Auto consumo com sistema fotovoltaico

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por jama »

Boas , decidi abrir este tópico para debatermos uma solução para o consumo da energia que produzimos nos nossos paineis visto que o preço do KWh está a ser pago miseravelmente (cerca de 8cent.) e realmente não compensa estarmos a injectar na rede a este preço porque vendemos a 8cent. e compramos a 18cent. todas as ideias são bem vindas.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por alexjp4 »

Boas, tambem é uma coisa que me está a fazer uma certa confusão…, ainda não li bem o novo D.L. uma das coisas que me "preocupava" era os microprodutores não poderem ter autoconsumo coisa que com o novo D.L. praticamente acabou, há umas limitações mas que não deve excluir nenhum só se for dos que têm a microprodução a muitos anos.
Penso que uma das hipóteses é diminuir o campo solar, e começar a produzir para o autoconsumo, tudo depende dos consumos durante o dia, e depende dos custos daí associados, tais como novo averbamento, (eu fiz um aumento do campo solar e nessa altura só tive que fazer a comunicação, não paguei nada), penso que agora já se paga, que neste caso seria diminuir o campo solar, ou em ultimo caso, parece que se for inferior a 10% não carece de registo, li qualquer coisa no novo D.L. é uma questão de verificarem.
Ou alocar até 350W para autoconsumo para eliminar os stand by durante o dia, porque se for acima dos 350W, já tem que ser um técnico a fazer a instalação (neste caso a alteração) e é mais um custo, para ser amortizado.
Eu tenho um painel de 195W que sobrou quando fiz o aumento do campo solar e já o instalei com um inversor e durante o dia já está a diminuir a conta da electricidade.
Em ultimo caso instalar baterias para armazenar energia durante o dia e gastar a noite, aí o investimento vai ser maior, porque os inversores são mais caros (48v)(no meu caso) e tem o custo das baterias e da instalação se for a cima dos 350W.
A ver se aparecem mais ideias porque tambem não estou com vontade de me manter assim, mas ainda não tive tempo para aprofundar as hipóteses que tenho, apesar de que o que é bom para um pode não ser para o outro.
Eu ainda estou pior como tenho bi horário o preço do Kw de compra é acima dos 18 cent.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por alexjp4 »

Estive a ver o teu video do inversor mas o sinal de perigo não está o mais correcto porque no inversor os fios que vão para o contador têm corrente mesmo sem os paineis estarem a produzir e sem ser de dia.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por jama »

Se o meu contador de compra fosse analogico eu dava bem a volta injectava na rede atraves dele e ele desmarcava mas como é Biorario tem leituras digitais e analogica na analogica ele desmaraca mas na parte digital ele mantem os valores.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por serges »

Infelizmente é triste esta situação a malta que investiu e agora tem a este valor ridículo...

O que posso dizer é para fazerem mais um investimento num pack de baterias ou para autoconsumo total mas com os DL em que proíbem tal não estou a ver outras soluções senão deixar de injectar e rentabilizar ao máximo ou mesmo, vender, ao vizinho...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por warrior.1977 »

serges Escreveu: terça mar 10, 2020 2:17 pm Infelizmente é triste esta situação a malta que investiu e agora tem a este valor ridículo...

O que posso dizer é para fazerem mais um investimento num pack de baterias ou para autoconsumo total mas com os DL em que proíbem tal não estou a ver outras soluções senão deixar de injectar e rentabilizar ao máximo ou mesmo, vender, ao vizinho...
O DL proíbe o quê? A instalação de baterias?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por serges »

Tem de verificar o contrato que tem pois o que é produzido é para injectar na rede mas venham quem sabe realmente...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por alexjp4 »

serges Escreveu: terça mar 10, 2020 4:20 pm Tem de verificar o contrato que tem pois o que é produzido é para injectar na rede mas venham quem sabe realmente...

No meu contrato diz que toda a energia produzida tem que ser vendida, mas agora com o novo D.-L. tambem os microprodutores podem ter autoconsumo, ou seja (ainda estou a ver se é possível, se não tem custos na comunicação de alteração de potência instalada) podes retirar uns quantos painéis e instalares baterias e teres tambem autoconsumo.
Ou se tiveres muito consumo durante o dia retirares até 350w e injectares directamente em casa, (atenção que tens que comunicar a redução do campo solar (microprodução) falta saber se tem custos), quando aumentei o campo solar não tive que pagar nada pela comunicação do aumento do campo solar, mas agora tudo se paga por isso ainda não sei se se paga, e podes ser tu a fazer a ligação até aos 350W a cima dos 350w já tem que ser um técnico (electricista).
Eu neste momento tenho um painel de 195w que sobrou do aumento do campo solar e com um inversor está a alimentar a casa durante o dia.


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por warrior.1977 »

serges Escreveu: terça mar 10, 2020 4:20 pm Tem de verificar o contrato que tem pois o que é produzido é para injectar na rede mas venham quem sabe realmente...
Isso será para quem tem contratos.

Para quem tem uma instalação apenas para autoconsumo, penso que não seja aplicável.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por serges »

POis lá está...

Vamos aguardar por mais ideias pois não vejo melhorias...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por Quintas2 »

alexjp4 Escreveu: terça fev 18, 2020 12:41 am Boas, tambem é uma coisa que me está a fazer uma certa confusão…, ainda não li bem o novo D.L. uma das coisas que me "preocupava" era os microprodutores não poderem ter autoconsumo coisa que com o novo D.L. praticamente acabou, há umas limitações mas que não deve excluir nenhum só se for dos que têm a microprodução a muitos anos.
Penso que uma das hipóteses é diminuir o campo solar, e começar a produzir para o autoconsumo, tudo depende dos consumos durante o dia, e depende dos custos daí associados, tais como novo averbamento, (eu fiz um aumento do campo solar e nessa altura só tive que fazer a comunicação, não paguei nada), penso que agora já se paga, que neste caso seria diminuir o campo solar, ou em ultimo caso, parece que se for inferior a 10% não carece de registo, li qualquer coisa no novo D.L. é uma questão de verificarem.
Ou alocar até 350W para autoconsumo para eliminar os stand by durante o dia, porque se for acima dos 350W, já tem que ser um técnico a fazer a instalação (neste caso a alteração) e é mais um custo, para ser amortizado.
Eu tenho um painel de 195W que sobrou quando fiz o aumento do campo solar e já o instalei com um inversor e durante o dia já está a diminuir a conta da electricidade.
Em ultimo caso instalar baterias para armazenar energia durante o dia e gastar a noite, aí o investimento vai ser maior, porque os inversores são mais caros (48v)(no meu caso) e tem o custo das baterias e da instalação se for a cima dos 350W.
A ver se aparecem mais ideias porque tambem não estou com vontade de me manter assim, mas ainda não tive tempo para aprofundar as hipóteses que tenho, apesar de que o que é bom para um pode não ser para o outro.
Eu ainda estou pior como tenho bi horário o preço do Kw de compra é acima dos 18 cent.
Penso que não exclui ninguém nenhum tipo de microprodução.

Art.º 5º
3 — Não é permitida a ligação de UPAC, no mesmo ponto de consumo, a unidades de produção de eletricidade abrangidas por regimes de remuneração garantida, salvo se as mesmas possuírem um sistema de contagem de energia injetada na rede que permita diferenciar a energia produzida pela UPAC da energia produzida pelas unidades de produção de eletricidade abrangidas por regimes de remuneração garantida.

Provavelmente terás o custo de mais um contador e, eventualmente, o custo de alteração da microprodução, aliás, conforme tu já escreveste no teu post.

Em relação aos 10% que referiste, caso isso seja do novo DL do Autoconsumo, isso é para alteração da UPAC, não da UPP. E o que tu pretendes alterar é uma UPP, pelo que terás que ver na legislação das UPP.

Artigo 12.º
Averbamento de alterações
1 — Estão sujeitas a averbamento, mediante declaração do autoconsumidor ou da entidade gestora do autoconsumo, consoante se trate de autoconsumo individual ou coletivo, no Portal, as seguintes modificações subjetivas ou objetivas:
(...)
d) A alteração de potência instalada, quando:
(...)
ii) Nos casos de UPAC com potência instalada superior a 1 MW, desde que a alteração não ultrapasse 10 % da potência instalada.

É esta a minha interpretação.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu: quarta mar 11, 2020 3:55 pm
alexjp4 Escreveu: terça fev 18, 2020 12:41 am Boas, tambem é uma coisa que me está a fazer uma certa confusão…, ainda não li bem o novo D.L. uma das coisas que me "preocupava" era os microprodutores não poderem ter autoconsumo coisa que com o novo D.L. praticamente acabou, há umas limitações mas que não deve excluir nenhum só se for dos que têm a microprodução a muitos anos.
Penso que uma das hipóteses é diminuir o campo solar, e começar a produzir para o autoconsumo, tudo depende dos consumos durante o dia, e depende dos custos daí associados, tais como novo averbamento, (eu fiz um aumento do campo solar e nessa altura só tive que fazer a comunicação, não paguei nada), penso que agora já se paga, que neste caso seria diminuir o campo solar, ou em ultimo caso, parece que se for inferior a 10% não carece de registo, li qualquer coisa no novo D.L. é uma questão de verificarem.
Ou alocar até 350W para autoconsumo para eliminar os stand by durante o dia, porque se for acima dos 350W, já tem que ser um técnico a fazer a instalação (neste caso a alteração) e é mais um custo, para ser amortizado.
Eu tenho um painel de 195W que sobrou quando fiz o aumento do campo solar e já o instalei com um inversor e durante o dia já está a diminuir a conta da electricidade.
Em ultimo caso instalar baterias para armazenar energia durante o dia e gastar a noite, aí o investimento vai ser maior, porque os inversores são mais caros (48v)(no meu caso) e tem o custo das baterias e da instalação se for a cima dos 350W.
A ver se aparecem mais ideias porque tambem não estou com vontade de me manter assim, mas ainda não tive tempo para aprofundar as hipóteses que tenho, apesar de que o que é bom para um pode não ser para o outro.
Eu ainda estou pior como tenho bi horário o preço do Kw de compra é acima dos 18 cent.
Penso que não exclui ninguém nenhum tipo de microprodução.

Art.º 5º
3 — Não é permitida a ligação de UPAC, no mesmo ponto de consumo, a unidades de produção de eletricidade abrangidas por regimes de remuneração garantida, salvo se as mesmas possuírem um sistema de contagem de energia injetada na rede que permita diferenciar a energia produzida pela UPAC da energia produzida pelas unidades de produção de eletricidade abrangidas por regimes de remuneração garantida.

Provavelmente terás o custo de mais um contador e, eventualmente, o custo de alteração da microprodução, aliás, conforme tu já escreveste no teu post.

Em relação aos 10% que referiste, caso isso seja do novo DL do Autoconsumo, isso é para alteração da UPAC, não da UPP. E o que tu pretendes alterar é uma UPP, pelo que terás que ver na legislação das UPP.

Artigo 12.º
Averbamento de alterações
1 — Estão sujeitas a averbamento, mediante declaração do autoconsumidor ou da entidade gestora do autoconsumo, consoante se trate de autoconsumo individual ou coletivo, no Portal, as seguintes modificações subjetivas ou objetivas:
(...)
d) A alteração de potência instalada, quando:
(...)
ii) Nos casos de UPAC com potência instalada superior a 1 MW, desde que a alteração não ultrapasse 10 % da potência instalada.

É esta a minha interpretação.
Eu disse que não excluia nenhum só se for os contratos antigos, que esses não conheço, à partida não exclui ninguem mas não conheço os outros contratos de venda
em microprodução por isso convem ler o contrato que se tem, quanto ao contador com os contratos desde pelo menos 2009 não se coloca, que já nessa altura era-se obrigado a colocar um contador para a produção por isso é um custo que não se coloca.
Ainda estou a espera que me respondam ao e-mail que enviei na altura para a DGEG depois de falar com eles pelo telefone e não me saberem dizer o que fazer para alterar o campo solar.


ReVoltAdo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 17, 2010 10:31 am

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por ReVoltAdo »

Olá a todos.
Alguém aqui já fez alteração de microprodução para autoconsumo?

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Auto consumo com sistema fotovoltaico

Mensagem por jama »

Tambem tenho andado a pensar ligar a rede porque o preço por KW está de borla, mas não sei se é possivel.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Responder

Voltar para “Projectos”