Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

Sabes que a essa hora normalmente os seguidores já estão nos 2 ou 3 kwh... Portanto, em termos económicos, podes estar a perder bastante (calculo que mais de 100 euros por ano)... Olha este gráfico de ontem (de um seguidor de Viseu que às 8:58 atingia 2.5kwh):
LuisSimoes@2012-11-14
LuisSimoes@2012-11-14
No entanto, creio que não se deve olhar unicamente ao lado económico da coisa... Eu tenho algumas árvores no meu pequeníssimo quintal e não as cortaria por esse motivo.

Outra coisa que pode influenciar a tua decisão, é saber se vais atingir o limite máximo anual... :-). Se assim for, não estarias a perder nada... Até porque creio que antes das 10 da manhã o Sol não tem força para criar pontos quentes nos painéis (ou seja, não os estraga). :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Boas,

Imagem

Como podes ver pelo meu gráfico de hoje, a essa hora (8:40) já tinha o seguidor a passar os 2kwh e cerca de 600/700w de produção, embora a sofrer os efeitos do vento - seguidor a colocar-se em defesa e a reduzir a produção. E por volta das 9:30/10:00 já tinha a produção a passar os 3Kw. Ajudou hoje ter estado ceu limpo de manhã, pois nesta altura do ano nem sempre isso acontece, aliás, por vezes o somatório do dia nem chega a atingir esses valores, por isso não os tomes por referência para os seguintes cálculos...

Pelos valores que referiste, no periodo de sombra até às 10 horas, quando eu já tinha somado cerca de 3000w de produção, tu devias ter 1000 ou 1500. Vamos pelo pior cenário - uma perda de 2000w. Com a minha tarifa (0,40€) estaria a perder 0,80€ dia / 24€ por mês / 72€ nos tais 3 meses de sombra... A tua tarifa será mais baixa e por isso o valor também será menor. Isto tendo em conta o pior cenário e sempre com sol (como aconteceu hoje de manhã), o que nesta altura já raramente acontece.

Conclusão, eu aguentava e esperava até ao final do próximo ano para ver o resultado, pois no meu caso particular a produção irá seguramente ultrapassar o limite anual e a tua tem condições para isso também. Teria obviamente consequência na produção desses meses, mas não no somatório total em que existe um limite à produção. Logo o problema nem se ia colocar! ;)

Abraço,


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Obrigado a todos pela partilha da vossa opinião...
Vou dormir um pouco sobre o assunto e depois logo decido, se vou por algo radical, intermédio (corte de dois/três pinheiros que claramente ensombram mais e durante mais tempo), ou mesmo sem alteração. Vou também esperar por um fds com previsão de bom tempo para por fazer leituras mais concretas das sombras.
Pedro, pelas tuas contas no pior dos cenários, com o meu tarifário rondaria os 60€ isto admitindo sp sol, o que realmente seriam por volta dos 30-40€.
Por outro lado sp me davam uns trocos pela madeira (mas apenas pelo corte de todos eles)...
Enfim decisão dificil pq uma vez tomada é irreversivel.

Abraço a todos e vou postando novidades das produções.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

Estava distraído! Nem tinha reparado que a sombra era só em três meses... Retiro o que disse sobre serem mais de 100 euros de perda. Não te queria levar ao engano. :-|. Ainda bem que o lopes reparou nisso. Eu fiz as contas por alto mas para o ano todo (e para uma tarifa menor). Calculei que terias umas 250 "manhãs boas" por ano em que perderias uns 2 kwh a 0,326 euros. Daria 250*2*.326=163 euros. Claro que, se considerares apenas os 3 piores meses do ano, devemos estar a falar em 10 ou 20% do valor anterior (entre 16 e 32 euros correspondentes a 25 ou 50 "manhãs boas"). Acho que gastas mais na água com que as regas no Verão. :lol:

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Boas pessoal,
Só para dar umas noticias....
1- os pinheiros...vieram ao chão, tirando um que não afetava. Um dia de sol, levanteime cedo, sentei-me à sombra do seguidor e fui observando e conclui que durante os meses de inverno era consideravel o tempo parcialmente ensombrado...aliado a isso ainda me deram uns trocos jeitosos pela madeira e só la me a iiam cortar se cortasse os 6, lá foram eles.
2- por esta altura já era suposto dar novidades do primero mês de produção mas pelos vistos sou mais um que o modem não está a funcionar a 100%. Ja liguei para a edp, eles confirmaram que n tinham feito a leitura nem emitido fatura e estou à espera de contato dos serviços técnicos para me darem novidades se conseguiram establecer contato. O contador está a contar normalmente!
3 - Tempo bem manhoso para um mês de estreia, tive semanas, por estas bandas, que praticamente não vi o sol!

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Lá tiveram os pinheiros que servir para amortizar o investimento! :D
Queremos isso a trabalhar como deve ser depressa!
Bom ano e um abraço,


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Boa Pessoal...
Dando noticias... com o temporal a estrutura aguentou bem mesmo não se colocando totalmente na horizontal devido a só ter um eixo.
Produção do mês de Janeiro 337kW, com dois dias sem produzir, não tive luz nesses dois dias. Um valor mais real andaria algo entre os 350 e 360kW. Penso não ser mau dado o tempo este mês ter sido uma verdadeira miséria, no que ao sol diz respeito.

Abraços


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Viva...
Fevereiro...547kW medidos no contador. Menos mal, com o inversor sp a bloquear, nos dias bons, nos 3800w. Não se pode ter tudo!

Abraços


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Viva...
Atualizando, mês de março bem fraquinho, o tempo não ajudou nada mesmo. 393kw

Abraço

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Também notei bem a diferença de Fevereiro para Março (para menos), quando o normal seria exactamente ao contrário.
Mas aparentemente o sol veio para ficar uns tempos... vamos esperar que os Kw's comecem a aumentar ;)


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Boas pessoal...
um pouco atrasado mas n quero de deixar de atualizar isto.
Produção Abril e Maio juntas (passou-me completamente o fim do mes de abril) - 1712 kW

No global estou contente com a produção alcançada. Neste dias maiores com muito sol diáriamente ultrapasso ligeiramente os 40 kW.
Hoje ironicamente registei a primeira falha ténica...não estou a produzir :(
O kako possui um sistema de powerboost que quando ligado basicamente fica a fazer um ruido audível. Embora esteja afastado uns 40m dacasa, principalmente quando se ligam as luzes ouve-se um ligeiro ressoar, ou seja, eu acabo sp por saber que estou a produzir. É uma sistema de alerta involuntário mas eficaz.
Ora hoje, pela primeira vez não ouvi esse ressoar e fui ver e estou com sobrefrequencia na rede, entre os 51 e 52Hz o que faz com que o inversor não arranque.
Curiosamente a tensão que normalmente anda entre os 245 e os 250v hoje anda nos 230v.
Será que andam a mexer na rede?
Será que o Kako 4200 dá para alterar...ainda vou ter de pesquisar os parametros.

digam de vossa justiça. alguem já "padeceu" de sobrefrequência?
Abraços

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Marco P G Silva »

Boas
O meu kaco hoje tamben se desligou uma vez as 9h. A voltagem estava nos 250v quando se desligou,o normal.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

A causa está esclarecida.
Tenho um pt a cerca de 50m de casa e ontem ao chegar verifiquei que tinham andado em trabalhos de substituição de material que tinha queimado. Ou seja, durante o dia a rede na zona tinha sido alimentada por gerador, daí, acredito eu a anormal baixa tensão da rede e a elevada frequência.
Por volta das 18h, com os trabalhos concluidos, liguei a micro e comecou a produzir normalmente.

Abraços

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Não estava mesmo a ver a razão para essa subfrequência, mas assim está explicado.
Realmente ontem ocorreram aqui na zona umas quebras na alimentação.
Ainda bem que não é mesmo nada de mais! ;)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por MRider »

Apesar de não estar a produzir e bom que se desligue automaticamente para que não se estrague nada. :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Boas pessoal...
A minha micro apagou hoje a primeira vela.
Globalmente e ao fim de um ano, posso dizer que estou contente com o investimento realizado. Não me arrependo de ter optado por seguidor de um eixo e felizmente não tive problemas de maior.
Tlv pense, depois das garantias passarem, acrescentar mais um painel, para tentar chegar ao limite anual.
Também penso que tomei a melhor opção no que diz respeito a abrir a atividade com movimentação de IVA. Vai permitir-me encurtar em sensivelmente um ano o periodo de retorno.

Mas falando de Valores:
Inversor - 8030kW
Contador -7939kW

Abraços


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

Viva pessoal....
Um pequeno update... ao nível de funcionamento até ver tudo corre bem, o sistema fez no dia 14 de novembro dois anos de funcionamento. Globalmente o ano foi muito idêntico ao primeiro.
Entretanto elaborei um excel, com base nas faturas pagas para ter as contas todas ao KW, Então é assim:
14 Novembro de 2012 a 14 Novembro de 2013
Total produzidos - 7916kW
Total Consumidos pelo seguidor - 10kW

14 Novembro de 2013 a 14 Novembro de 2014
Total produzidos - 7887kW
Total Consumidos pelo seguidor - 10kW

Para o ano há mais e espero com um pouco mais de sol....

Abraços


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por areosa »

Ptuga Escreveu:Viva pessoal....
Um pequeno update... ao nível de funcionamento até ver tudo corre bem, o sistema fez no dia 14 de novembro dois anos de funcionamento. Globalmente o ano foi muito idêntico ao primeiro.
Entretanto elaborei um excel, com base nas faturas pagas para ter as contas todas ao KW, Então é assim:
14 Novembro de 2012 a 14 Novembro de 2013
Total produzidos - 7916kW
Total Consumidos pelo seguidor - 10kW

14 Novembro de 2013 a 14 Novembro de 2014
Total produzidos - 7887kW
Total Consumidos pelo seguidor - 10kW

Para o ano há mais e espero com um pouco mais de sol....

Abraços
Esse seguidor é muito guloso em termos de consumo :twisted: :twisted: :twisted:. Ao fim do ano dá uns 120 kWh que descontados à produção ainda é dinheiro... sugiro que tente arranjar uma solução para esse consumo do seguidor.
Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Marco P G Silva »

Boas
Areosa pelo que percebi são 10kw por ano e não 120kw. Deves ter percebido por mês o que a ser o caso seria mesmo um exagero.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução 3,45kW - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

LOL o meu trambolho consome isso por mês!!!! há dias que consome mais que produz...
já desisti de me chatear...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Projectos”