Programa Energia Solar - Solahart
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Re: Programa Energia Solar - Solahart
ok, é possivel instalar uma sonda mas não vem no equipamento.
-
Magma
- Membro Silver

- Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm
hoje vieram substituir a resistência defeituosa e colocar o líquido no circuito primário. o ts300l já está a funcionar. espero qur amanha esteja sol para passar a ter água quente gratuita.
quando tiver tempo vou colocar aqui umas fotos.
quando tiver tempo vou colocar aqui umas fotos.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável
-
Magma
- Membro Silver

hoje ao fim da tarde, quando cheguei a casa já tinha água quente. foi necessário misturar água fria para os banhos das crianças, sem, contudo esgotar água quente. aliás a temperatura da água manteve-se constante fruto da acção da misturadora termostática. não sei, portanto, qual foi a temperatura que a água atingiu no depósito após o primeiro dia de funcionamento, uma vez que a água é temperada pela misturadora, mas estou confiante que seja suficiente para mais dois banhos amanha de manhã.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
um dos aspectos mais interessantes do solar térmico é que não se verifica a redução do caudal provocada pelo esquentador, não notaste isso?
talvez aches interessante colocar um termómetro electrónico para saberes qual a temperatura no tanque.
na verdade o ideal seria ter 2, um no topo e outro no fundo. são dispositivos baratos ainda que a distância possa provocar problemas.
talvez aches interessante colocar um termómetro electrónico para saberes qual a temperatura no tanque.
na verdade o ideal seria ter 2, um no topo e outro no fundo. são dispositivos baratos ainda que a distância possa provocar problemas.
Porreiro, pá!
-
Magma
- Membro Silver

de facto o caudal da água quente agora é aproximadamente igual ao caudal da água fria, o que permite banhos simultâneos. com o esquentador, apesar de ser de 14l, tal era muito incomodo.
-
Magma
- Membro Silver

aqui estão as prometidas fotos.
- Anexos
-
- Painel Solar 007.JPG (47.66 KiB) Visto 4541 vezes
-
- Painel Solar 005.JPG (52.03 KiB) Visto 4541 vezes
-
- Painel Solar 001.JPG (51.99 KiB) Visto 4541 vezes
-
Magma
- Membro Silver

no interior de casa, no canto de uma casa de banho, atrás da porta. estes tubos serão tapados com um móvel.
- Anexos
-
- Painel Solar 014.JPG (44.88 KiB) Visto 4539 vezes
-
- Painel Solar 013.JPG (67.71 KiB) Visto 4540 vezes
-
Magma
- Membro Silver

a misturadora termostática, o vaso de expansão das águas sanitárias, o redutor de pressão e quadro eléctrico com relógio estão debaixo do sótão. como o acesso é feito por um pequeno alçapão e é necessário colocar uma escada para aceder ao mesmo, quando tiver mais disponibilidade colocarei as restantes fotos.
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
não seria suposto que esses tubos internos tivessem algum isolamento? é que apesar de estarem dentro de casa vai haver algumas perdas por aí ... ...
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
Magma
- Membro Silver

também acho que seria preferível, mas o instalador referiu que seria preferível não colocar isolamento por questões estéticas, o que não é relevante pois vou colocar um armário naquele canto da casa de banho.
no sótão os tubos já têm isolamento.
-
nj05
- Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm
qual é a espessura do isolamento? parece-me ser o de 6mm também...magma Escreveu:também acho que seria preferível, mas o instalador referiu que seria preferível não colocar isolamento por questões estéticas, o que não é relevante pois vou colocar um armário naquele canto da casa de banho.
-
Magma
- Membro Silver

ainda não fui ao local inspeccionar, mas suspeito que de facto será 6mm.
-
D'eu
- Membro Silver

eu isolaria esses tubos de forma a reduzir as perdas. se até vai ficar encoberto por um móvel ainda mais uma razão para os tubos ficarem bem isolados
d'eu
d'eu
-
D'eu
- Membro Silver

eu por acaso notei esse facto. com a caldeira a pressão de água na torneira era muito mais baixa do que agora com o sistema térmico. em tempos eu até pensei em colocar uma bomba para dar mais alguma pressão à água - no verão, com mais população na cidade, às vezes a quantidade de água que saia pelo chuveiro era irritante. acho que agora fiquei com esse problema resolvidomanuelcar Escreveu:um dos aspectos mais interessantes do solar térmico é que não se verifica a redução do caudal provocada pelo esquentador, não notaste isso?
-
jotamira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
boas. parece que o ts 302kf começa a bombar logo no primeiro dia. isso é muito bom. também tenho o meu encomendado e deve ser instalado durante a próxima semana. apenas tenho algumas dúvidas em relação ao sistema de apoio. tinha pensado em usar a caldeira como auxiliar mas o instalador aconselhou-me a usar a resistência eléctrica controlada por um temporizador para as horas de vazio. alguém tem a experiência da resistência ser mais económica? já fiz umas contas por alto e parece-me que sim mesmo tendo em conta que vivo do norte do país.
por uma pegada cada vez mais verde
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
magma, isolamento nisso e em força. quando chegar o tempo encoberto e a água chegar a 38º nem te vai apetecer tomar duche morno, nem te vai apetecer ligar o apoio.
Porreiro, pá!
-
Magma
- Membro Silver

boas.
o conforto de tomar banho com o sistema solar não tem comparação com o esquentador. o caudal da água quente parece ser igual ao da água fria. se utilizar os chuveiros de duas ou três (ou até quatro) casas de banho ao mesmo tempo, não se nota grande diferença. com os esquentador tal seria impossível. não sei se pelo facto de agora ter 300l de água no telhado terá havido um incremento na pressão da água.
quanto ao isolamento, vou seguir os conselhos e tentar isolar tudo o melhor possível, no entanto tenho uma dúvida: vale a pena isolar também os tubos da água fria que ligam ao ts?
no que respeita ao rendimento, não podia estar satisfeito, bastou um dia para ter água quente que nunca mais se esgotou até agora. também é verdade que o clima tem ajudado, apesar de por vezes estar nublado, mas estamos no verão. estou confiante de ter um bom rendimento nas estações menos quentes, mas como diz o cego, a ver vamos
o conforto de tomar banho com o sistema solar não tem comparação com o esquentador. o caudal da água quente parece ser igual ao da água fria. se utilizar os chuveiros de duas ou três (ou até quatro) casas de banho ao mesmo tempo, não se nota grande diferença. com os esquentador tal seria impossível. não sei se pelo facto de agora ter 300l de água no telhado terá havido um incremento na pressão da água.
quanto ao isolamento, vou seguir os conselhos e tentar isolar tudo o melhor possível, no entanto tenho uma dúvida: vale a pena isolar também os tubos da água fria que ligam ao ts?
no que respeita ao rendimento, não podia estar satisfeito, bastou um dia para ter água quente que nunca mais se esgotou até agora. também é verdade que o clima tem ajudado, apesar de por vezes estar nublado, mas estamos no verão. estou confiante de ter um bom rendimento nas estações menos quentes, mas como diz o cego, a ver vamos
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
sim, convem. como é inox no inverno pode congelar, isole tambem a valvula trio.no entanto tenho uma dúvida: vale a pena isolar também os tubos da água fria que ligam ao ts?
-
jotamira
- Membro Dedicado

fyntas Escreveu:sim, convém. como é inox no inverno pode congelar, isole também a válvula trio.no entanto tenho uma dúvida: vale a pena isolar também os tubos da água fria que ligam ao ts?
qual é o melhor material para fazer este tipo de isolamento? há algum material específico para minimizar as perdas de temperatura da água?
jotamira
-
jotamira
- Membro Dedicado

esclareça-me quem estiver dentro do assunto.
tenho uma situação idêntica à do amigo magma. vou ter que elevar a inclinação do ts dos 22º (inclinação do telhado) para perto dos 36º. a minha dúvida consiste em saber se o material para elevar o suporte do ts faz parte do kit. já ouvi as duas versões (que faz parte e que não faz).
li também algures que a inclinação para se puder maximizar o rendimento durante todo o ano, uma vez que a incidência solar varia de inclinação, se deve montar o ts com uma inclinação de -5º que a da latitude do local (41º - 5º = 36º no meu caso). é este raciocínio correcto?
os entendidos que me esclareçam se puderem.
obrigado. jotamira.
tenho uma situação idêntica à do amigo magma. vou ter que elevar a inclinação do ts dos 22º (inclinação do telhado) para perto dos 36º. a minha dúvida consiste em saber se o material para elevar o suporte do ts faz parte do kit. já ouvi as duas versões (que faz parte e que não faz).
li também algures que a inclinação para se puder maximizar o rendimento durante todo o ano, uma vez que a incidência solar varia de inclinação, se deve montar o ts com uma inclinação de -5º que a da latitude do local (41º - 5º = 36º no meu caso). é este raciocínio correcto?
os entendidos que me esclareçam se puderem.
obrigado. jotamira.