Diário de uma micro-produção

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por rocker_pt »

valter silva Escreveu:neste momento o inversor aponta 2904kwh produzidos, o que dá 726kwh de média mensal... parece-me razoável
excelente! isso é exactamente 1 ordenado mínimo.
investir nesses paineis corresponde a 1 ordenado mínimo nos meses de verão (durante a bonificação)
se fosse todos os meses assim, ao fim de 4 anos estaria pago.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


alfa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda out 09, 2006 9:55 pm
Localização: coimbra

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por alfa »

parabens pelos resultados bastante animadores, e quanto a fiscalidade como sera trbutado esse rendimento.ando ja a bastante tempo a procura dessa imformação sera possivel ajudar-me nessa materia. o meu obrigado.

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por jama »

alfa Escreveu:parabens pelos resultados bastante animadores, e quanto a fiscalidade como sera trbutado esse rendimento.ando ja a bastante tempo a procura dessa imformação sera possivel ajudar-me nessa materia. o meu obrigado.
olá amigo,só tem tributaçao apartir dos 5 mil € mensais.até esse valor esta isento
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


alfa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda out 09, 2006 9:55 pm
Localização: coimbra

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por alfa »

desde ja o meu obrigado pela imformação , sabe qual a lei , ou decreto que regula esses rendimentos ,obrigado.


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

vivam,


hoje, dia 5 de novembro, falta pouco (faz amanhã) para fazer 6 meses da ligação....
o inversor aponta 3898 kwh !!! o contador aponta 3820....
média mensal de 626kwh por mês!
hoje com o dia de chuva que esteve, ficou-se pelos 8,3kwh.

relembro que podem seguir as minhas produções em tempo real aqui:

http://www.sunnyportal.com/templates/pu ... lang=en-gb

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por serges »

muito bem valter!

parabéns que o sol continue em força desse lado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

e pronto !!!
meio aninho completo desde a ligação à rede!!!
o inversor aponta 3902,86 kwh !! o contador deve apontar menos 1,5% (não me apetece ir agora à rua, está frio )

hoje com chuva a dia todo e sem sequer se ver o sol fora 4,82kwh !!!



estou a negociar a minha segunda micro-geração.... está registada e brevemente deve começar a ser montada....
irei abrir um novo tópico para ela !!!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por alexjp4 »

jama Escreveu:
alfa Escreveu:parabens pelos resultados bastante animadores, e quanto a fiscalidade como sera trbutado esse rendimento.ando ja a bastante tempo a procura dessa imformação sera possivel ajudar-me nessa materia. o meu obrigado.
olá amigo,só tem tributaçao apartir dos 5 mil € mensais.até esse valor esta isento
boas

desculpa mas não são 5mil € mensais mas sim 5mil € anuais.
até porque em microgeração ninguem consegue 5mil € mensais, era bom mas não dá.

Avatar do Utilizador

ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por ricardosa »

caro amigo valter
como é que a edp faz o pagamento?

emite uma factura com o seu consumo e produção e o resultado é a soma das 2 parcelas emitindo uma nota de crédito ou débito conforme o caso?

ou

emite uma para o seu consumo e outra para a produção e depois vc paga uma e recebe a outra?

isso pode ser por transferencia bancária?
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

ricardosa Escreveu:caro amigo valter
como é que a edp faz o pagamento?

emite uma factura com o seu consumo e produção e o resultado é a soma das 2 parcelas emitindo uma nota de crédito ou débito conforme o caso?

ou

emite uma para o seu consumo e outra para a produção e depois vc paga uma e recebe a outra?

isso pode ser por transferencia bancária?
só emite 1 factura.... depois, consoante o caso é feito um débito ou crédito por transferência bancária (em ambos os casos).

cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por ajosemor »

ricardosa escreveu:
caro amigo valter
como é que a edp faz o pagamento?

emite uma factura com o seu consumo e produção e o resultado é a soma das 2 parcelas emitindo uma nota de crédito ou débito conforme o caso?

ou

emite uma para o seu consumo e outra para a produção e depois vc paga uma e recebe a outra?

isso pode ser por transferencia bancária?

só emite 1 factura.... depois, consoante o caso é feito um débito ou crédito por transferência bancária (em ambos os casos).

cumprimentos
curioso, comigo o procedimento é diferente. recebo uma factura e é feito débito em conta da energia consumida, posteriormente recebo uma nota de crédito da produção com depósito em conta.
julgo que a haver diferença de tratamento pode ter a ver com o número de dias entre a data da facturação e o dia em que se vence a produção.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por uggabugga »

e estavam convencidos que só haveria essas duas hipóteses, não é?...
pois, mas para provar que ainda pode haver outras variantes, o meu caso é diferente.
é uma espécie de mistura dos dois: desde março até julho recebia dois extractos completamente independentes e em alturas diferentes (como o ajosemor referiu, teria a ver com o número de dias entre a data da facturação e o dia em que vencia a produção).

desde julho para cá vem tudo na mesma factura e como, mesmo durante o inverno, o valor da produção é sempre superior ao do consumo, é descontado esse valor e o restante é depositado na minha conta.

comecei a produção no dia 23 de março. todos o meses por volta do dia 25 ou 26 recebo o extracto por correio com as contas feitas (encerradas no dia 23 desse mês). o depósito é feito por volta do dia 2 ou 3 do mês seguinte.


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

vivam,


bom.... quase, quase a acabar o meu ano zero (hoje é dia de natal).... o inversor aponta 4327,26kwh produzidos.... o contador deve apontar uns 4262kwh (não me apetece ir à rua..... está frio )... ora sendo assim, recuperei no ano zero 2770€

as estimativas de produção para um ano eram de 6mwh de energia.... neste momento tenho mais de 2/3 cumprido.... é certo que nos ultimos 2 meses apenas tenho tido 300kwh de média mensal.... mas a verdade é que no verão a média mensal era de 700kwh.....
vamos ver se no dia 6 de maio de 2010 (1 ano da ligação) tenho os 6mwh produzidos (é a minha meta psicológica )

abraço e bom natal
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


snail
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 30, 2010 10:59 am

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por snail »

muito bom dia,

o meu pai acabou de instalar um sistema de 24 paineis (180w cada) com seguidor ambos, da marca "pesos solar" (embora na prática, os paineis sejam fabricados pela chinesa eging), o inversor instalado é o sb3800 da sma!
no entanto o sistema não está imediatamente ao pé da nossa casa, está a 600m, e é exactamente por isso que aqui escrevo... é que dava-me muito jeito poder aceder aos dados da produção em casa.
o valter registou-se no sunnyportal, de que forma? através do sunny data control? ou tem webbox?
os dados da produção são enviados autonomamente, ou têm que ser enviados pelo valter?
obrigado.

cumpts


snail
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 30, 2010 10:59 am

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por snail »

aqui estão 2 fotos... http://img503.imageshack.us/gal.php?g=85216693.jpg , uma com o sistema em repouso, outra com o sistema a bulir!
se quiseres mais algum plano diz!

ah ok... voces acedem aos valores pelo sunnybeam e a partir daí enviam para o sunnyportal, correcto?
de qualquer forma isso para mim não dá, pq creio que o sunny beam tem um alcance de apenas 100m e eu estou a 600m!
acho que a única solução que teria, era mesmo a instalação da webbox... mas pelo preço... esquece! não tou a ver o meu pai comprar isso!
qdo quiser vou lá ver... só me preocupa é o caso de algo estar a correr mal e nao poder intervir na hora!

cumpts

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por jama »

snail Escreveu:muito bom dia,

o meu pai acabou de instalar um sistema de 24 paineis (180w cada) com seguidor ambos, da marca "pesos solar" (embora na prática, os paineis sejam fabricados pela chinesa eging), o inversor instalado é o sb3800 da sma!
no entanto o sistema não está imediatamente ao pé da nossa casa, está a 600m, e é exactamente por isso que aqui escrevo... é que dava-me muito jeito poder aceder aos dados da produção em casa.
o valter registou-se no sunnyportal, de que forma? através do sunny data control? ou tem webbox?
os dados da produção são enviados autonomamente, ou têm que ser enviados pelo valter?
obrigado.

cumpts
mal empregado sistema ,para o inversor que lá tens,com 4320wp de potencia de paineis nesse seguidor,se fosse um fronius ig40 que tem uma potencia maxima 4100w,"mijava" para ai energia que era um espectaculo,com esse nao quero dizer que nao presta ,mas com um fronius era outra louça,com o sunnyboy
é a mesma coisa que teres um ferrari,e nao poder andar a mais de cem a hora.
obs.só quero fazer esta obs.para futuros microprudotores abrirem a pesatana.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


snail
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 30, 2010 10:59 am

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por snail »

pois, realmente não está... será q há limite de 1 dia para utilizadores não registados?
seguem as mesmas 2 fotos, mas cortadas para respeitarem os 150kb!
é exactamente isso, gastar qse 500€ para saber qto se está a produzir aleija, poderia era ser util essencialmente no verão para saber se o sb estaria a aguentar bem as altas temperaturas e o funcionamento em carga máxima!

em relação ao que dizes jama, creio que tens alguma razão, mas infelizmente agora já está! fica a opinião para quem quiser avaliar se se aplica no seu caso!
a vdd é que não me apercebi que pot max do sb3800 tb estava limitada aos 3680 ! apesar da pot max de entrada ser de apenas 4040w isso não tem sido um problema para quem tem sistemas semelhantes ao meu!
é tb importante notar que o sb consegue operar com uma temperatura 10ºc acima do fronius e no nosso país isso poderá ter alguma relevância.
no entanto, fica a garantia que se o sistema não funcionar como suposto/prometido, será concerteza ponderada e negociada uma troca!

cumpts
Anexos
em funcionamento
em funcionamento
2s.jpg (138.43 KiB) Visto 5615 vezes
em repouso
em repouso
1s.jpg (121.62 KiB) Visto 5615 vezes


Cali
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 18, 2008 1:05 am

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Cali »

no meio das minhas 'bisbilhotices', reparei que o valter silva teve ontem, dia 9 de março, na curia, o melhor dia de produção desde 22 de setembro! 5 meses e meio! fosga-se! acabou o inverno, finalmente!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por alexjp4 »

cali Escreveu:no meio das minhas 'bisbilhotices', reparei que o valter silva teve ontem, dia 9 de março, na curia, o melhor dia de produção desde 22 de setembro! 5 meses e meio! fosga-se! acabou o inverno, finalmente!

boas

espero bem que sim que o inverno tenha acabado porque na 6ª feira vêm ligar a minha mg á rede.

bom sol


cumprimentos


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

hoje foi um dia de produção muito mau ... foram só 21,51kwh....
desde quarta que a média tem sido 25 - 25,5

venha esse sol !!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos”