Diário Microprodução - Seguidor

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

ola,


parabens e bem vindo ao clube

tenho algumas perguntas:
1 - qual a zona da montagem ?
2 - o terra que te meteram é idependente do terra da tua casa ?

tenho uma crítica à montagem:
- esse inversor precisa de cerca de 40cm em toda a volta livre para respiro (está no manual de instalação)... e o teu não tem isso....

abraço e vai postando novidades
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

faltam perguntas

é uma 3,45kw, correcto ?
porque escolheste o sma e não o kaco 3600xi dcs pt ?

a minha segunda instalação tb terá esses paineis... a minha primeira tb tem s-energy só que 220pa2.... podes ver aqui ao lado

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por uggabugga »

antes de mais, bem-vindo!!

também me parece que com um inversor que tivesse uma potência nominal de 3450w conseguirias ir buscar mais alguns watts ao fim do dia, porque normalmente têm uma potência máxima de 3800w, enquanto que a potência máxima do teu é de 3600.
ainda por cima, como dispões de um sistema de seguimento, poderias estar a tirar durante grande parte do dia para cima de 3700w, uma vez que a potência máxima dos teus painéis é 3780w.

quanto ao início da produção, o melhor mês para começar é mesmo janeiro. a legislação prevê um valor fixo a pagar "no ano de instalação e nos cinco anos civis seguintes". portanto se começasses em dezembro terias o resto dos dias até ao fim do ano mais cinco anos. começando em janeiro são praticamente 6 anos.

por isso se vires que as coisas se estão a adiantar muito, vai metendo travão nisso até janeiro...

e, muito sol para esses lados!...


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

sparttacus Escreveu: uma dúvida,
estando a minha exploração registada para 3,45 kw de produção, não sou eu obrigado a ter um inversor cujas características me limitem a produção ao valor contratado?
certo...
o mais adequado seria o 3600xi dcs pt da kaco. ou o 3500xi kaco. ambos com 3,45kw de potência nominal.
abraço
Última edição por Valter Silva em sábado nov 28, 2009 9:47 pm, editado 1 vez no total.
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por uggabugga »

sparttacus Escreveu:
uma dúvida,
estando a minha exploração registada para 3,45 kw de produção, não sou eu obrigado a ter um inversor cujas características me limitem a produção ao valor contratado?
esse "limite" é a "potência nominal" do inversor. na prática ele vai muito mais além mas aí já não há qualquer limite legal. como te disse um de 3450 é capaz de estar duas horas a debitar 3800. no meu caso acontece isso com um kaco. vais ver que no teu caso vais estar muitas horas nos 3600 que é a potência máxima do sma.

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por uggabugga »

ia dizer-te que não era uma grande diferença mas se tens 3960w, já começa realmente a fazer diferença.
e vais perder mais horas desse rendimento máximo uma vez que vais ter sempre os painéis apontados na direcção do sol.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por CrOhN »

será que vai? com as percas por causa da temperatura, já para não falar das percas por cabos, inversor, etc?

alem de ajudar na perca de rendimento ao longo da vida util dos paineis. resumindo, esses 3960w, ao fim de 10 anos, já estarão a produzir em média, na melhor das hipóteses, uns 3150w.

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por uggabugga »

qualquer fabricante dá em média uma garantia de 90% do rendimento inicial do painel até aos 12 anos e de 80% até aos 25 anos. sendo assim pressupõe-se que o valor máximo de perda com o tempo nesses períodos seja respectivamente de 10 e 20 por cento. de qualquer modo, nos anos iniciais – que são os que mais interessam em termos remunerativos – não se prevêem perdas significativas.

é verdade que a produção decai com o aumento da temperatura, e não é pouco…
é verdade que durante os meses mais quentes dificilmente atingiria os 3800w…
mas durante mais de metade do ano isso iria acontecer.

perdas por cabos, não sei… (se estivermos a falar dos painéis até ao inversor, haja perda ou não, quanto mais sair mais entra… se for do inversor até ao contador, no meu caso são 28 metros e o contador tem uma leitura ligeiramente acima do inversor. de qualquer modo aplica-se o mesmo princípio – quanto mais sair do inversor, haja perda ou não, mais chega ao contador)

como já disse eu tenho apenas 3850w em painéis e desde que tenha sol chego lá e não é em pico – é para manter. e não fica mais tempo porque o sol “desvia-se” – o que não é o caso dele.
a questão aqui é esta: a percentagem de um valor mais baixo será sempre inferior à mesma percentagem de um valor mais alto…

vendo a coisa de outra forma: o sistema que está instalado “para efeitos legais” é um 3,3 quando poderia ser um 3,45.

