Netmetering


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Netmetering

Mensagem por LSousa »

Boas.
Tenho 1100W de potência em FV à cerca de 3 anos. Pouco depois de ter instalado os painéis a EDP foi mudar o contador para um que faz netmetering tendo sido avisado em Março para o inicio de funcionamento do mesmo. Foi aqui que começou a dor de cabeça pois se até ao momento eu fazia a leitura dos valores do contador e enviava para depois lançarem a fatura, desde que fui incluido no netmetering deixei de ter leituras reais para apenas estimativas pois a e-redes não envia leituras e parece que estão com erros....
Alguém está a vivenciar esta desagradável surpresa? Como funciona mesmo o netmetering? O contador não "congela" quando estamos a injetar e contabiliza valores positivos quando estamos a consumir da rede? Que acertos são feitos em relação ao que injeto? Eles creditam o valor que injetamos?

Obrigado

Leandro de Sousa


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Netmetering

Mensagem por apmendes »

Ainda hoje enviei um ali para a e-redes a pedir explicações do mesmo. Estou a passar precisamente pela mesma situação.
https://contaspoupanca.pt/2021/09/06/pa ... XtgzlBIfow
Hoje li este artigo. Afinal estamos a ser enganados pela EDP?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

LSousa Escreveu: terça set 07, 2021 1:54 pm Boas.
Tenho 1100W de potência em FV à cerca de 3 anos. Pouco depois de ter instalado os painéis a EDP foi mudar o contador para um que faz netmetering tendo sido avisado em Março para o inicio de funcionamento do mesmo. Foi aqui que começou a dor de cabeça pois se até ao momento eu fazia a leitura dos valores do contador e enviava para depois lançarem a fatura, desde que fui incluido no netmetering deixei de ter leituras reais para apenas estimativas pois a e-redes não envia leituras e parece que estão com erros....
A única forma é leres pessoalmente o teu contador em cada dia de faturação ou veres a leitura que a E-Redes disponibiliza no portal deles: regista-te como cliente. Se as faturas começam no dia 10 de cada mês, tens que ler tão próximo quanto possível das 0h.
Quanto à leitura no portal deles, no meu caso, aparece lá a leitura que o contador marca no dia da faturação, classificada como inválida. Uns dias depois essa leitura é substituída por uma leitura válida, inferior à anterior, que já tem as contas do net-metering aplicadas.
Esse diferencial vai-se acumulando ao longo dos meses, pelo que, para saberes o que te foi creditado como net-metering em cada mês, tens de manter registos mensais de produção, consumo antes do net-metering aplicado e após. Vai dar um pouco de trabalho.

Alguém está a vivenciar esta desagradável surpresa? Todos os que têm sistema de Autoconsumo semelhante. A menos que instales um sistema com registo de consumos da e exportações para a rede em cada 15 minutos e trates esses registos com um programa que faça as contas a cada 15 minutos de cada dia de cada mês de faturação, não tens forma de confirmar se a E-Redes está a aplicar e de forma correta o net-metering.Como funciona mesmo o netmetering? No final de cada quarto de hora, eles descontam ao teu consumo o valor de uma eventual exportação tua dentro desse quarto de hora. Isso para os 4 quartos de hora de cada hora, 24h por dia, todos os dias do ano. O contador não "congela" quando estamos a injetar e contabiliza valores positivos quando estamos a consumir da rede? Sim, mas simultaneamente que congela, regista o valor injetado. Podes ler as exportações no contador, mas acumuladas desde o início, não com a discriminação de 15 minutos. Se pedires acesso, pago, à porta de comunicaçoes do contador e comprares um aparelho que leia os dados do contador, penso que ficas com acesso aos registos do contador para cada 15 minutos. Depois é preciso tratar os dados. São esses valores que entram nas contas do net-metering. São-te creditados apenas até ao limite do que consumires da rede em cada 15 minutos. Se consumires menos do que injetaste, perdes o excedente em relação ao consumido para a rede, a menos que tenhas contrato de venda. acertos são feitos em relação ao que injeto? Eles creditam o valor que injetamos?

Obrigado

Leandro de Sousa
Eu também tenho tido problemas e já reclamei para lá.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Netmetering

Mensagem por LSousa »

Boas. Tenho até dois sistemas redundantes que fazem a contabilização do que produzo e o que a casa consome. Tenho instalado e a funcionar Wibeee e alem disso Shellys EM. E sim estou registado no e-Redes à mt tempo e apareceia isso do inválido apenas aparecendo válido no dia 21 que era quando era enviada a minha leitura mas agora não consigo ver leituras nenhumas e aparece "
Não existe histórico de leituras para este contrato nas datas selecionadas."
E desde de Junho que a EDP comecial me envia estimativas pois eles referem que a e-redes não lhe está a enviar as leituras do contador. A e-redes por sua vez diz que está agora com problemas....
Segundo percebo se estiver a injetar durante 15 minutos sem consumir não me é creditado nada, assim sendo deveria tentar consumir durante 7 minutos e deixar injetar durante outros 7 correto?

Obrigado


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

LSousa Escreveu: terça set 07, 2021 11:17 pm Segundo percebo se estiver a injetar durante 15 minutos sem consumir não me é creditado nada, assim sendo deveria tentar consumir durante 7 minutos e deixar injetar durante outros 7 correto?
viewtopic.php?p=11292283#p11292283
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Netmetering

Mensagem por LSousa »

Quintas2 Escreveu: quarta set 08, 2021 11:35 am
LSousa Escreveu: terça set 07, 2021 11:17 pm Segundo percebo se estiver a injetar durante 15 minutos sem consumir não me é creditado nada, assim sendo deveria tentar consumir durante 7 minutos e deixar injetar durante outros 7 correto?
viewtopic.php?p=11292283#p11292283
Amigo Quintas desculpa a minha ignorância mas não consigo perceber a forma de utilização do netmetering


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Eu acho que percebeste. De facto se, com maior rigor, exportares o mesmo que consumires em cada 7,5 minutos nada te é creditado nem debitado.

Dizendo de outra forma, se consumires x kWh da rede numa parte de um quarto de hora, deverás exportar a mesma quantidade no remanescente do 1/4 de hora para o balanço ser zero.
Por ex., se consumires 1kWh das 9h00min às 9h1min, deverás exportar também 1kWh entre as 9h01min e as 9h15min, para o balanço ser zero.
Se exportares mais, perdes o excesso em relação ao 1kWh.
Se exportares menos, tens que pagar a diferença para o 1kWh consumido no primeiro minuto do 1/4 de hora.

O segredo está pois em bem dimensionar os consumidores com a potência fotovoltaica instalada, ao longo do dia, tendo em conta que a produção vai aumentando até ao pico do meio-dia solar e depois vai diminuindo até ao final do período diurno.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Netmetering

Mensagem por LSousa »

Ou seja se eu tiver um equipamento com um consumo superior à minha produção, eu deveria ver qual o excedente que tenho com esse equipamento ligado e tentar ligar o mesmo de forma intermitente. Mas isso é mt dificil de se fazer, por exemplo o forno funciona ciclicamente, mas a máquina da loiça tem no seu periodo total de 3.55h dois periodos de aquecimento com cerca de 12 minutos cada, separados por uma hora entre si mas, neste caso eu não posso interromper esse funcionamento... Segundo depreendo seria mais vantajoso que o periodo de netmetering fosse mais alargado tipo 1 ou 2 horas, ou estarei equivocado?
Abraço e obrigado pela explicação.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Netmetering

Mensagem por pedrosilva »

Seria muito mais vantajoso até ser net metering real ficando sempre o saldo do eventual excedente para o próximo período de facturação. Isto dos 15 minutos é só para usarem o termo sem ser real, é quase mais um golpe de marketing :lol:

já para não falar que em sítios onde é preciso enviar a contagem, mesmo tendo o contador que faz o net metering, não há net metering para ninguém, acho que os totalizadores não fazem net metering, é um dado à parte que só os PTs devidamente equipados para telecontagem enviam para a central.

As máquinas de lavar se forem modelos com entrada de água quente e estando o acumulador/bomba de calor próximas (ou com circulação permanente/retorno de água quente) consegue-se fazer do termosifão/bomba de calor uma "bateria", ir carregando devagar com o solar e descarregar rápido para máquinas/banhos sem recorrer à rede eléctrica.


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Netmetering

Mensagem por LSousa »

Pois eu já não estava a contar com nada à uns anos atrás quando montei o fotovoltaico agora tendo algum tipo de recompensa não me parece mau. Pode ser que com o update a coisa agora funcione melhor!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

LSousa Escreveu: quarta set 08, 2021 8:41 pm Ou seja se eu tiver um equipamento com um consumo superior à minha produção, eu deveria ver qual o excedente que tenho com esse equipamento ligado e tentar ligar o mesmo de forma intermitente. Mas isso é mt dificil de se fazer, por exemplo o forno funciona ciclicamente, mas a máquina da loiça tem no seu periodo total de 3.55h dois periodos de aquecimento com cerca de 12 minutos cada, separados por uma hora entre si mas, neste caso eu não posso interromper esse funcionamento... Segundo depreendo seria mais vantajoso que o periodo de netmetering fosse mais alargado tipo 1 ou 2 horas, ou estarei equivocado?
Abraço e obrigado pela explicação.
Pois, deu um bocado de trabalho gerir bem a coisa para aproveitar ao máximo, mas depois de encarreirado, já corre sobre rodas. É preciso mudar os hábitos.

