A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

(continuaçao...)

como o fim-de-semana nao acaba sem o benfica jogar, na segunda-feira (ontem), resolvi trocar de pneu...
antes estava assim...
Foto 7
Foto 7
31082009 (Small).jpg (43.51 KiB) Visto 4586 vezes
... mas depois ficou assim...
Foto 8
Foto 8
01092009 (Small).jpg (75.57 KiB) Visto 4586 vezes
... o que fez com que eu evitasse este transito todo...
Foto 9
Foto 9
31082009(002) (Small).jpg (36.58 KiB) Visto 4586 vezes
Imagem Imagem Imagem

ps: a foto foi tirada do 3º piso do estadio para onde os ocupantes daqueles carros todos queriam ir.
ps2: 8 bolas?! saltei tantas vezes da cadeira que ateh me doiam as pernas...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois realmente a mota dá um jeitão!!!
ainda por cima a alimentar se ao lado da prima!

p.s.: a equipa b do belenenses jogou muito bem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

serges Escreveu:p.s.: a equipa b do belenenses jogou muito bem!
ihihihi. andas muito caladinho hoje...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

mais uma marca para a historia:
14092009(013) (Small).jpg
14092009(013) (Small).jpg (36.92 KiB) Visto 4525 vezes
notem que eu estava na ae...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

volt o que achas desse novo pneu, que medidas tem ele e qual o índice de carga e velocidade ? é igual ao meu, até no rasto, claro, já que o modelo e marca é o mesmo, lol, só agora reparei nisso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

ja que vi este topico, fiquei curioso
sou estudante e faço 50km por dia se fosse de carro(vou de comboio e metro, calma )
e como o volt faz 27,5km x 2 gostava de saber ao fim destes quilometros todos como estão as baterias e a autonomia?
o meu trajecto tem 22km de ic19 e segunda circular o que dá uma velocidade media de 90km/h
cumprimentos
Imagem

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

lopesviii Escreveu:ja que vi este topico, fiquei curioso
sou estudante e faço 50km por dia se fosse de carro(vou de comboio e metro, calma )
e como o volt faz 27,5km x 2 gostava de saber ao fim destes quilometros todos como estão as baterias e a autonomia?
o meu trajecto tem 22km de ic19 e segunda circular o que dá uma velocidade media de 90km/h
cumprimentos
ele irá-te responder mas antes respondo eu. faço 27km por dia e já tenho mais de 6000km. baterias estão ok e autonomia dá para cerca de 75km em lisboa, mas não a 90km/h de média, até porque ela só dá 100km/h.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

jmap Escreveu:
cumprimentos
ele irá-te responder mas antes respondo eu. faço 27km por dia e já tenho mais de 6000km. baterias estão ok e autonomia dá para cerca de 75km em lisboa, mas não a 90km/h de média, até porque ela só dá 100km/h.
jmap Escreveu:
cumprimentos
só é pena que as baterias sejam de ni-mh, se fossem de litio era melhor?
Imagem

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas.
jmal Escreveu:volt o que achas desse novo pneu, que medidas tem ele e qual o índice de carga e velocidade ? é igual ao meu, até no rasto, claro, já que o modelo e marca é o mesmo, lol, só agora reparei nisso.
tou a gostar do pneu. agarra bem. mas nao me parece muito compativel com o da frente. ou melhor, o da frente eh que nao me parece compativel com este...
tenho de trocar o da frente tambem. a sensaçao de ter um pneu ah frente que agarra menos que o de tras, nao me agrada muito.
as medidas sao 140/60-13 e o indice de carga, 57.
mas olha este topico tao bonito e educativo que eu criei sobre o tema:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=10768

jmap Escreveu:
cumprimentos
pois... primeiro, as baterias ainda estao como novas... tenho a sensaçao que soh quando chegar aos 80 mil kms eh que vou começar a sentir diferenças... ou seja, para fazer 50 kms, nao eh preciso andar com cuidados. podemos andar a acelerar que nao ficamos a meio caminho.
os meus primeiros 10 kms (dos 27,5 do caminho casa-trabalho) sao feitos em estrada nacional (demoro +/- 10 minutos). os restantes (mais 15 minutos) sao em auto-estrada (a2) e via-rapida (cof cof). a vectrix eh excelente para este trajecto. gasto 60% da bateria a fazer este percurso.
nota que, para vermos a media de velocidade, deviamos descontar o tempo que espero nos variados semaforos que apanho (1 na estaçao de coina, 3 no casal do marco e 3 nas amoreiras). creio que devo fazer uns 75 kph de media (dah 3 minutos parado em semaforos).
lopesviii Escreveu:só é pena que as baterias sejam de ni-mh, se fossem de litio era melhor?
litio eh mais leve e mais caro. em termos de garantia, garante os mesmos quilometros com a mesma performance... creio que, neste momento, as nimh ainda sao a melhor opçao. mas tambem creio que este "ainda" tem os dias contados.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

