Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por manuelcar »

não sei se pelo facto de agora ter 300l de água no telhado terá havido um incremento na pressão da água.
não, o que sucede é que eliminaste a maior restrição à circulação de água que era o esquentador.
estou confiante de ter um bom rendimento nas estações menos quentes
infelizmente, no inverno a coisa não funciona da mesma maneira. quer dizer, nos dias de sol do inverno (os mais frios) funciona bem.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

jotamira Escreveu:esclareça-me quem estiver dentro do assunto.

tenho uma situação idêntica à do amigo magma. vou ter que elevar a inclinação do ts dos 22º (inclinação do telhado) para perto dos 36º. a minha dúvida consiste em saber se o material para elevar o suporte do ts faz parte do kit. já ouvi as duas versões (que faz parte e que não faz).

li também algures que a inclinação para se puder maximizar o rendimento durante todo o ano, uma vez que a incidência solar varia de inclinação, se deve montar o ts com uma inclinação de -5º que a da latitude do local (41º - 5º = 36º no meu caso). é este raciocínio correcto?

os entendidos que me esclareçam se puderem.

obrigado. jotamira.
a estrutura de apoio já vem incluida no kit, o meu que é na zona de lisboa ficou com uma inclinação de 38º virado a sul.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

antes de mais obrigado pela resposta.

mais uma dúvida. alguém sabe se o equipamento extra, tipo quadro electrico, válvulas e tubagem adicional, quando instalado em conjunto com o ts, também tem iva de 12% ou já é de 20%. a mim apresentaram-me o orçamento adicional acrescido de iva a 20%. já liguei à pmelink e eles não sabem, na digal disseram-me que era de 20%, mas á tempos atrás tive um instalador da vulcano que me disse que se fosse instalado em simultâneo era de 12%.

alguém sabe onde obter esta informação correcta?

jotamira.
por uma pegada cada vez mais verde

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Mensagem por Nuno Veloso »

jotamira Escreveu: li também algures que a inclinação para se puder maximizar o rendimento durante todo o ano, uma vez que a incidência solar varia de inclinação, se deve montar o ts com uma inclinação de -5º que a da latitude do local (41º - 5º = 36º no meu caso). é este raciocínio correcto?

os entendidos que me esclareçam se puderem.

obrigado. jotamira.
para uso do ano inteiro, são +10º do que a latitude do local, logo: 41º + 10º = 51º. isto se o painel estiver virado a sul.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

de acordo com o "manual sobre tecnologias projecto e instalação" adaptado para portugal pelo instituto superior técnico:
angulos.jpg
angulos.jpg (8.84 KiB) Visto 3832 vezes
"de acordo com a média anual a irradiação óptima encontra-se no alinhamento com a meridional ( = 0°) e
tendo uma inclinação de = 30o. é claro que os valores mais elevados de irradiação, cerca de 70% (1.300
kwh/m2), estão disponiveis no semestre de verão (abril a setembro). o gráfico também mostra que um
desvio do alinhamento óptimo pode ser tolerado para uma larga gama de valores já que não existem perdas
significativas de radiação. o ângulo de inclinação óptimo para o semestre de inverno (outubro a março) é
de 50o, mas desvios à direcção de alinhamento sul podem provocar perdas de radiação muito rápidas."

o beta é o ângulo que o colector faz com a horizontal medido em baixo.
isto deve esclarecer as dúvidas.
Porreiro, pá!

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

boas a todos
mais uma dúvida. alguém sabe se o equipamento extra, tipo quadro electrico, válvulas e tubagem adicional, quando instalado em conjunto com o ts, também tem iva de 12% ou já é de 20%. a mim apresentaram-me o orçamento adicional acrescido de iva a 20%. já liguei à pmelink e eles não sabem, na digal disseram-me que era de 20%, mas á tempos atrás tive um instalador da vulcano que me disse que se fosse instalado em simultâneo era de 12%.

alguém sabe onde obter esta informação correcta?
se for o kit adquirido na totalidade é 12%. neste caso nunca poderá ser a 12% visto a factura do equipamento não ser passada pelo instalador, o instalador terá de passa sempre a 20% obviamente se quiser fazer as coisas legáis.
para uso do ano inteiro, são +10º do que a latitude do local, logo: 41º + 10º = 51º. isto se o painel estiver virado a sul
sr nuno não posso concordár consigo, essa inclinação será para uma utilização no inverno.
o correcto será latitude - 5º, aliás com essa inclinação existem equipamentos de termossifão que não iriam funcionar.

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

sr. fyntas, obrigado pela resposta. já tinha sido esclarecido pelo instalador em relação à questão do iva. a sua resposta está correcta uma vez que parte é facturado pela pmelink (12%) e a outra parte pelo instalador (20%).

em relação à inclinação estive a consultar o manual de instalação solar do ineti e para a utilização em todo o ano (aqs) a inclinação correcta é latitude do local -5º. logo volta a ter razão.

jotamira.

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

fyntas Escreveu: sr nuno não posso concordár consigo, essa inclinação será para uma utilização no inverno.
o correcto será latitude - 5º, aliás com essa inclinação existem equipamentos de termossifão que não iriam funcionar.
jotamira Escreveu: em relação à inclinação estive a consultar o manual de instalação solar do ineti e para a utilização em todo o ano (aqs) a inclinação correcta é latitude do local -5º. logo volta a ter razão.
jotamira.
eu estou a tirar o curso na master d neste momento, fui confirmar no manual teórico deles e confirmo que aparece +10º do que a latitude, se fôr para usar o ano inteiro. algum deve estar errado! também fui confirmar se não estava a confundir com o fotovoltaico, e não estou, neste manual aparece mesmo +10º para uso durante o ano inteiro de aqs.

agora fiquei curioso, porque tem lógica substrair latitude no verão, e aumentar no inverno, mas a ponderação entre os dois não sei qual será mais rentável. a ver se tiro isto a limpo, porque é uma diferença enorme de valores!

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

ok, andei a pesquisar aqui no dossier da master d do curso de técnico de energias renováveis.

ora os 10º de que falo são os que fazem a curva de produção anual do painel mais próxima da curva de necessidade de consumo, logo tornamdo-se a mais rentável. os -5º serão provavelmente o que produzirá mais energia (neste caso materializada em água quente), o que não revela só por si que seja o mais rentável para os consumos.

veja-se por ex: não interessa que recebamos energia suficiente para aquecer 500l por dia no verão se só usarmos 200l. e depois com a mesma inclinação aqueçamos 50l no inverno quando precisamos de 300l. será preferível aquecermos 250l no verão e 100 no inverno, ou seja, aquecendo menos que no caso anterior, mas sendo mais próximo do consumo que nos interessa.

foi o que depreendi pelo meu estudo do assunto, opiniões são bem vindas!

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Mensagem por jcaiado »

nuno veloso Escreveu:ok, andei a pesquisar aqui no dossier da master d do curso de técnico de energias renováveis.

ora os 10º de que falo são os que fazem a curva de produção anual do painel mais próxima da curva de necessidade de consumo, logo tornamdo-se a mais rentável. os -5º serão provavelmente o que produzirá mais energia (neste caso materializada em água quente), o que não revela só por si que seja o mais rentável para os consumos.

veja-se por ex: não interessa que recebamos energia suficiente para aquecer 500l por dia no verão se só usarmos 200l. e depois com a mesma inclinação aqueçamos 50l no inverno quando precisamos de 300l. será preferível aquecermos 250l no verão e 100 no inverno, ou seja, aquecendo menos que no caso anterior, mas sendo mais próximo do consumo que nos interessa.

foi o que depreendi pelo meu estudo do assunto, opiniões são bem vindas!

em tempos tinha feito umas contas na através de uma folha de excel que tinha encontrada na net, e com a latitude -5 realmente consegue-se mais energia no somatorio do ano todo, cerca de 2% a mais em relação à opção + 10, só que nos meses de menos sol a opção de +10 tem-se uma ganho de 10% em relação à opção de -5 e vice versa para os meses de mais sol, pelo que diria que tivermos um sistema que é deficitário o ano inteiro então a melhor opção seria a opção -5, agora se temos um sistema que é excedentário no verão então a opção +10 será a opção a tomar. isto sou eu a dizer e sendo que não tenho base tecnica nenhuma sendo apenas um curioso da àrea... mas de certeza que teremos aqui colegas que nos podem elucidar.

jc

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

ora ai esta.
ou opção na altura de verão, por exemplo aquecimento de piscinas ou casas de férias, ou a opção na altura de inverno casas de ferias por ex ou então todo o ano que é a maioria dos casos

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boas.

passada uma semana e meia, não posso estar mais satisfeito com o meu ts300l. água quente com abundância e caudal não tem faltado.é verdade que o clima tem ajudado, mas o sistema tem o apoio eléctrico desligado e tem fornecido sempre água à temperatura regulada na misturadora termostática, mesmo após 4 banhos.
falei com instalador, que vai corrigir o isolamento dos tubos, tal como me tinham chamado à atenção aqui no forum.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

magma Escreveu:boas.

passada uma semana e meia, não posso estar mais satisfeito com o meu ts300l. água quente com abundância e caudal não tem faltado.é verdade que o clima tem ajudado, mas o sistema tem o apoio eléctrico desligado e tem fornecido sempre água à temperatura regulada na misturadora termostática, mesmo após 4 banhos.
falei com instalador, que vai corrigir o isolamento dos tubos, tal como me tinham chamado à atenção aqui no forum.
pode achar estranho mas sem o conhecer minimamente fiquei contente de ler o seu post. sabe muito bem quando as coisas funcionam como deve de ser, e neste caso específico mais uma vez a provar (infelizmente ainda é preciso provar a muita gente!) que as energias renováveis funcionam, são ecológicas, e pagam-se a si mesmas!

espero que usufrua do seu sistema muitos e bons anos

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

espero que usufrua do seu sistema muitos e bons anos
exacto! grão a grão...
Porreiro, pá!

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

muito obrigado pelos votos positivos.

de facto, uma razões que me levou a adquirir um sistema destes foi o facto de assim estar a contribuir para uma diminuição da pegada ecológica do meu agregado familiar, conseguindo, simultâneamente, vantagens económicas a médio prazo.

se queremos um futuro melhor, temos que desenvolver acções individuais, para assim conseguirmos mudanças globais
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

magma Escreveu: se queremos um futuro melhor, temos que desenvolver acções individuais, para assim conseguirmos mudanças globais
mais palavras para quê?

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

vieram ontem fazer a minha instalação do ts300l. uma boa equipa de profissionais que fizeram um trabalho impecável. não pouparam em nada. usamos a conduta que servia de evacuação dos gases da caldeira para levar e trazer os tubos e mesmo ficando no interior foi tudo isolado. espero que quando chegar a casa ter água quentinha para o banho (moro em gaia). quando tiver tempo ponho umas fotos.

jotamira

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jotamira »

jotamira Escreveu:vieram ontem fazer a minha instalação do ts300l. uma boa equipa de profissionais que fizeram um trabalho impecável. não pouparam em nada. usamos a conduta que servia de evacuação dos gases da caldeira para levar e trazer os tubos e mesmo ficando no interior foi tudo isolado. espero que quando chegar a casa ter água quentinha para o banho (moro em gaia). quando tiver tempo ponho umas fotos.

jotamira
cá estou de novo. no 1º dia de funcionamento as coisas não podiam ter corrido melhor. embora o dia tenha começado com alguns chuviscos, a coisa depois compôs-se. ao fim do dia, cerca das 19h30, aos banhos dos miúdos (3) não faltou água quente, sempre com temperatura constante com o auxilio da misturadora termostática de 3 vias. um outro ponto positivo foi o facto de se tomar banho em simultâneo em 2 casas de banho sempre com água quente. agora vamos esperar que o s. pedro continue a ajudar.

jotamira

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!

infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

Mensagem por infravermelho »

estou fulo!!!

fiz a encomenda de um termocifao de 300 l a 26/6/09. como estava a achar a demora demasiada hoje telefonei para a digal para saber o que se passava. eles disseram-me que so contavam em entregar o material na ultima semana de julho ao instalador....
ou seja... só em agosto é que tenho o painel montado....

alguem está tambem com estes prazos?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”