Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por becosemsaida »

Boa tarde,

Apos ter analisado o mercado +/- e talvez por uma questao de "comodidade" a escolha EM PRINCIPIO ira ficar num Leaf 30Kw. Ora farto de ler sobre degradacao das batts, Leafspy, e outras coisas "engracadas" fiquei aqui com uma duvida MUITO mas MUITO grande: como carregar em postos???

Entrei no site da Mobi.e e tentei fazer o pedido do cartao, fui re-direccionado para uma parceria com um fornecedor (no meu caso e so para experimentar) e escolhi a EDP. Mesmo assim nao me deixou fazer o pedido do cartao SEM ter um veiculo associado. Enfim, burocracias de certeza.

Gostava que me explicam o seguinte: fecho o negocio com um Leaf no Porto por exº, tenho de vir para baixo e carregar o bicho, vou pela A1, A13 e IC8, tenho na A1 postos de carregamento mas nao tenho cartao para carregar, mas ja tenho a viatura, fazendo a conta que "chega" a Coimbra irei de certeza ter o mesmo problema: carrego como SEM cartao?

Que confusao vai por aqui para carregar umas pilhas. Terei de levar um gerador para poder carregar algures ate chegar a casa? Acho que a Maria me punha fora de casa de vez por ter comprado um EV......................

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por jmlflorencio »

Tanto quanto sei, sem cartão não se carrega.

Não dá para saber antecipadamente a matrícula, para pedir os vários cartões que possam fazer falta?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por serges »

POis só na presença da matricula podes começar a pedir os ditos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por t3lmo »

Encontras toda a infornação por aqui: https://www.uve.pt/page/comprei-um-carro-eletrico/

Se ainda não tens cartão para usar a rede pública terás que pedir um emprestado caso não chegue a tempo.

Na eVaz recebes em 2 dias e não precisas obrigatoriamente dos dados da viatura.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois é...é mesmo pedir isso antecipadamente...sem cartãozinho, não há electrãozinho :)

É mais um dos erros crassos de concepção do sistema (na minha modesta opinião de leigo utilizador de VE) ...se é chato nesta situação, imagina um estrangeiro vir passear a Portugal de VE... ou um VE de aluguer que empresa rent-a-car não disponibilize cartão... simplesmente NÃO há solução no sistema atual.

Todos os postos deviam ter previsto pagamento por MB ou outro qualquer serviço universal (Google, Apple , etc...).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por becosemsaida »

Obrigado pelas respostas, mais um "entrave" na aquisicao.

Entretanto pedi o cartao da PRIO e o da EDP, tendo em conta a vossa experiencia quais os cartoes que aconselham? Nao estou com muita vontade de encher a carteira com cartoes para poder "abastecer"..... Isto parece mais uma concorrencia tipo supermercados: ha N cartoes com N precos/descontos.

E uma festa andar com EV pelos vistos.

Nota: ainda ontem em Coimbra no Forum vi carros estacionados no parque dos EV que embora sao EV nao estavam a carregar, nem cabos estavam ligados. Se eu viesse para carregar como era? Nao fui educado para ser "incomodativo" mas nesse tipo de caso como fazem? 3 horas depois estavam la os mesmos na mesma situacao.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por APHenriques »

Pois.... sendo o meu um Plug-in... essas situações não me incomodam muito, caso contrário já teria ficado apeado...
Mas possivelmente esse posto estava desligado... que é o mais frequente.
Também vais ver automóveis não elétricos estacionados nesses locais. Se não respeitam os lugares de estacionamento de deficiente, achas que vão respeitar os locais de carregamento de EVs?
Eu ando sempre com uns folhetos da UVE para deixar no vidro dos condutores mais "distraídos" :evil:

Antes de comprar pensa bem onde precisas carregar. De preferência em casa. Não confies demasiado nos postos de carregamento públicos, para já.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por pemifer »

Há 5 cartões para pedir, podes pedir qualquer um deles mas pede o da EVAZ para teres cartão enquanto esperas pelos outros 4.
Já pediste 2, certo? Pede o da EVAZ para teres cartão enquanto esperas por esses 2.
https://www.evaz.energy/comercializacao ... a-eletrica
A EVAZ para alem de ser a única empresa competente, tem dos preços mais baixos.
Para veres onde há postos, avaliares o estado e a ocupação dos mesmos (quando a rede Mobi.e está a funcionar) e o preço de carregamento usa a App Miio.
https://play.google.com/store/apps/deta ... miio&hl=pt

A rede de carregamento portuguesa apesar de ter adotado a IMENSURÁVEL ESTUPIDEZ INTERNACIONAL de não se poder carregar com dinheiro, permite que, com um só cartão de um dos CEME se possa carregar em qualquer posto da rede.

Eu tenho 2 anos e meio de andar de 100% elétrico e nas primeiras semanas percebi que não se pode contar com os PCNs.
Nunca contei com eles, nem conto, para as minhas deslocações.
Fora de casa apenas carrego em PCRs.

Se vais fazer a viagem do Porto para Lisboa tem em atenção que na Mealhada não há PCR, apesar de haver no sentido contrário mas na Mealhada não se pode passar de um lado para o outro da AE.
Do PCR de Antuã até ao PCR de Pombal são cerca de 90km. Se em Antuã tiveres menos de 120km de autonomia convém carregares. Depois é pacifico, mais ou menos de 40 em 40, e são cerca de 50 do PCR de Aveiras até Lisboa.

Porto -> PCR Antuã: 53,80
PCR Antuã -> PCR Pombal: 92,10
PCR Pombal -> PCR Leiria: 40,40
PCR Leiria -> PCR Santarem: 42,20
PCR Santarem -> PCR Aveiras: 41,60
PCR Aveiras -> Casa(Lisboa): 50,70

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por becosemsaida »

Obrigados a todos...... Com esta confusao toda desisti de um (bom??) negocio. Do que me vale ir buscar uma viatura se nao chega a casa sequer aquando a entrega. Os cartoes estao pedidos, ja nao tenho pressa. Vamos ver se aparece algo interessante no mercado no inicio do ano. Existe uma possibilidade de andar em Hibrido uns tempos e este tempo servira para comecar habituar ao "andamento" EV (ou semi-EV).

Para ja tenho de me habituar a andar "como deve ser" i.e aproveitar (ainda) melhor as descidas e respeitar um pouco mais os limites de velocidade. Pelo que tenho falado com pessoas dentro do assunto que, embora nao e o ideal, um hibrido da para aprender muita coisa. Pode ser que no inicio do ano aparece algum beneficio para aquisicao de 100% ev.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cartao Mobi.e, Galp, Pio, EDP..... que confusao vai por aqui.

Mensagem por serges »

Pronto, cada cabeça sua sentença!


Questão de ver um meio termo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”