lopesviii Escreveu:só é pena que as baterias sejam de ni-mh, se fossem de litio era melhor?
depende do litio, mas sim, as boas podiam permitir um ganho de 12km na autonomia entre outras coisas, são é mais caras. mas não haverá litio nas vectrix tão cedo...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
depende do litio, mas sim, as boas podiam permitir um ganho de 12km na autonomia entre outras coisas, são é mais caras. mas não haverá litio nas vectrix tão cedo...

sim depende do lítio, com as novas a123 prismáticas é possível meter pelo menos 8 kwh dentro dela, esta limitação tem a ver com o espaço porque em peso ficam cerca de metade. portanto o suficiente para ter cerca de 2.5 vezes mais de autonomia com cargas possíveis de 10 minutos, não, não é um sonho é a realidade, falta é a a123 as disponibilizar para o mercado mais pequeno.

http://www.a123systems.com/products

volt agora imagina-te na tua vectrix com velocidades maiores (menor peso, apesar da limitação da velocidade que o pessoal se encarregava de tirar) com autonomia de pelo menos 110-120 kms sempre a fundo, e depois podes carregar em 15 minutos, com uma travagem mais eficiente devido a estas baterias aguentarem até 10c de carga ao invés dos 0.5c das nimh, enfim... para mim não é um sonho mas sim um objectivo.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas.

hoje andei mais atento ao meu percurso diario. eram 8:50 quando sai de casa, 8:52 quando parei no semaforo da estaçao de coina (2 kms), 8:54 quando passo na rotunda ah saida de coina (5 kms), 8:58 quando entro na a2 no fogueteiro (10 kms), 9:06 quando chego ah portagem (+/- 17 kms), 9:08 quando saio da ponte (20 kms), 9:13 quando chego as amoreiras (+/- 25 kms).

gastei 9 das 17 barras de bateria (52%), mas jah tive dias em que gastei 10 barras (58%).

esta eh a minha rotina.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:volt agora imagina-te na tua vectrix com velocidades maiores (menor peso, apesar da limitação da velocidade que o pessoal se encarregava de tirar) com autonomia de pelo menos 110-120 kms sempre a fundo, e depois podes carregar em 15 minutos, com uma travagem mais eficiente devido a estas baterias aguentarem até 10c de carga ao invés dos 0.5c das nimh, enfim... para mim não é um sonho mas sim um objectivo.

falta ver o preço das baterias e ter software na vectrix para efectuar os carregamentos rapidos. mas eh mesmo esse o objectivo!

se a a123 mandar isso cah pra fora, talvez nem faça com estas os 80 mil kms que trazem de garantia...

ps: serah que eles querem um "beta tester" do mundo real?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:volt agora imagina-te na tua vectrix com velocidades maiores (menor peso, apesar da limitação da velocidade que o pessoal se encarregava de tirar) com autonomia de pelo menos 110-120 kms sempre a fundo, e depois podes carregar em 15 minutos, com uma travagem mais eficiente devido a estas baterias aguentarem até 10c de carga ao invés dos 0.5c das nimh, enfim... para mim não é um sonho mas sim um objectivo.

falta ver o preço das baterias e ter software na vectrix para efectuar os carregamentos rapidos. mas eh mesmo esse o objectivo!

se a a123 mandar isso cah pra fora, talvez nem faça com estas os 80 mil kms que trazem de garantia...

ps: serah que eles querem um "beta tester" do mundo real?
o carregador tinha de ser trocado, caso para mais rápido, ou então usar o actual mas alterado para permitir cargas mais rápidas, quanto ao preço eles dizem que fica em 45 % do preço das actuais, são mais baratas devido ao tipo de construção, portanto parece que a coisa promete.
Cumps Inovadores

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

expliquem-me a possibilidade de fazer cargas em 10 minutos com 230v / 30a que é o que a generalidade dos portugueses possui em suas casas. já não falo daqueles que só têm 15a (3.45kva).

acredito que hajam soluções bastante boas e revolucionárias a sair em breve, mas acho que primeiro que tudo temos que pensar no que realmente possuímos.

cumprimentos.
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

romi Escreveu:expliquem-me a possibilidade de fazer cargas em 10 minutos com 230v / 30a que é o que a generalidade dos portugueses possui em suas casas. já não falo daqueles que só têm 15a (3.45kva).

acredito que hajam soluções bastante boas e revolucionárias a sair em breve, mas acho que primeiro que tudo temos que pensar no que realmente possuímos.

cumprimentos.

quando se carrega em casa não é necessário carga rápida, estas possibilidades são para pontos de carga.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:quando se carrega em casa não é necessário carga rápida, estas possibilidades são para pontos de carga.
precisamente. jah agora, fiquem sabendo que, ateh final de dezembro deste ano, tem que estar regulamentados os postos de carga rapida que aparecerao futuramente nas aes.

aqui ha dias deu-me para ler o diario da republica.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:quando se carrega em casa não é necessário carga rápida, estas possibilidades são para pontos de carga.
precisamente. jah agora, fiquem sabendo que, ateh final de dezembro deste ano, tem que estar regulamentados os postos de carga rapida que aparecerao futuramente nas aes.

aqui ha dias deu-me para ler o diario da republica.

acho que fazes muito bem, afinal é a única publicação que diz verdades convenientes.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
jmap Escreveu:

sim depende do lítio, com as novas a123 prismáticas é possível meter pelo menos 8 kwh dentro dela, esta limitação tem a ver com o espaço porque em peso ficam cerca de metade. portanto o suficiente para ter cerca de 2.5 vezes mais de autonomia com cargas possíveis de 10 minutos, não, não é um sonho é a realidade, falta é a a123 as disponibilizar para o mercado mais pequeno.

volt agora imagina-te na tua vectrix com velocidades maiores (menor peso, apesar da limitação da velocidade que o pessoal se encarregava de tirar) com autonomia de pelo menos 110-120 kms sempre a fundo, e depois podes carregar em 15 minutos, com uma travagem mais eficiente devido a estas baterias aguentarem até 10c de carga ao invés dos 0.5c das nimh, enfim... para mim não é um sonho mas sim um objectivo.
isso é muito bom. os ultimos levantamentos que tinha tido conhecimento com o litio era que a capacidade seria mais ou menos a mesma, ficava era com metade do peso de baterias o que aumentava a autonomia em cerca de 12km.

se surgir uma vectrix com as baterias irrecuperáveis, baratinha, não querem pensar em iniciar um projecto para instalar baterias da a123 systems nela? se tivesse sucesso teríamos imensas encomendas de certeza, mesmo com preços elevados pois os seus seguidores são muito apaixonados. penso que já temos quase tudo o que seria necessário (!). tenho apenas duvidas que sem o source code se consiga ultrapassar alguns obstáculos, nomeadamente o carregador que teria de ser reprogramado.

outra coisa, não me tinhas dito que estas baterias já nem precisam teoricamente de bms pois a sua nanotecnologia permite auto-protecção?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
jmap Escreveu: depende do litio, mas sim, as boas podiam permitir um ganho de 12km na autonomia entre outras coisas, são é mais caras. mas não haverá litio nas vectrix tão cedo...

isso é muito bom. os ultimos levantamentos que tinha tido conhecimento com o litio era que a capacidade seria mais ou menos a mesma, ficava era com metade do peso de baterias o que aumentava a autonomia em cerca de 12km.

se surgir uma vectrix com as baterias irrecuperáveis, baratinha, não querem pensar em iniciar um projecto para instalar baterias da a123 systems nela? se tivesse sucesso teríamos imensas encomendas de certeza, mesmo com preços elevados pois os seus seguidores são muito apaixonados. penso que já temos quase tudo o que seria necessário (!). tenho apenas duvidas que sem o source code se consiga ultrapassar alguns obstáculos, nomeadamente o carregador que teria de ser reprogramado.

outra coisa, não me tinhas dito que estas baterias já nem precisam teoricamente de bms pois a sua nanotecnologia permite auto-protecção?
se verificares, lá atrás disse isso...
.. para mim não é um sonho mas sim um objectivo.
não é bem assim, se bem que as a123 são mais estáveis em termos de capacidade, mas não evita o bms.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”