AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por burtzz »

Ora viva,

Procuro sugestões de malta mais experiente, depois de muita leitura ainda não consegui tomar uma decisão.
Adquiri uma moradia em meados de 2020 e estou, aos poucos, a renovar a casa.
Surgiu o momento para endereçar o AQS. Eis a situação atual:

- A casa tem um esquentador a gás natural, bastante antigo, colocado num armário na cozinha, bastante limitado em espaço. Não está em bom estado, nem inspira confiança, a água quente tem quebras aleatórias quando misturada com fria.
- É o único equipamento a gás natural na habitação. Tudo o resto é elétrico.
- Não tenho fotovoltaico, mas é algo na lista para mais tarde.
- Colocar uma bomba de calor é impossível, não tenho espaço na cozinha. Teria que, acredito eu na minha ignorância, deslocar as terminações do circuito de AQS para outra zona da casa. Não é uma carta totalmente fora do baralho, mas sinceramente fazer outra vez obras com grande envergadura não faz parte dos planos.

Posto este cenário não sei o que fazer.
A questão da longevidade e a vontade de colocar fotovoltaico a médio prazo (talvez ainda este ano) são os fatores que mais estão a contribuir para a minha indefinição;
- Colocar um esquentador a gás novo, mais recente e com melhor eficiência.
- AQS Solar (e backup?)
- bomba de calor (obras?)
- Termo acumulador (obras?)

Somos um casal para já. Mas filhos também estão na lista :)

Uma ultima pergunta, existe no mercado esquentadores híbridos? Capazes de aquecer água com recurso ao gás natural, e, quando possível, recorrer à energia proveniente do fotovoltaico quando este está a produzir? Era perfeito :)

Obrigado


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por APHenriques »

Se há pouco espaço na cozinha a solução passará sempre por alterar as ligações para colocar o novo sistema de AQS em algum outro lugar. Por cima da cozinha, se for um sotão, ou numa despensa ao lado, ou mesmo no armario sob a bancada da cozinha... um termo acomulador so precisa das ligações de água e uma tomada. e para um casal 80 ou 100L de água é suficiente.
A minha sugestão mais economica é termo acumulador.... não é um equipamento muito eficiente, mas depende da origem da energia.
Atualmente tenho dois termoacumuladores ligados em série... e só ligam durante o dia. Coloquei vários painéis fotovoltaicos que, havendo sol produzem bem mais que a energia consumida pela casa... esse excesso é usado para aquecer a água dos termoacumuladores.

Já tive várias soluções noutras casas e também nesta quando a comprei...
Bombas de calor são um excelente sistema, mas é caro... termosifão é um pouco arcaico, mas se fosse barato poderia ser uma solução... mas eu já tive e não gosto.

É preferivel investir mais em fotovoltaico e menos no sistema de AQS, pois a energia eletrica pode ser utilizada para tudo o resto... no meu caso até para carregar o carro... e o excesso é injectado na rede, em último caso.


Rocks08
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda fev 15, 2021 11:15 am

Re: AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por Rocks08 »

@APHenriques desculpe a intromissão, porque acha o TS um pouco arcaico? (Atenção percebo pouco ou nada do assunto) mas também estou na situação de remodelação de uma moradia e ando na fase inicial de procurar solução para AQS.

Só que no meu caso estou limitado, não tenho gás natural e não tenho espaço técnico para BC.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por APHenriques »

Rocks08 Escreveu: segunda fev 15, 2021 11:34 am @APHenriques desculpe a intromissão, porque acha o TS um pouco arcaico? (Atenção percebo pouco ou nada do assunto) mas também estou na situação de remodelação de uma moradia e ando na fase inicial de procurar solução para AQS.

Só que no meu caso estou limitado, não tenho gás natural e não tenho espaço técnico para BC.
Eu não sou profissional desta matéria, mas já morei em várias moradias e tive possibilidade de usar todos os tipos de sistema. Tambem tenho algumas casas antigas que tenho vindo a remodelar.

Os sistemas termossifão, na minha opinião estão ultrapassados. Essencialmente porque em Portugal continuam a ser vendidos com preços muito elevados, quando na verdade são equipamentos com custos de produção baixos. Isso implica um prazo demasiado longo para a amortização, uma vez que na verdade também a eficiência não é muita.
Embora em Espanha seja possível adquirir equipamentos a metade do preço e até de qualidade superior...

O conceito é acumular água aquecida com o sol. Mas por muito bom que seja o isolamento do depósito, se estiver no exterior perde muita temperatura. E por norma a maior quantidade de água quente é usada em banhos logo de manhã ou no inicio da noite.... ou seja, dependente de calor acumulado compensado por resistência eléctrica.
Mas na prática em muitos dias do ano não há sol descoberto e nesse caso o aquecimento térmico é praticamente nulo.
Isto fazia sentido quando os painéis fotovoltaicos eram muito caros.

Em 1995 instalei em minha casa um sistema Energie destes:
https://www.energie.pt/pt/produtos/ecotermo
Já não habito esta casa, mas o sistema ainda está lá a funcionar perfeitamente.

Na casa onde habito actualmente, tinha para aquecimento de água e ambiente um bom sistema de caldeira a gás, quando comprei. Mas a gás de botija propano de 45kg tinha custos brutais...
Para aquecimento de ambiente tenho vindo aos poucos a instalar equipamentos de ar condicionado de alta eficiência. Os meus preferidos são Daikin.
Para AQS ainda ponderei uma bomba de calor Daikin ou Energie, mas como o investimento ainda era elevado, decidi investir antes em painéis fotovoltaicos e fazer uma experiência usando simples termoacumuladores eléctricos.

Considerando que somos 4 e com banhos diários por norma antes de deitar, e consumo também de lava loiça ao almoço e jantar... tive um custo mensal médio em 2020 de 35€. Entretanto coloquei um segundo termoacumulador barato de 80 litros que recebe a água fria e fornece já aquecida ao principal. E neste momento ambos ligados apenas durante o dia, para aproveitar o máximo de energia dos fotovoltaicos....
Nos dias de chuva intensa como hoje tenho apenas 10% de energia solar, mas basta o sol descobrir e fica a 100% solar. E ainda sobra energia para outros equipamentos e para o carro.

Os termo acumuladores são baratos. E com 1500€ temos 1500w fotovoltaicos que num dia de sol podem alimentar dois termoacumuladores de 100 litros.

Ainda sobre solar térmico, existe um sistema "novo", de origem italiana, não lembro o nome, mas infelizmente também com um preço elevado. A vantagem é que, com algum algum jeito, pode ser reproduzido por 1/5 do preço.


Rocks08
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda fev 15, 2021 11:15 am

Re: AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por Rocks08 »

@APHenriques obrigado pelo seu comentário.

Esse sistema da energie é o "solar" termodinâmico (mesmo funcionamento que a BC) do que andei a ver é uma boa solução, mas o preço saí bem caro também. Pelo que vejo as BC também são um preço bem acrescido.

Eu estava praticamente decidido para o termossifão com apoio de resistência, mas quanto mais leio mais dúvidas fico dessa opção. O meu objetivo era também ganhar espaço no WC do piso 1 e mudar o layout, apesar de ser grande, que é onde se encontra o termoacumulador antigo. Meter para a cozinha não tenho espaço, para a mina espécie de lavandaria também não tenho muito espaço e teria ainda que fazer algum restruturação de canalização (mais uns €€€). Também não tenho gás natural a passar na rua/casa o que para mim seria a melhor solução e um esquentador não ocupa muito espaço.

Por isso inclinei para o termossifão com apoio resistência. Para o termodinâmico ou BC teriam que ficar definitivamente no wc principal, e alargar a parede + porta (espécie de armário) porque só tenho 0,60cm de largura. E no caso da BC teria que ser a split, para não estar a fazer barulho dentro de casa.

Quanto ao acumulador de água que usa. Além desse termoacumulador de 80L o outro é de quanto? Dá-lhe bem para todos tomarem banho à vontade ou tem que colocar regras de banho? Por exemplo, 2 tomam de manhã e 2 à tarde. Não podem exceder X minutos a tomar o banho, etc...

@burtzz desculpe por ter aproveitado o seu tópico para estar a falar com o @APHenriques, entretanto pode ser que alguém também consiga responder às suas dúvidas.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por APHenriques »

As BC são muito eficientes, também requerem muito espaço. A que instalei em 1995 tinha deposito 300 litros e estava no sotão da casa. Era um antepassado das atuais modelos da Energie... mas o sistema é o mesmo e sempre funcionou muito bem. Não tem resistência. Baseia-se num compressor de gás com painel de comutação no exterior. Mas não precisa de sol.

Há dois anos retirei a caldeira a gás da minha casa que só usava para AQS, uma vez que para aquecimento de ambiente pelos radiadores, a caldeira tinha um consumo brutal.
Coloquei um termoacumulador inteligente da Ariston de 100L. Não é barato. o suposto sistema inteligente acaba por não ser assim tão importante, pois baseia-se em rotinas de consumo que o sistema tenta adivinhar por analise estatistica.
Se fosse hoje não tinha comprado este, mas sim, um termo acumulador normal, barato e gerido por um simples temporizador de tomada para aproveitar, tarifa economica noturna ou energia solar durante o dia.

Os 100L implica alguma gestão. Normalmente os miudos com banhos antes de jantar e os nossos ao deitar. As 3 ou 4 horas de diferença são suficientes para a recuperação da temperatura. Sendo que o meu era sempre o último, pois a minha mulher usa água muito quente e provoca uma queda assentuada na temperatura.

Mas durante dezembro e janeiro, a água entra muito fria e a queda de temperatura é maior depois de um banho. Por isso passava normalmente a temperatura dos 60º para ou 70º... em alguns dias mais frios cheguei mesmo a colocar a 80º.

Este ano pensei numa solução para o problema do inverno. a ideia seria pré-aquecer a água que entra no TA. Não precisava de muito, para ter efeito. Ainda ponderei um TS sem resistência pequeno por 600€, mas rapidamente desisti... demasiado caro para o efeito... ainda mais com o sol de inverno. Depois implicava, colocação no telhado, com pelo menos 10 metros de tubo para perder temperatura, enfim, uma treta.

Bem mais simples e barato: comprei no Aki um termo acumulador barato de 80 litros, e liguei-o ao lado do outro ( tinha espaço na parede da lavandaria). Este, recebe a água fria e fornece ao outro água quente. Só está ligado nas horas de sol. Desta forma, o principal só perde temperatura depois do outro gastar a água aquecida.

Não precisei regular nunca para mais de 60º e já fazemos 4 duches seguidos sem problema. E os painéis solares, excepto nos dias de maior nebulosidade, conseguem fornecer a energia eléctrica necessária.

Também é de salientar que consegue-se mais água quente com dois TA de 100L ligados em série, do que com um de 200L. Temos uma vantagem adicional: se um avariar continuamos a ter água quente... :)

Há TA's que funcionam na horizontal (os meus estão um na horizontal e outro na vertical) o que permite a colocação em espaços mais pequenos.

Também há mais pequenos... uma solução em casas grandes, em vez de ter um central, pode ser melhor ter vários pequenos. Por exemplo um por casa de banho de 50 litros que recebem a água quente de um principal maior. O que permite evitar também desperdício de água quente em tubagens longas...

Por estas razões... eu acho muito mais prático usar simples termo acumuladores em conjunto com painéis solares.... vale mais investir em mais fotovoltaicos e usar os termoacumuladores para armazenar água quente quando temos excesso de produção.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por gbento »

Ao contrário do pessoal mais experientes daqui, tenho um sistema antigo que resulta bem sem ter de pensar no sistema. Não é o mais ecológico e se calhar, também não é o mais barato. Tenho dois painéis solares que aquecem a água, no meu caso, aquecem um cilindro de 300L, depois tenho ligação ao esquentador a gás natural. Quando a temperatura vem com menos daquilo que está programado no esquentador, este arranca e aquece até esse valor. O cilindro tem também uma resistência, no meu caso não uso, são 2000W e o consumo é muito grande.
Já tenho este sistema à dois anos e resulta bem para mim.
Em termos de gastos aí de abril a outubro é raro teres gastos com o esquentador pois o sol chega. Costumo até desligar o esquentador e tenho á saída do cilindro um t, em que a água quente, nem passa pelo esquentador, indo direto para o resto da casa.
gastos anual de gás, 2 adultos e três crianças, foram 61m3. De abril a setembro foram 4m3

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: AQS - Solar?Termo?Bomba?Esquentador? Pedido de opinião

Mensagem por burtzz »

Quase dois meses depois tomei uma decisão, deixo aqui a minha experiência, pode ser que ajude outros;

Com a ajuda de técnicos da área, acabei por descobrir que afinal tinha tudo o que era necessário para colocar uma bomba de calor.
Porreiro, e assim avancei para orçamentos. Inicialmente foquei-me numa de 150L (AEROMAX VM 150L), mas com leitura aqui e acolá e opiniões de pessoas da área, conclui que a longo prazo 150L era arriscado. A família vai crescer, amigos ou família que eventualmente possam ficar cá a dormir, etc. Não queria ter que "gerir" banhos, nem gerir máquinas, muito menos ser surpreendido com água fria a meio de um banho. Colocar soluções de "backup" (Ex. Termoacumulador) não fazem sentido na minha opinião.
Então comecei a estudar as BC de 270L, ou até mesmo 300L. E foi aqui que comecei a ficar com um pé atrás no que toca à relação custo/beneficio. Dei por mim em orçamentos de 2500€ e, dependendo da marca, 3000€ ou mais.
Feitas as contas, iria demorar mais de 20-25anos a tirar rendimento deste investimento (quando comparado com o gás canalizado). Isto é se a bomba durasse 20anos. Para não falar em manutenções de alto custo que poderiam acontecer, afinal de contas o material tem um fim de vida.

Ok não é o mais ecológico mas, posto isto, decidi manter o gás canalizado, e adquiri um esquentador Vulcano de ultima geração.O plano num futuro mais distante será colocar painéis/depósito, e recorrer ao gás só de inverno, tal como o user Gbento referiu.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”