Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.
Responder

Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Caros utilizadores de veículos elétricos,

Venho deste modo colocar as minhas dúvidas em relação ao posto de carregamento situado na Avenida das Laranjeiras, na Anadia.
Este posto começou por ter a potência de 7,4Kw, e esteve ligado à rede pública. Usei-o umas poucas de vezes, já que é(era) dos pouco disponíveis na região. Os mais próximos estão em Aveiro e em Coimbra. Recentemente, foi atualizado para 22Kw, mas quando tentei usá-lo por altura do encontro regional da UVE, não me foi possível pois recebi a mensagem de cartão inválido. Neste momento, ele desapareceu do mapa da Mobi.e.
Consultando a informação sobre o mesmo no electromaps, vi que um conjunto de utilizadores vai alternando entre o "funciona" e "não funciona". Mais intrigante, contudo, é a informação dada pelo utilizador que se identifica como AMMNF80: "Parece que este posto não se encontra a comunicar com o sistema mobie e por isso só aceita os cartões que estejam gravados neste posto."
???!!!
Afinal é um posto privado ou público? Ou está num regime de licenciamento que desconheço?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por serges »

Creio que cada vez mais há postos que não estão ligados a MOBIE, estranhamente, e que não aceitam todo o tipo de cartões, quer por anomalia ou mesmo de facto...

Alguem da zona pode confirmar qual o real estado?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por Volt »

Os postos que estão "offline" apenas funcionam com cartões que estão "em cache"... Só com cartão antigo se vai safar. :-). E esse posto tem apenas 22 kW disponíveis. Isto significa que, caso comecem dois carros a carregar, ele distribui a potência disponível (os 22 kW) pelos dois.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por serges »

Volt Escreveu:Os postos que estão "offline" apenas funcionam com cartões que estão "em cache"... Só com cartão antigo se vai safar. :-). E esse posto tem apenas 22 kW disponíveis. Isto significa que, caso comecem dois carros a carregar, ele distribui a potência disponível (os 22 kW) pelos dois.
Infelizmente não é de conhecimento geral e é um ponto de carga "selectivo" lol...

É triste caramba...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por Volt »

Já agora, penso que o carregador é este que usei no dia 1 e 2 de Junho.

Imagem

Imagem

Partilhei com um Zoe a carga por uns minutos antes de cancelar a minha e ele ficar a carregar ao máximo.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois no dia seguinte aconteceu o mesmo com um Leaf.

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por serges »

Um posto que nunca tinha visto...

Era bom que funciona se a 100% com todos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Olá a todos,

Vejo que o posto renovado já esteve a funcionar em pleno, e pelo menos o utilizador Volt terá ficado com o cartão "em cache", pelo que não deve ter problemas em utilizar o posto no futuro.

Sucede que levei o meu Zoe de Aveiro para Lisboa no fim-de-semana passado e passou-se algo semelhante com o recente posto instalado frente à Câmara Municipal de Soure (junto foto que tirei). A leitura foi de "cartão não autorizado" !!! Por sinal, esse posto dá agora estado de "desconhecido" no mapa da Mobie...
Recorri ao plano B, que foi usar o PCR de Pombal (na A1), onde consegui carregar a 99% em 30 minutos. Mas eu até evitava de todo esses PCR, caso houvesse alguns dos postos anunciados a ser instalados nas sedes de concelho, com carga de 22kwh, e que funcionassem devidamente em comunicação com a mobi.e.

Um utilizador no PCR de Pombal informou-me que o mesmo já tinha sucedido com ele, e o remédio foi ligar à Mobie, que fez a associação do cartão ao posto no momento. O pior é que nem sempre a Mobie atende em tempo útil.

Para mim, a solução seria simples: instaurar de vez os pagamentos nos postos em regime privado, e para assegurar a coesão nacional, o estado assumir a natureza pública da restante rede e pagá-la em conformidade. Caso contrário, temo que passarão muitos anos até um privado instalar um posto rentável em Sever do Vouga ou Arouca (para citar dois exemplos no meu Distrito).

Em ligação: foto do posto de Soure (via Google Photos) https://photos.app.goo.gl/svQVekkfmDH5YNts9


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por accoelho »

O PC de Soure nunca o encontrei no mapa mobie.
Mas ja la carreguei algumas vezes sem problemas.
A cerca de 2 semanas que da erro, ainda ontem exprimentei.
Duvido que seja so pra cartoes autorizados, ainda nao vi por la mais veículos alem do meu e um mercedes.

Também ainda não está acabada a instalação, não há sinalização, pavimento pintado nem nada...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Mensagem por Volt »

Bom dia.

Bem, o meu cartão deve estar em cache certamente, pois é um dos primeiros... O que se deve passar é que, estando "offline", o posto não consiga comunicar com os servidores de forma a validar o cartão. É um problema que só os serviços técnicos podem resolver. Mas, seja como for, o posto continua a ser público. Isso é apenas um erro, não é discriminação. :-).

Quanto à solução que apresentou, desculpe mas, de simples não tem nada... A prova disso é a demora a que temos assistido e o contínuo adiamento do início da fase de comercialização. Parece que está para breve a resolução dos problemas que ainda impedem o fecho do projecto piloto para os PCR. Vamos a ver...

Já agora, a entrega da comercialização de energia a privados, sem supervisão correcta de um regulador, não tem a minha concordância de maneira nenhuma. Estou tão cansado de oligopólios encapotados nesta economia nacional... Mas esse não é o tema deste tópico e dava pano para mangas... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”