Parabéns pela opção.
Vai ver que em pouco tempo conseguirá ter uma poupança enorme comparando com o que gasta atualmente.
Quanto mais depressa adquirir, mais depressa começa a poupar.
1. Não sei se percebi a pergunta, está preocupada com a potência em casa? Como já foi referido, o equipamento de carregamento original dos carros elétricos, conhecido por EVSE, carregam a 10A ou 2,2kw.
Em casa tem de ter como potência contratada 3,45kw ou mais. O EVSE pode-se ligar a qualquer tomada. Normalmente as tomadas estão preparadas para 16A.
2. Essa é difícil! O Leaf é o carro mais honesto que há pois apresenta no tablier o estado de saúde da bateria. Claro que há quem consiga aldrabar esse indicador. Tirando isso, é um carro com baixíssimo nível de problemas, com uma fiabilidade sem comparação no mundo automóvel desde sempre. De qualquer maneira já lhe indicaram os melhores vendedores de carros elétricos do país, o Jasmim e o Orlando. Eu comprei o meu primeiro Leaf sozinho, mas comprei o segundo ao Orlando. Comprei ao Orlando mas também podia ter comprado ao Jasmim só que ele não tinha nenhum Leaf disponível na altura. É que eles para alem de vendedores de carros elétricos são utilizadores e conhecedores.
3. O carro em si durará muito mais anos que qualquer carro a combustível. A bateria é que se vai degradando. Todas as restantes peças do carro vão durar muitos anos sem qualquer problema. O meu Leaf anterior era de 2013 e tinha uma bateria mk1, as que degradam mais depressa, vendi-o em Fevereiro com 70% de saúde de bateria e cerca de 100km de autonomia. Em 6 anos perdeu 30%. Eu diria que ainda andará relativamente bem durante mais 5 ou 6 anos. Se a bateria for trocada, durará mais 12 anos a 15 anos a seguir à troca.
4. Não! Há estudos científicos que provam que é melhor para as baterias de lítio carregar mais vezes menor quantidade.
https://batteryuniversity.com/learn/art ... _batteries
Veja por exemplo a figura 6 em que o pior cenário é carregar de 25% a 100% e o melhor é 65% a 75%. Eu costumava fazer todos os dias 50% (ou mais) a 80%.
5. Pensava que a primeira pergunta era sobre isto, penso que já respondi.