Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

com base na foto em anexo, onde inseri o respetivo relógio (seta vermelha), como teria de fazer as ligações? Obrigado
Anexos
IMG_20160926_140643(1).jpg

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

joedualmar47 Escreveu:com base na foto em anexo, onde inseri o respetivo relógio (seta vermelha), como teria de fazer as ligações? Obrigado
!!!Antes de mexer na parte eléctrica, verificar se está tudo desligado!!!

A melhor opção é chamar electricista.

Caso tenha conhecimentos para isso:
- em primeiro lugar verificar a potência do relógio (ou intensidade da corrente que pode ligar e desligar, em Amperes, p.ex. 10A), para comparar com os valores da BC (pode ver os valores do disjuntor - primeira peça do lado esquerdo, na mesma régua do relógio)
- se o valor do relógio for igual ou maior, está OK
- neste caso liga os 3 fios (fases L1, L2 e L3 - parece castanho, preto e cinzento) da saída (na parte inferior) do disjuntor (segunda peça do lado esquerdo na régua acima), à saída do relógio
- a entrada do relógio interligue com a saída do disjuntor (cuidado com secção dos dos fios, tem de ser igual ou maior, e as cores tem de corresponder - castanho segue na saída castanho, etc.)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por CrOhN »

hynek Escreveu:
CrOhN Escreveu:É só ligar um contactor a esse relógio....
acho que não precisa de um contactor, já tem um incorporado

Mesmo com o contactor lá, eu adicionava outro, e cortava mesmo a alimentação na entrada. A lógica pode não permitir comando externo ao contactor existente. Além de poder entrar em confito com a valvula de 4 vias, etc, etc...

A minha está comandada com um relógio similar. Mas a minha é monofásica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

CrOhN Escreveu:
hynek Escreveu:
CrOhN Escreveu:É só ligar um contactor a esse relógio....
acho que não precisa de um contactor, já tem um incorporado

Mesmo com o contactor lá, eu adicionava outro, e cortava mesmo a alimentação na entrada. A lógica pode não permitir comando externo ao contactor existente. Além de poder entrar em confito com a valvula de 4 vias, etc, etc...

A minha está comandada com um relógio similar. Mas a minha é monofásica.
concordo, aliás é isso que aconselhei, o corte é feito na saída do disjuntor da entrada.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

Boa tarde, finalmente a máquina está a trabalhar, parece que era só o problema do gás. Agora só me falta ver qual a melhor solução, para ligar e desligar a horas programadas, já me falaram também num cronotermostato dentro de casa, não sei...
e acho o setpoint muito alto para o piso radiante, 45º/35º, mas não sei como fazê-lo, em poucas horas a casa ficou muito quente

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

joedualmar47 Escreveu:Boa tarde, finalmente a máquina está a trabalhar, parece que era só o problema do gás. Agora só me falta ver qual a melhor solução, para ligar e desligar a horas programadas, já me falaram também num cronotermostato dentro de casa, não sei...
e acho o setpoint muito alto para o piso radiante, 45º/35º, mas não sei como fazê-lo, em poucas horas a casa ficou muito quente
uma BC precisa de uma manutenção anual, reapertar as tubagens, ligações eléctricas, rever a carga de gás, etc...

o sistema deve ser programado para o piso radiante não ultrapassar 28 ºC, senão poderá causar problemas de saúde. Dependendo da capacidade de permuta e da inércia do piso, penso que o valor razoável da temperatura de água deveria rondar uns 35 ºC.

De qualquer maneira, o piso radiante é o melhor sistema de aquecimento, desde que seja bem construído.