Eu dimensionei assim: a resistência elétrica que aquece a água do termoacumulador é de baixa potência.

Nas horas de pico de produção, essa resistência + consumos de base consomem +- certo toda a produção.
Como a resistência é fraca, tem que trabalhar várias horas por dia para aquecer a água. Assim, toda a produção das horas de pico de produção é aproveitada.
As máquinas de roupa e loiça usam água já aquecida. Assim, num programa de roupa de 60C, a máquina demora 15 minutos a aquecer, em vez de 30 minutos com água fria. A máquina é ligada a meio de um quarto de hora, aproveita logo 1/2 hora. Terminada essa 1/2h, entra outra coisa a funcionar, para não exportar.

Na máquina de loiça, deixei de usar o programa ECO e uso o programa rápido de 1h. Lava com maior pressão da água e temperatura maior, logo consome quase continuamente durante essa hora. E é ligada 5min depois de um 1/4h, pois demora 5min a começar a aquecer, mas como gasta 2400W, esses 5 min dão para consumir tudo desse 1/4h. Como usa água quente, este programa acaba por gastar muito pouco mais do que o programa ECO. Mas é um pouco mais que é produzido por mim.

No princípio/final de dia funcionam bombas de piscina/rega também sempre com início/fim calculados com parte do 1/4 de hora.
E por aí fora.
Tenho um mostrador da produção fotovoltaica na cozinha. Quem está a trabalhar em casa tem uma tabela com horários das várias coisas que funcionam e períodos em que pode sobrar produção. Até às 9h30 e após as 18h e entre as 11-16h toda a produção está garantidamente aproveitada. Tenta-se usar consumidores mais esporádicos nos curtos períodos que sobram, usa-se alarmes no telemóvel para melhor gerir a coisa e, assim, tudo o que exporto é depois recuperado.

Mas, o mais importante, está sempre gente em casa.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

pedrosilva Escreveu: quinta set 09, 2021 11:37 am já para não falar que em sítios onde é preciso enviar a contagem, mesmo tendo o contador que faz o net metering, não há net metering para ninguém, acho que os totalizadores não fazem net metering, é um dado à parte que só os PTs devidamente equipados para telecontagem enviam para a central.
Acho que houve um período de transição, que já acabou, para a telecontagem estar a funcionar e o Regulamento do Autoconsumo ser aplicado.

Quem tem o contador que regista em períodos de 15min deve poder exigir que o net-metering seja aplicado. Será um problema da E-Redes garantir a transmissão de dados.

Penso que será assim
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Netmetering

Mensagem por LSousa »

Quintas2 Escreveu: quinta set 09, 2021 8:17 pm
LSousa Escreveu: quarta set 08, 2021 8:41 pm Ou seja se eu tiver um equipamento com um consumo superior à minha produção, eu deveria ver qual o excedente que tenho com esse equipamento ligado e tentar ligar o mesmo de forma intermitente. Mas isso é mt dificil de se fazer, por exemplo o forno funciona ciclicamente, mas a máquina da loiça tem no seu periodo total de 3.55h dois periodos de aquecimento com cerca de 12 minutos cada, separados por uma hora entre si mas, neste caso eu não posso interromper esse funcionamento... Segundo depreendo seria mais vantajoso que o periodo de netmetering fosse mais alargado tipo 1 ou 2 horas, ou estarei equivocado?
Abraço e obrigado pela explicação.
Pois, deu um bocado de trabalho gerir bem a coisa para aproveitar ao máximo, mas depois de encarreirado, já corre sobre rodas. É preciso mudar os hábitos.

Eu dimensionei assim: a resistência elétrica que aquece a água do termoacumulador é de baixa potência.

Nas horas de pico de produção, essa resistência + consumos de base consomem +- certo toda a produção.
Como a resistência é fraca, tem que trabalhar várias horas por dia para aquecer a água. Assim, toda a produção das horas de pico de produção é aproveitada.
As máquinas de roupa e loiça usam água já aquecida. Assim, num programa de roupa de 60C, a máquina demora 15 minutos a aquecer, em vez de 30 minutos com água fria. A máquina é ligada a meio de um quarto de hora, aproveita logo 1/2 hora. Terminada essa 1/2h, entra outra coisa a funcionar, para não exportar.

