Regulador simples

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

[urlImagem
][/url]

este foi o meu primeiro regulador, 12 e 24 voltes com varios relés

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

Imagem

o ultimo relé com que ele trabalhou,é de 50v depois de um ajuste nas molas ficou muito bom a partir dos 18v e com apenas 25ma de consumo
Imagem

vejam o tamanho destes comtactos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

Imagem

esquema; o relé liga quando a bateria precisa de carga e desliga quando carregada
os amperes que ele pode controlar dependem do relé e do diodo d
d, é um diodo de alternador ou vários em paralelo,serve para evitar a descarga da bateria quando o relé ligar o gerador á massa atavés de r
r,vái travar o aerogerador ficando a rodar lentamente até novo ciclo de carga
o valor de r será determinado pela lei de ohm v/i, pode utilizar-se uma ou várias lâmpadas de automóvel ou um pouco de fio de resistencia de um aquecedor ou torradeira electrica
utilizar uma fonte de alimentaçao regulavel para afinação
o pimeiro potenciometro do lado esquerdo será ajustado para 14,5v e o do lado direito para 13v ou 13,5v repetir a operação até ficacar certo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

componentes.jpg
componentes.jpg (15.38 KiB) Visto 16742 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

Regulador 2--.jpg
Regulador 2--.jpg (13.38 KiB) Visto 16644 vezes
ainda mais simples

para aerogeradores com imanes permanentes


para potencias até 100w, r é de 0,5ohm
aplicar um bom dissipador de calor no but11

a principal vantagem dos reguladores do tipo shunt é dissiparem pouca energia,a não ser que a bateria esteja completamente carregada,altura em que tem de transformar em calor toda a energia fornecida pelo aerogerador até este entrar em travagem, uma vez que a potencia do regulador é superior aquela que o aero pode gerar
não se preocupem, ainda não queimei nenhum aerogerador, em travagem a corrente gerada raramente passa um ampere

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

Regulador- 2.jpg
Regulador- 2.jpg (9.91 KiB) Visto 16582 vezes
montagem dos componentes
para potencias acima de 100w aplicar mais transistores em paralelo, de preferencia fora da placa num bom dissipador de calor


levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
Localização: Olhão

Re: Regulador simples

Mensagem por levathar »

tiengenhocas Escreveu:
regulador- 2.jpg
montagem dos componentes
para potencias acima de 100w aplicar mais transistores em paralelo, de preferencia fora da placa num bom dissipador de calor

fantastico, para o meu projecto procurava também isto

tio engenhocas, o guru do vento...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

levathar Escreveu:
tiengenhocas Escreveu:
regulador- 2.jpg
montagem dos componentes
para potencias acima de 100w aplicar mais transistores em paralelo, de preferencia fora da placa num bom dissipador de calor

fantastico, para o meu projecto procurava também isto

tio engenhocas, o guru do vento...
obrigado,fico contente por ter ajudado.
depois conta novidades e agumas fotos tambem dava jeito, para ver os trabalhos.

Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: Regulador simples

Mensagem por silva_fuinha »

boas tiengenhocas, será que me podias redimencionar o esquema para 24v e 48v, se possivel a lista de componentes de ambos tb, se ñ der muito trabalho.
obrigado.

tiengenhocas Escreveu:Imagem

esquema; o relé liga quando a bateria precisa de carga e desliga quando carregada
os amperes que ele pode controlar dependem do relé e do diodo d
d, é um diodo de alternador ou vários em paralelo,serve para evitar a descarga da bateria quando o relé ligar o gerador á massa atavés de r
r,vái travar o aerogerador ficando a rodar lentamente até novo ciclo de carga
o valor de r será determinado pela lei de ohm v/i, pode utilizar-se uma ou várias lâmpadas de automóvel ou um pouco de fio de resistencia de um aquecedor ou torradeira electrica
utilizar uma fonte de alimentaçao regulavel para afinação
o pimeiro potenciometro do lado esquerdo será ajustado para 14,5v e o do lado direito para 13v ou 13,5v repetir a operação até ficacar certo
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: Regulador simples

Mensagem por silva_fuinha »

tiengenhocas, mais uma vez gostava que me desse uma ideia, por favor , estou a testar o meu controlador e queimei o relé, e esse relé que você menciona (com grandes contactos) onde se poderá encontrar um igual, ou parecido. obrigado
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Goahead »

o uso de relês não é boa ideia, pois o ciclo de vida é muito baixo.
devem usar mosfets ou igbts conforme o caso (potencia de comutação)

o que estão a tentar fazer chama-se mppt e caso não esteja relacionado com rpms e voltagem a que se destina o gerador, não vai servir para nada.
outro erro que normalmente se comete é a comutação da energia superfula após baterias carregadas.
nunca devem desligar o gerador das baterias..devem é ligar um dumpload (resistencias,etc) a bateria quando esta atinge a voltagem de carga por forma a descarrega-la um pouco dentro de uma voltagem de histerise. assim manteem as baterias 100% carregadas sempre.

não é preciso nenhuma regulação de voltagem de um gerador!! quem regula a tensão é a bateria.
o gerador irá produzir dependente da rotação tensões entre valores x e y. a bateria regula essa tensão para o valor em que ela se encontra.

o que precisam é um dump-load controller!

goahead

Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: Regulador simples

Mensagem por silva_fuinha »

aquilo que você falou foi meio chinês , ñ percebo muito do assunto, mas o relé era para usar como regulador da voltagem apenas, desviando a mesma para um conjunto de resistências quando esta for superior a capacidade do transístor, para ñ o queimar !
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Goahead »

silva_fuinha Escreveu:aquilo que você falou foi meio chinês , ñ percebo muito do assunto, mas o relé era para usar como regulador da voltagem apenas, desviando a mesma para um conjunto de resistências quando esta for superior a capacidade do transístor, para ñ o queimar !
silva, referes-te ao meu comentário?

se sim eu explico.
o tio engenhocas diz que quando a bateria atinge os 14,3v o relê comuta para uma resistência. até aí tudo bem , excepto que um rele ira avariar rapidamente e a comutação não deve existir...o que deve existir é ligar um dumpload (resistencia, lampadas etc) para descarregar um pouco a bateria e retornar ao modo de carga.
as baterias querem-se sempre carregadas ao topo para maior durabilidade e em caso de se desligarem a tensão vai acabar por descer ao longo do tempo (auto descarregamento) devido a resistência interna das baterias etc.
o circuito precisa de hysteresis de 0,1v, ou seja descarrega a bateria quando atinge os 14,3v e carrega novamente quando atinge os 14,2v

quem regula a tensão é a bateria. ou seja. se ligasses um gerador que dá 230v dc as 150rpm numa bateria, o gerador não iria passar de 10rpm pois o seu output estaria a ser regulado pela bateria.

esclarecido?

titio engenhocas,
vê como funciona um dumpload charger controller como o xantrex c60 ou outback mx60

goahead


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Njay »

um tip110 a tip112 ou tip120 a tip122 também deve dar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Regulador simples

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:um tip110 a tip112 ou tip120 a tip122 também deve dar.
pelo que se observa do circuito, o transistor está servindo apenas para energizar a bobina do relé. como as bobinas de relés não consomem mais que 50 ma, um bc517 é mais do que suficiente, a meu ver. se não fosse necessário um transistor darlington, um bc337 seria mais indicado ainda.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Njay »

o darlington pode estar a ser usado para carregar muito pouco a saída do amplificador diferencial.
por falar em relé, falta lá é o díodo para descarregar a energia da bobina quando ela é desligada.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

njay Escreveu:o darlington pode estar a ser usado para carregar muito pouco a saída do amplificador diferencial.
por falar em relé, falta lá é o díodo para descarregar a energia da bobina quando ela é desligada.
usei este darlington para simplificar o circuito e era o que eu tinha, poden usar outros

o díodo encontra-se dentro do darlington, por isso se usarem um que não tenha devem aplicar por fora.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

goahead Escreveu:
silva_fuinha Escreveu:aquilo que você falou foi meio chinês :banghead:, ñ percebo muito do assunto, mas o relé era para usar como regulador da voltagem apenas, desviando a mesma para um conjunto de resistências quando esta for superior a capacidade do transístor, para ñ o queimar ! :banghead:
silva, referes-te ao meu comentário?

se sim eu explico.
o tio engenhocas diz que quando a bateria atinge os 14,3v o relê comuta para uma resistência. até aí tudo bem , excepto que um rele ira avariar rapidamente e a comutação não deve existir...o que deve existir é ligar um dumpload (resistencia, lampadas etc) para descarregar um pouco a bateria e retornar ao modo de carga.
as baterias querem-se sempre carregadas ao topo para maior durabilidade e em caso de se desligarem a tensão vai acabar por descer ao longo do tempo (auto descarregamento) devido a resistência interna das baterias etc.
o circuito precisa de hysteresis de 0,1v, ou seja descarrega a bateria quando atinge os 14,3v e carrega novamente quando atinge os 14,2v

quem regula a tensão é a bateria. ou seja. se ligasses um gerador que dá 230v dc as 150rpm numa bateria, o gerador não iria passar de 10rpm pois o seu output estaria a ser regulado pela bateria.

esclarecido?

titio engenhocas,
vê como funciona um dumpload charger controller como o xantrex c60 ou outback mx60

goahead
nem vou comentar.
se soube-se ler um esquema saberia porque o relé não queima e tambem saberia porque não descarrega a bateria.
seria um erro descarregar a bateria para depois voltar a carregar.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Njay »

tiengenhocas Escreveu:o díodo encontra-se dentro do darlington, por isso se usarem um que não tenha devem aplicar por fora.
a meu ver esse díodo não protege o darlington nesse circuito, pois a corrente gerada pela bobina quando é desligada segue no sentido contrário ao do díodo (ou seja, ele nunca conduz). provavelmente o relé não consome muita corrente e o condensador de 470nf na base do transístor mais o facto de ter um ganho muito grande abranda a velocidade de comutação evitando que a bobina despeje um pico alto de tensão.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

njay Escreveu:
tiengenhocas Escreveu:o díodo encontra-se dentro do darlington, por isso se usarem um que não tenha devem aplicar por fora.
a meu ver esse díodo não protege o darlington nesse circuito, pois a corrente gerada pela bobina quando é desligada segue no sentido contrário ao do díodo (ou seja, ele nunca conduz). provavelmente o relé não consome muita corrente e o condensador de 470nf na base do transístor mais o facto de ter um ganho muito grande abranda a velocidade de comutação evitando que a bobina despeje um pico alto de tensão.
acho que está a ver mal, este processo é utilizado pelos fabricantes de televisão desde que passaram a usar transistores
diodo prote.PNG
diodo prote.PNG (64.98 KiB) Visto 10935 vezes

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”