montar novamente com a inclinação certa e direcção certa, alterar tubagem, mas falaram-me em cerca de 500 euros, como tal e por mais 500,00 € eu comprei um novo já com tudo montado e fico com quase o dobro da agua.
quanto ás tuas questões eu não percebi, mas vou tentar explicar a idéia.
o falk trabalha a agua da rede com pressão de 3 bars, o solco trabalha com um motor que dá mais.
no verão só usarei o falk, pois não só n uso corrente electrica do motor, como os 200 lts chegam bem.
no verão o solco trabalhará apenas 1 ou 2 dias por semana para circular a agua interior.
no inverno e dias nublados com menos sol, utilizarei os dois em série, de modo ao falk receber a agua pré aquecida do solco.
quanto á noite usar a agua aquecida do solco para o falk, acho que faz diferença sim, pois a agua que entra estará sempre mais quente que a da rede, e como a agua que entra não entra fria, não se misturará com a quente no falk arrefecendo-a e no mínimo ainda me dá para uns 2 banhitos extras, não esquecer que depois á noite eu ainda posso ligar as maquinas de lavar roupa e loiça com o restante da agua do solco.
quanto á eficiencia, este é muito mais eficiente por essa mesma direcção e inclinação.
mas como disse se o instalador me tivesse colocado o solco como deve ser eu não precisaria de andar aqui com ideias e arranjos, o solco chegaria bem.
o meu único problema será no verão se não usar a agua do falk, pois o solco só usa agua e em caso de excesso de calor deita a agua fora em forma de vapor, enquanto o falk deita fora o liquido, o que é mau...
penso que até ao fim desta semana eu irei ter montado o que quero para começar a ver as diferenças em relação ao ano que passou, só falta uma torneira de segurança e 20 cms de tubo.

Mazorro
Membro
Membro
Registado: sexta fev 22, 2008 12:40 pm

Mensagem por Mazorro »

bom dia a todos.

li na diagonal as diversas mensagens aqui colocadas no tópico e penso que ainda ninguém frisou que os instaladores são obrigados contratualmente a enviarem os orçamentos dos tais extras para a respectiva marca do painel a instalar, e depois comunicar à marca se o cliente aceitou ou não e porquê. esta é apenas uma das formas de controle das marcas, para verem se os instaladores estão a meter a mão no bolso dos clientes ou não.

mazorro

teresasilva
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta nov 25, 2009 11:19 am

Mensagem por teresasilva »

viva a todos

os colegas poderiam expor aqui (na integra) o contrato do tal pmelink ...

pode ser que tb aqui exista vigarice, do ponto de vista juridico, como no caso westech components sem certificação en 12976

obrigado.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

cblfreitas Escreveu:boa tarde,

aviso desde já que sou projectista e instalador de sistemas solares, pelo que venho aqui não para aumentar a discussão, mas apenas para deixar a minha interpretação. pela minha mão já passaram vários contratos entre fabricante/instalador e, apesar de todos serem parecidos, houve algumas pequenas diferenças que me permitiram aceitar uns e rejeitar outros.
relativamente à questão aqui levantada, todas as empresas referem os mesmos limites, apesar de nem tudo estar bem clarificado. no entanto, é claro que o processo é chave na mão desde que não sejam necessários trabalhos de construção civil adicionais para a colocação dos colectores. daqui concluo que todo o trabalho para por a instalação a funcionar com os materiais principais que fazem parte do kit do fabricante são sempre da minha conta. para além destes incluo ainda os meios de elevação, acessórios de canalização, material eléctrico, etc.
se o kit do fabricante não inclui, por exemplo, uma válvula misturadora termostática, aconselho o cliente a comprar uma para que eu a possa instalar. se me quiser comprar a mim, informo o fabricante (com cópia do orçamento) e efectuo a venda e respectiva instalação. o mesmo faria se não me enviassem o vaso de expansão sanitário, como aconteceu num caso que já hoje li neste fórum.
já no que respeita a válvulas adicionais para realizar um by-pass ou a quadros eléctricos para ligação de resistências, por exemplo, considero-os como acessórios básicos da instalação e instalo-os sem cobrar nada.
relativamente a tubagens, são de facto referidos os 10 mtos (duplos na cf e simples no ts). da minha parte posso dizer que nunca cobrei um metro a mais, pois embora já tenha feito instalações com mais do que 10 metros, também faço outras com menos. os metros a mais não significam necessáriamente mais acessórios pelo que cobrar metros de tubagem a 20€ ou mais me parece exagerado. acho que ganho mais em fazer a oferta ao cliente.
relativamente às estruturas, também me parece que a questão é simples. os kits vem do fabricante com uma estrutura para telhado plano ou inclinado e são adequadas para uma orientação do telhado também adequada. orientação adequada significa um ângulo que permite um desvio do sul de 45º para este ou para oeste. o que se aprende em projecto é que se devem respeitar os telhados, quer por uma questão de estética, quer de segurança em caso de ventos fortes. logo as estruturas tipo aranha no telhado devem ser evitadas. muitas vezes fazem-se investimentos e criam-se estruturas "perigosas" para ganhos que não chegam a 10% da energia anual. vale a pena? o cliente terá direito a mais 2 ou 3 banhos por ano....
assim, se forem necessário trabalhos adicionais para a colocação da estrutura fornecida pelo fabricante, ou se for necessário construir uma nova estrutura, deverá haver lugar a orçamento e facturação adicionais. o cliente quando faz a encomenda, compra um kit solar que inclui uma estrutura. a estrutura que compra é essa e não outra. se essa não é adequada, ou melhor, se o telhado não é adequado para ela e necessita de adaptações, certamente não é o instalador que tem que arcar com os custos. se o cliente não os quiser aceitar, o instalador também não tem que aceitar a instalação. eu, pelo menos, não aceitaria.
mas como disse, esta é a minha opinião.
boas
o que considera estrutura extra.
no meu caso o meu telhado, inclinado 15º, está virado a sul, e mesmo assim querem-me 228,00€, para montar os paineis nas devidas condições, pelo menos 40º. isso é uma estrutura extra?!!!!!
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”