autoconsumo em vez de aumento de pontecia

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
sergioafonso
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo abr 12, 2015 10:07 pm

autoconsumo em vez de aumento de pontecia

Mensagem por sergioafonso »

Boas, venho vos pedir opinião:

Vamos efectuar uma obras cá em casa e pretendemos deixar de usar gás e usar só electricidade.

Assim fiz contas ao que planeamos ir ter eléctrico e cheguei à conclusão a que por vezes iremos ter em simultâneo perto de 35kWs .

Só que para fazer um aumento de potência a EDP exige uma certificação da Certial, para esta certificação é necessário um projecto novo (eng.Electrotécnico), coluna do prédio (10 apartamentos -2 por piso) toda nova, mais caixas e outros equipamentos, em resumo ainda não sei ao certo mas disseram-me para contar por baixo com uns 6.000€.

Como o interessado sou eu, apesar de mais cedo ou mais tarde ser necessário efectuar esta obra, mais nenhum dos outros proprietários quer suportar este custo, assim teremos de ser nós a suportar tudo.

Assim pensei se não seria melhor eu pegar nesses €€€ e arranjar uma solução de autoconsumo, talvez uns paineis ft + aerogerador + baterias.

O que dizem? será viável ? por quanto poderia ficar uma solução deste tipo que fosse minimamente fiável e que durasse muitos anos sem dar "chatisses"

Agradeço todas as opiniões. ;)

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: autoconsumo em vez de aumento de pontecia

Mensagem por visitante1 »

Embora ache que não estás a dizer coisa com coisa ao mencionar um consumo instantâneo de 35kw?? vou dar a minha opinião.

Moras num predio?
aerogerador num predio de apartamentos?
paineis fotovoltaicos num predio de apartamentos?
baterias lá dentro!!! provavelmente o piso não aguentaria...
resumindo... não me parece viavel tendo em conta esses fatores todos e ainda o principal onde precisarias de uns 80k€ para instalar um sistema com essa envergadura.
Não será masi facil comprar uma casa num outro sitio com melhores condições? estão baratas agora!
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

35KWh!? Tens uma pequena fábrica dentro de casa?

Ou será para cultivar "ervas daninhas"? :mrgreen:

Autor do tópico
sergioafonso
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo abr 12, 2015 10:07 pm

Mensagem por sergioafonso »

Obrigado pelas respostas.

Gostei do "cultivar ervas daninhas", já foi o tempo... :twisted: :twisted: :twisted:

Esse consumo será ocasional e não diário, mas é certo que em determinadas alturas iremos ter essa necessidade, por exemplo no Natal, em que a minha mulher está a cozinhar usa as bocas todas o forno cá de casa e ainda o forno do apartamento ao lado, agora é tudo a gás. Nesta altura como está frio também normalmente temos os aparelhos de ar condicionado todos ligados.
Esses valores tirei das fichas técnicas dos electrodomésticos que pretendemos adquirir e sei que na placa por exemplo não iremos consumir os 10,6 kW, pois não iremos ter as 5 bocas no máximo, mas assim fico com uma margem para o que me esqueci, como uma torradeira ou a batedeira.

Coloquei aqui a questão mesmo por não estar dentro do assunto e para ter uma ideia se seria viável, mas já vi que não é pois não tenho os 80k€ para gastar, as baterias sempre as podia colocar na garagem e ai resolvia o problema do peso, mas não sei se os 40m2 referentes aos apartamentos que temos disponiveis no terraço, cheguem para paineis e pelos vistos o aerogerador num prédio não é boa ideia.

Obrigado.

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Deve haver uma maneira melhor de gerir as coisas do que dimensionar a potência de uma casa para o período do Natal. 35kW parece-me uma brutalidade. 10 vezes a potência que tenho em casa. Simplesmente não estou a ver uma habitação necessitar de tanta potência regularmente a menos que tenha um pequeno exército em casa.
Vai pagar uma pipa de massa para a mudança, ficar a pagar um custo de potência enorme todos os meses para algo pode vir a usar ocasionalmente?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Se pedires 6,9kva, que é perfeitamente adequado á maioria dos consumidores residenciais vais ver que chega e sobra...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Mensagem por fernando firmino »

bom conselho lhe da O RNLCARNOV seria o que eu lhe dava também.

dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Mensagem por dmorgado »

Alguma coisa aqui não está certa. Penso que o sergioafonso quereria dizer 32A e não 35kW. Certo ou errado. Quanto ao carro eletrico, eu que acho muito boa ideia até porque tenho um, contrata bi-horário, ligas o programador do carro a carregar o mesmo nas horas de menor consumo (são as horas em que dormes e tens a energia mais barata).

Responder

Voltar para “Autoconsumo”