Na máquina de loiça, deixei de usar o programa ECO e uso o programa rápido de 1h. Lava com maior pressão da água e temperatura maior, logo consome quase continuamente durante essa hora. E é ligada 5min depois de um 1/4h, pois demora 5min a começar a aquecer, mas como gasta 2400W, esses 5 min dão para consumir tudo desse 1/4h. Como usa água quente, este programa acaba por gastar muito pouco mais do que o programa ECO. Mas é um pouco mais que é produzido por mim.

No princípio/final de dia funcionam bombas de piscina/rega também sempre com início/fim calculados com parte do 1/4 de hora.
E por aí fora.
Tenho um mostrador da produção fotovoltaica na cozinha. Quem está a trabalhar em casa tem uma tabela com horários das várias coisas que funcionam e períodos em que pode sobrar produção. Até às 9h30 e após as 18h e entre as 11-16h toda a produção está garantidamente aproveitada. Tenta-se usar consumidores mais esporádicos nos curtos períodos que sobram, usa-se alarmes no telemóvel para melhor gerir a coisa e, assim, tudo o que exporto é depois recuperado.

Mas, o mais importante, está sempre gente em casa.
Que trabalho esse o teu! Eu sempre coloquei as máquinas de loiça e roupa para coincidir na hora de maior produção e só gastam mais que consumo no aquecimento (2 x 10 minutos a da loiça e 1 x 5 minutos a roupa) depois o seu funcionamento é suportado inteiramente pelo solar, como tal não sie se compensa retirar do eco até porque tb gastam mais água.


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Netmetering

Mensagem por LSousa »

Quintas2 Escreveu: quinta set 09, 2021 8:24 pm
pedrosilva Escreveu: quinta set 09, 2021 11:37 am já para não falar que em sítios onde é preciso enviar a contagem, mesmo tendo o contador que faz o net metering, não há net metering para ninguém, acho que os totalizadores não fazem net metering, é um dado à parte que só os PTs devidamente equipados para telecontagem enviam para a central.
Acho que houve um período de transição, que já acabou, para a telecontagem estar a funcionar e o Regulamento do Autoconsumo ser aplicado.

Quem tem o contador que regista em períodos de 15min deve poder exigir que o net-metering seja aplicado. Será um problema da E-Redes garantir a transmissão de dados.

Penso que será assim
Pois o meu netmetering foi iniciado mas nunca funcionou mt bem pois enviam leituras a 21 e a fatura fecha a 20... O que acontece agora é que não temos acesso a dados de leituras via E-Redes, Quintas2 tu tens?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Também não tenho desde junho. Mas hão de aparecer.
O meu net-metering tem funcionado pois têm-me faturado sempre (até junho) pelas leituras válidas da E-Redes e eu tenho verificado sempre o desconto de quase tudo o que exporto.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Netmetering

Mensagem por LSousa »

Quintas2 Escreveu: sexta set 10, 2021 1:54 pm Também não tenho desde junho. Mas hão de aparecer.
O meu net-metering tem funcionado pois têm-me faturado sempre (até junho) pelas leituras válidas da E-Redes e eu tenho verificado sempre o desconto de quase tudo o que exporto.
Achas mesmo que vão repor os valores desde Junho? A mim nem tenho leituras, só estimativas....


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Eu também não tenho tido leituras. Mesmo que eles não facultem as leituras para trás, no meu caso, conseguirei confirmar de forma aproximada se fizeram o net-metering, quando voltarem a ter leituras, pois leio o contador mensalmente, sei o que exportei e o que exporto é recuperado quase integralmente.

O que eu sugiro é que se façam queixas no livro de reclamações online. Eu fiz.
Cumprimentos,
Quintas2


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Netmetering

Mensagem por Lagastor »

Estou com o mesmo problema, não consigo ver as leituras na e-redes à meses. Liguei para lá e a resposta foi que estão a fazer migração de dados para uma nova plataforma de dados, pelo que não conseguem neste momento disponibilizar informação, nem aos clientes nem aos comercializadores.

Segundo a "promessa" que me fizeram, repõem os dados com histórico no final deste mês.

A ver vamos...


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Netmetering

Mensagem por Lagastor »

Continuo sem acesso às leituras.
Quintas2, LSousa, vocês já conseguem?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Também continuo sem acesso.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Energia Solar”