Outlander PHEV Algarve

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por RuFuS »

t3lmo Escreveu:Heheh... está combinado :D
No verão estarei por ai algures no Carvoeiro!

E já agora... parabéns pela opção. Espero que distrutes de muitos km's de preferência sempre em elétrico ;)
Então e que tal a malta juntar-se? :D

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por t3lmo »

Viva, alguma vez testaste deixar o depósito acabar completamente?
Sim, aquele simbolo é o estado de manutenção do depósito que me obrigou a gastar 20L parados à mais de 3 meses.

Imagem

Estou tentado em fazê-lo mas não sei se vou encontrar limitações.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por RJSC »

Já tinha ouvido rumores iguais do Chevrolet Volt...
Estes PHEV's estão programados para não deixarem as gasolineiras morrerem queimando gasolina mesmo que não seja necessárias. :lol:

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

Mais ou menos...
A ideia é não andar com muito lastro...

Por isso nada de atestar...

A gasolina perde propriedades ao longo do tempo e assim pimba...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por MRider »

Mais um inconveniente. . .
Live long and prosper!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Um inconveniente no meio de muitas vantagens... Basta gerir a coisa para evitar essa situação, ou não?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por t3lmo »

Basta não atestar (como eu fiz inicialmente só para testar) e tudo corre normalmente, pois viagens superiores à autonomia elétrica vão sempre existir, caso contrário, carrega-se a bateria sem usar uma tomada :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re:

Mensagem por MRider »

jmlflorencio Escreveu:Um inconveniente no meio de muitas vantagens... Basta gerir a coisa para evitar essa situação, ou não?
Na minha modesta opinião andamos a " transportar " peso desnecessáriamente nomeadamente motor CI e todos os componentes inerentes ao funcionamento do mesmo.

Se não fosse esse peso , com o mesmo Pack de bateria em vez de 50 km talvez fizesse 100 km.

Mais uma vez na minha modesta opinião era melhor um pequeno reboque com extensor de autonomia para quando preciso.

Mas são opiniões :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

t3lmo Escreveu:Viva, alguma vez testaste deixar o depósito acabar completamente?
Sim, aquele simbolo é o estado de manutenção do depósito que me obrigou a gastar 20L parados à mais de 3 meses.
Estou tentado em fazê-lo mas não sei se vou encontrar limitações.
Excelente. Obrigado pela informação e pela imagem. Nunca tinha visto, nem nos fóruns phev.

Não sou grande ajuda, dado que o meu perfil de utilização implica sempre algum gasto de gasolina. Como tal, não posso arriscar andar sem nada no depósito :)
MRider Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:Um inconveniente no meio de muitas vantagens... Basta gerir a coisa para evitar essa situação, ou não?
Na minha modesta opinião andamos a " transportar " peso desnecessáriamente nomeadamente motor CI e todos os componentes inerentes ao funcionamento do mesmo.
É necessário conjugar uma série de condições muito específicas para que um PHEV seja a opção certa no tipo de viatura.
As opiniões colocadas são todas válidas, assim que uma ou duas dessas condições deixem de se verificar:
  • jmlflorencio: sem dúvida que dá para ir gerindo, colocando pouco combustível e "salvando" a bateria de maiores esforços (subidas íngremes, etc) usando o CI, tal como referido pelo t3lmo
  • MRider: sem dúvida que é desnecessário ter os dois motores, se de facto o utilizador verificar que afinal tem condições para uma utilização 100% EV. Ou então usar um gerador portátil, cujas maquetes andam algures por aí 8-)
No meu caso, a narrow band de condições espreita para fronteira do mesmo modelo mas em diesel.
Por enquanto, com as distâncias percorridas, disponibilidade dos pontos de carregamento (em casa e mobie), e incentivos fiscalidade verde, continua a ser a melhor opção.

[ ]'s


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por lmmr74 »

MRider Escreveu:Mais um inconveniente. . .
Caro MRider, tudo na vida tem o "Bom" e o "Mau", portanto estes eléctricos com extensor de autonomia não fogem à regra, mas honestamente, inconveniente maior seria querer fazer 300/400 km's sem parar e não poder..."small price to pay" ;)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por MRider »

lmmr74 Escreveu:
MRider Escreveu:Mais um inconveniente. . .
Caro MRider, tudo na vida tem o "Bom" e o "Mau", portanto estes eléctricos com extensor de autonomia não fogem à regra, mas honestamente, inconveniente maior seria querer fazer 300/400 km's sem parar e não poder..."small price to pay" ;)

Sim sim ta certo

Mas a mim faz-me impressão andar a passear um motor CI :lol:

Mas também não existe outras soluções realistas a baixo custo 8-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Fazendo a ponte entre o que acabou de ser escrito e o meu DB, ficam aqui alguns dados sobre a primeira longa viagem do PHEV:

Uma condução calma, mas sem impor limites de poupança. Poucas acelerações e ritmo constante, dentro dos limites legais.
Lotação esgotada (5 passageiros) e mala cheia com material de viagem.
  • Estradas nacionais, com climatização:
    • Distância: 598 km
    • Um depósito: 39,49 litros de 95
    • Consumo: 6,60 l/ 100
  • Auto-estrada, com climatização:
    • Distância: 537 km
    • Um depósito: 39,48 litros de 95
    • Consumo: 7,35 l/100
Para uma viatura já por si pesada, lotada em termos de pessoas e espaço, e, não menos importante, com uma aerodinâmica que não está otimizada a "cortar o vento", considero que se consegue atingir valores bem razoáveis.

Naturalmente que se este tipo de deslocações fosse mais frequente, não existia grande justificação para ser EV em favor da versão gasóleo.
Ficam estes registos de real life scenario para quem anda a ponderar este modelo.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por MRider »

A média de consumo não diferiu muito . :-)
Live long and prosper!


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por aljesus »

Parabéns!
Acho um modelo muito interessante e só lamento não poder ter os sete lugares como a versão diesel.
Esses consumos em viagem parecem muito razoáveis!
Houve carregamentos eléctricos? Quantos foram e quantos quilómetros foram feitos sem consumir gasolina, podemos saber?
Tenho ouvido que, sem carregar a bateria, facilmente ultrapassa os dez litros de média... Será?
Não parece, olhando para os valores que obtiveste!
Boa sorte e muitos carregamentos Mobi.e, são os meus votos! ;)


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Obrigado, aljesus

Nestas duas viagens não foi possível carregar elétrico, pelo que foram dois depósitos totalmente a gasolina.

Os valores que obtive são, sobretudo, à custa de um modo de condução passivo e paciente, e sempre dentro dos limites legais de velocidade:
  • Prever os abrandamentos com antecedência para evitar travagem
  • Modo regenerativo desligado (B0) e aproveitar a gravidade sempre que possível
  • Não fazer ultrapassagens (acelerações fortes)
  • Na AE seguir atrás de um autocarro a 100kmh, e só ultrapassar numa descida
  • Andar a 50 nas localidades, 80 e 90 nos IP (mesmo que a maioria das pessoas ande a mais de 120)
  • Resistir psicologicamente às pequenas filas que se formam atrás :twisted:
Na viagem em AE demorei aproximadamente 5 horas, e costumava fazê-la em menos de 3 :roll:

Em resumo: confirmo que facilmente ultrapassa os dez litros de média se for conduzido da forma tradicional (acelera muito, trava muito, 140km/h, etc...)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por Volt »

Parabéns pelo Outlander PHEV. :-).
É uma excelente opção (e foi um dos veículos que considerei comprar há não muito tempo).

Temos de combinar um encontro algarvio. Desafio os restantes a um encontro de Verão em pleno Algarve. A FuelFree bem que podia organizar isto. ;-).
Eu quero estar presente.

