Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Boas, uma vez mais enquanto não chegam os projectores LED para os vídeos, aqui segue novo update.

Após ter atingido a meta das 1400 pilhas, já troquei 16 das de 1500mAh por superiores a 1800mAh.
De momento restam 97 de 1500mAh para serem trocadas e decidi que até ao momento da construção dos packs e das filmagens vou continuar a trocar se possível até remover todas abaixo de 1800mAh só porque sim.

Isto dará uma média de 210Ah por pack em vez de 200Ah :)

P.S. conheço alguém bem mais organizado que eu que devia começar a publicar o seu projecto também e já "piquei" para realizar vídeos também, acho que o sistema dessa pessoa vai ficar muito interessante!
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Bons desenvolvimentos... Isso com pilhas em abundância, de modo que até dá para escolher, é outra coisa :-D


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Ainda tenho o resto de uma compra para abrir e testar, vai é em velocidade quase estacionária... já não é pelo estímulo de conseguir as 1400...
Ando a pensar se vale a pena comprar mais e continuar ou se fico por aqui e mantenho a super relação custo benefício. é que com isto gostava de ouvir comentários dos calculistas relativamente ao custo deste lítio quanto à rede ou chumbo...
Poderia algum desses matemáticos fazer conta de 10Kw por uns digamos 800€ face à rede, ao chumbo e ao lítio de compra novo? SFF

É que segundo umas contas do Goncaloc no tópico Baterias dá-me 10Kw, 2500ciclos (contando que vão fazer isto), custo 800€ (ou menos) vai para 0.032€

Portanto 3 cêntimos por Kw parece-me engraçado mas multiplicando por 2 os gastos com material para as tosses, 6,4 cêntimos, ainda parece interessante para mim.


Como até chegarem as encomendas para os vídeos não há pressas... não me dou quase ao trabalho nesta fase

Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por pedrosilva »

Ninguém nasce ensinado, não há razão para ter medo da matemática.

A ideia básica é dividir os custos totais pela energia total que a bateria vai conseguir armazenar. Para dar os 3,2 cêntimos os 2500 ciclos seriam a 100% de descarga, não me parece realista. Talvez 2500 ciclos a 50% de descarga, mas logo metade da energia (5kWh) então 800 euros / 5kWh*2500 ciclos dá naturalmente o dobro ou seja 6,4 cêntimos por kWh.


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Muito obrigado :)
O que pretendia era mesmo uma confirmação de contas por quem domina mais a matéria do que eu.

Não querendo ir ao excesso de acreditar em 2500ciclos, vendo os sistemas dos DIY'ers do youtube, há quem tenha há anos estes sistemas online vou pensar em 1500 (que acho que vou estender com upgrades e manutenções mas pronto) mas também vendo que em lítio não preciso de aguentar 50% da carga, pondero 60% por grande margem de segurança, assim teria então 6kWh pelo menos.
Então 800€/6kWh*1500ciclos dá até mais, ou seja 8-9 cêntimos por kWh.
Estando eu a pagar 32c por dia mais 13-16c por Kw acho que é um investimento interessante. Vou portanto continuar a minha ideia pois acho-me no bom caminho.

P.S. vou continuar a tentar baixar o custo com o fabrico com estes packs pois continuo a achar que tenho sobras rentabilizáveis, além que iniciei hoje a negociação de um inversor PIP-5048MG leva 4500w de painéis solares, carrega 80A solar... opiniões?

Cumprimentos, mais uma vez o meu obrigado pela lição

Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por pedrosilva »

Não é lição nenhuma, estamos só a partilhar conhecimento de uma forma aberta. Se alguém não concordar pode dizer porquê e mostrar como se faz melhor.

Para comparar com o preço da energia da rede há que somar ao custo do armazenamento o custo da energia a armazenar. Por exemplo se for solar pv que custou 1 euro por watt peak (capacidade nominal) já tudo instalado e com IVA se for consumidor final, mesmo com pressupostos muito conservadores (tal como nas baterias é preciso calcular toda a produção durante a vida útil do equipamento e deduzir estimativa da energia que não vai ser consumida) a energia ficará abaixo de 5 cêntimos o kWh.
No fim de contas fica competitivo para quem usar muita energia e com o bi-horário elimina o consumo durante as horas de fora de vazio e durante o vazio consome energia da rede a 12 cêntimos. Para "desligar da rede" não me parece muito competitivo até mais pelos riscos e limitações do que pela diferença no custo do kWh.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Blastars Escreveu: domingo jan 13, 2019 4:29 pm Muito obrigado :)
O que pretendia era mesmo uma confirmação de contas por quem domina mais a matéria do que eu.

Não querendo ir ao excesso de acreditar em 2500ciclos, vendo os sistemas dos DIY'ers do youtube, há quem tenha há anos estes sistemas online vou pensar em 1500 (que acho que vou estender com upgrades e manutenções mas pronto) mas também vendo que em lítio não preciso de aguentar 50% da carga, pondero 60% por grande margem de segurança, assim teria então 6kWh pelo menos.
Então 800€/6kWh*1500ciclos dá até mais, ou seja 8-9 cêntimos por kWh.
Estando eu a pagar 32c por dia mais 13-16c por Kw acho que é um investimento interessante. Vou portanto continuar a minha ideia pois acho-me no bom caminho.

