Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Elias_NP
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta set 30, 2009 12:52 am
Localização: Alcochete - Pt

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Elias_NP »

no seguimento do post anterior...

colocação da 4ª fase....

não continuo o esquema para a 5ª e 6ª fases porque fica tudo sobreposto na imagem o que torna quase imperceptível. de qualquer modo acho que já dá para perceber a lógica da coisa...

josemir, confirma esta colocação?
Anexos
Colocação das bobinas da 1ª, 2ª 3ª e 4ª Fases....
Colocação das bobinas da 1ª, 2ª 3ª e 4ª Fases....
Fase 1+2+3+4.jpg (57.27 KiB) Visto 10207 vezes


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

elias,

desculpe-me se estou me intrometendo no assunto, mas para que as 3 fases do gerador trifásico tenham uma defasagem de 120 graus entre si, a bobina da segunda fase, no caso de seu desenho, fica no lugar da rosa, ou seja, para fazer a bobina da segunda fase, voce pula um canal, e consequentemente para fazer a bobina da terceira fase, voce novamente pula um canal, que está ocupado pela bobina da primeira fase.

tente refazer o desenho com esta configuração, pois tambem estou tentando visualizar este tipo de enrolamento, pois pretendo em breve fazer um gerador eolico para mim tambem.

parabéns pela iniciativa.

um abraço

jose americo

Avatar do Utilizador

Elias_NP
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta set 30, 2009 12:52 am
Localização: Alcochete - Pt

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Elias_NP »

americo,
eu é que agradeço o seu post. o meu objectivo de participar no forum é mesmo aprender, por isso sinta-se sempre à vontade para corrigir os meus comentários.

aqui vão os esquemas com a correcção para desfasamento de 120º. assim, estão correctos?
Anexos
Colocação das bobinas da 1ª Fase
Colocação das bobinas da 1ª Fase
Fase1.jpg (22.58 KiB) Visto 10198 vezes
Colocação das bobinas das 1ª e 2ª Fases
Colocação das bobinas das 1ª e 2ª Fases
Fase 1+2.jpg (34.66 KiB) Visto 10198 vezes
Colocação das bobinas das 1ª ,2ª e 3ª Fases
Colocação das bobinas das 1ª ,2ª e 3ª Fases
Fase 1+2+3.jpg (42.13 KiB) Visto 10198 vezes

Avatar do Utilizador

Elias_NP
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta set 30, 2009 12:52 am
Localização: Alcochete - Pt

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Elias_NP »

4 fases, e assim por diante até às 6fases...
Anexos
Colocação das bobinas das 1ª ,2ª , 3ª e 4ª Fases......
Colocação das bobinas das 1ª ,2ª , 3ª e 4ª Fases......
Fase 1+2+3+4.jpg (53.12 KiB) Visto 10206 vezes


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

elias,

eu tambem estou aqui para aprender, e é muito bom quando podemos compartilhar daquilo que aprendemos com os nossos semelhantes. para mim esta é a melhor conta que pode existir para o mundo, pois só o conhecimento é a unica coisa que quando é dividida fica maior.

o seu desenho ficou muito bom e muito claro.

quanto ao gerador hexafasico em um alternador com 36 canais eu acho que não teremos muita vantagem, pois se voce observar no seu desenho, a bobina vermelha (4 fase), compartilha com a azul (1 fase). se voce observar somente estas 2 bobinas, elas soman-se 12 bobinas no total. no rotor do alternador existem 12 polos, 6 n e 6 s. com esta configuração, quando os polos n estiverem alinhados com as bobinas azuis, os polos s estarão alinhados com as bobinas vermelhas. se elas forem enroladas no mesmo sentido, as senoides geradas serão simetricas, ou seja, espelhadas. se forem enroladas em sentido inverso, as senoides serão iguais na forma e no tempo, ou seja, eu creio que a frequencia gerada não irá se alterar se eu estiver usando um gerador com enrolamento trifásico ou hexafásico, mas como o josenir, nosso professor, teremos correntes menores, menos aquecimento e diodos mais baratos, e utilizaremos fio mais fino, para caber nos canais compartilhados.

mas eu gostaria de ouvir a opinião do "professor" josenir, pois minha formação é mecanica, e em eletrotecnica, eletronica e eletricidade eu somente dou palpites, e ele realmente entende desse assunto.

