Programa Energia Solar - Norquente
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Programa Energia Solar - Norquente
ninguém culpa os instaladores (plural). e nada podemos fazer relativamente aos protocolos do estado e às condições que os fabricantes oferecem aos instaladores. o que podemos fazer é alertar relativamente à informação dos potenciais consumidores e alertar para os mecanismos de reclamação que a lei oferece a todos os cidadãos. caso seja necessário podemos sempre associarmo-nos e fazer valer os nosso direitos com a assertividade que um colectivo sempre permite relativamente a um consumidor isolado. de resto creio ser muito acertado cada um que se sinta lesado ir dando notícia à deco sobre o sucedido. é uma associação muito meritória e com boas condições para interceder e resolver problemas e da qual me orgulho de ser associado.
Porreiro, pá!
-
nj05
- Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm
boas
relativamente ao isolamento usado, contactei a norquente a perguntar qual o isolamento que era usado nas instalações deles, e eles efectivamente mencionaram que era usado o kflex com espessura de 6mm. argumentei que pelas informações que tinha isso ia contra os regulamentos aprovados que estipulam espessuras de 20 e 30mm. além disso disse que estava desagradado com vários aspectos relativos à instalação que foram aqui referidos por outros membros aos quais agradeço.
eles pediram para enviar fotos e descrever os pontos em causa. nesta fase inicial enviei apenas para a norquente. caso não apresentem soluções concretas vou então avançar para queixas com a pmelink e eventualmente a deco de quem também sou associado.
já agora, relativamente ao funcionamento do equipamento, devo dizer que ontem às 8h00 a temperatura no acumulador era 25ºc, e às 15h00 era 65ºc (o dia esteve muito bom com muito sol). ao final do dia marcava 68ºc. a sonda de temperatura do acumulador está sensivelmente a meio do mesmo.
após os banhos de ontem à noite da minha mulher e da minha filha, e do meu banho hoje de manhã, a temperatura hoje às 8h00 era 43ºc. claro que a resistência de apoio está ainda desligada.
cumprimentos.
relativamente ao isolamento usado, contactei a norquente a perguntar qual o isolamento que era usado nas instalações deles, e eles efectivamente mencionaram que era usado o kflex com espessura de 6mm. argumentei que pelas informações que tinha isso ia contra os regulamentos aprovados que estipulam espessuras de 20 e 30mm. além disso disse que estava desagradado com vários aspectos relativos à instalação que foram aqui referidos por outros membros aos quais agradeço.
eles pediram para enviar fotos e descrever os pontos em causa. nesta fase inicial enviei apenas para a norquente. caso não apresentem soluções concretas vou então avançar para queixas com a pmelink e eventualmente a deco de quem também sou associado.
já agora, relativamente ao funcionamento do equipamento, devo dizer que ontem às 8h00 a temperatura no acumulador era 25ºc, e às 15h00 era 65ºc (o dia esteve muito bom com muito sol). ao final do dia marcava 68ºc. a sonda de temperatura do acumulador está sensivelmente a meio do mesmo.
após os banhos de ontem à noite da minha mulher e da minha filha, e do meu banho hoje de manhã, a temperatura hoje às 8h00 era 43ºc. claro que a resistência de apoio está ainda desligada.
cumprimentos.
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
mas cerca de 20 graus a menos em cerca de 10h com uma temperatura exterior na ordem dos 15-20 graus parece-me muito. imagina quando for em dias mais frios...
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
não te podes esquecer que foram tomados dois banhos pelo caminho. a água não consegue ficar numa estratificação perfeita durante todas horas. essa estratificação é momentânea com o passar do tempo / horas há uma tendência para o equilíbrio. no meu caso esta situação também se verifica quando há banhos à noite ... mas mesmo estando a 43º dá para tom ar um bom banho.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
nj05
- Membro Dedicado

é verdade. e não foram 2 mas 3 banhos além do consumo normal na cozinha.d'eu Escreveu:não te podes esquecer que foram tomados dois banhos pelo caminho. a água não consegue ficar numa estratificação perfeita durante todas horas. essa estratificação é momentânea com o passar do tempo / horas há uma tendência para o equilíbrio. no meu caso esta situação também se verifica quando há banhos à noite ... mas mesmo estando a 43º dá para tom ar um bom banho.
-
D'eu
- Membro Silver

lá está. isso justifica o porquê de uma descida tão grande durante a noite.
-
FSC
- Membro Dedicado

- Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am
caro nj05,
o problema do purgador solar é custar 4 vezes mais que um purgador normal.
exija que ponham válvula de corte entre o purgador e o colector e que a deixem fechada quando o sistema estiver pronto a funcionar.
caso contrário pode sair vapor pelo purgador e o sistema deixa de ter rendimento.
o problema do purgador solar é custar 4 vezes mais que um purgador normal.
exija que ponham válvula de corte entre o purgador e o colector e que a deixem fechada quando o sistema estiver pronto a funcionar.
caso contrário pode sair vapor pelo purgador e o sistema deixa de ter rendimento.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
um purgador no ponto mais alto da instalação é necessário para o processo de enchimento. o dispositivo deve ter uma válvula que será fechada após o final da instalação. é assim no meu caso, que eu verifiquei bem pois tenho os colectores montados numa estrutura assente no chão.
quanto á valvula de segurança nada posso dizer, a minha está dentro de casa perto da bomba. e quanto ao isolamento parecem-me muito justificadas as criticas aqui feitas.
força com essas reclamações nj05.
quanto á valvula de segurança nada posso dizer, a minha está dentro de casa perto da bomba. e quanto ao isolamento parecem-me muito justificadas as criticas aqui feitas.
Porreiro, pá!
-
nj05
- Membro Dedicado

efectivamente já reclamei de todos os pontos focados e aguardo resposta deles.manuelcar Escreveu:um purgador no ponto mais alto da instalação é necessário para o processo de enchimento. o dispositivo deve ter uma válvula que será fechada após o final da instalação. é assim no meu caso, que eu verifiquei bem pois tenho os colectores montados numa estrutura assente no chão.
relativamente ao isolamento, o facto é que não me parece ser um problema exclusivo da norquente. as tubagens da instalação solahart do magma também estão isoladas a 6mm, e parece-me que o isolamento das tubagens interiores do sistema vulcano do d'eu também o são (gostava que ele confirmasse isso, inclusivamente as tubagens exteriores que estão dentro da calha). de qualquer forma, se vai contra os regulamentos instituídos, compete-nos reclamar. resta saber é se as marcas estão a proceder assim por ser o que está acordado no programa com a pmelink.
quanto à válvula de segurança do circuito primário, existe uma outra que está colocada após a bomba de circulação no local de toma para o vaso de expansão. e esta é definitivamente uma caleffi solar. parece-me portanto que a que está colocada nos painéis é mesmo desnecessária.
- Anexos
-
- 11.JPG (97.73 KiB) Visto 4191 vezes
-
D'eu
- Membro Silver

sim, confirmo o isolamento de 6 mm nas calhas técnicas e no interior da zona técnica. a única excepção é o isolamento que vai do painel até à calha técnica que é feito numa manga branca mais grossa. não vos sei dizer a espessura porque não prestei atenção a isso. apenas sei que é mais grossa.
não sei se seria possível colocar um isolamento de maior espessura também. a calha já assim ficou bem preenchida e depois há uma secção que passa debaixo do telhado. se o isolamento fosse muito grosso o telhado da zona técnica iria ficar meio levantado ... o que não convém!
já agora uma pergunta, para que valores é que pode cair a pressão do fluido solar no circuito primário? quando o tempo está mais frio noto que a pressão no manómetro reduz-se para 0,7 bar mais ou menos aumentando para 2 automaticamente quando está um bocadinho mais de calor
d'eu
não sei se seria possível colocar um isolamento de maior espessura também. a calha já assim ficou bem preenchida e depois há uma secção que passa debaixo do telhado. se o isolamento fosse muito grosso o telhado da zona técnica iria ficar meio levantado ... o que não convém!
já agora uma pergunta, para que valores é que pode cair a pressão do fluido solar no circuito primário? quando o tempo está mais frio noto que a pressão no manómetro reduz-se para 0,7 bar mais ou menos aumentando para 2 automaticamente quando está um bocadinho mais de calor
d'eu
-
camart
- Membro

- Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am
vivam mais uma vez. o problema da minha instalação parece ser da misturadora termostática, que deve ter defeito... pois tanto deixa passar agua quente como não , mesmo durante o dia. pois tenho agua quente e passado algum tempo já não tenho, depois tenho novamente. falei com o instalador e na proxima segunda feira, vem trocar a misturadora termostática.d'eu Escreveu:camart Escreveu:ok!
desculpe esta mensagem aqui assim, mas tinha se ser em concreto para um utilizador da norquente. tenho seguido com interesse os topicos relacionados com norq. porque tinha um sistema termosif.300l encomendado à mais de um mês. vieram montar no sabado 27, como ficou pronto perto das 18h, no domingo e segunda não esteve sol na minha zona (guimaraes) só na terça f. dia 30 tive agua quente. foi utilizada à noite para banhos rapidos de duche, estava muito quente ,foi preciso temperar com agua fria. ora hoje de manha por volta das 7h, a agua já estava fria.
diga por favor pois tem um sistema igual, consigo acontece o mesmo ? ou o meu tem algum problema ?
já vi topicos de outras marcas , em que utilizadores afirmam que no dia seguinte de manhá tem agua bem quente.
agradeço se me puder reponder.
obrigado.
depois digo como ficou.
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
sr camart não é fácil ser da misturadora, tambem pode acontecer mas...
faça o seguinte feche a torneira que alimenta a misturadora (agua fria) meta a misturadora no maximo e veja o resultado.
outra, feche a alimentação da agua fria que vai para o sistema, e abra a torneira de agua quente numa casa de banho, se continuar a deitar agua é porque existe um by pass (mistura de agua quente com agua fria na rede da moradia)
diga qualquer coisa.
faça o seguinte feche a torneira que alimenta a misturadora (agua fria) meta a misturadora no maximo e veja o resultado.
outra, feche a alimentação da agua fria que vai para o sistema, e abra a torneira de agua quente numa casa de banho, se continuar a deitar agua é porque existe um by pass (mistura de agua quente com agua fria na rede da moradia)
diga qualquer coisa.
-
nj05
- Membro Dedicado

também pode acontecer ter sido montada ao contrário... água fria na entrada da quente e vice-versa.
era uma grande azelhice do instalador, mas há algum tempo atrás um amigo meu consegui montar uma misturadora termostática de duche da grohe ao contrário. e os sintomas eram parecidos...
era uma grande azelhice do instalador, mas há algum tempo atrás um amigo meu consegui montar uma misturadora termostática de duche da grohe ao contrário. e os sintomas eram parecidos...
-
fyntas
- Membro Silver

sim mas nas misturadoras para o sistema solar tem indicação cold, hot e mix nem podero que um instalador a coloca-se ao contrário isso seria muito mau... a menos que não saiba inglês
-
camart
- Membro

realmente fechei a agua fria que alimenta o sistema solar (é retirada no ponto que alimenta o esquentador) e a agua quente continua a sair.fyntas Escreveu:sr camart não é fácil ser da misturadora, tambem pode acontecer mas...
diga qualquer coisa.
e agora que faço ?
-
fyntas
- Membro Silver

coloque a foto dessa zona da ligação para ver se consigo analisar
-
camart
- Membro

amigo fyntas, aqui vai a imagem.fyntas Escreveu:coloque a foto dessa zona da ligação para ver se consigo analisar
o tubo branco com a torneira vermelha, alimenta a agua fria.
o tubo do lado esquerdo com manga, é o que traz agua quente.
obrigado.
- Anexos
-
- SNC00003.JPG (47.23 KiB) Visto 4127 vezes
-
fyntas
- Membro Silver

camarte eu vou ter de sair por 1 ou 2 horinhas.
temos de eleminar por completo o sistema solar, a alimentação está fechada agora teriamos de fechar a saida de agua quente que vem da misturadora e liga ao tê onde esta ligado o esquentador (provavelmente não deixaram torneira), mas se existir e a fechares e continuar sempre a sair agua ,realmente existe um by pass.
se não conseguires fechar a agua á saida da misturadora, mete na posição max depois abre uma torneira no wc toda virada para a quente deixas correr um bocado e voltas a fechar, passado 1 ou 2 minutos voltas a abrir se quando abrires tiver alguma pressão tem by pass (podes fazer essa operação varias vezes)
tambem existe a probalidade de as torneiras do esquentador não estarem a vedar bem.
coloca tambem a foto da misturadora (quando disse para tirares a foto no local da instalação penssei que estive-se lá a misturadora.
quando vier dou uma vista de olho no forum.
temos de eleminar por completo o sistema solar, a alimentação está fechada agora teriamos de fechar a saida de agua quente que vem da misturadora e liga ao tê onde esta ligado o esquentador (provavelmente não deixaram torneira), mas se existir e a fechares e continuar sempre a sair agua ,realmente existe um by pass.
se não conseguires fechar a agua á saida da misturadora, mete na posição max depois abre uma torneira no wc toda virada para a quente deixas correr um bocado e voltas a fechar, passado 1 ou 2 minutos voltas a abrir se quando abrires tiver alguma pressão tem by pass (podes fazer essa operação varias vezes)
tambem existe a probalidade de as torneiras do esquentador não estarem a vedar bem.
coloca tambem a foto da misturadora (quando disse para tirares a foto no local da instalação penssei que estive-se lá a misturadora.
-
tlicas
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
camarte
pelo que me parece o esquentador está em paralelo com o circuito solar, pelo que quando abres a água quente ela tanto vem do circuito solar como do esquentador, o que dá uma grande confusão.
com outras imagens pode ser que o amigo fyntas te consiga ajudar.
cumprimentos
tlicas
pelo que me parece o esquentador está em paralelo com o circuito solar, pelo que quando abres a água quente ela tanto vem do circuito solar como do esquentador, o que dá uma grande confusão.
com outras imagens pode ser que o amigo fyntas te consiga ajudar.
cumprimentos
tlicas
-
camart
- Membro

fyntas disse:
a misturadora está no telhado à saída do termossifão.
eu penso, que as torneiras do esquentador não estão a vedar bem.na segunda feira vou tratar de as substituir.depois digo mais .
boa noite e obrigado .
a misturadora está no telhado à saída do termossifão.
eu penso, que as torneiras do esquentador não estão a vedar bem.na segunda feira vou tratar de as substituir.depois digo mais .
boa noite e obrigado .