Contadores de produção e venda de excedente

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Contadores de produção e venda de excedente

Mensagem por borllock »

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida, num sistema de Autoconsumo UPAC >1.5KW com venda.
Neste sistema temos de colocar um contador que conte o total de produção, a minha duvida neste é se tem de ter telecontagem?

No contador de venda de excedente, que vai ficar no muro, por exemplo, pode ficar ligado em série com o contador existente de consumo polarizado inversamente? Ou tem de levar outra portinhola, um para cada contador?
Nos esquemas tipo que a DGEG lançou(versão preliminar) só tem apenas uma portinhola e os contadores estão em série, mas tenho pessoal a dizer que é obrigatório a colocação de outra portinhola :x
Claro que se o cliente já tiver um contador bidireccional com telecontagem este problema não se coloca, mas devem ser muito poucas pessoas que já têm este contador.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Contadores de produção e venda de excedente

Mensagem por Emanuel Couto »

Ótimas questões... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
borllock
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por borllock »

A primeira eu próprio já encontrei resposta, é preciso telecontagem, está no artigo 22 no ponto 2.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

borllock Escreveu:A primeira eu próprio já encontrei resposta, é preciso telecontagem, está no artigo 22 no ponto 2.
Boas ,

ao contrario do que acontecia com a mini e microprodução ,nas UPAC com venda pode-se simplesmente substituir o contador de consumo por um contador bidirecional com telecontagem como o Janz C280 por exemplo , mas quem paga o contador e fica com eventuais custos no caso de avaria é o produtor.

Autor do tópico
borllock
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por borllock »

E quem faz essa substituição? É a edp? Porque o contador de consumo é da propriedade da edp e não se pode mexer.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

borllock Escreveu:E quem faz essa substituição? É a edp? Porque o contador de consumo é da propriedade da edp e não se pode mexer.
Boas,

então é assim , a substituição do contador tem que ser pedida é EDP - distribuição, na microprodução era o produtor que comprava o contador, e era colocado pelo instalador , aqui poderá ser diferente , porque trata-se da substituição de um contador em funcionamento, não sei quem é que vai apertar os 8 parafusos no dia da substituição , se o instalador se a pessoa designada pela EDP- Distribuição :D , sei que a EDP - Distribuição tem que estar presente para descelar o contador antigo e depois selar o novo e testar as comunicações, são eles que fornecem o cartão GSM necessario.

Já agora deixo aqui um aviso , façam bem as contas se vale a pena vender excedente, porque o contador mais barato que é o Janz custa é volta de 400 euros, e se depois tiverem algum problema, cada intervenção da EDP no contador custa à volta de 80€

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

mcarneiro Escreveu: Já agora deixo aqui um aviso , façam bem as contas se vale a pena vender excedente, porque o contador mais barato que é o Janz custa é volta de 400 euros, e se depois tiverem algum problema, cada intervenção da EDP no contador custa à volta de 80€
No site da EDP, na parte EDP Solar, nas perguntas e respostas, a EDP estima que o kW venha a ser remunerado entre 4 e 5 cêntimos.
Cumprimentos,
Quintas2

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

borllock Escreveu:E quem faz essa substituição? É a edp? Porque o contador de consumo é da propriedade da edp e não se pode mexer.
No Doc de Perguntas e Respostas da DGEG, que tu nos apresentaste, na questão 31 vem:

31. Quem é o responsável pela instalação do contador de produção total de energia e do contador de venda à rede?
R.: O custo, a instalação e a propriedade dos contadores de produção total e de venda de energia são da responsabilidade do produtor. A sua selagem é contudo da responsabilidade do operador de rede.

Não sei se isto se aplica às UPAC, mas como é que se vai pôr isto em prática é que eu não sei.
Cumprimentos,
Quintas2

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

o valor de venda depende do leilão para as UPP, as UPAC não sei mas o valor é baixo, depende se tens solartermico e um carro ou mota electica, há preços diferentes de acordo com a situação , não vale a pena produzir para vender,se fores a o site da DGEG no Serup vês as listagens de atribuição de potenção e ves o preço de vendadas UPP.

Autor do tópico
borllock
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por borllock »

mcarneiro Escreveu:
Boas,

então é assim , a substituição do contador tem que ser pedida é EDP - distribuição, na microprodução era o produtor que comprava o contador, e era colocado pelo instalador , aqui poderá ser diferente , porque trata-se da substituição de um contador em funcionamento, não sei quem é que vai apertar os 8 parafusos no dia da substituição , se o instalador se a pessoa designada pela EDP- Distribuição :D , sei que a EDP - Distribuição tem que estar presente para descelar o contador antigo e depois selar o novo e testar as comunicações, são eles que fornecem o cartão GSM necessario.

Já agora deixo aqui um aviso , façam bem as contas se vale a pena vender excedente, porque o contador mais barato que é o Janz custa é volta de 400 euros, e se depois tiverem algum problema, cada intervenção da EDP no contador custa à volta de 80€
A substituição do contador de consumo/vendade excedente tem de ser pedida à edp, ok compreendido.
Mas qual é o procedimento, eles fornecem o contador e instalam e facturam ao cliente? Dado que a edp anda a instalar as ebox's e estas penso que dêem para o autoconsumo, não deveriam cobrar.

