O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

a 4 de maio dizia:
no entanto as campaínhas soaram. tenho de reler a lei pois parece-me que a edp está a meter o pé na poça. o contador de produção é bi-direcional, como é sabido, e a edp está a subtrair à energia produzida a consumida pelo sistema, o que suponho não está correcto, mas vou verificar e caso tenha dúvidas consultarei a dgeg.
ora agora com mais tempo estive a olhar, como costuma dizer-se "olhar com olhos de ver..." a nota de crédito da edp constatando que tirei conclusões precipitadas e erradas. com efeito as contagens que aparecem no contador nada têm a ver com o consumo do sistema, pois registam simplesmente a produção em horas de vazio e fora das horas de vazio, sendo contabilizado o total. a conclusão a tirar é simplesmente a de que estou a produzir também em horas de vazio o que aliás era inevitável pelo menos aos sábados e domingos embora não seja essa a que esta a ser medida pois os valores seriam bastante mais altos. a programação deve ter sido feita atendendo ao horário dos dias úteis.
não há portanto nada a reparar como precipitadamente concluí.

no dia 13 por volta das 17h00 a edp trocou a fase à qual o meu sistema está ligado e que se concluiu pela análise dos resultados obtidos com o analisador das tensões da rede ser a mais favorável, ou seja, ter a tensão mais baixa por estar mais carregada. não sabemos se será suficiente pelo que tenho de manter o sistema sob vigilância.
no dia seguinte a produção atingiu o valor de 22 kwh e ontem o máximo até agora só atingido duas vezes de 25 kwh. coincidência? veremos...

entretanto o sol não tem ajudado muito. depois de um bom dia com sol e frio hoje volta a estar encoberto.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por Valter Silva »

amigo ajosemor,


fico contente por estar tudo (em príncipio) resolvido
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

caros amigos e companheiros de "trilho".

tenho a sensação de que já alguém tinha referido um valor para o seguro e fiquei convencido de que era bastante acessível. hoje estou farto de ler as nossas intervenções e ... não encontro nada.
sendo um assunto importante pois pode ocorrer uma contrariedade gostava que me dissessem se têm seguro, quais as coberturas e prémio.
tive uma proposta que ronda, para 25 000€ os 60-70€/ano em conjunto com um outro de recheio de casa.

obrigado

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por Valter Silva »

ajosemor Escreveu:caros amigos e companheiros de "trilho".

tenho a sensação de que já alguém tinha referido um valor para o seguro e fiquei convencido de que era bastante acessível. hoje estou farto de ler as nossas intervenções e ... não encontro nada.
sendo um assunto importante pois pode ocorrer uma contrariedade gostava que me dissessem se têm seguro, quais as coberturas e prémio.
tive uma proposta que ronda, para 25 000€ os 60-70€/ano em conjunto com um outro de recheio de casa.

obrigado

saudações
amigo ajosemor,


verifica nas tuas mps
fui eu que te enviei com propostas.....
esses valores que dizes são normais.... o meu prémio não te sei dizer, porque o que fiz foi acrescentar ao seguro de recheio que já existia.... as coberturas que coloquei:
->fenomenos da natureza
->actos de vandalismo (os meus paineis estão virados para a rua, e nunca se sabe quando não acham giro atirar-lhe uma pedra)
->riscos eléctricos (contador, inversor, modem)

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

tens toda a razão valter.
lá encontrei o que procurava...
obrigado
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

hoje, cerca das 16h00, com 670 horas de produção durante 1 mês e 20 dias, a produção do meu sistema fotovoltaico, medida pelo contador, atingiu a produção de 1000 kwh no valor total de 650 €. o inversor indica mais 1,3%

curiosamente, embora esperado, quando a essa hora vi o display do inversor, a produção indicada estava longe do máximo observado pois situava-se em aprox. 2500 w quando já a vi com 3700 w. nuvens altas ou efeito do calor?

está na altura de fazer e publicar uns gráficos com a produção diária. talvez ainda hoje...

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

como diz o ditado, prometido é devido. por isso aqui vão os gráficos da produção diária e tendência relativos aos meses de abril (entre dia 7 em que foi ligado e 23 em que é lido) e o de maio (24 de abril a 23 de maio).

no mês de abril foi cometido um erro de avaliação pelas razões referidas acima estando a produção ligeiramente abaixo dos valores reais. esse erro foi corrigido no dia 24 de abril pelo que, nesse dia, o valor indicado não é real.

em ambos os gráficos distinguem-se bem os dias nublados/chuvosos dos mais soalheiros e todos foram afectados pelos disparos que se verificavam quando a tensão estava mais alta.

Imagem

Imagem

a tendência de produção diária é ascendente (aumento) e tendo hoje atingido os 1000 kwh de produção em 670 horas, a produção horária média foi até agora de 1,49 kwh/hora.
parece-me uma produção bastante razoável, mas, só em comparação com a de outros produtores, agora e no futuro, se podem tirar conclusões mais definitivas.

há no entanto uma grande conclusão a tirar desde já. o que produzo é igual ou superior ao que consumo após a racionalização de consumos efectuada. acredito que num ano os valores serão muito próximos. ou seja, muita energia mais limpa pode ser produzida se tivermos a capacidade de multiplicar as instalações até ao limite do economicamente suportável.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por rui l castro »

como consegue ter leituras de 2 em 2 dias. vai ver ao contador ou há algum sistema de recolha de leituras automático ?

rui

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

as leituras não são de 2 em 2 dias mas sim diárias feitas no contador.
encomendei já um sistema de ligação do inversor ao computador por cabo e que permite também a publicação na web, mas, para já a leitura é feita directamente no contador.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

hoje foi atingido o que considero mais um marco a assinalar, foram atingidas as 1000 h de produção. e esta foi, até esse momento, de 1500 kwh mais coisa menos coisa. com estes números, já com alguma grandeza, a média de produção é portanto de 1,5 kwh/h confirmando dados anteriores.

é claro que estamos a atingir o solstício de verão... o dia mais longo está a chegar!

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por serges »

muito bom ajosemor... quase que é o meu gasto anual!
já diminuis te a minha pegada...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

é o tipo de coisas que faço com todo o gosto... qualquer dia ninguém consegue seguir-me a pista... a pegada vai diminuindo, diminuindo, até ao ponto em que nem o "nosso índio de estimação" a conseguirá seguir... eh! eh!

e tu serges nova máquina ou foto de ângulo mais favorável?

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por serges »

é bem verdade ajosemor...

a máquina é nova e está pronta a gastar os teus kwh que tanto produzes...
aumentou pouca a conta de electricidade... pouco mais de 2€ mês... pois o resto é a técnica do crava... ou no trabalho ou no café onde consumo ou no supermercado ou até mesmo na praia!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Sassi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 06, 2009 8:21 pm

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por Sassi »

caros membros constato que estão a "anos luz" do meu projecto, a instalar na ericeira, que ainda anda na fase de orçamentos. seria possivel passarem contacto das vossas empresas instaladoras pois, pelo que já publicaram, apresentam valores melhores que os 25000 euros (com iva) que me pediram para 3,8 e 4,0 kw.
desde já o meu obrigado.
cumprimentos
j.g.

Avatar do Utilizador

JPcrazy
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jul 08, 2009 10:53 am
Localização: Santa Cruz / Torres Vedras

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por JPcrazy »

sassi Escreveu:caros membros constato que estão a "anos luz" do meu projecto, a instalar na ericeira, que ainda anda na fase de orçamentos. seria possivel passarem contacto das vossas empresas instaladoras pois, pelo que já publicaram, apresentam valores melhores que os 25000 euros (com iva) que me pediram para 3,8 e 4,0 kw.
desde já o meu obrigado.
cumprimentos
j.g.

estás bastante perto de mim em termos de zona de residência, a mim deram-me um orçamento de 20.000 € para caracteristicas semelhantes, caso tenhas interesse envia-me mail ou pm.


joseboica
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 29, 2009 2:32 pm

Dados sunnydesign em Portugal

Mensagem por joseboica »

boa tarde,
já consegui obter os dados. afinal era fácil, bastava fazer o download de um ficheiro adicional com eles.
apesar de tudo continuo a não conseguir fazer uma estimativa de qual poderá ser a produção lá em casa. marinha grande ainda fica muito longe de lisboa ou porto que são os únicos locais que aparecem mais próximos. de qualquer dos modos vou por porto. assim sempre me deve dar um valor por baixo.
bom fim-de-semana a todos.


tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Dados sunnydesign em Portugal

Mensagem por tlicas »

joseboica Escreveu:boa tarde,
já consegui obter os dados. afinal era fácil, bastava fazer o download de um ficheiro adicional com eles.
apesar de tudo continuo a não conseguir fazer uma estimativa de qual poderá ser a produção lá em casa. marinha grande ainda fica muito longe de lisboa ou porto que são os únicos locais que aparecem mais próximos. de qualquer dos modos vou por porto. assim sempre me deve dar um valor por baixo.
bom fim-de-semana a todos.
olá
se o que pretendes é um simulador, experimenta este http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps/r ... n=&europe=

cumprimentos
tlicas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

caros companheiros de fórum.



assinalo amanhã mais uma data duplamente importante. por um lado, completo 6 meses de produção e por outro atinjo, ou ficarei muito próximo, de um valor produzido correspondente a cerca de 10% do investimento efectuado.
se na parte restante do ano produzisse o mesmo valor, o que obviamente não é expectável pois temos pela frente o inverno com os seus dias curtos e nublados, e nos próximos anos a produção também fosse idêntica, a amortização estaria concluída em mais ou menos cinco anos.
pelo que acabo de dizer, e tendo em atenção o custo do capital, a previsão feita inicialmente de uma amortização total em cerca de sete anos é a mais certa.


já agora o valor em que me baseio é o seguinte:
- custo aproximado 25000 €;
- energia necessária a 650 €/mwh = 38,46 mwh
- energia vendida em 6 meses = 3,846 mwh correspondendo aos 10%

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por CrOhN »

obrigado ajosemor por partilhares os teus resultados. assim quem se meter nelas, tem uma ideia mais real do que esperar.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por mauri »

mariap Escreveu:olá a todos!
já tenho o meu aqs e fv instalado
agora que já paguei a 2ª tranche (ficaram apenas 10% para depois da inspecção) estou ansiosamente à espera de facturar
apesar da descida crescente da tx da juro, optei por ir por capitais próprios, visto que achei que o $$ no banco, além de agora não ser totalmente seguro, também não dá grande lucro.
já tomei os meus primeiros banhos solares o que me deixa muito feliz . gostava no entanto de ter conseguido que me fizessem a ligação às máquinas de lavar roupa e louça, mas helás, disseram que tal não era possível, pois não tinha 2 entradas de água.

cpts

maria

ajosemor, estamos no mesmo barco com um desfasamento de tempo que penso ser bastante pequeno, se tudo nos correr bem, de agora em diante!


também lhe dou os meus sinceros parabéns por ter conseguido e inveja (rsrs) dos seus banhos de sol. eu, iniciante nestas coisas ainda hei-de ter o meu frigorífico, arca congeladora e máquina de lavar ligadas à energia solar: por enquanto não passa dum sonho!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos”