Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 99
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por RedRod »

não é bem assim tinhas que ter 17*18 ou seja 18 grupos em serie de 17 em paralelo ou seja 306 células.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:jmal, diz-me só se estou correcto neste hipotético caso:

uma a123 lifepo4 com 2,3 ah e 3,3 volt.

para fazer um pack com cerca de 60v iria necessitar de

18 células para dar os 60v (18x3,3=59,4v)

e agora para ter 40ah , precisava de

mais 17 células, ou seja 17x2,3=39,1.

se não estiver errado as primeiras em série e as segunda em paralelo... certo?

tinha um pack com 59,4v e 39,1ah.

é assim que funciona?

é assim mesmo. , portanto precisarias de 18*17 = 306 células.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por hmgp »

obrigado a ambos! fiquei esclarecido.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por marcoluz »

jmal Escreveu:
marcoluz Escreveu:aumento de ambas era fixe, ter 60v para dar 70 à hora e autonomia para pelo menos uns 100km
contudo aumentar a voltagem para os 60v iria complexar o trabalho? ter-se ia que mudar o controlador? e o facto de o motor estar calibrado para os 48v haveria algum problema?
isso não é problema, o unico problema é que são a123 e custam muito dinheiro, de qualquer maneira ficas com uma ideia do produto, e sem alterar o controlador deixo aqui as especificações para um pack que de dá uma velocidade, máxima de 65 kmh e uma autonomia semelhante à que tinhas quando as baterias da tua scooter era nova.

pack 52.8 volts 27.6 ah
peso 14kg
ocupa o espaço de uma bateria e mais metade de outra das que tens na mota, ou seja, consegue-se meter no espaço que tem disponivel para baterias, mais do dobro claro.
com bms, o carregador pode ser utilizado o que tens, claro que depois podes carrega-la em 15 minutos com um carregador adequado, mas não estou a incluir no preço o carregador.

fica +- por 2.300 euros. se preferires thundersky consegue-se por +- metade do preço.
fixe, parece-me excelente! pena ser um pouco puxadote, mas o investimento é tentador!
imaginar que poderia carrega-la de 65km em 65km em 15 minutos é simplesmente genial!

obrigado jmal!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:
marcoluz Escreveu:aumento de ambas era fixe, ter 60v para dar 70 à hora e autonomia para pelo menos uns 100km
contudo aumentar a voltagem para os 60v iria complexar o trabalho? ter-se ia que mudar o controlador? e o facto de o motor estar calibrado para os 48v haveria algum problema?
isso não é problema, o unico problema é que são a123 e custam muito dinheiro, de qualquer maneira ficas com uma ideia do produto, e sem alterar o controlador deixo aqui as especificações para um pack que de dá uma velocidade, máxima de 65 kmh e uma autonomia semelhante à que tinhas quando as baterias da tua scooter era nova.

pack 52.8 volts 27.6 ah
peso 14kg
ocupa o espaço de uma bateria e mais metade de outra das que tens na mota, ou seja, consegue-se meter no espaço que tem disponivel para baterias, mais do dobro claro.
com bms, o carregador pode ser utilizado o que tens, claro que depois podes carrega-la em 15 minutos com um carregador adequado, mas não estou a incluir no preço o carregador.

fica +- por 2.300 euros. se preferires thundersky consegue-se por +- metade do preço.
fixe, parece-me excelente! pena ser um pouco puxadote, mas o investimento é tentador!
imaginar que poderia carrega-la de 65km em 65km em 15 minutos é simplesmente genial!

obrigado jmal!

como vês não é caro, simplesmente têm um custo superior.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por hmgp »

jmal também é possivél carregar as thundersky em 15min? e estamos a falar de quantos €'s para um carregador desses?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:jmal também é possivél carregar as thundersky em 15min? e estamos a falar de quantos €'s para um carregador desses?
pelas especificações do fabricante o mínimo em tempo será de 20 minutos. para isso acontecer será necessário um carregador de cerca de 6000 watts, é muita fruta, além de não saber o preço, também não interessa para agora , mas é muito caro mesmo. ficas com uma ideia par a um de 1 hora, cerca de 350 euros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por marcoluz »

momento da verdade!

hoje tive a oportunidade de medir a vel. real da minha scooter com um gps.

a todos utilizadores das liberty não fiquem muito despontados

as diferenças entre o velocimento da mota e o real concidem até aos 30km/h, a partir dai começa o descalabro.

a vel. máxima da mota afinal é de 47.5m/h em recta, enquanto que no velocimentro da mota marcam 60km/h! é simplesmente ridiculo.

quanto à distância percorrida em kms não anda muito fora do real, porém ainda com uma margem de erro na ordem dos 8% a 10%.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms


Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por marcoluz »

problemas de autonomia deixei de ter, hoje fiz 60km. não sei qual a razão, talvez seja das temperaturas mais amenas.

ontem à noite após uma longa caminhada de lisboa até almoçageme, começou-me a cheirar a queimado, o cheiro vinha dentro do compartimento por baixo do banco. parece que um dos fios que deve vir das baterias está a sobreaquecer e está a queimar o plastico/suporte de fios e está a começar a ficar todo derretido.

hoje quando peguei na mota, ao fim de alguns kms voltou a cheirar e de vez em quando nos arranques o motor por vezes soluçava e houve mesmo uma altura em que morreu... passando uns segs. voltou a dar sinal de vida e por enquanto tudo bem.

já enviei email à ecoglady a relatar o problema do sobreaquecimento do fio.

começa-me a chatear a ausência de respostas da parte deles. relembro que ficaram de me dizer qualquer coisa sobre a substituição do disco da frente e das baterias... como agora as baterias parecem novamente ok, será menos um problema para eles e para mim.

depois de ter experimentado a vetrix no mini encontro, ando com desejos de comprar uma vetrix!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Avatar do Utilizador

htsoft
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta nov 19, 2008 11:57 am
Localização: Braga

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por htsoft »

marcoluz Escreveu:depois de ter experimentado a vetrix no mini encontro, ando com desejos de comprar uma vetrix!
lol também eu!!!
htsoft
Bereco 2500W - 6300 kms verdes


Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por marcoluz »

alguém me sabe dizer porque razão isto está a acontecer?

Imagem
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por Barrocas »

o parafuso desse fio azul está bem apertado?

parece deslocado, e se estiver mal apertado ou solto, será o suficiente para não fazer bem contacto, criando os problemas que referiste. se assim for, quando em andamento pode produzir um arco eléctrico (tipo vela de ignição) e derreter os plásticos envolventes devido ao aquecimento produzido.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:o parafuso desse fio azul está bem apertado?

parece deslocado, e se estiver mal apertado ou solto, será o suficiente para não fazer bem contacto, criando os problemas que referiste. se assim for, quando em andamento pode produzir um arco eléctrico (tipo vela de ignição) e derreter os plásticos envolventes devido ao aquecimento produzido.
concordo, parece-me um fio de uma das fases do motor, o meu conselho é que deves retira-lo, e cortar a parte que está queimada, quanto ao dado de junção, deves retirar o parafuso e a parte que aperta o fio e limpar/limar até ficar com o metal bem á vista, tanto de um lado como do outro, depois voltas a colocar o fio e apertar bem, podes e deves apertar todos os outros.

fazer isto com o disjuntor desligado, claro.

isso também pode ter sido provocado por humidade ou mesmo água que tenha caído no dado de junção.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: domingo out 05, 2008 10:24 pm
Localização: sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por paulojorgevl »

o que o amigo jmal disse esta correcto mas se quiseres poupar to esse trabalho podes retirar o terminal do lado que aparenta estar queimado e aplicar directamente encima do outro.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por jmal »

paulojorgevl Escreveu:o que o amigo jmal disse esta correcto mas se quiseres poupar to esse trabalho podes retirar o terminal do lado que aparenta estar queimado e aplicar directamente encima do outro.

boa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por marcoluz »

pois, provavelmente deve estar mal apertado...

mas se o fizer não perco a garantia da mota?

e outra coisa, a minha mota não tem disjuntor.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:pois, provavelmente deve estar mal apertado...

mas se o fizer não perco a garantia da mota?

e outra coisa, a minha mota não tem disjuntor.



bolas, isso é grave, alias gravíssimo. se houver um curto-circuito no motor, controlador ou noutro lado qualquer, afasta-te e chama os bombeiros. de certeza que não tem ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por RuFuS »

marcoluz Escreveu:pois, provavelmente deve estar mal apertado...

mas se o fizer não perco a garantia da mota?

e outra coisa, a minha mota não tem disjuntor.
lol

procura lá bem que isso tem de estar algures por aí...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por marcoluz »

não tem não, já virei a mota do avesso e não encontro nada!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:não tem não, já virei a mota do avesso e não encontro nada!
pergunta a quem te vendeu a mota qual é a protecção que tem para isso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”