Conceitos básicos

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Conceitos básicos

Mensagem por Arcturo »

Caros

Participam neste forum muitas pessoas com conhecimento e experiência muito variados. Isto enriquece muito o forum. porque as discussões nunca são limitadas por aspectos técnicos e económicos. Muitas vezes há alguem que até pode não ser um especialista, mas dá um contributo que nos faz pensar de outra maneira.

Mas sinto falta de ter um, post com alguns conceitos básicos. Os meus interesses estão à volta do autoconsumo e de mobilidade electrica. No autoconsumo há muitas discussões tecnicas que pecam porque há alguma confusão nos conceitos básicos. Não quero parecer pertencioso e "armar-me", mas acho que faz falta um post a que seja possivel recorrer quando houver necessidade. Considerem isto um tiro de partida, acrescentem o que vos parecer relevante.

- Medida em sistemas de autoconsumo

Muitos medidores usam pinças para medir a potência. De facto não medem a potencia medem a corrente. Estimam a potencia, multiplicando por a corrente por um valor estimado de tensão. Esta medida tem pouca precisão, mas é muito util na maior parte dos casos. A maior parte dos sistemas de baixo custo medem a potencia desta forma

A Corrente não tem sentido. Num sistema AC a 50 Hz a corrente "anda" num segundo 50 vezes para um lado e 50 vezes para o outro. Isto é verdade para o consumo ou para a injeccao. Ou seja, nos sistemas com pinça (só com pinça) não é possivel saber se há consumo ou produção fotovoltaica.

O que tem sentido é a potência, ou seja para medir o sentido do fluxo de energia é indispensável ter contadores que leiam a tensão e a corrente. às vezes há uns truques de software que em determinadas configurações podem resolver o problema. Mas o utilizador tem que saber essas condições porque se arrisca a ter resultados errados

- Unidades em sistemas electricos

Em muitos posts há alguma confusão entre energia e potência.

A potencia mede-se em Watt. Um painel fotovoltaico tem uma Potencia de pico expressa em Watt. Se a data sheet diz 280Wp isto quer dizer que tem a capacidade de, nas condições nominais, fornecer uma potencia instantânea de 280 Watt.

A Energia é a potencia vezes o tempo. A unidade do SI para a Energia é o Ws (wattsegundo). Na giria electrotecnica usamos o Wh (Watt hora) ou o kWh.

Quanto é a energia Produzida por paineis fotovoltaicos de 1kWp?

Grosso modo dizemos que em Portugal, em média, a produção fotovolcaica é cerca de 1500 horas por ano. Isto significa que a produção de uma instalação fotovoltaica durante um ano é equivalente a 1500 horas com a radiação nominal, ou seja 1 kWp produz 1.500 kWh. Esta forma de classificar produções facu«ilita muito a compaação entre o potencial de diferentes locais. Na Alemanha, por exemplo, a produção é de 800 horas por ano.


Quem tiver curiosidade sobre estas coisas faça o download do seguinte programa

https://www.powerstandards.com/resources/teaching-toy/

è um software de simulção sobre qualidade de energia, mas permite visualizar fisicamente alguns dos conceitos básicos. E é gratuito

Responder

Voltar para “Geral”