8-)
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por MRider »

jrochate Escreveu:Obrigado, aljesus

Nestas duas viagens não foi possível carregar elétrico, pelo que foram dois depósitos totalmente a gasolina.

Os valores que obtive são, sobretudo, à custa de um modo de condução passivo e paciente, e sempre dentro dos limites legais de velocidade:
  • Prever os abrandamentos com antecedência para evitar travagem
  • Modo regenerativo desligado (B0) e aproveitar a gravidade sempre que possível
  • Não fazer ultrapassagens (acelerações fortes)
  • Na AE seguir atrás de um autocarro a 100kmh, e só ultrapassar numa descida
  • Andar a 50 nas localidades, 80 e 90 nos IP (mesmo que a maioria das pessoas ande a mais de 120)
  • Resistir psicologicamente às pequenas filas que se formam atrás :twisted:
Na viagem em AE demorei aproximadamente 5 horas, e costumav
a fazê-la em menos de 3 :roll:

Em resumo: confirmo que facilmente ultrapassa os dez litros de média se for conduzido da forma tradicional (acelera muito, trava muito, 140km/h, etc...)
Realmente é um consumo muito elevado.

Aqui na Madeira deve chegar aos 15 litros. . .

Num futuro poderias instalar GPL :-)

Assim ficas com 3 fontes de energia
Live long and prosper!


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Não tenho feito jus ao DB, pese embora já tenha ultrapassado os 10 mil KM, destes 6000 desde março.

Vinha apenas colocar duas info's, e em breve umas fotos para animar isto e um status report mais completo:

Autonomia com A/C ligado:

Normalmente ando sem ar condicionado (A/C) e consigo sempre superar os 50km, tendo já chegado a 55km (com algumas subidas!!!) totalmente elétrico.

Com a temperatura a aumentar, resolvi fazer o primeiro percurso com A/C sempre ligado e marcou 36º durante toda a viagem.

Como se sabe, no PHEV a autonomia cai (no display) de 54km para 34km ao carregar no A/C.

Resultado: foi possível fazer na mesma 50km com o A/C ligado para 24º, modo eco, e 36º no exterior!!
Para mim é uma ótima notícia, que desde já fica aqui partilhada.


Update de Mapas e MMCS:

Como o carro é de 06-2014 tinha apenas os mapas de 2013 e versão O de software, com alguns bugs demasiado evidentes.

Neste momento tenho os mapas de 2014 (2º semestre) e versão W (10.41.20)

O gráfico com histórico de custo de carregamento já funciona bem, pois estava hardcoded para ser de 0 a 180 (ienes) e agora já se adapta ao valor máximo de carregamento, ou seja, de 0 a 2 (euro)

[ ]'s


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jmlflorencio »

Boas noticias relativamente ao AC...

Sempre vi os phev como o 'passo final' para alcançar a mobilidade eléctrica sem compromissos, mas não poder usar AC já vinha estragar essa pretensão...

E sobre o consumo eléctrico? Tem-se mantido nos valores iniciais?


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Exatamente: uma pessoa investe X mil euros num automóvel e depois assa dentro do carro, não faz grande sentido.

Por isso, agora que o calor aperta, foi bom verificar que o impacto é mínimo no consumo (recordo: eco mode, 24º auto)

Sim, o consumo elétrico tem sido constante. Já percebi onde está o compromisso ótimo entre consumo e performance de tal maneira que se andar mais devegar não tem reflexos na autonomia. Algures a rondar os 60 a 70 km/h, com maior velocidade nas descidas, e consegue-se os 50km/carga sempre.

Caso acabe a bateria, o melhor é andar acima dos 70 km/h, pois passa para modo paralelo (motor -> rodas) que é mais eficiente e consume menos.


Aproveito para informar que o PHEV (versão mais equipada) está neste momento a cerca de 36 mil EUR + IVA (Página da Mitsubish Motors PT

Responder

Voltar para “Automóveis”