O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

no inicio deste mês atingi o valor de produção necessário ao retorno de 20% do investimento. isto leva a que a perspectiva de amortização da central se continue a situar, salvo condições imprevisíveis, entre os 5 e os 6 anos.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

ao fim de uma ausência relativamente longa quero agora colocar aqui o meu gráfico de produção desde o início da produção.Imagem

pelo mesmo podemos concluir que embora com algumas variações anuais, por ex em fev-11 a produção foi superior à de fev-10 em cerca de 50 kwh, nov-10 teve uma produção superior em cerca de 50 kwh a nov-09, etc., a produção anual contada de 6 abril de 2009 a 6 abril 2011 terá sido no 1º ano de 5967 kwh e no 2º ano de 6170 kwh. ou seja, existindo alguma variação a mesma não teve uma grande diferença. no total dos dois anos a produção foi de 12137 kwh correspondendo a cerca de 33% da necessidade de produção para amortização total o que aponta para um período de 6 anos.este período encontra-se dentro dos limites previstos de 5-6 anos podendo é claro haver ainda algum desvio.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por Valter Silva »

bons valores

a minha também já tem 2 aninhos tenho mais produção que tu (cerca de 12600 nos 2 anos), e no 2º ano também tenho mais produção que no primeiro ano.

longe vão os tempos que éramos dos poucos diários por aqui .... ainda bem que isso mudou

abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por JDuarte »

viva ajosemor,

parece que o último ano foi efectivamente "melhor" para as mps, pois o normal seria perder cerca de 1% de produção e não ganhar... mas ainda bem que assim é.

quanto ao retorno do investimento é que me parece que a escolha foi penalizada pela pouca concorrência entre instaladores na altura da instalação, pois mesmo tendo uma tarifa bem mais alta que a minha (só consegui 0,5573€/kwh) já consegui recuperar cerca de 25% do investimento em pouco mais de 10 meses.

cmps,

Responder

Voltar para “Projectos”