Batlix Thunderix

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zointz
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por zointz »

Boas,
Isso realmente está estranho, na minha perca de autonomia = dár-lhe com a torradeira (para corrigir o tal problema do BMS da Batlight) mas no teu não sei porque mudas-te de BMS. Posso adiantar que com a minha de 40Amp faço á noite cerca de 34kms ida e volta, e sempre que possivel ligeiramente acima dos 70kmh que é a maior parte do trajeto. chego a casa com pouca carga mas é á vontade e desconfio que daria para mais 10kms a essa velocidade.

relativamente ao cobre pernas já fui a horas decentes aquela casa no conde rodondo e não tinham nada fixo, apenas os tipo saia para prender ao condutor.
Fiquem bem !

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galt
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por galt »

Talvez não seja a melhor pessoa para te ajudar, mas ainda assim recomendo-te se é que é possível e fácil medires individualmente cada célula para perceberes se existe alguma mais baixa.
Na maioria das predators existem 2 réguas com ligação a todas as baterias para esta verificação.

Outra sugestão que eu faço, mas não sei se é a melhor: Comprei um temporizador e durante a madrugada está desligado, ligando apenas 2 vezes durante meia hora (às 3h e 7h da manhã). Serve para colocar as baterias no máximo novamente. Por esta razão o decréscimo com o frio é menor, não mais que 10 a 15%.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
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jmal
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por jmal »

Por alguma razão o bms não está a deixar passar mais que uma certa corrente para o motor, maus contactos entre células, células com tensão mais baixa e/ou menos carga. Até agora, o diagnostico á distância é que 2 células, que foram detectadas na instalação do bms, tinham e continuam com menos tensão que as restantes, mesmo quando se força o balanceamento, elas acertam, mas passadas algumas descargas voltam a ficar com menos tensão, por terem algum dano ou com resistencia interna mais baixa, ficam sempre com menos tensão, a juntar a isso, o carregador não está o tempo necessário para as acertar com as outras, entretanto será resolvido.
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MRider
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por MRider »

Boas

Mas qual a razão de as baterias já se estarem a queixar? Já estão a ficar estragadas ? :?
Isso não deveria durar mais km ?
Live long and prosper!

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Zacarix
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

visitante2 Escreveu:Boas

Mas qual a razão de as baterias já se estarem a queixar? Já estão a ficar estragadas ? :?
Isso não deveria durar mais km ?
penso que o problema teve origem no enterior BMS que estava a fazer uma má gestão das celulas e que culminou com a deterioração de duas celulas.
Quando faço as medições há sempre duas que estão mais baixas, quer carregadas, quer descarregadas.
Em andamento nota-se nas acelerações e nas subidas em que é preciso manter ou perder pouca velocidade e o voltimetro cai a pique.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

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Zacarix
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

Após 6 anos de garagem, a Batlx Thunderix 5000 60ah voltou a tentar dar umas voltinhas.
Sim tentar.
Após uma revisão ao sistema de travagem, verificação das luzes, verificação dos pneus, e um carregamento completo eis que se fez à estrada.
Foi encostada porque a autonomia baixou drasticamente. Precisava na altura de autonomia para 60 km e ela deixou de cumprir...
Agora para dar umas pequenas voltas, + - 20 km, pensei que a podia aproveitar.
Assim que percorri cerca de 100 metros sem declives percebi que meus planos não seriam tão fáceis pois ela estava muito lenta para aquilo que eu me recordava. Fator comprovado ao fim de 100 metros onde surgiu uma pequena subida que ela se recusa a fazer. Morre ao primeiro metro. Parando, não tem força para arrancar.
Não sou entendido no assunto. Por mais que leia não consigo esclarecer as minhas dúvidas nem tão pouco tomar uma decisão.
Investir uma soma considerável está fora de questão.
Encosta-la definitivamente? É uma forte possibilidade. Contudo, com o orgulho ferido e com a convicção de que a escolha (conceito da mobilidade electrica) é uma optima escolha, não fora o percalço de ter escolhido mal a quem recorri, diga-se Batlight.
Assim e se alguém tiver a paciência de me elucidar talves possa ainda desfrutar um pouco…
Como curioso fico tentado a investir em duas baterias de 60ah… mas para isso preciso de facto de concelhos.
O pack tem 22 baterias de 60 ah Thunder sky – montadas de origem.

Neste momento e após carga, o voltímetro diz-me o seguinte:
Bateria
1 3,59 Volts
2 3,60 Volts
3 3,60 Volts
4 3,60 Volts
5 3,60 Volts
6 3,60 Volts
7 3,59 Volts
8 3,59 Volts
9 3,59 Volts
10 3,60 Volts
11 3,59 Volts
12 3,61 Volts
13 3,61 Volts
14 3,61 Volts
15 3,61 Volts
16 3,60 Volts
17 3,60 Volts
18 3,60 Volts
19 0
20 3,80 Volts
21 3,60 Volts
22 0


Será apenas o estado das células 19, 20, e 21 o suficiente para tirar quase todo o rendimento à moto?
Bastará trocar estas células?
Valerá a apena o risco de investir em três células? Duas? A célula 20 dá 3,80 Volts?
Todas as outras me parecem relativamente homogéneas. É assim de facto? Estarão boas?
Aceitam-se conselhos...
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


jmlflorencio
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por jmlflorencio »

Eu começaria por testar essas células individualmente, e tentaria testar o bms para ver se não seria defeito deste (será uma possibilidade?).

Boa sorte!


marcopns
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por marcopns »

Viva
A Batlight foi mesmo a má escolha. As motas da concorrência continuam a andar. Há uma por ai com 150 000km com baterias originais.
É suficiente trocar a célula 19, 22, mas sobretudo troca esse BMS. Penso que resolves com 200€- 300€. As restantes células estão equilibradas, mas seria importante perceber a capacidade restante.

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serges
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por serges »

Nem mais, ao fim de tantos anos ela merece esses mimos...

Venham mais uns kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
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Mapa dos pontos de carga

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Zacarix
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

Desde já o meu obrigado pela participação.
Eu não sou entendido na matéria
jmlflorencio Escreveu: domingo dez 15, 2019 10:02 pm Eu começaria por testar essas células individualmente, e tentaria testar o bms para ver se não seria defeito deste (será uma possibilidade?).

Boa sorte!
Relativamente ao BMS, este não é o original. Foi colocado pela Jmal.
No que diz respeito às células de fato é possível verificar a voltagem através de 2 fichas. Testa-las individualmente envolverá outros recursos certo?
marcopns Escreveu: domingo dez 15, 2019 10:09 pm Viva
A Batlight foi mesmo a má escolha. As motas da concorrência continuam a andar. Há uma por ai com 150 000km com baterias originais.
É suficiente trocar a célula 19, 22, mas sobretudo troca esse BMS. Penso que resolves com 200€- 300€. As restantes células estão equilibradas, mas seria importante perceber a capacidade restante.
Como disse, já investi, na altura, noutro BMS. Quero crer que este foi feito por quem sabe e que está em condições. Devo dizer que o JMAL, que praticamente não conheço, na altura mudou o BMS e acabou por dar assistência à moto uma ou duas vezes. Não poderei falar da sua competência pois tecnicamente está muito para alem dos meus conhecimentos, contudo o seu trato, disponibilidade, e postura foram irrepreensíveis.
Bastará para um curioso como eu, comprar duas células e substitui-las pelas 19 e a 22? Estas estão mesmo no topo da moto. Estão relativamente acessíveis.
Se assim for eu estaria na disposição de comprar duas células e troca-las.
Valerá o risco?
O que diz a vossa experiencia?
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jmlflorencio
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por jmlflorencio »

Vale certamente o risco. O pack, não ficando como novo, ganhará certamente outra vida (ou ganhará vida, já que agora está inutilizado).

Mas as células têm que ser as adequadas (não só no que respeita a tamanho e voltagem, mas também capacidade e ritmo de carga/descarga), e a desmontagem e montagem convém ser feita por um técnico com experiência.

Um curto-circuito é fácil de acontecer, e pode ter consequências graves (financeiras e não só)...

Força nisso!

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Zacarix
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

As baterias são Thunder sky 60ah:
20191207_171950.jpg
As que estão "mortas", com 0 volts, são duas destas de cima. Com fácil acesso.
Comprando Thunder Sky 60ah não cumprem estes critérios?
jmlflorencio Escreveu: terça dez 17, 2019 11:14 pm as células têm que ser as adequadas (não só no que respeita a tamanho e voltagem, mas também capacidade e ritmo de carga/descargaForça nisso!
Caso assim seja, alguém sabe onde as poderei comprar?
quanto a..
jmlflorencio Escreveu: terça dez 17, 2019 11:14 pm Um curto-circuito é fácil de acontecer, e pode ter consequências graves (financeiras e não só)...
um conselho sabio.
E eu sou apenas um curioso, por vezes aventureiro… ou arranjo uma alma solidaria ou terei que correr o risco. Isto se não desistir de vez e encosta-la definitivamente. Para já todas as hipóteses são possíveis.
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por jmlflorencio »

Imaginando (especulando) que as restantes células já só têm 40 Ah de capacidade, não sei que consequências nefastas poderá ter meter umas novas de 60 Ah no circuito...

Ou meter células com menor (ou maior) resistência interna... Mas não sei mesmo (até pode não fazer diferença nenhuma!)...

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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

Assim sendo…
jmlflorencio Escreveu: segunda dez 23, 2019 3:40 pm Imaginando (especulando) que as restantes células já só têm 40 Ah de capacidade, não sei que consequências nefastas poderá ter meter umas novas de 60 Ah no circuito...

Ou meter células com menor (ou maior) resistência interna... Mas não sei mesmo (até pode não fazer diferença nenhuma!)...
fico praticamente sem esperanças.
Depreendo por essas palavras que só um exper para analisar cada célula individualmente poderá decidir de forma menos arriscada.
E se retirasse as duas células que estão a "mortas" a moto não deveria ter um comportamento "normal " relativamente ao expectável, perdendo apenas alguma autonomia?
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por jmlflorencio »

Nesse caso vai perder voltagem no pack. Isto dependendo de como o pack está feito, claro.

Se os módulos são de 60 Ah, e a capacidade do pack é também de 60 Ah, significa que esse pack está montado com as células todas em série. Isso acabam por ser boas notícias, creio. O facto de ser uma só cadeia torna as coisas mais simples...

Eu arriscaria sempre a contactar um especialista.

Onde andam eles? Até posso estar a meter argoladas em cada frase que escrevo...


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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por marcopns »

Zacarix Escreveu:Assim sendo…
jmlflorencio Escreveu: segunda dez 23, 2019 3:40 pm Imaginando (especulando) que as restantes células já só têm 40 Ah de capacidade, não sei que consequências nefastas poderá ter meter umas novas de 60 Ah no circuito...

Ou meter células com menor (ou maior) resistência interna... Mas não sei mesmo (até pode não fazer diferença nenhuma!)...
fico praticamente sem esperanças.
Depreendo por essas palavras que só um exper para analisar cada célula individualmente poderá decidir de forma menos arriscada.
E se retirasse as duas células que estão a "mortas" a moto não deveria ter um comportamento "normal " relativamente ao expectável, perdendo apenas alguma autonomia?
As células estão em série, basta trocar por outras iguais. Podem ser novas, não faz mal, a capacidade e desempenho do pack vai ficar limitado pela célula mais fraca que certamente será uma das que já tens na mota.
Não percebo porque motivo o Bms permitiu que essas células chegassem a 0V. Seria importante que o Jmal te ajude a perceber se o produto dele está a funcionar como é suposto.

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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

OK, partindo do principio que basta trocar,
marcopns Escreveu: quarta dez 25, 2019 7:05 pm As células estão em série, basta trocar por outras iguais. Podem ser novas, não faz mal, a capacidade e desempenho do pack vai ficar limitado pela célula mais fraca que certamente será uma das que já tens na mota.
Não percebo porque motivo o Bms permitiu que essas células chegassem a 0V. Seria importante que o Jmal te ajude a perceber se o produto dele está a funcionar como é suposto.
como verifico qual a bateria que tem menor capacidade? medindo a voltagem não é suficiente?
Já agora, alguma dica onde comprar as baterias?

No que diz respeito ao BMS, é o preço a pagar por este tipo de decisões… ele (Jmal) foi, e provavelmente manter-se-á, prestável, mas para mim a distancia é um grande entrave. E agora sem qualquer autonomia…

Como disse anteriormente, a Batlix esteve encostada vários anos e agora é apenas o bichinho, talvez o orgulho ferido, que me leva ainda a ponderar coloca-la a andar. Não sendo possível para grandes "voos" pelo menos que permitisse fazer uma ou duas dezenas de km. Estou consciente que para isso terei que fazer um pequeno sacrifício, mas nunca somas avultadas.
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por marcopns »

Não chega medir a voltagem individual. Partindo de carga completa em todas as celulas, a mais fraca é a que descarregar primeiro, isto é, a que desce mais rapidamente aos 2,5V, pois é a esta voltagem que o bms deve desligar a descarga. Podes sempre trocar de bms, mas se não tens conhecimentos, não acho que devas avançar sem ajuda.
Podes sempre colocar fotos das ligações do bms, pode ser que consigamos ajudar

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Mumia
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Mumia »

Bom diria que não é um caso perdido, poderá haver efectivamente só essas duas células a precisarem ser trocadas.

será aquele momento de arriscar, ou procuras alguem que saiba e te avalie a coisa e caso seja troque essas duas baterias, perto de ti tens (como falaste tens o Jmal (já sabes onde) e tens o Nuno Santos em lisboa)).

Ou então com o devido cuidado, mãos á obra eheheheh desistir é que não! ;)
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Re: Batlix Thunderix

Mensagem por serges »

Nem mais arregaçar as mangas e força se não te sentes a vontade segue os conselhos da malta...

Boa sorte e bom ano!
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