Desejo-lhe que corra tudo bem. Faça registos de consumo para partilhar com outros interessados.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

ok, mas acha que dá para baixar o setpoint na máquina não dá? o raio do manual não explica nada...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

joedualmar47 Escreveu:ok, mas acha que dá para baixar o setpoint na máquina não dá? o raio do manual não explica nada...
deve dar, deve haver uma opção de temperatura a aquecer. Ou pode haver uma válvula misturadora que pode ser ajustada para uma temperatura desejável.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

hynek Escreveu:
joedualmar47 Escreveu:com base na foto em anexo, onde inseri o respetivo relógio (seta vermelha), como teria de fazer as ligações? Obrigado
!!!Antes de mexer na parte eléctrica, verificar se está tudo desligado!!!

A melhor opção é chamar electricista.

Caso tenha conhecimentos para isso:
- em primeiro lugar verificar a potência do relógio (ou intensidade da corrente que pode ligar e desligar, em Amperes, p.ex. 10A), para comparar com os valores da BC (pode ver os valores do disjuntor - primeira peça do lado esquerdo, na mesma régua do relógio)
- se o valor do relógio for igual ou maior, está OK
- neste caso liga os 3 fios (fases L1, L2 e L3 - parece castanho, preto e cinzento) da saída (na parte inferior) do disjuntor (segunda peça do lado esquerdo na régua acima), à saída do relógio
- a entrada do relógio interligue com a saída do disjuntor (cuidado com secção dos dos fios, tem de ser igual ou maior, e as cores tem de corresponder - castanho segue na saída castanho, etc.)
Mas diga-me uma coisa, a saída do disjuntor não é a parte inferior e a entrada a superior? Pelo que teve a amabilidade de explicar, entendi que as saídas do disjuntor ligam à saída do relógio e as mesmas saídas do disjuntor ligam à entrada do relógio parte superior? Ou estou a perceber mal?! :?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

joedualmar47 Escreveu:
hynek Escreveu:
joedualmar47 Escreveu:com base na foto em anexo, onde inseri o respetivo relógio (seta vermelha), como teria de fazer as ligações? Obrigado
!!!Antes de mexer na parte eléctrica, verificar se está tudo desligado!!!

A melhor opção é chamar electricista.

Caso tenha conhecimentos para isso:
- em primeiro lugar verificar a potência do relógio (ou intensidade da corrente que pode ligar e desligar, em Amperes, p.ex. 10A), para comparar com os valores da BC (pode ver os valores do disjuntor - primeira peça do lado esquerdo, na mesma régua do relógio)
- se o valor do relógio for igual ou maior, está OK
- neste caso liga os 3 fios (fases L1, L2 e L3 - parece castanho, preto e cinzento) da saída (na parte inferior) do disjuntor (segunda peça do lado esquerdo na régua acima), à saída do relógio
- a entrada do relógio interligue com a saída do disjuntor (cuidado com secção dos dos fios, tem de ser igual ou maior, e as cores tem de corresponder - castanho segue na saída castanho, etc.)
Mas diga-me uma coisa, a saída do disjuntor não é a parte inferior e a entrada a superior? Pelo que teve a amabilidade de explicar, entendi que as saídas do disjuntor ligam à saída do relógio e as mesmas saídas do disjuntor ligam à entrada do relógio parte superior? Ou estou a perceber mal?! :?
desculpe, o erro é meu, troquei palavra contactor por disjuntor e entrada por saída, o que naturalmente causou alguma confusão, tentei simplificar, aqui vai corrigido:

actualmente a alimentação passa do disjuntor directamente para contactor. O relógio tem de ficar entre eles.

- em primeiro lugar verificar a potência do relógio (ou intensidade da corrente que pode ligar e desligar, em Amperes, p.ex. 10A), para comparar com os valores da BC (pode ver os valores do contactor - primeira peça do lado esquerdo, na mesma régua do relógio)
- se o valor do relógio for igual ou maior, está OK
- neste caso liga os 3 fios (fases L1, L2 e L3 - parece castanho, preto e cinzento) da entrada (na parte superior) do contactor, à entrada do relógio
- a saída do relógio interligue com a entrada do contactor (cuidado com secção dos dos fios, tem de ser igual ou maior, e as cores tem de corresponder - castanho segue na saída castanho, etc.)