Em relação à venda de excedente, eu vou propor isso ao cliente porque pelo que sei não se pode injectar excedente a não ser com venda, ou compras um aparelho que garanta injecção zero ou colocas como venda, ora como o aparelho que garante injecção zero é carote, mas vale colocar a instalação como venda e ainda se ganha uns euritos com a venda. penso que estou a pensar correcto. Isto claro para sistemas >1.5kw em que é preciso inpecção e eles podem pegar por qualquer coisa.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

borllock Escreveu: mcarneiro Escreveu:
borllock Escreveu:
Boas ,

supostamente o contador deveria de ser fornecido pelo cliente, como era feito nas micros e nas minis , se o cliente paga o contador tem o direito de escolher,não sei se em opção podera sei a EDP distribuição a fornece-lo,

Autor do tópico
borllock
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por borllock »

Pelo que diz aqui, é pela EDP: http://www.edpdistribuicao.pt/pt/infoce ... nsumo.aspx
Precisamos sempre da EDP pois só eles podem mexer no contador.
Eu já telefonei para esse numero para saber os procedimentos a fazer e informar-me sobre custos etc, mas disseram-me que não sabiam,ainda não tinham informação sobre os procedimentos a fazer LOL, ficaram com o meu contacto e que me diziam, até agora nada como é óbvio.
Mas eram capazes de me dar mais informação caso já tivesse instalado e registado a UPAC, pois pediram-me esses dados, eu como disse que ainda não tinha esses dados, que era só para me informar, não souberam o que dizer, o que é uma vergonha! Ainda para mais a menina que me atendeu disse que eu fui o primeiro a colocar essas questões sem ter feito o registo no SERUP, não sei o que isso interfere, porque eu só queria saber se o contador de determinada instalação estava preparado para autoconsumo ou não, e caso não os custo associados.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

borllock Escreveu:Pelo que diz aqui, é pela EDP: http://www.edpdistribuicao.pt/pt/infoce ... nsumo.aspx
Precisamos sempre da EDP pois só eles podem mexer no contador.
Eu já telefonei para esse numero para saber os procedimentos a fazer e informar-me sobre custos etc, mas disseram-me que não sabiam,ainda não tinham informação sobre os procedimentos a fazer LOL, ficaram com o meu contacto e que me diziam, até agora nada como é óbvio.
Mas eram capazes de me dar mais informação caso já tivesse instalado e registado a UPAC, pois pediram-me esses dados, eu como disse que ainda não tinha esses dados, que era só para me informar, não souberam o que dizer, o que é uma vergonha! Ainda para mais a menina que me atendeu disse que eu fui o primeiro a colocar essas questões sem ter feito o registo no SERUP, não sei o que isso interfere, porque eu só queria saber se o contador de determinada instalação estava preparado para autoconsumo ou não, e caso não os custo associados.
Boas,

esse numero é do callcenter ,nunca te vão dizer nada de jeito...,tenta este : 210016312 é o numero de apoio a pequenos produtores , Se a EDP já defeniu os procedimentos para isso provavelmente eles sabem.

se queres fazer a venda do excedente , a instalação tem que ser registada no Serup como UPAC, não pode ser como MCP , isto quer dizer basicamente que tens que pagar uma taxa , dependendo da potencia , mesmo que tenha só 250w ,se for para vender o excedente é sempre registada como UPAC, e tem que pagar uma taxa de registo ,que varia com a potencia e tem que ser inspeccionada. Acho que a inspecção está incluida no preço da taxa.

Autor do tópico
borllock
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por borllock »

Eu liguei para o callcenter e enviaram-me para esse de apoio aos pequenos produtores, mas eles só tratam de micros/minis, autoconsumo não.
Voltei a ligar para o callcenter mas marquei a opção contadores, o resto já sabem, não me conseguiram dizer nada de jeito.
O caso que falo é de 5kw, logo tinha que ser UPAC, vou colocar venda porque para além de se poder ganhar uns trocos com a venda de excedente, não necessito de nenhum aparelho a bloquear a injecção, que me parece que é obrigatório.

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Mensagem por froskas »

Boa tarde,

Alguem ja analisou estas questões das perguntas e respostas da DGEG? :?

Li e fiquei com muitas interrogações.

entendo que o produtor que nao pretenda ser remunerado nao pode injetar na rede a energia excedente de forma graciosa.

Cumpts

------

16. Tenho uma UPAC ligada à rede. Posso injetar a energia na rede e não ser remunerado por isso?
R.: Não. No caso das UPAC sem injeção de excedentes na rede deverá ser garantida a não
injeção na rede (ver esquemas tipo de unidades de produção para autoconsumo).

29. Que unidades de produção estão isentas de contagem de eletricidade?
R.: Estão isentas da obrigação de contagem de eletricidade as UPAC não sujeitas a registo e
certificado de exploração, nos termos do art.º 4.º, ou seja, as UPAC com potência instalada igual
ou inferior a 1,5 kW, cuja instalação de utilização se encontre ligada à RESP mas não injetem
energia na rede, nem pretendam transacionar garantias de origem, bem como,
independentemente da potência instalada, as UPAC cuja instalação de utilização associada não
se encontre ligada à rede, nem pretenda transacionar garantias de origem.
Para as restantes UPAC é obrigatória a contagem de eletricidade nos termos previstos no art.º
22.º conjugado com os n.ºs 8 e 9 do art.º 4.º, do DL 153/2014.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”