A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

romluom Escreveu:parabens josenir !!!
belo projeto, ja tens novidades dele ?
eu estive procurando por esse seu outro projeto usando esse alternador bosch
nao encontrei no forum, poderia me indicar o link ?
obrigado
quase todos os meus cataventos usam o alternador como gerador, inclusive este. mas este não ficou bom como eu esperava. talvez seja o local que apresenta vento muito instável e com turbulência. o mesmo alternador que estava funcionando em um pequeno catavento de 3 pás de 1m, tipo dinamarquês, não funcionou bem neste. a rotação é muito baixa e mesmo com ampliação por correia e polia não consegue girar o alternador a mais que 200 rpm e o rendimento fica muito baixo. também, devido a estar instalado em lugar muito longe tem dificultado a observação do seu funcionamento.

nos próximos dias vou levar o catavento de 3 pás de 1m para o local e fazer alguns testes para avaliar as condições do vento de lá. já estive medindo com um anemômetro e o vento chega a 8 m/s, mas por pouco tempo e com muitas oscilações. acredito que o local não é favorável, pois tem muita mata próximo e terreno acidentado.
também vou experimentar pôr um gerador de imãs permanentes que eu tenho aqui de 24 pólos para ver como fica.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

força mestre josenir!

é uma questão de tempo.

não é possível adaptar um escudo nessa turbina de forma que proteja o retorno das pás, ou dos bidõs?? – sempre ganhava cerca de + 50%, digo eu.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

fernando pereira Escreveu:força mestre josenir!
é uma questão de tempo.
não é possível adaptar um escudo nessa turbina de forma que proteja o retorno das pás, ou dos bidõs?? – sempre ganhava cerca de + 50%, digo eu.
eu tenho uma certa resistência à essa idéia de escudo para direcionar o vento para parte da turbina. na minha ideia a turbina deve ter uma construção mais simples possível para que não venha a sofrer danos com excessos de vento. um escudo para essa finalidade vai agregar um arrasto muito grande, o que vai impor mais esforço à torre e aos demais componentes do suporte da turbina. mas, como toda ideia é válida, poderíamos pensar numa solução dessas, mas no meu caso, deixo apenas para último recurso.

mas já que você se interessou pelo projeto, peço-lhe que me ajude num raciocínio. você já deve ter observado as fotos desta turbina, com oito metades de tambores de 200l de ferro, agrupadas em quatro grupos de duas, uma em cima da outra. essa idéia eu tirei da cabeça. na verdade ainda não ví nada igual, e idealizei que daria bom rendimento, mas na prática está se mostrando pouco eficiente.
antes desta eu já tinha construído apenas uma turbina deste tipo, mas que obteve um rendimento muito superior. a turbina anterior possuía 6 metades de tambor semelhante a estas. após verificar o desempenho fraco desta, estou chegando a uma conclusão simples, mas que me passou despercebida, a de que este tipo de turbina precisa ter numero de pás ímpar. e o número ideal é de três pás. com qualquer numero par ocorre um equilíbrio que praticamente inviabiliza o seu funcionamento, exceto com 6, que mesmo sendo par, o conjunto se comporta como 2 conjuntos de 3 pás. observe na figura abaixo, um exemplo com 3 pás e outros com 4. é fácil notar que o vento sempre força os dois lados da turbina ao mesmo tempo, e neste caso a de 3 pás se encontra mais favorável devido a não ter posição de equilíbrio, o que a de 4 apresenta. ou seja, o vento força as duas metades da turbina ao mesmo tempo, e em cada metade existe uma pá, que embora estando em posições opostas, acabam paraticamente anulando o esforço do vento.
o que você acha disso ? eu já estou convencido e já até marquei o dia para desmontar esta turbina e montar novamente com 3 pás.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

em relação ao escudo não me parece assim tão complicado embora de facto necessite de se reforçar toda a estrutura. mas, também podemos encarar a situação de forma inversa, se em vez de gastar mais meios para produzir mais podemos antes poupar recursos e nas dimensões para produzirmos o mesmo.

em termos de utilização de escudo ao retorno das pás, aconteceu-me o contrário. ou seja comecei por optar por 3 pás mas cheguei à conclusão que 4 pás ou mais e em número par é o ideal porque nesse caso o escudo provoca o desequilíbrio necessário.
sem escudo, concordo consigo. é-me difícil de explicar, costumo desenhar no publisher e rodar o desnho da turbina para verificar e parece-me que acaba por existir o tal desiquilibrio possitivo, embora tivesse vacilado algumas vezes durante a construção do meu anemómetro, continuo a achar que com 3 pás se instalada em local com vento razoávelmente estável são as ideais, mais agora com a sua confirmação.

em edifícios ou em locais com outros obstáculos que criem instabilidade na direcção do vento de forma que o vento possa surgir de várias direcções a de 4 pás poderá ser melhor solução.

força em frente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

esquecí de postar a figura que mencionei na mensagem anterior. aassim fica mais claro perceber o que estou dizendo sobre que com 4 pás existe um equilíbrio de forças que impedem a turbina de ganhar velocidade. e com 3 a situação muda completamente.
Cat_Vert.JPG
Cat_Vert.JPG (16.88 KiB) Visto 5416 vezes

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Nunio »

boas, josenir.

estou a gostar bastante do teu projecto, e acho que tiveste bastante coragem para avançar com um projecto desta dimensão. de facto essa turbina é enorme e deve-te estar a dar imenso trabalho.
muitos parabéns.

quanto ao número de pás, pela teoria, parece-me mais acertado um número impar pelos motivos que deste. mas como essa alteração deve dar bastante trabalho, e não tens a certeza que resulta, eu propunha-te uma coisa.

que tal fazeres dois protótpos pequenos, um com 4 pás e outro com 3. podes por lado a lado para comparar se de facto é uma melor solução. e até ver quanto melhor é, antes de ires buscar as ferramentas pesadas. podias usar umas garrafas de água (de plástico) cortar ao meio e o resto já sabes.

força aí no teu projecto.
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

agradeço as sugestões, assim que tiver novidades vocês serão os primeiros a saber.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por jamerico »

josenir,

parabens pelo trabalho. gostei de um assunto que foi tocado e gostaria de saber onde posso encontrar um circuito inversor grid tie que faz a ligação de um gerador eolico a rede.

creio que muitos tambem estão pensando nisto. tem uma referênci neste site: http://www.reuk.co.uk/grid-tie-inverters.htm



josenir Escreveu:
eugénio Escreveu:excelente trabalho josenir. no entanto o seu trabalho fez-me interrogar sobre algumas questões, e com o intuito de obter respostas fiz alguns cálculos que não só não ajudaram por falta de dados, como colocaram outras questões, que passo a colocar-te directamente:
este é um projeto novo e não tenho informações em tal nível de detalhamento, mas respondo com o que já posso adiantar no momento:
eugénio Escreveu:1- qual o rendimento maximo da sua turbina?
não sei dizer, mas tenho consciência de que este modelo é um dos que têm menor rendimento. o que me atrai nesse tipo de turbina é a facilidade de construção a alta resistência a ventos excessivos. este projeto é ideal para um local que sofre com excessos de vento, pois tem velocidade naturalmente controlada, pois o mesmo vento bate na parte côncava, fazendo a girar, bate também na parte convexa, fazendo-a parar. o movimento se dá em razão da diferença de arrasto entre as duas metades.
eugénio Escreveu:2-para que relação entre a velocidade do vento e de rotação da turbina ocorre o rendimento maximo?
não sei dizer bem exatamente, mas asseguro que com apenas 2 m/s de vento, devido ao alto torque e à ampliação de rotação, o gerador já começa a gerar. acredito que o rendimento máximo vai ser com 8 m/s, pois acima disso a velocidade da turbina se mantem, qualquer que seja a velocidade do vento. acredite se quizer, mas a velocidade máxima dessa turbina, com apenas 2m de diâmetro, não passa de 40 rpm. isso torna ela um pouco desfavorável para uso com energia, mas devido ao alto torque, no meu caso usei uma ampliação de rotação de 1:15, o que vai dar 15 x 40 = 600 rpm. como o meu gerador vai dar a potência máxima com 600 rpm, acredito que vai compensar, pelo menos para mim. a polia do gerador é de 70mm de diâmetro, se eu reduzi-la para 50, a ampliação será de 1:21. eu já estou com esta polia 50 pronta para o caso de a rotação ficar baixa.
eugénio Escreveu:3-você controla a velocidade de rotação da turbina ou esta é fixa?
como eu uso um regulador de tensão dos mais apropriados para uso em eólica, não me preocupo se houver excesso de rotação. me preocupo apenas se a rotação ficar baixa, porque o rendimento vai ser baixo. mas como já disse, a turbina tem a sua velocidade máxima definida pela diferença de arrasto entre as duas metades, logo podemos considerar que temos um controle exato da velocidade máxima.
eugénio Escreveu:4-qual a potencia que consegue obter?
com o alternador que estou usando consigo pelo menos uns 400w, mas ele é apenas provisório. depois eu pretendo pôr um gerador de pelo menos 1000w.
eugénio Escreveu:5-que gerador tem?
o alternador que estou usando é um bosch 12v x 70a, modificado conforme projeto que tenho publica aqui no forum.
eugénio Escreveu:6- se quisesse, poderia ligá-la à rede electrica e comercializar a electricidade produzida? obrigado
qualquer turbina eólica pode ser ligada à rede elétrica, desde que tenha um inversor apropriado. as minhas pesquisas são direcionadas ao uso do gerador eólico para aplicação isolada da rede, para lugares onde não há rede, como o local onde instalei este aí. mas no futuro pretendo projetar um inversor e publicar aqui, para ligar qualquer gerador eólico à rede de energia elétrica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

não sei informar um fornecedor para um inversor destes, mas não vai ser difícil encontrar devido a já existirem muitos nos mercado. vale lembrar que um inversor comum de 12v/120v/220v não serve para esta finalidade. o inversor para ligar um gerador eólico ou painel solar direto à rede elétrica é um equipamento específico para esta finalidade.

eu tenho a ideia de desenvolver um inversor destes, mas a médio prazo. quando tiver algo a respeito ponho aqui.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

pessoal,

a minha turbina já tem mais de dois meses de funcionamento, mas ainda não deu o rendimento esperado, tem gerado bem menos do que o previsto. ela está com 4 pás, mas neste mês eu vou desmontá-la e refazê-la com apenas 3. assim que tiver resultado, informo aqui.

Avatar do Utilizador

manniom
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado mai 16, 2009 3:25 pm

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por manniom »

josenir Escreveu:não foi fácil essa montagem, pois o rotor ficou com um peso aproximado de 120 kg e teve que ser levantado a 6m de altura apenas na força bruta. eu e mais 4 ajudantes gastamos 4 horas para deixá-la montada. esse lá em cima sou eu.

além do que está descrito no desenho desta turbina usei uma ampliação de rotação de 1:15, pois já é esperado que ela tenha baixa rotação. usei quatro polias e duas correias para fazer a ampliação. depois eu mostro com fotos o esquema.
duas coisas que eu gostaria de comentar:
1)não seria melhor utilizar os tambores de 200l só que de plástico?
ao meu ver as vantagens seriam:
a) não enferrujam;
b) são bem mais leves e custam 39 reais no "plastico-velho" (risos)
c) reciclam um tipo de material muito útil ainda.
2) forma de diminuir o peso é colocar uma "piscina d´agua" embaixo e sustentar o eixo verticalmente por uma boia flutuante. teria pouco atrito de giro com a água e renderia melhor na rotação.
Mantenha seus pensamentos positivos!
[[email protected]]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