Outra alternativa, melhor, é intervir no comando do contactor. Contactor é uma espécie de relé, isso é liga ou desliga por comando de uma bobine. A bobine poderá ser alimentada por 220 V, 24 V ou 12 V. Ao instalar o relógio é preciso verificar qual é fase que alimenta relógio e ligar alimentação (deve ser 220 V, uma fase e neutro). Depois aproveitar uma das duas ligações que sobram para passar por lá o fio que alimenta a bobine do contactor.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

Hynek, não querendo abusar da sua bondade na qual agradeço, acha que seria possível controlar esta bomba de calor com um cronotermostato dentro de casa, penso que é assim que se chama, em vez de instalar o relógio dentro da máquina? Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

joedualmar47 Escreveu:Hynek, não querendo abusar da sua bondade na qual agradeço, acha que seria possível controlar esta bomba de calor com um cronotermostato dentro de casa, penso que é assim que se chama, em vez de instalar o relógio dentro da máquina? Obrigado
esteja à vontade, não abusa nada....

o cronotermostato poderá controlar a bomba de circulação.
Em princípio, quando pára a circulação de água no circuito de AQC, a BC trabalha até atingir temperatura predeterminada da água, desliga e fica a aguardar até temperatura baixar. Mas poderá desligar e ligar frequentemente, dependendo do volume de água no sítio onde está o sensor da BC.

Outra alternativa seria desligar a alimentação do contactor que liga a BC.

Uma outra alternativa, mais elegante, seria intervir ao nível do comando (sensor) = dar-lhe informação que atingiu a temperatura desejada ou simular avaria. Normalmente, se interromper o sinal do sensor, a BC acusa avaria, mas quando sinal voltar, retoma o funcionamento normalmente.

É preciso testar o comportamento da BC antes de implementar definitivamente alguma alternativa. Diferentes BC's podem ter comportamento diferente também....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

Ok, tenho que ver a melhor maneira... o técnico que veio cá, conseguiu pôr a trabalhar mas como fosse frio(chiler), colocando em modo de inverno o compressor e os ventiladores não arrancam, não sei se tem a ver com o microprocessador ou não... fogo


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

Finalmente a bomba está a trabalhar normalmente. Agora tinha pensado em colocar um relógio para programar os horários, mas ando a pensar em colocar um cronotermostato dentro de casa por ser mais prático, segundo a marca é um contato aberto/fechado, que tipo de cronotermostato/cronostato me aconselhariam? Obrigado


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por dmorgado »



joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

Boas, já há vários dias que ando a analisar este aparelho, e estive quase para comprar e parece bastante bom, só fico com a dúvida onde ligar os tais 2 fios, dado a máquina ter um termostato que além das funções inerentes ao mesmo, penso que seria neste que devia ligar os tais fios, mas não percebi onde? Obrigado


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

BombaCalor (5).JPG
Boas, gostaria se possível que alguém me explicasse como interpretar este esquema, onde tem a bola e a seta vermelha, segundo o "técnico" que veio cá devia ser aí que os fios do cronotermostato devia ligar, existe um shunt... alguém me pode ajudar? Obrigado
Anexos
Sem Título.png


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

Boas, obrigado a todos pela ajuda, o problema está resolvido, comprei um cronotermostato e instalei-o dentro de casa. Na primeira leitura que fiz, em horário vazio, está a gastar cerca de 4 a 5 KW hora, envia a água a 35º e o retorno a 30º, mesmo assim acho muito, ao fim de algumas horas, achei muito quente, baixei para 30º a enviar e 25º no retorno, falta fazer a nova leitura para estas temperaturas.
Obrigado


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por dmorgado »

Qual foi o cronotermostato que compraste?


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por joedualmar47 »

a marca é proteu

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”