P.S. vou continuar a tentar baixar o custo com o fabrico com estes packs pois continuo a achar que tenho sobras rentabilizáveis, além que iniciei hoje a negociação de um inversor PIP-5048MG leva 4500w de painéis solares, carrega 80A solar... opiniões?

Cumprimentos, mais uma vez o meu obrigado pela lição

Boas Amperagens
Para sistemas de baterias existem uns inversores grid tie com limitador que são um mimo.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Painéis comprados :)

18 painéis TrinaSolar 255w com portes por menos de 1700€ (brevemente o inversor também trás o mesmo caminho)
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Epá podias ter dito... eh eh eh arredondavamos esse numero de paineis...

Parabéns...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Se quiseres a empresa arranja mais, entregam-mos para a semana acho.
Manda PM que explico como os arranjei :)
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por pedrosilva »

Há uma empresa conhecida no mercado que tem Ulica solar 275w poli a 120 euros com IVA, mas a marca trinasolar é mais conhecida. Pessoalmente não tenho experiência com nenhuma destas marcas.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Hum interessante...

Obrigado pela partilha... deixa chegar o fim do mês... lol
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Painéis Ulica pelo que vi são "chainaise" demais, são vendidos ultra baratos no Alibaba ao que dúvido muito que façam os 275w anunciados, se é que não são painéis 250 ou 260w com um autocolante martelado... a bem da evolutiva descida de preços espero estar errado mas optei por não me arriscar.
Também já os tinha visto mas preferi ir para estes Trina Solar que na minha opinião é uma das Top 3 actualmente na energia Solar (não digo os melhores painéis, mas a marca em termos gerais).
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu: terça jan 15, 2019 9:33 am
Para sistemas de baterias existem uns inversores grid tie com limitador que são um mimo.
Obrigado pela chamada de atenção, onde (além do Ebay) posso encontrar inventores desses? Valores? Têm carregador embutido ou tem de ser à parte?

Obrigado pela ajuda

Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por pedrosilva »

Blastars Escreveu: sexta jan 18, 2019 11:31 pm Painéis Ulica pelo que vi são "chainaise" demais, são vendidos ultra baratos no Alibaba ao que dúvido muito que façam os 275w anunciados, se é que não são painéis 250 ou 260w com um autocolante martelado... a bem da evolutiva descida de preços espero estar errado mas optei por não me arriscar.
Também já os tinha visto mas preferi ir para estes Trina Solar que na minha opinião é uma das Top 3 actualmente na energia Solar (não digo os melhores painéis, mas a marca em termos gerais).
Sim, de acordo com o link abaixo, a Trina Solar é o 2º maior fabricante Mundial. O primeiro, a Jinko solar, é a empresa que estava a gerir a fábrica em Mora com a Acciona que foi encerrada recentemente e empacotada para a Ásia de acordo com as notícias.

Deviam "oferecer" a fábrica ao Elon Musk para incitar a fazer cá a Gigafactory, também somos o maior produtor de lítio em bruto da europa e não temos uma refinaria. Estes governos sucessivos são todos tão burros (ou corruptos) que até doi.

https://news.energysage.com/best-solar- ... urers-usa/

A Ulica solar nem aparece no top 10.


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Cá segue mais um update, a correr tudo bem, os meus painéis chegam esta semana :)
Seguindo a impulsividade de um amigo, comprei o meu 1º inversor que não deve demorar muito mais que uma semana também a chegar.
Aguardando o material de vídeo para vos mostrar como farei as minhas baterias...
Enfim neste momento posso afirmar que os gastos estão em:
- Baterias estão por 500€;
- Inversor não chegou aos 630€;
- Painéis não chegaram a 1700€;

Contas feitas 2830€ e a baixar :)
Será que vou parar quando tiver as baterias a custo zero ou continuo a abater no sistema todo? :roll: :roll: :roll:

Boas Amperagens!
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Muito bem.

Aguardamos mais desenvolvimentos pois está a compor se...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Tal como o Inversor cá vêm eles a caminho :D :D :D

Agora uma questão, então e as baterias com as pilhas a custo zero como disse aqui um membro céptico? Já valem a pena? :idea: :idea:
Com algumas vendas tenho retirado as mais fracas e aumentado as mais fortes, enquanto baixando o custo das compras a coisa fica à "borla" e com mais amperes!!

Portanto, contas arredondadas por cima um sistema 4.5Kw em painéis, inversor PIP-5048MG 5Kva Off-Grid e 10-12Kw de baterias por 2330€ (entre inversor e painéis) tem perspectiva de se pagar em que prazo?

Ora com contas de 50-60 durante todo o ano e 100 em cerca de 3 meses dá-me uma média de 795€/ano e uma perspectiva de pagar o investimento a 2,9anos.
Considerando que com electricidade grátis tenciono gastar mais, paga-se em menos!
Bem melhor que investimentos de compra com perspectiva de pagamento a 8+/anos. (Acho eu)

Boas Amperagens

P.S. Já me chegaram as baterias para as câmeras , em breve chegam os projectores e depois é filmar e editar para vós :!: :!:
Anexos
d3ca8fc9-97a6-4461-903a-cee49466aa85.jpg
8fe11d7e-3006-4a22-8793-d062cab398a6.jpg
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Não estás em PT?
Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Se estão a caminho, estavam a ser carregados, então e os tais inversores grid tie com limitador?
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”