manniom Escreveu:duas coisas que eu gostaria de comentar:
1)não seria melhor utilizar os tambores de 200l só que de plástico?
ao meu ver as vantagens seriam:
a) não enferrujam;
b) são bem mais leves e custam 39 reais no "plastico-velho" (risos)
c) reciclam um tipo de material muito útil ainda.
2) forma de diminuir o peso é colocar uma "piscina d´agua" embaixo e sustentar o eixo verticalmente por uma boia flutuante. teria pouco atrito de giro com a água e renderia melhor na rotação.
realmente são sugestões oportunas. mas no meu caso não compensa fazer estas mudanças a esta altura do projeto, depois de tudo montado. aqui na minha região o tambor de plástico custa o dobro do preço de um de ferro, e em outra época eu já montei uma turbina com estes mesmos tambores de ferro, e que usei para bombeamento de água. quanto ao peso não sei dizer, mas quanto à ferrugem observei que não chega a ser um problema sério, pois funcionou por mais de três anos e não deu o menor sinal de corrosão. o que acontece é que a ferrugem acaba atacando pouco devido aos tambores estarem quase sempre em movimento, logo não aculam água e enxugam em poucos minutos após uma chuva. aqui também temos bastante insolação, e os materiais plásticos ressecam e possuem pouca durabilidade. baldes e bacias plásticos, se ficam expostos ao sol se acabam muito rápido, há que se verificar a durabilidade dos tambores plásticos nestas condições. assim que tiver oportunidade vou montar uma turbina com tambores de plástico para observar como se comporta e depois informo os resultados. se alguém tiver experiência semelhante, favor comentar aqui.
agradeço as sugestões.


paulinhares
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 07, 2009 10:15 am
Localização: Montes claros, MG, Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por paulinhares »

[quote="josenir"]esquecí de postar a figura que mencionei na mensagem anterior. aassim fica mais claro perceber o que estou dizendo sobre que com 4 pás existe um equilíbrio de forças que impedem a turbina de ganhar velocidade. e com 3 a situação muda completamente.

bom dia!

estive analisando este desenho, o que achei interessante com 3 pás.
estou começando minha aventura em eólica, e já me atrevendo a dar sugestões para quem esta no ramo há “décadas”.

mas, pensando melhor, tive uma idéia, não sei se já pensada por você, mas já que gostas de primar pela praticidade e simplicidade como eu, dou a seguinte sugestão:

esta turbina tipo savonius, com quatro "andares", cada “andar” com um eixo com duas pás menores e com materiais mais leves de cada lado, de modo que a área das pás somadas, equivalha à área dos tambores somados, escalonada de 45 em 45 graus, em um eixo central também mais leve, formando um conjunto que um só homem leva nas costas, seria de uma praticidade e eficiência bem maior.
desculpe-me, mas esta sua turbina, deste tamanho, com este peso e dimensões...

outra coisa: vi em algum lugar um post seu com um esquema de um inversor de 12 ou 24, para 110 / 220. procurei... procurei...

a minha aventura em eólica começou quando há pouquíssimo tempo, mas já tenho decidido fazer umas coisas interessantes:
gerador: alternador de mercedes 1313, modificado, conforme vi em um post seu, com numero de espiras triplicado, sem regulador de voltagem. irei usar um que você mesmo postou aqui.
baterias: duas de 12v, 120 amperes. mas ainda não sei se ligo paralelo ou em serie... 12 ou 24 seria melhor.
turbina: esta ai de cima.
inversor: a decidir se monto um, ou se compro um novo.
controlador de carga: ainda não sei.

mas mesmo assim, estou ainda no primeiro passo da minha realização. aceito sugestões, que serão extremamente bem vindas.

paulo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

paulinhares Escreveu:bom dia!
estive analisando este desenho, o que achei interessante com 3 pás.
estou começando minha aventura em eólica, e já me atrevendo a dar sugestões para quem esta no ramo há “décadas”.
sobre essa história de estar no ramo há "décadas", em algum post perdido neste forum eu me referi ao tempo que já tenho investido na pesquisa em eólica, mas pode acreditar que não mencionei isso para desmerecer outros colegas que também militam na área.
realmente eu já pesquiso há bastante tempo, mas de vez em quando faço bobagens que os iniciantes não fariam.
por isso é sempre bom lembrar que agente aprende coisa até no dia da morte.
quanto mais eu pesquiso, mais descubro que o meu conhecimento é pouco, e, claro, aceito sugestões e opiniões. sinta-se à vontade, pois este é um local de partilha de conhecimento.
paulinhares Escreveu: mas, pensando melhor, tive uma idéia, não sei se já pensada por você, mas já que gostas de primar pela praticidade e simplicidade como eu, dou a seguinte sugestão:
esta turbina tipo savonius, com quatro "andares", cada “andar” com um eixo com duas pás menores e com materiais mais leves de cada lado, de modo que a área das pás somadas, equivalha à área dos tambores somados, escalonada de 45 em 45 graus, em um eixo central também mais leve, formando um conjunto que um só homem leva nas costas, seria de uma praticidade e eficiência bem maior.
eu agradeceria se você postasse um desenho mais mais detalhado, parece muito interessante a sua ideia.
paulinhares Escreveu: outra coisa: vi em algum lugar um post seu com um esquema de um inversor de 12 ou 24, para 110 / 220. procurei... procurei...
tenho sim o projeto de um inversor, mas ainda faltam uns pequenos ajustes. assim que tiver bem testado publico aqui.
paulinhares Escreveu: a minha aventura em eólica começou quando há pouquíssimo tempo, mas já tenho decidido fazer umas coisas interessantes:
gerador: alternador de mercedes 1313, modificado, conforme vi em um post seu, com numero de espiras triplicado, sem regulador de voltagem. irei usar um que você mesmo postou aqui.
baterias: duas de 12v, 120 amperes. mas ainda não sei se ligo paralelo ou em serie... 12 ou 24 seria melhor.
turbina: esta ai de cima.
inversor: a decidir se monto um, ou se compro um novo.
controlador de carga: ainda não sei.
mas mesmo assim, estou ainda no primeiro passo da minha realização. aceito sugestões, que serão extremamente bem vindas.
paulo
bastante ambicioso para quem está começando. eu comecei acendendo apenas uns leds. se tivesse começado assim como você quem sabe se eu já não seria proprietário de uma dessas fábricas de aerogeradores com pás de 50 metros... eh eh eh!

com certeza é melhor usar as baterias em série, pois com 24v as perdas para elevar para 120v são bem menores do que apartir de 12v. mas como o nosso regulador/excitador ainda não tem versão para 24v, eu suguiro usar provisoriamente em 12v.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Ferra »

josenir o facto de a turbina ter 2 ou 3 pás não é muito diferente porque se á primeira vista parece favorável não nos podemos esquecer que sempre passa algum vento que contorna a primeira pá e vai bater na segunda anulando a vantagem. estas turbinas funcionam devido á curvatura dada pelos bidons. sugiro que para testar faça duas pequenas e compare.
o facto de esta estar a ter menos rendimento que outras pode ser por varias razões, mas alerto-o para o facto de que para uma velocidade igual de vento a turbina que tiver menos raio rodará mais depressa mas terá menos binário (torque) ao invés, uma com mais raio terá menos velocidade mas mais binário. (está relacionado com a decomposição das forças envolvidas em vectores).
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

ferra Escreveu:josenir o facto de a turbina ter 2 ou 3 pás não é muito diferente porque se á primeira vista parece favorável não nos podemos esquecer que sempre passa algum vento que contorna a primeira pá e vai bater na segunda anulando a vantagem. estas turbinas funcionam devido á curvatura dada pelos bidons. sugiro que para testar faça duas pequenas e compare.
o facto de esta estar a ter menos rendimento que outras pode ser por varias razões, mas alerto-o para o facto de que para uma velocidade igual de vento a turbina que tiver menos raio rodará mais depressa mas terá menos binário (torque) ao invés, uma com mais raio terá menos velocidade mas mais binário. (está relacionado com a decomposição das forças envolvidas em vectores).
na verdade o questionamento não era ter 2 ou três pás, e sim ter número par ou ímpar de pás. entretanto as suas observações quanto ao diâmetro (ou raio) são verdadeiras, e eu já verifiquei isso tanto em teoria como na prática.

mas ultimamente eu tenho andado muito pessimista quanto às turbinas de eixo vertical, das quais eu sempre fui um defensor. acontece que nos últimos meses investi em novos projetos com turbinas de eixo horizontal, e obtive rendimento bem maior do que já tinha obtido com as de eixo vertical, e com custo bem menor.

no meu tópico do alternador automotivo mostrei recentemente as fotos de uma hélice com 4 pás de 1m (de alumínio), com a qual já consegui produzir 240w com vento de 7 m/s. no momento estou trabalhando em uma hélice do mesmo tipo com 8 pás, e em breve publico aqui os resultados.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Ferra »

josenir Escreveu: 1-na verdade o questionamento não era ter 2 ou três pás, e sim ter número par ou ímpar de pás. entretanto as suas observações quanto ao diâmetro (ou raio) são verdadeiras, e eu já verifiquei isso tanto em teoria como na prática.

2-mas ultimamente eu tenho andado muito pessimista quanto às turbinas de eixo vertical, das quais eu sempre fui um defensor. acontece que nos últimos meses investi em novos projetos com turbinas de eixo horizontal, e obtive rendimento bem maior do que já tinha obtido com as de eixo vertical, e com custo bem menor.

3-no meu tópico do alternador automotivo mostrei recentemente as fotos de uma hélice com 4 pás de 1m (de alumínio), com a qual já consegui produzir 240w com vento de 7 m/s. no momento estou trabalhando em uma hélice do mesmo tipo com 8 pás, e em breve publico aqui os resultados.
1-tome a minha resposta de 2 ou 3 como par ou impar...
2-efetivamente turbinas de eixo horizontal são mais eficientes que as de eixo vertical! basta ver que não têm pás a moverem-se contra o vento (como acontece nas de eixo vertical). isto para uma mesma area varrida!
3-nestas turbinas o perfil das laminas conta muito! quantas mais laminas tiverem mais lenta vai ser a turbina e mais binário vai ter! eram muito usadas na europa para bombearem água de poços para depositos. pretendia-se muito binário pelo que tinham muitas laminas! provavelmente vai rodar com uma velocidade de vento mais baixa mas não vai atingir tanta rotação! para esta turbina a configuração ideal é com 3 laminas (para geração de energia electrica) pois é a que oferece mais rendimento com uma rotação aceitavel. parece que uma lamina gera um arrasto que vai interferir com a lamina que se segue, se esta estiver muito próxima...
mas para mim eu fazia uma turbina com muitas laminas pois têm mais torque, embora rodem mais devagar. rodar mais devagar pode ser uma vantagem em caso de ventos muito fortes, e pode ser resolvido com uma desmultiplicaçao (tem muito binário, lembra?) ou metendo mais bobinas e imans (mais uma vez o binário vem facilitar o arranque). mas isto sou eu a dizer e não percebo nada disto!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:
ferra Escreveu:josenir o facto de a turbina ter 2 ou 3 pás não é muito diferente porque se á primeira vista parece favorável não nos podemos esquecer que sempre passa algum vento que contorna a primeira pá e vai bater na segunda anulando a vantagem. estas turbinas funcionam devido á curvatura dada pelos bidons. sugiro que para testar faça duas pequenas e compare.
o facto de esta estar a ter menos rendimento que outras pode ser por varias razões, mas alerto-o para o facto de que para uma velocidade igual de vento a turbina que tiver menos raio rodará mais depressa mas terá menos binário (torque) ao invés, uma com mais raio terá menos velocidade mas mais binário. (está relacionado com a decomposição das forças envolvidas em vectores).
na verdade o questionamento não era ter 2 ou três pás, e sim ter número par ou ímpar de pás. entretanto as suas observações quanto ao diâmetro (ou raio) são verdadeiras, e eu já verifiquei isso tanto em teoria como na prática.

mas ultimamente eu tenho andado muito pessimista quanto às turbinas de eixo vertical, das quais eu sempre fui um defensor. acontece que nos últimos meses investi em novos projetos com turbinas de eixo horizontal, e obtive rendimento bem maior do que já tinha obtido com as de eixo vertical, e com custo bem menor.

no meu tópico do alternador automotivo mostrei recentemente as fotos de uma hélice com 4 pás de 1m (de alumínio), com a qual já consegui produzir 240w com vento de 7 m/s. no momento estou trabalhando em uma hélice do mesmo tipo com 8 pás, e em breve publico aqui os resultados.
josenir,

tambem tenho somente pesquisado, não feito experimentos, mas tenho encontrado atualmente muita gente investindo em turbinas de eixo vertical giromill, que seria um versão das darrius com pás verticais ligadas ao eixo principal por braços. algumas podem ser vistas em sites como este
http://www.securewindenergy.com/vertica ... erview.php

voce já fez alguma experiencia com turbinas deste tipo? dizem que um bom perfil para este tipo de turbina é o naca 0018.

eu sei que quando voltar para o brasil pretendo fazer experiencias reais, e não so pesquisas.

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:tambem tenho somente pesquisado, não feito experimentos, mas tenho encontrado atualmente muita gente investindo em turbinas de eixo vertical giromill, que seria um versão das darrius com pás verticais ligadas ao eixo principal por braços. algumas podem ser vistas em sites como este
http://www.securewindenergy.com/vertica ... erview.php
voce já fez alguma experiencia com turbinas deste tipo? dizem que um bom perfil para este tipo de turbina é o naca 0018.
eu sei que quando voltar para o brasil pretendo fazer experiencias reais, e não so pesquisas.
um grande abraço
josé américo
como disse anteriormente, ando meio desestimulado com turbinas de eixo vertical, e tenho me dedicado mais em experimentos com pás de alumínio para uso com turbinas de eixo horizontal. já obtive bom rendimento com 4 pás de 1m, e ainda estou para tirar conclusões com outros números de pás. mas não tenho conseguido bom resultado com mais de 4 pás, o que me leva a uma ideia que é aceita mundialmente e considera 3 pás como sendo o ideal. estou cada vez mais inclinado a esta tendência.

já ouvi falar um pouco sobre este modelo que você indicou, mas não sei lhe dizer se daria ótimo rendimento. na dúvida, eu preferiria investir em uma de eixo horizontal. em um primeiro momento as turbinas de eixo horizontal parecem ser mais simples de serem construídas, mas na prática eu consegui fazer turbinas de eixo horizontal com menor trabalho e custo, e ainda obtendo muito mais rendimento.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: A turbina de Eixo Vertical do Josenir

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:
jamerico Escreveu:tambem tenho somente pesquisado, não feito experimentos, mas tenho encontrado atualmente muita gente investindo em turbinas de eixo vertical giromill, que seria um versão das darrius com pás verticais ligadas ao eixo principal por braços. algumas podem ser vistas em sites como este
http://www.securewindenergy.com/vertica ... erview.php
voce já fez alguma experiencia com turbinas deste tipo? dizem que um bom perfil para este tipo de turbina é o naca 0018.
eu sei que quando voltar para o brasil pretendo fazer experiencias reais, e não so pesquisas.
um grande abraço
josé américo
como disse anteriormente, ando meio desestimulado com turbinas de eixo vertical, e tenho me dedicado mais em experimentos com pás de alumínio para uso com turbinas de eixo horizontal. já obtive bom rendimento com 4 pás de 1m, e ainda estou para tirar conclusões com outros números de pás. mas não tenho conseguido bom resultado com mais de 4 pás, o que me leva a uma ideia que é aceita mundialmente e considera 3 pás como sendo o ideal. estou cada vez mais inclinado a esta tendência.

já ouvi falar um pouco sobre este modelo que você indicou, mas não sei lhe dizer se daria ótimo rendimento. na dúvida, eu preferiria investir em uma de eixo horizontal. em um primeiro momento as turbinas de eixo horizontal parecem ser mais simples de serem construídas, mas na prática eu consegui fazer turbinas de eixo horizontal com menor trabalho e custo, e ainda obtendo muito mais rendimento.
josenir,

voce já experimentou alguma turbina de eixo horizontal com 5 pás? o rendimento foi mais baixo do que com 4 pás? voce planeja construir alguma turbina com 3 pas com o mesmo diametro da que voce fez com 4 e comparar os rendimentos?

neste site abaixo, eles sugerem a construção de uma turbina de 5 pás, mas creio que seja porque estão utilizando um pmg, e com isso ele tem um "cogging" devido ao rotor com imãs permanentes e desta forma eles precisam de mais torque de partida, mas como voce falou, este numero pode comprometer o rendimento. e o que voce acha deste material e desta forma de pá para hélice?

bom deixe-me a par de suas experiências, pois pretendo fazer os meus geradores assim que chegar de volta ao brasil, e se fizer o de melhor rendimento será melhor ainda.

um abraço

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”