Inquérito

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Inquérito

Mensagem por Quintas2 »

Venho lançar a seguinte ideia (não é minha, vi num forum francês) à administração: fazer um tópico/inquérito, talvez colocado com os projetos individuais de autoconsumo (ou mais geral, incluindo as microproduções), em que cada um pusesse os dados da sua instalação:

- Localização (distrito apenas, se quiserem manter alguma confidencialidade)
- Orientação/Inclinação dos Módulos
- Sistema fixo/Seguidor solar (n.º eixos)
- Módulos (marca/modelo/mono, poli/Wp)
- Potência total instalada (se calhar é irrelevante, interessando mais a produção kW/ano/kWp)
- Produção Média (kW/ano/kWp), ou médias mensais para quem tiver, ou projetos recém-nascidos
- Mês/ano de início e fim da média apresentada acima
- Inversor (marca/modelo)
- Custo Total da Instalação por Wp (alguns poderão não querer partilhar esta inf. Poderá ser uma estimativa, em sistemas que vão evoluindo)
- N.º anos amortização esperado/conseguido
- 1 Foto da instalação
- Aspetos positivos que queiram salientar da v/instalação
- Aspetos negativos/avisos de quem já se queimou

Se acharem muito burocrático (mas também cada um inclui a informação que quiser/puder dar), talvez se possa fazer um inquérito mais simples que inclua as microproduções com:
- Localização (distrito)
- Orientação/Inclinação/Fixo ou c/seguidor
- Produção Média (kW/ano/kWp), ou médias mensais para quem tiver, ou projetos recém-nascidos
- Mês/ano de início e fim da média apresentada acima

Se a ideia for avante e tiver respostas suficientes, tornar o tópico fixo e pedir uma atualização anual de dados. Uma atualização sob a forma de edição e não de novo post, para que a informação de cada instalação fique sempre junta e não se disperse pelo tópico, ao longo do tempo.

Para além de ser uma “base de dados” com interesse, poderá ajudar a responder a muitas questões que surgem de iniciados, como eu, que nem sequer ainda tenho 1 Wp, mas que me comprometo a participar logo que tenha ... e vou ter, a não ser que me caia o céu em cima :D

Eu só estou a ver aspetos positivos mas incentivo a criticarem positiva e negativamente a ideia.
Cumprimentos,
Quintas2

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Inquérito

Mensagem por serges »

Hummm pode ser interessante deixa ver o que os utilizadores pensam disto?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

uma coisa parecida com isto e que já quase todos desistiram!!!
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... rJoK#gid=6
hummmm.... boa sorte.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

Quase todos desistiram o que é um pena....
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Pois... infelizmente
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

visitante1 Escreveu:uma coisa parecida com isto e que já quase todos desistiram!!!
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... rJoK#gid=6
hummmm.... boa sorte.
Desculpem lá, mas só o aspeto da folha dá vontade de fugir.

Na mesma linha, produções, datas ??? As médias não referem de quanto tempo resultaram.

Eu sugeria uma coisa mais simples, que da primeira vez tinha que se preencher com as características do sistema e a partir daí era atualizar as produções médias 1 vez por ano.
Cumprimentos,
Quintas2

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas2 »

Em relação ao meu último post neste tópico, acrescento, depois de escavar um bocado no fórum, (espero estar tudo certo):

alexjpr Pontével-Cartaxo / Fixo / orientação Sul / inclinação 35º / Trina Solar (mono ou poli?)
acbajamo Algarve / Fixo / orientação Sul / inclinação 30º / MTS poli
Volt Lisboa-Margem Sul / Fixo / orientação Sudoeste / inclinação variável entre 0º e do telhado/ CNBM poli
Ferreira ?
JDuarte Caldas da Rainha / Fixo / orientação Sul / inclinação 35º / thin film
ReVoltado Quinta do Conde-Setúbal / Fixo / orientação ? / inclinação ? / CNBM poli
PaulOL Aveiro / Fixo / orientação Sudeste 12º / inclinação 25º / Eurenever MEPV mono
MarioSolar Monção-Viana do Castelo / c/Seguidor Solar / Sanyo hip-215nkhe5 híbrido monocristalino+thin film

Ilações que tiro:
alexjpr Produção (1,68kWano/Wp) superior à teórica para zona Lisboa (1,5kWano/Wp)
acbajamo Produção (1,97kWano/Wp) bem acima das teóricas para Faro (1,6kWano/Wp) e do interior do Alentejo-Algarve (1,7kWano/Wp)
Volt e ReVoltAdo Produções (1,35 a 1,37kWano/Wp) abaixo das teóricas para região de Lisboa; pelo menos a instalação do Volt tem orientação e inclinação deficientes; têm em comum painéis CNBM poli
Ferreira ?
JDuarte Produção (1,58kWano/Wp) superior ao esperado; o thin film ter-se-á revelado uma boa opção?
ReVoltado ver Volt
PaulOL Produção (2,05kWano/Wp) parece excessiva para a instalação, sob todos os aspetos (???)
MarioSolar Mesmo tirando 30% incrementado pelo seguidor solar à produção (2,28kWano/Wp) obtém-se 1,75kWano/Wp, o que parece muito para a localização; será resultado destes painéis híbridos???

De uma forma geral as produções parecem superiores aos valores teóricos que encontrei, terá o ano em causa sido melhor do que um ano médio? De notar que os resultados são só de um ano - 2011, não sei se representa médias interanuais. As instalações também são todas recentes. Será curioso ver a evolução para daqui a 10 anos.

PARTICIPEM, COMENTEM E CORRIJAM. Aprendemos todos mais um pouco.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”