DB Mitsubishi Outlander

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Boas. Recentemente troquei de carro, troquei uma carrinha a gasóleo por um Mitsubishi outlander híbrido, importado fins de 2013 com 142500 km. Até ver satisfeitíssimo com o carro! Bastante espaçoso, bastante confortável, potente o suficiente para o meu estilo de condução e claro, para o carro que é!! Fomos estrea lo numa viagem ao Parque Natural do Gerês! De Sintra ao Gerês, sempre em AE, fez um consumo de 6.6l nunca passando dos 120 k hora, saímos com as bat carregadas, 35 k de autonomia, e sem carregamento pelo caminho. Nos dias que estivemos a passear pelo Gerês, em que só existe subidas, subidas e desciiiiidas, andou sempre pelos 4 L, claro numa condução dita normal. No geral e com o pouco tempo em que temos o carro, estamos muito satisfeitos. Apesar de ainda andarmos um pouco a descoberta do ' significado' dos modos de condução, 'SAVE', ' CHARGE', ECO MODE', 'Bs'!! Mas com o tempo lá iremos, e claro com um pouco de leitura sobre o carro! O carro como foi importado, veio com o manual em alemão, o que para nós é chinês! Sabem me dizer onde posso ter um manual em português? Peço vos também ajuda sobre carregar nos postos públicos. Sabemos que é preciso ter um cartão!? Que cartão? Onde o podemos adquirir? Um cartão da para todos os postos? Agradeço a vossa ajuda.
Anexos
IMG_20190430_184641.png
IMG_20190430_184641.png (3.7 MiB) Visto 4178 vezes
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por t3lmo »

Tens o manual em português aqui: https://www.facebook.com/download/previ ... 9672308988
Mais informações por https://www.facebook.com/groups/outlanderphev/
E vai contando as histórias desse PHEV que pelo que creio veio da Holanda ;)
Ando por perto (2725) se tiveres dúvidas!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por civic »

Parabéns pela máquina, essa autonomia elétrica é fácil de obter ou nem por isso?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pemifer »

Sim, um cartão dá para todo os postos que funcionem.
Para saber os postos que existem use o Electromaps.
https://www.electromaps.com/pt/mapa
https://play.google.com/store/apps/deta ... lectromaps
Esta App serve não só para obter informação acerca dos postos como também para informar os outros utilizadores.

Neste momento há 4 CEMEs (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).
Pode pedir 1 cartão ou os 4 cartões.
Eu tenho os 4 para optar pelo que em determinado momento me for mais conveniente, ou caso um deles falhe, tenho 3 alternativas.

https://galpelectric.pt/formulario-de-adesao.html
https://www.evaz.energy/sahe-registo-de-cliente
https://www.edp.pt/particulares/servico ... a-de-casa/
https://www.prio.pt/pt/mobilidade-eletr ... o_428.html

O método de faturação é tão estúpido que não é possível você saber quanto paga por carregamento se optar por carregar em PCRs.
A estupidez começa logo pela informação dos preços não ser fidedigna pois a Mobi.e altera o ficheiro dos preços várias vezes durante o mês sem dar indicação de que o fez.
Para ter uma noção dos valores gastos em carregamentos rápidos utilize esta App.
https://play.google.com/store/apps/deta ... uladorfree


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por Freddy_krueger »

Atenção aos carregamentos nos PCR's... melhor testar primeiro e deixar passar algum tempo (receber fatura) antes de continuar a a usar, pois pode ficar a um custo não suportável.

Pelo que sei a capacidade de bateria do Mitsubishi é relativamente pequena, pelo que carregamento a velocidades rápidas será feito durante muito pouco tempo... tentar "encher" bateria até cima vai fazer disparar custos de PCR (em especial se for daqueles faturados ao minuto)...

Abraços e boas viagens!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Boa noite. Agradeço os vossos comentarios/ajudas. Ja tinha lido os mesmos mas no tele,mas estes dias sem tempo para ligar o pc e responder!!!
Telmo muito obrigado pelo link dos manuais em PT, sao uma grande ajuda! Podemo nos encontrar sim,era excelente! Tenho disponibilidade durante a semana!
Civic, sim carrego o facilmente.
Peminfer, vou dar uma vista de olhos ao site e a app.Tentar perceber qual o cartao mais vantajoso para mim.Obrigado.
Fredy, obrigado pelo aviso dos custos.
Á medida que vou podendo,vou actualizando o DB!
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas viagens!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por serges »

Muito bem.

Vai mantendo noticias para a malta conhecer mais e melhor este grande veiculo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por Mumia »

Parabéns pela escolha... já tive o prazer de conduzir um e andar á pendura e sem duvida muito espaçoso..

Agora quanto mais andares com ele mais se vão habituar e claro melhorar a autonomia e a sua gestão. ;)

Muitos e bons Km's e sem problemas :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Obrigado pelas respostas e elogios!
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Boas, por falta de tempo, não tenho vindo actualizar o tópico. Mas também pouco ou nada tenho andado no carro, ou uso a minha Peugeot a GPL, ou a minha scooter! Têm conhecimento de algum OUTLANDER PHEV a GPL? Em princípio na próxima semana vai para a oficina para fazer a instalação do sistema GPL. Entretanto vou actualizando o tópico, se o trabalho deixar!!
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por jmlflorencio »

Já li relatos de Outlanders phev a GPL, mas no estrangeiro. Sei que deve ser uma combinação óptima!

A mala tem espaço no local do pneu? Ou estão lá as baterias?


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Ao falar com o sr que vai fazer a instalação do sistema GPL, o depósito poderia ficar na bagageira, mas não quero perder espaço! No local do pneu suplente, este carro não tem pneu suplente, vem com o mini compressor para encher o pneu, no caso de furo. Tem um pequeno espaço por baixo do tampo da bagageira, serve para arrumações! Poderia ficar aí, mas teria de elevar um pouco o tampo da bagageira. Optou se por ser de baixo do carro, ao lado da panela de escape. Um depósito de 30 L! Não temos oportunidade de o colocar a carga todos os dias, e andar com um 2000 a gasolina na localidade... Optamos por coloca lo a gás! Como já temos um carro a gás cá em casa e compensa bastante! Assim que o receber, coloco fotos e vou falando a experiência! Bons km a todos!
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem, é uma opção também.. Depois gostava de ver fotos dessa instalação, nunca vi nenhum...


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Boa noite. Recebemos o nosso Outlander ontem, ja com a instalaçao do GPL feita. Optou se por colocar um deposito no local onde deveria estar o pneu suplente, ou seja por baixo da bagageira, pois de baixo do carro iria dar muito trabalho devido a panela de escape. Foi colocado um sistema de marca LOVATTO e sistema de auto lubre de valvulas. Amanha vou fazer um percurso de 75 km, maioritariamente em auto estrada, para o testar. Por o pouco que andei hoje, passado uns breves minutos, ja sem baterias, o carro começou logo a consumir GPL, para alimentar as baterias, e no pequeno percurso que fiz, sempre que teria de usar o motor a combustao foi sempre a GPL, do pouco que andei so usou gasolina 1 minuto a 2 minutos, se tanto. Amanha na viagem vou estar atento aos consumos e logo post aqui,assim que puder. Seguem as fotos da instalaçao.
fotos so da bagageira
Anexos
IMG_20190620_114950.jpg
IMG_20190620_114819.jpg
IMG_20190620_114811.jpg
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Seguem as fotos do mostrador do nivel de GPL, led indicador de lubrificante de valvulas e o deposito do lubrificante.
Anexos
IMG_20190620_115108.jpg
IMG_20190620_115101.jpg
IMG_20190620_115013.jpg
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Fotos dos injectores, filtro do GPL e a peça que sobrou!!! A peça preta de plastico, era o que estava por baixo do tampo da bagageira, servia de `despensa`hehehe, era onde estava encaixado o macaco, mala de primeiros socorros, kit de enchimento dos pneus, etc
Anexos
IMG_20190620_121024.jpg
IMG_20190620_115318.jpg
IMG_20190620_115108.jpg
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem, a poupança vai ser boa certamente.

De quantos litros é o depósito?

Eu tentaria meter novamente a peça na bagageira, cortando a secção correspondente ao depósito GPL, só para não ver os cabos do sistema de tracção (e para não ter as coisas soltas por ali)...

Bons km!


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

Bom dia. Hoje depois da viagem até Setúbal, Sintra Setúbal, ic 19 e auto estrada. Baterias a 90%, velocidade quase sempre a 110 120, estiquei uns 8 km, em auto estrada, primeiro a 140 e depois aos 180, nem me apercebi da velocidade!!! Ao chegar vi a média no computador de bordo, 4.6 L! Para o carro que é...!! O carro se andou 500 metros a gasolina, foi o suficiente. E foi logo ao início ao subir um pouco a minha rua! Entretanto na AE, sempre que necessitava do motor a combustão, ia sempre ao GPL! Notei um defeito, quando vai a combustão e tiro o pé do acelerador, noto que o carro soluça, não é bem engasgar, mais parecido com perda de potência e volta logo a ganhar novamente, muito muito rápido e várias vezes!! Penso que seja quando tiro o pé o motor a combustão deixa de funcionar e passa a eléctrico, e o tal soluçar seja isto uma vez atraz de outra, até assumir o motor eléctrico! Mas é tão minino que acho que o pendura não sente, (fiz a viagem sozinho)!! Ao fim de 2000 km vai ter de fazer umas afinações no sistema GPL, e só aí penso que isto fique resolvido, mas até lá vou falar com o instalador, pessoa/empresa em que tenho toda a confiança! Vou actualizando o tópico assim que puder. Bons kms a todos!
Anexos
IMG_20190621_073851.jpg
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: DB Mitsubishi Outlander

Mensagem por pinto »

jmlflorencio Escreveu: sexta jun 21, 2019 12:44 am Muito bem, a poupança vai ser boa certamente.

De quantos litros é o depósito?

Eu tentaria meter novamente a peça na bagageira, cortando a secção correspondente ao depósito GPL, só para não ver os cabos do sistema de tracção (e para não ter as coisas soltas por ali)...

Bons km!
Esqueci de mencionar!
40 litros, se coloca se o depósito de baixo do carro, seria de 30 litros, mas como foi na bagageira, deu para colocar o de 40 litros.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Responder

Voltar para “Automóveis”