um abraço

jose americo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:elias,
eu tambem estou aqui para aprender, e é muito bom quando podemos compartilhar daquilo que aprendemos com os nossos semelhantes. para mim esta é a melhor conta que pode existir para o mundo, pois só o conhecimento é a unica coisa que quando é dividida fica maior.
o seu desenho ficou muito bom e muito claro.
quanto ao gerador hexafasico em um alternador com 36 canais eu acho que não teremos muita vantagem, pois se voce observar no seu desenho, a bobina vermelha (4 fase), compartilha com a azul (1 fase). se voce observar somente estas 2 bobinas, elas soman-se 12 bobinas no total. no rotor do alternador existem 12 polos, 6 n e 6 s. com esta configuração, quando os polos n estiverem alinhados com as bobinas azuis, os polos s estarão alinhados com as bobinas vermelhas. se elas forem enroladas no mesmo sentido, as senoides geradas serão simetricas, ou seja, espelhadas. se forem enroladas em sentido inverso, as senoides serão iguais na forma e no tempo, ou seja, eu creio que a frequencia gerada não irá se alterar se eu estiver usando um gerador com enrolamento trifásico ou hexafásico, mas como o josenir, nosso professor, teremos correntes menores, menos aquecimento e diodos mais baratos, e utilizaremos fio mais fino, para caber nos canais compartilhados.
mas eu gostaria de ouvir a opinião do "professor" josenir, pois minha formação é mecanica, e em eletrotecnica, eletronica e eletricidade eu somente dou palpites, e ele realmente entende desse assunto.
um abraço
jose americo
puxa, quanto estudo foi feito aqui enquanto estive fora !!!
muito bom trabalho.
mas eu tenho uma notíca para vocês dois: acho que acabamos os três de inventar uma coisa. pois é, eu já procurei em todos os meus livros e na internet um esquema de bobinamento hexafásico com 36 canais e não achei. eu acho que não existia. nós acabamos de inventar.

o que aconteceu foi que conforme a dúvida de vocês eu fui respondendo conforme a lógica de bobinamento que eu estou acostumado a usar, mas não parei para verificar na prática. quando disse que as últimas três fases teriam que ter o sentido enrolamento invertido, foi apenas por uma questão de lógica, não porque já tivesse visto isso na prática.

mas o elias acabou por aperfeiçoar a minha ideia. o que eu disse foi que a quarta bobina seria colocada nos mesmos canais que a segunda bobina da primeira fase, com sentido de enrolamento inverso a esta, para haver uma oposição de fase. e ele fez melhor: colocou o início da quarta fase justaposto ao final da primeira bobina da primeira fase. neste caso ficou melhor porque não é necessário fazer o enrolamento no sentido oposto. como estão início com final de duas bobinas no mesmo canal, com as duas enroladas no mesmo sentido já estarão em oposição de fase. salvo algum erro que não encontrei, isso pode ser considerado um invento. eureka !!!

sobre ser mais vantajoso ou não este bobinamento em relação ao trifásico não esqueça que 6 bobinas enroladas no mesmo sentido resultam em 12 pólos. e isso significa 12 pulsos por volta do induzido. se temos dois enrolamentos em oposição de fase compartilhando os mesmo canais ao invés de cada 1/12 de volta ocorrer um pulso, neste caso teremos dois: uma fase vai ao nível alto e a outra vai ao nível baixo ao mesmo tempo. em um pulso simples a cada 1/24 de volta uma fase vai a nível alto e no próximo 1/24 de volta a mesma vai a nível baixo
(obs: entender um pulso como sendo um período de uma senóide, ou seja, a tensão vai a nivel alto e depois vai a nível baixo). logo, considerando as duas fases que compartilham os mesmos canais teremos 24 pulsos por volta, 12 numa e 12 noutra, o que dá o dobro da frequência. ter o dobro da frequência é o mesmo que o dobro da quantidade de pólos. então este gerador se comportaria como um gerador de 24 pólos. eu vou querer ver isso na prática assim que tiver um tempinho de folga.

meus parabéns aos dois. e no meu caso, digo o que já ouvi da sabedoria popular: a gente aprende coisas até no dia da morte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

segue abaixo o desenho de vocês passado a limpo. essa forma de desenhar deixa as coisas mais claras, e é uma das mais usadas. fiz apenas a metade para poder ficar mais simples, e acrescentei os retângulos cinza apenas para ficar mais clara a representação dos canais do estator.

observem o canal 04: nele termina a primeira bobina da primeira fase e inicia a primeira bobina da quarta fase. então a quarta fase inicia no canal 04 e termina no canal 01. e observem que todas as bobinas, de todas as fases, são enroladas no mesmo sentido.
bobin_Hexafasico_36_Canais.JPG
bobin_Hexafasico_36_Canais.JPG (29.34 KiB) Visto 10183 vezes
ps: américo, então vocês dão aula de bobinamento, e depois vêm me chamar de professor, hein... fala sério eh eh eh !


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

josenir,

te chamo de professor porque muito do que aprendi sobre bobinamento foi aqui no forum, principalmente em seus posts e tenho certeza de que não somente eu, mas muitos outros compartilham desta opinião.
ainda tenho uma duvida sobre a frequencia obtida na saida de um alternador com bobinamento hexafasico, pois se observarmos a primeira fase e a quarta fase, as senoides geradas, caso as bobinas sejam enroladas no mesmo sentido, serão exatamente opostas, ou seja, quando a senoide gerada pela primeira fase estiver no maximo da tensão positiva, a senoide gerada pela quarta fase estará no maximo da tensão negativa, como voce mesmo falou em um dos seus ultimos posts. quando elas passarem pelo retificador de onda completa elas serão exatamente iguais e sobrepostas não havendo defasagem entre elas, e desta forma não teremos a frequencia dobrada na saida, e sim a mesma frequencia de um trifásico com 12 polos montado em um estator com 36 canais.
por favor, se estiver errado meu raciocinio me ajude a entender como funciona para que seja obtida a frequencia dobrada.

muito obrigado pela paciencia e por dividir tão desprendidamente este conhecimento acumulado que voce tem.

um abraço a todos.

jose americo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
te chamo de professor porque muito do que aprendi sobre bobinamento foi aqui no forum, principalmente em seus posts e tenho certeza de que não somente eu, mas muitos outros compartilham desta opinião.
ainda tenho uma duvida sobre a frequencia obtida na saida de um alternador com bobinamento hexafasico, pois se observarmos a primeira fase e a quarta fase, as senoides geradas, caso as bobinas sejam enroladas no mesmo sentido, serão exatamente opostas, ou seja, quando a senoide gerada pela primeira fase estiver no maximo da tensão positiva, a senoide gerada pela quarta fase estará no maximo da tensão negativa, como voce mesmo falou em um dos seus ultimos posts. quando elas passarem pelo retificador de onda completa elas serão exatamente iguais e sobrepostas não havendo defasagem entre elas, e desta forma não teremos a frequencia dobrada na saida, e sim a mesma frequencia de um trifásico com 12 polos montado em um estator com 36 canais.
por favor, se estiver errado meu raciocinio me ajude a entender como funciona para que seja obtida a frequencia dobrada.
muito obrigado pela paciencia e por dividir tão desprendidamente este conhecimento acumulado que voce tem.
um abraço a todos.
jose americo
américo,
muito obrigado pelas considerações de estima.

o bobinamento hexafásico vai fornecer o dobro da frequência, e como disse anteriormente, isso significa o mesmo que ter o dobro de pólos. e ter o dobro de pólos implica em obter energia com a mesma qualidade com a metade da rotação, o que é extremamento importante em eólica. e isso independe da ponte retificadora. o que vai acontecer é que com mais pulsos a ponte vai trabalhar mais e a carga receberá uma tensão mais contínua, minimizando os intervalos de não-condução dos diodos.

quanto às fases conjugadas passarem pela ponte retificadora e se sobreporem, neste caso você está enganado. o que acontece é que enquanto uma estiver conduzindo pelo diodo positivo a outra estará conduzindo pelo negativo, e o cruzamento das duas (passagem por zero) terá a metade da duração, e em seguida a que estava conduzindo pelo positivo passará a conduzir pelo negativo, e assim por diante.
no bobinamento trifásico quando uma fase estiver conduzindo o máximo pelo diodo positivo a próxima fase ainda não terá conduzido o máximo pelo negativo.

é inegável que, havendo 6 fases trabalhando em intervalos diferentes a carga praticamente não terá intervalos sem alimentação. isso significa energia mais facilmente estabilizável e mais potência disponível.


edcicutti
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo out 25, 2009 2:25 pm
Localização: Sao Paulo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por edcicutti »

josenir, gostaria que vc se possível, me ajudasse a construir um mini gerador a partir desse motor de video. nao entendo nada de eletronica, mas a parte mecanica até que me dou bem.
Anexos
motor.jpg
motor.jpg (72.08 KiB) Visto 10041 vezes


edcicutti
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo out 25, 2009 2:25 pm
Localização: Sao Paulo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por edcicutti »

edcicutti Escreveu:josenir, gostaria que vc se possível, me ajudasse a construir um mini gerador a partir desse motor de video. nao entendo nada de eletronica, mas a parte mecanica até que me dou bem.
se vc achar necessario posso tentar melhoar a imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

edcicutti Escreveu:josenir, gostaria que vc se possível, me ajudasse a construir um mini gerador a partir desse motor de video. nao entendo nada de eletronica, mas a parte mecanica até que me dou bem.
tudo bem, mas vamos começar identificando o motor. você saberia dizer se é um motor de drive de disquete de computador, ou de que equipamento ele foi retirado?


edcicutti
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo out 25, 2009 2:25 pm
Localização: Sao Paulo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por edcicutti »

como disse, é um motor de videocassete foi retirado de um. esta é apenas a parte que contem a placa com o circuito impresso de um lado e o bobinamento do outo lado, as outras partes estao comigo. mas estou mandando uma foto do motor montado para vc ter uma ideia. amanha devo postar novas fotos, as quais espero ter uma qualidade melhor( tiradas com uma sony que nao sei onde está por conta de minha filha ter guardado nao sei onde, eheheheheh).por enquanto, muito obrigado.
Anexos
IMG_0125.jpg
IMG_0125.jpg (17.03 KiB) Visto 10013 vezes

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por gryphus »

já alguém concebeu o gerador hexafásico? funcionou?
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

gryphus Escreveu:já alguém concebeu o gerador hexafásico? funcionou?
o bobinamento hexafásico não é uma coisa nova, já é muito utilizado em turbinas eólicas de médio e grande porte. a novidade é a aplicação dele em turbinas de pequenos porte. eu já fiz e funcionou, mas ainda acho que precisa ser mais bem estudado. há alguns dias fizemos aqui algumas considerações sobre um bobinamento hexafásico de 12 pólos com estator de 36 canais, que à primeira vista parece funcionar, mas ainda não tive tempo de testar. assim que puder vou fazer alguns experimentos com ele. mas no meu caso, que tenho uma certa preferência pelos alternadores automotivos, a coisa complica um pouco porque o bobinamento hexafásico precisa de 12 diodos para a retificação e os alternadores só possuem 6. talvez seja mais indicado para geradores de imãs permanentes.


silva1962
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: terça ago 18, 2009 9:49 pm
Localização: v.n. de mil fontes

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por silva1962 »

boas josenir

eu tenho um alternador bosch de 24v
o estator está todo estorrado
o bobinado dele é tipo ondulado
tem 36 ranhuras.
voce acha que devo bobinar igual ou alterar a bobinagem ?

um abraço
Anexos

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]

"Se ele não se encaixam, use um martelo maior."


edcicutti
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo out 25, 2009 2:25 pm
Localização: Sao Paulo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por edcicutti »

silva1962 Escreveu:boas josenir

eu tenho um alternador bosch de 24v
o estator está todo estorrado
o bobinado dele é tipo ondulado
tem 36 ranhuras.
voce acha que devo bobinar igual ou alterar a bobinagem ?

um abraço
insira umas fotos desse alternador prá gente ir aprendendo junto com voce

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

silva1962 Escreveu:boas josenir
eu tenho um alternador bosch de 24v
o estator está todo estorrado
o bobinado dele é tipo ondulado
tem 36 ranhuras.
voce acha que devo bobinar igual ou alterar a bobinagem ?
um abraço
isso depende do que você pretende fazer com ele. eu lhe recomendaria dar uma olhada no nosso tópico do alternador como gerador eólico para ter uma ideia melhor do quê fazer.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8127


silva1962
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: terça ago 18, 2009 9:49 pm
Localização: v.n. de mil fontes

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por silva1962 »

ok obrigado josenir
"Se ele não se encaixam, use um martelo maior."

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por carioca »

josenir gostaria da tua opinião acerca dos seguinte bobinamentos que eu pretendo fazer quero poder gerar com a menor rotação possível tenho 2 discos com 12 imanas de neodómio cada eles tem 3 cmm de diâmetro e 1,5cm de espessura, e o estator é circular em fibra tipo bolacha, tenho fotos neste forum e gostaria da opinião do àcerca das vantagens e desvantanges, pretendo usar fio de 1mm. quero ainda saber se para ter mais rendimento necessito de fazer as bobines circulares ou isso tem pouca importância.

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]


Responder

Voltar para “Energia Eólica”