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por uggabugga »

sparttacus Escreveu:caro crohn,

bem, 3150w são 80% de 3960w.
não é isso que todas as marcas de painéis garantem. as marcas garantem 90% a 10 anos e 80% ao fim de 25 anos.
só vi agora a msg...
mas, é isso mesmo. ainda tens muitos anos pela frente com rendimento garantido


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

spartaccus e restantes,



gosto da tua instalação vais ter aí um rendimento fixe

alguns comentários:
-> tens um fio preto ligado ao neutro na pcp.... isso, possivelmente não afectará a inspecção (mesmo assim não sei), mas que é um erro grave do instalador, disso não tenhas dúvidas!

-> esses respiro que falas para o inversor é pouco, pois não há uma efectiva circulação de ar... além de que, se ele estiver a apanhar sol, a temperatura nessa caixa vai subir bastante!.... eu pessoalmente não gosto nada dessa solução (mas já vi muitas instalações assim).... na minha segunda instalação abri valas com 20 metros para meter o inversor na garagem e não fazer isso!

-> relativamente ao inversor..... sim, podia ser um inversor com mais potência nominal que só ficarias a ganhar.... e o preço seria igual (ou mais 100 ou 200 €).

-> quanto a perdas.... as secções dos cabos devem ser sempre sobredimensionadas.... já vi que tens 6mm do contador ao inversor, podias ter pedido 10mm. espero que do lado dc tenhas colocado 6mm.... mas no teu caso o lado dc será menos crítico pois a distância inversor->painéis é curta. estas mudanças devem aumentar o preço do sistema uns 70€ no final (ou menos).....

-> as perdas no cabos são feitas por efeito de joule, e, podem ser na ordem dos 15w-20w com facilidade (depende de muitos factores)! ou seja cerca de 0,5% .... quanto menor a secção e qualidade do cabo mais perdas por efeito de joule !!!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

sparttacus Escreveu:"vendo a coisa de outra forma: o sistema que está instalado “para efeitos legais” é um 3,3 quando poderia ser um 3,45."


se a potência instalada é de 3960w, a potência que posso produzir é de 3,45kw, o inversor pode ir vai dos 3300 aos 3600w, o sistema é seguidor.
sinceramente não entendo.
o inversor poderia ter mais potência nominal..... mas com valores até 3,45kw só os kaco, os sma ou tens 3300w ou tens 3680w.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por uggabugga »

sparttacus Escreveu: se a potência instalada é de 3960w, a potência que posso produzir é de 3,45kw, o inversor pode ir vai dos 3300 aos 3600w, o sistema é seguidor.
sinceramente não entendo.
possivelmente sou eu que não me tenho explicado bem…

vou tentar ser mais claro:
1- um inversor com uma potência nominal de 3300w (como é o caso do teu) pode atingir no máximo 3600w.
2- um inversor com uma potência nominal de 3450w (caso dos kaco 3500xi ou 3600xi, e que legalmente poderias instalar) atinge no máximo 3800w.
3- não é a potência que podes produzir que é 3,45kw. a potência nominal do teu inversor é que não pode ser mais do que 3,45kw.
4- não há limite legal para o que o inversor pode transformar, simplesmente nunca ultrapassa, como é lógico, o seu máximo que é 3800w. no teu caso nunca ultrapassa 3600w.
5- a potência dos teus painéis é 3960w, logo, terias condições para ultrapassar mesmo os 3800w desde que o inversor permitisse, o que significa que com um de 3680w (sma, por exemplo) ficarias ainda melhor do que com o de 3450w. (só que neste caso terias que ter pedido no registo essa potência e terias que ter uma potência contratada superior a 6,9kw – penso que seja essa que tens).

não consigo explicar-me melhor...

ou então imagina a coisa desta forma: o teu sistema tem uma potência de painéis bastante superior ao meu (eu tenho apenas 3850w), tu tens seguidor e eu não, temos os dois autorização para instalar a mesma potência (3,45kw). quando o teu sistema estivera produzir 3600w com o sol na vertical, o meu está a render-me mais 200w por hora.

tens aí um sistema expectacular e vais recuperar isso logo em seguida, à medida que o sol se vai inclinando. só queria que tivesses consciência que poderia ser melhor ainda.

de qualquer modo, parabéns!!! as fotos estão espectaculares..

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por jama »

sparttacus Escreveu:obrigado pela explicação.
é pena não me ter apercebido disso antes.
boas companheiro das fotovoltaicas,visto que ainda nao foi inspecionada a sua instalaçao,penso que ainda esta a tempo de trocar de inversor,tente falar com o instalador ,e pode ser que ele lhe troque o inversor ,nem que tenha que por mais alguns €

abraços energeticos
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por CrOhN »

uggabugga Escreveu:qualquer fabricante dá em média uma garantia de 90% do rendimento inicial do painel até aos 12 anos e de 80% até aos 25 anos. sendo assim pressupõe-se que o valor máximo de perda com o tempo nesses períodos seja respectivamente de 10 e 20 por cento. de qualquer modo, nos anos iniciais – que são os que mais interessam em termos remunerativos – não se prevêem perdas significativas.
então por aqui chegamos facilmente a uma perca de 1% ao ano.
uggabugga Escreveu: é verdade que a produção decai com o aumento da temperatura, e não é pouco…
é verdade que durante os meses mais quentes dificilmente atingiria os 3800w…
mas durante mais de metade do ano isso iria acontecer.
lembro-me, assim de repente, do sistema do valter silva com 4400w dc a não passar dos 3200w num dia muito quente.
uggabugga Escreveu: perdas por cabos, não sei… (se estivermos a falar dos painéis até ao inversor, haja perda ou não, quanto mais sair mais entra… se for do inversor até ao contador, no meu caso são 28 metros e o contador tem uma leitura ligeiramente acima do inversor. de qualquer modo aplica-se o mesmo princípio – quanto mais sair do inversor, haja perda ou não, mais chega ao contador)
concordo, no entanto, nos vários simuladores que existem, muitos partem de percas na instalação superiores a 10%. alem do mais, não encontrei nenhum inversor com eficiência superior a 95%.


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Abiliodinis »

boas quanto a começar em janeiro é facil depois da inspecção a edp manda o contrato para o produtor assinar e devolver e nessa altura temos que ter atenção, enquanto não devolver o contrato assinado não anda para a frente o processo.
eu tambem me fizeram a montagem de 16 paineis suntech monocristalinos 2880w e tambem vai seguir todo processo e só para começar a produzir em janeiro por causaa do ano zero

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por jama »

concordo, no entanto, nos vários simuladores que existem, muitos partem de percas na instalação superiores a 10%. alem do mais, não encontrei nenhum inversor com eficiência superior a 95%.[/quote]

tens o solarmax 4200s com uma potencia nominal,3.68kw,e com uma eficiencia de 97%

www.solarmax.com/pub/downloads.php?lng=es
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por CrOhN »

hehe! porque é que só olhas para o que te interessa? vê lá o rendimento europeu!

eu nestas coisas, sou muito conservador, prefiro contar com as piores hipóteses, que é para depois não ter desilusões. e, por sinal, até à data, esta estratégia não me tem deixado ficar mal.

o que acontece é que nos são dadas as especificações em condições optimas, a partir daì, é sempre para baixo.


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

sparttacus Escreveu:uggabugga, obrigado.
ainda bem que esta situação ficou explicita, para que outros não cometam o mesmo erro que eu cometi.
como o sma 3300 tem uma potência nominal de 3300w, o sma 3800 uma potência nominal de 3680, a melhor opção para um sistema como o meu, de potência de ligação registada de 3,45kw, teria sido por exemplo o kako 3500xi.


consulta:
http://www.renovaveisnahora.pt/28#p13

a potência de ligação solicitada pode ser superior à potência nominal do inversor instalado?
sim, desde que a potência do inversor instalado seja a mais próxima da potência de ligação disponibilizada pelo fabricante.

a potência de ligação registada pode ser inferior à potência nominal do inversor instalado?
não, a potência de ligação da unidade de microprodução deve ser igual ou superior ao valor da potência nominal do inversor.
spartaccus,


a melhor opção para ti teria sido um kaco 3600xi dcs pt.... pois tem potencia de pico de 4kw e nominal de 3,45....

vou dar-te um conselho....
pede ao instalar para te trocar o inversor... o kaco tende a ser mais barato que o sma e por ai tens um trunfo a teu favor.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

crohn Escreveu: lembro-me, assim de repente, do sistema do valter silva com 4400w dc a não passar dos 3200w num dia muito quente.
nem mais.... o que dá um decaimento com a temperatura de cerca de 27%... os meus painéis têm 0,46% /ºc de decaimento.... ora isto dá uma subida de 59ºc de temperatura relativamnte aos 25ºc.....

sendo assim quer dizer que os painéis atingiram cerca de 84ºc de temperatura!!! não me admira em nada
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

sparttacus Escreveu:em termos se seguros.
que tipo de seguros é que fizeram, e quais as coberturas existentes?

cumprimentos
o meu está integrado no seguro da casa.....
incluí riscos eléctricos, painéis solares (valor de 25.000€, aqs + fv), também o inversor (coloquei um valor de 2000€) e o contador + modem...
no final acrescentou uns 3€ ao prémio mensal que tinha (parece-me que vale bem a pena ).
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos”